Vinícius Torres Freire > A revolta contra o sistema elege centrões e influencers que pioram o sistema Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Ótima tese. Então, não faça nada e deixe tudo como está? Ou talvez deveriam propor testes psicotécnico e psicológico para os candidatos. Detectar os psicopatas, megalomanÃacos, os mitomanÃacos. Em certos pleitos, pode ser que falte candidato depois de passar no pente fino. Ficha limpa até agora não deu em nada, né? Tem gente até descondenada no STF pra passar na prova. Esse circo de costume. Agora são os delatores sendo descondenados. Esse paÃs é especial.
Desde que inventaram que motorista de UBER e ou entregador e empregado doméstica é empresário, todos passaram a ser sistema. Quem elege centrões e influencers é tanto a mÃdia digital como a grande imprensa. A imprensa e seus colunistas sim ao deixarem seu papel crÃtico pioraram o sistema. Matérias como esta tentam justificar o surgimento de Marçal, que tem menos a ver com a polÃtica do que com o sistema. Marçal é adorado por ser um self made man. Nada mais sistema do que isto..
A análise chavão. Pablo Marçal nunca foi antissistema. Se lançar como candidato sem nenhum passado polÃtico existe há muito tempo e se tornou mais forte com o advento do Bolsonarismo. Os Bolsonaro nunca foram antissistema e os bolsonaristas só se lançaram quando eles mesmos tomaram conta do sistema. Nada mais sistema que Costa Neto e todos os partidos similares. O discurso conservador é sistema. O que há de novo é a mÃdia junto com o PIG, idolatrando a pilantragem eletronica.
Olá Sr Dalton, isso não aconteceu só no Brasil. São as premissas do sistema. Eu não disse que estão às mil maravilhas, disse que melhorou muito. "Pior cego é aquele que não quer ver."
Concordo mas isso não começou com as redes. A democracia tende a favorecer quem promete mais e entrega durante o mandato, sem considerações de prudência com relação ao futuro. Bem antes do Chaves, a competição eleitoral na Venezuela levou a gastos improdutivos com a receita do petróleo. O Chaves apenas acelerou o processo, o que matou a galinha dos ovos de ouro.
Tudo começa pela mÃdia impressa e eletrônica. Não existe Governo Ético com população corrupta e população ética com governo corrupto .Quem está fora quer entrar e quem está dentro não quer sair.
Infelizmente Umberto Ecco foi um visionário, e temos como consequência a proliferação desses influencers, BBBs, especialistas de WhatsApp, enfim, pouca inteligência e muita lacraçao! Oxalá a cidade de São Paulo sobreviva a uma administração, que se mostra com previsão desastrosa!! Mas sua excelência o eleitor é soberano, para o bem ou mal! Assim funciona a democracia!! Aguardemos o coitadinho profissional agressivo, com suas propostas e projetos!
Se toca Vinicius, não há revolta contra o Sistema, há sim o surgimento de um outro Sistema, um Sistema verdadeiramente Democrático, não esse atual que é fruto de um Golpe técnico dado nas últimas Eleições para elegerem um governo corrupto para se manter as benesses como sempre foram.
Não se espante, esse kara posta só maluquic é um bolsosistema
Pastou capim verde e viajou na maionese.
Que comentário maluco
Opa, agora me interessei. Como funcionária esse estado mais democrático? A esquerda poderia se eleger nele também ou só os donos do Estado?
Se continuar nesse rumo, governado por incompetentes e delinquentes, em poucos anos o Brasil será uma mistura infernal de Faixa de Gaza com Haiti.
Muito bom Vinicius. O cidadão comum sente-se assim mesmo, amarrado e vendo a esculhambação tomar conta de tudo. E parabéns por tentar mostrar o perigo que é esse paraquedista degenerado sem dizer o nome dele.
Seria de estranhar se de um "poveco", da pior qualidade moral e polÃtica, como o somos, que concebeu Lula e Bolsonaro como lÃderes, não emergisse esses tipos que agora muitos se espantam e outros se encantam. É a Lei de Causa e Efeito ou do Karma, tão mencionada pelos espÃritas e teosofistas. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Aqui na universidade o voto será de protesto contra o governo federal.
Se vc é contra "o sistema" não pode votar contra quem está mudando o sistema.
O Sr manja de economia, um pouco de polÃtica, mas não vejo nos seus textos nenhuma ideia, nenhuma saÃda pras mazelas que você escreve. O texto é rebuscado, não flui, e a gente vai ficando sem ar a cada parágrafo, nunca tem saÃda, uma linha de fuga, vai sempre pro abismo, muitas vezes fica claro seu ressentimento. Uns dias na praia ou numa montanha poderia ajudar, precisa de oxigênio no texto pelo amor Deus!!
Não é papel dos jornalistas salvar o mundo. Eles apenas interpretam a realidade, com base em dados e fatos. Só isso, meu senhor. Solução é, justamente, a parte dos polÃticos, empresários e quem mais tem poder nesse mundo.
Melhor descrição, caro Nelson. A parte as qualidades que vc mencionou, quando fala de politica é só uma cuspição de adjetivos e reclamações, nunca se aponta um caminho ou solução possivel. Só dá vazão ao figado
Ou seja, elege o próprio sistema! Aprenda uma coisa, sujeito que paga de subversivo sem ser: só é contra o sistema quem combate a desigualdade social. Do contrário é o sistema te enganando com o teatro das tesouras
A maioria das nações está nas mãos de pessoas sem boa vontade, arrogantes, que julgam que tudo podem, mas o adoecimento do dinheiro e sua perda de poder de compra estão mexendo com a população. Com pouco pão o circo institucional foi trocado pelo circo distribuÃdo pela internet. A pobreza aumenta. Esgotada a população pensa pouco, não aprendeu a refletir com clareza, e as decisões são movidas pelo descontentamento com a realidade polÃtica que se instalou para sugar os recursos das nações.
Influencers só se dão bem onde idioters votam.
Muito boa a análise. E bem isso o que está acontecendo. Com esses malandrões das redes sociais na área, o voto democrático virou um revolver na mão de um macaco.
É isso, um paÃs que não investe em educação e cultura, forma esse tipo de eleitor. Uma lastima!
Melhor que cresça agora do que às vésperas do pleito, assim dá tempo de esvaziar até o primeiro domingo de outubro.
Sugiro ao articulista procurar e escrever o que o Estado faz de bom, em suas três esferas: municÃpio, estado e união. Por que deve ter, ou será que não? Vamos mudar o rumo dessa prosa. Vamos ver o copo meio cheio, talvez melhore ou encaminha a juventude para o bem. Temos: saúde, educação, saneamento, energia, transporte, habitação, urbanização, meio ambiente. Olha os números do Brasil há sessenta anos e agora. A indústria, os serviços, a urbanização, o analfabetismo, o avanço da longevidade...
Comparar o Brasil de 60 anos com o de hoje é um tripé manco, faz Comparações com outros paÃses também, tanto com os que fizeram mais e os que se deram mal
Amigo, entenda: o papel dos jornalistas é fazer jornalismo. Não cabe a eles vender magia, sonhos e ilusões. Isso é papel do Luciano Huck.
É mesmo. Tudo parece ótimo. Não consigo ver problemas. O Estado é excelente. Só tem um ponto que me perturba: a riqueza se multiplicou exponencialmente nesses seus ditos 'sessenta anos', mas não se reverteu, em proporção análoga, à população.
Esse texto faz uma excelente análise. Preciso complementar que quem está destruindo o funcionamento do Estado são polÃticos de direita fascista e seus soldados na Internet. Vemos essa linha de influência nos seus discursos. Na Pandemia. Agora no Rio Grande do Sul falaram que o Estado não fez nada o tempo todo.. Entregam serviços do Estado ao privado que o precariza. O Estado pode e deve prestar serviços públicos. Até atuar em setores estratégicos como energia, água e saneamento, ciência e
Desculpe mas o fundo partidário deveria ser utilizado para que cargos polÃticos fossem ocupados não apenas por pessoas que tem mais recursos ou pessoas financiadas por empresáriose e ruralistas que vão cobrar obediência, Chicon. Seu mau uso precisa ser corrigido e não acabar com ele. Precisa ser aprimorado. Ter dois grupos de interesse econômico ou moral no Congresso com tamanha bancada - ruralistas e religiosos - causa uma anomalia na forma de existir do Estafo
Não. São todos os polÃticos, indistintamente. O obsceno fundo partidário, p.ex., foi unanimidade no Legislativo. A pantomima para as torcidas desaparece à s portas fechadas quando se tratam das 'vantagens'. A única diferença é que uns latem e outros uivam. Perdoem-me os canis e os lupus pela metáfora.
Se vemos o povo votar em criminosos descarados, é sinal de que o problema não está só na polÃtica.
Perfeita reflexão! A sÃntese da cobra que devora o próprio rabo, ou, como diriam os antigos: "Se ficar o bicho come. Se correr, o bicho pega." E seguimos, reféns de falsos Messias, caminhando agudamente para um poço sem fundo.
Esse é o problema estamos cheio de falsos Messias e o mais duro é que um bando de alienados acreditam nesses falsários.
Passou da hora do Brasil reduzir os partidos polÃticos para apenas dois, como nos EUA. Os dois partidos e os candidatos passam por uma seleção legal. Senão vamos ficar discutindo sobre partidos e candidatos que querem "acabar com o sistema" e não vamos falar sobre as melhorias para a saúde, educação e transportes, que deveria ser o objetivo.
Há 8 partidos polÃticos nos EUA.
Cobrar mais impostos dos ricos e menos dos pobres eh uma forma de retorno por aquilo que pagamos retido na fonte.
Caro Dalton, 8O% dos impostos são pagos por aqueles que ganham até dez salários mÃnimos. Em contrapartida 8O% da renda eh extraÃda por aqules que ganham mais de dez salários mÃnimos. Seria lógico e justo fazer o andar de cima pagar mais impostos pela quantia astronômica que extraem desse paÃs. Além do mais, pobres e classe média com mais dinheiro no bolso aqueceram a economia, fazendo o paÃs crescer.
Cobrar impostos não implica em retorno. Se assim fosse, o Brasil teria padrão Noruega em serviços públicos e qualidade de vida.
Lamento dizer: o senhor está ultrapassado. Defende a pureza, que nunca virá, de um sistema carcomido e que já morreu. Só esqueceram de enterrar.
A F publicou este texto? Inacreditável, pois os apóia. VinÃcius, melhor sÃntese sobre o momento que já vi... E não vale só para o BR. A chaga é global.
Este não é um fenômeno exclusivo do Brasil. No mundo inteiro, tem surgido oportunistas como este, porque as instituições de Estado se recusam a dar um retorno dos impostos pagos pelos cidadãos, de forma isonômica e transparente. Não estou justificando nada, apenas fazendo uma análise do panorama.
Taà um texto que honra a tradição da nossa melhor imprensa . Hoje cada vez mais raro . Em todos os sÃtios . Jornalismo . Do bom .
Estamos perdidos,infelizmente.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > A revolta contra o sistema elege centrões e influencers que pioram o sistema Voltar
Comente este texto