Mirian Goldenberg > É possível enxergar beleza nas nossas rugas e pelancas? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A simplicidade voluntária permite que você recuse as máscaras e artifÃcios falazes da nossa cultura e viva bem com a sua verdadeira face. Simplificar significa não apenas descomplicar a sua vida; também traz clareza, permitindo que você se concentre no que realmente importa. Na essência da simplicidade está a verdade de que menos pode realmente ser mais. Simplificar é realmente viver, porque viver com menos cria tempo e espaço para descobrir o que realmente importa.
Costumo dizer que a simplicidade é o cúmulo da sofisticação e da sabedoria...
Entre as lições que a vida nos ensina vamos encontrar a questão do desapego, mas muitas das vezes de uma maneira impreterÃvel, inesperada e sofrida. Os dotes fÃsicos e cognitivos, os conhecimentos adquiridos, as habilidades, os parentes e amizades, os bens, as conquistas pessoais, as realizações profissionais e as lembranças têm um prazo de validade - tudo isso é transitório. (1/2)
A parte (2/2) foi equivocadamente censurada pelo algoritmo burro usado pela Folha. Quando usarem IA, o algoritmo será capaz de aprender e deixar de censurar qualquer coisa.
Àqueles que têm fobia ou preconceito com a velhice, sugiro os dizeres: "nós que aqui estamos por vós esperamos". Kkk. Tudo é efêmero!
Este debate todo de rugas, botox, preenchimentos tem sido muito comum no Brasil e acho que é fruto do machismo. Mais uma vez as mulheres têm que se sacrificar, não vejo os homens fazerem o mesmo. Eu vivo há 9 anos na Europa e também não vejo estas preocupações na grande maioria das mulheres por aqui independente da classe social. Vejo mulheres bem-resolvidas com suas rugas e bem-acompanhadas. Até na mÃdia, há jornalistas com dentes tortos, rugas, nada de perfeição nos principais canais europeus.
Verdade, ThaÃs! Também vejo isso.
O homem brasileiro sempre é o culpado, coitado.
Verdade Thais
A velhice para uns é açoite; para outros, bênção. Já um pouco velho, me sinto abençoado.
As duas coisas Filipe
Cara Mirian entendo suas inseguranças, porém a vejo como uma pessoa inteligentissima, portanto a nossa embalagem vai se desgastando como td no mundo da matéria, mas o diferencial é o seu, o nosso conteúdo e envelhecer exige sabedoria.
Que lindo, Tadeu. Adorei
O poeta italiano Valério Magrelli diz: “As rugas, as rugas, as rugas… Mas essas rugas contam os sorrisos Que semeaste nos anos. Por que apagar os rastros Daquela luz derramada no mundo?” Acredito nesse lindo poema, embora não esteja imune às pressões sociais.
Também acredito Silvia
Miriam, você conhece o poema da Viviane Mosé sobre o Tempo? Há uma frase, dita pelo bobo da corte, em Rei Lear que mudou a minha forma de encarar a velhice: "Pobre Lear tornou-se velho antes de tornar-se sábio."
Velho sem amadurecer, não é mesmo?
Sérgio Porto, no seu alter ego Stanislaw Ponte Preta, uma vez cunhou uma afirmativa muito correta: "Rugas e estrias significam gostosa, escrito em Braile".
Adoro
A beleza nas rugas e nas pelancas está diretamente ligada à forma como enxergamos o processo de envelhecimento e a aceitação de nossa própria história. Cada ruga, cada marca no corpo, é um reflexo das experiências que vivemos, das alegrias, das tristezas, das lutas e das conquistas que acumulamos ao longo dos anos. Envelhecer é um processo natural e inevitável, mas também é uma jornada cheia de significados. As rugas são um mapa de nossas emoções e vivências, cada linha contando uma história.
Rugas são mapas que contam a nossa história
A ciência não ocupa todos os espaços do pensamento. O problema é como saber complementar. O ceticismo deve ser moderado. Então ter fé em algo que não nos aprisiona é uma saÃda. O ceticismo radical é superficial e impraticável. Hume acredita no mundo exterior, mas sabe que é uma crença apenas, não se pode provar como se prova um teorema. Nossa sobrevivência depende de nossas crenças: posso sobreviver aos preconceitos, medos, inseguranças, e vergonhas de envelhecer. Todos nós envelhecemos.
Ter fé em algo que não nos aprisiona
Mirian, bom dia! Estou aprendendo a deixar o "Foda-se" sempre ligado...Acho que na verdade não nos incomodam tanto as rugas e as pelancas, mas sim estarmos cada vez mais próximos de nossa finitude...Suas reflexões sempre perfeitas.
Verdade Silvia: a finitude, as doenças e as perdas inevitáveis
É possÃvel sim, é só apagar as luzes. O Velho ou a velha não sofrem preconceitos por serem velhos, sofrem por se tornarem rabugentos apesar das suas experiências.
Isso, Mirian! Essa o tempo só aprimora, não tem botox, agulhas ....
Exatamente Gerlane
Aprendi com o meu "Maluco Favorito," o meu Pai, doido de hospÃcio, que temos que ter o espÃrito da nossa idade, além disso, depois que o "espÃrito jovem" se desvaiu, ficamos parecendo com os Decoradores, passamos a nos preocupar e valorizar mais a "beleza interior."
A beleza da alma
essa mulherada que reclama das rugas precisa ler a BÃblia - Eclesiastes capÃtulo três -
Na oitava década de vida só leio jornais digitais. Livros cansam.
Como estamos o Brasil, abaixo eu fiz um sugestão de autores brasileiros ( exceto PD e PK) .Convêm lê-los .
Caro GG- v. já experimentou ler Peter Drucker, Idalberto Chiavenato., João Bosco Lodi, Philip Kotler, Eduardo M. Suplicy, Fábio Konder Comparato, Elio Gaspari ,Lira Neto Carlos Heitor Cony ?
è triste a cegueira de quem não lê, não sabe ler, e ainda critica . Na minha biblioteca eu tenho e leio - Marcos , Marx e Max ( Evangelho de Marcos, Karl Marx e Max Weber)
fui censurado pelo xiitas da FSP. Como disse o padra, na missa por nossa colação de grau em Administração- ufpr há quarenta e vários aos - A BÃblia é um tratado de Administração .
Deus me livre de além de velha virar crente!
Credincruiz trêis veiz! Daqui a pouco alguém aconselha a leitura da Sharia, ou do Alcorão todo. Prefiro Walt Whitman, Baudelaire, Bishop, Allen Ginsberg, Lorca, Nietzsche ...
Vou ficar com o que lhe disse seu marido e com os maridos que também dizem às duas mulheres e que, mesmo assim, elas se recusam a escutar e continuam achando que colocar plástico no corpo é motivo de embelezamento. E , sim, você está linda mesmo. Mas, parabéns pelo texto mais uma vez.
Adorei Henrique, não é nada fácil ficar velho e velha em uma cultura que só enxerga beleza na juventude
hoje pode se fazer harmonia facial, harmonia peniana, harmonia varginal, harmonia bariatrica, harmonia hemorroidal, basta ter dinheiro e se arriscar com médicos que vão buscar certificados de cursos em miami ou em outro lugar dos EUA. Harmonia sentimental e intelectual ainda não estão venda. O médico que fizer a cirurgia pode dar como bonus um saquinho verde amarelo de cloroquina. Por falar em saco, já existe harmonia escrotal?
Bem observado, Armando...Diferentes harmonizações que, na verdade, são meros ajustamentos, conformidades vulgares...
Já e é antiga.
hoje pode se fazer harmonia facial, harmonia peniana, harmonia varginal, harmonia bariatrica, basta ter dinheiro e se arriscar com médicos que vão buscar certificados de cursos em miami ou em outro lugar dos EUA. Harmonia sentimental e intelectual ainda não estão venda. O médico que fizer a cirurgia pode dar como bonus um saquinho verde amarelo de cloroquina. Por falo em saco, já existe harmonia escrotal?
Assino em baixo!!
Mais uma vez, obrigada, Mirian, por dar uma voz tão bela a nossas angústias.
Nossas angústias de envelhecer em uma cultura que só valoriza a juventude, Helena
" Que eu envelheça...Que na minha pele possam surgir todas as possÃveis rugas. Mas, que meu coração, jamais fique indiferente ao amor. Que eu nunca perca o poder de demonstrar um simples gesto de ternura.". A Beleza interior é mais importante ...Mirian
A beleza da alma, Gerlane
Mirian, você está ótima.
É o que dizem, Celia. O pior é o meu próprio olhar
Sinceramente não. Temos que aceitar as marcas do tempo mas. Ver beleza nas rugas e pelancas e ilusão.
Aà está a diferença do homem para a mulher. Não sei se todos, mas pelo menos eu, estou mais feliz velho. Eu já não me importo com os olhares dos outros. Meu botão de foda-se,foi acionado aos 40 anos, não quero mais reproduzir, portanto, já não preciso seduzir uma jovem em idade fértil.
É bem diferente mesmo
Acho que tenho distorção de imagem ou minha alma é um bebê,rsrsr. Não pretendo fazer por enquanto nenhum procedimento estético aos 65 anos. Nada me incomoda, cuido mesmo é da saúde fÃsica e mental. Assisti o programa e nada me chamou atenção na sua aparência, seu marido está certo. Uma piadinha, se você está se achando assim, já tem autorização do Ziraldo para falar sobre. Desculpa rsrsr .
Adorei Terezinha. Rir é o melhor remédio
Respondendo a sua pergunta, basta tirar o bum-bum da cadeira, deixar a preguiça e o conformismo de lado, malhar de verdade e com foco e, quiçá, um tratamento estético aqui e acolá. Mulheres maduras e bem resolvidas com cuidados em dia não têm pra ninguém. A beleza é inigualável. Mas aà a cultura woke progressista, preguiçosa por natureza, vai defender que o belo é aceitar a velhice com todas as suas mazelas
Nada vai evitar a efemeridade da vida. Barriga invertida nem botox vai nos livrar da morte. Ela pode acontecer até na academia.
Mirian, vamos começar pelo tema do programa? Perguntar se seja possÃvel envelhecer bem significa estereotipar que, não tem jeito, envelhece-se mal. Eis, pois, a televisão, que aberta ou fechada constrói esses tabus que ela mesma debate. Ou sou anormal ou não sei o que ocorre, pois aos 54 durmo melhor que em fases anteriores, aceito minhas patologias, que não são poucas, e tenho meu prazer por uma esposa com iguais rugas, estrias, marcas de um tempo que acumula 35 anos de vivência. Desencane.
Desencanar
Realmente, é preciso melhorar a qualidade dos programas femininos na tv. Tem audiência?
O preguiço por natureza que se conforme com as mazelas da velhice
Paula Burlamaqui tem completa razão. Para a maioria, o envelhecimento segue com as doenças, redução da mobilidade, isolamento, desemprego, falta de dinheiro. É permitido se iludir.
Também não gosto de sair em fotos me acho velho. Mas seu marido está certo, aliás quanto amor ele tem por você.
É verdade Sinésio
Sempre tem uma criança dentro de cada um, as vezes ela não aparece. Cada criança já tem um velho dentro de si, infelizmente tem gente que não vai chegar lá. No fim, sempre, sempre, um caixão. Ainda: faço um bride ao marido da Miriam.
Ele merece
Uau!! Pois é isso...enxergar beleza, ligar o botão F. e seguir a vida com alegria, entusiasmo, amor e disposição .
Parece tão simples, não é?
O corpo envelhece sem você dar permissão, já a alma envelhece se você der permissão.
Nunca deixamos de ser a criança que um dia nós fomos
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mirian Goldenberg > É possível enxergar beleza nas nossas rugas e pelancas? Voltar
Comente este texto