Ruy Castro > Ideia de jerico Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Certa vez vi Ruy num programa esportivo em Sáo Paulo reclamar que naquele momento só se falava nos clubes de futebol paulistas. Gosto demais da sua coluna e também de sua biografia sobre Garrincha (leiam). Mas neste artigo o achei bairrista. Detalhe, sou baiano.
Melhor plantar uma arvore em sua homenagem, pelo menos os pombos vão ter moradia ao invés de banheiro.
Acho que o colunista não era mesmo fã de Silvio Santos
Ruy! Dono da verdade! Menos professor!
Ah para. SS foi camelô aonde? Começou a fazer sucesso na balsa de onde? A estátua tem lugar tanto no RJ quanto em SP.
exato
Essa do biscoito foi boa. Mas uma estátua do SÃlvio Santos na Lapa não vai prejudicar ninguém, e pode até atrair mais turistas para aquela área.
Acho que o Ruy não leu a biografia de Silvio Santos, ele diz que "pouco depois foi para São Paulo". Silvio nasceu em 1930 e foi pra São Paulo em 1958, portanto 28 anos morando no Rio de Janeiro, onde começou a carreira na rádio Tupi e Continental de Niterói.
Alô, Censura, contém chiste! Que tal uma estátua tamanho natural no estilo Bregão 1970, com movimentos faciais e do corpo, sobre um pedestal móvel (rodas) que possa ser alugado para ficar em frente a lojas de varejo. A estátua servirá para fazer o que SS mais gostou na vida : vender e faturar, usando bordões, marchinhas e seu estilo inconfundÃvel para promoção dos produtos daquela loja. Com as bençãos da famÃlia Abravanel podem ser fabricados milhares para todo Brasil. SÃlvio Santos vem aÃ
Adoro ler Biografias.Há uns dois anos, indo à minha Vidente,saúde, Ana!, vi num sebo a biografia do SÃlvio Santos. Comprei ! Pedi para minha irmã encapar,li no metrô .O SÃlvio Santos começou sua trajetória vitoriosa no Rio, pelo que consta na Biografia. Camelô no ,lindo, centro do Rio, na Barca Rio-Niterói. Merecida uma estátua lá e ser homenageado com uma avenida aqui. Tirar o nome do ditador Tito, e homenagear quem muito contribuiu o para o PaÃs. Apareci em seu programa aos dezesseis anos.
Concordei com o artigo do Ruy e mencionei Ataulfo Alves e fui censurado .Que loucura!
José, prezado, a questão foi que você não separou a frase terminada com "escreveste" do "Permito" com um espaço. Quando a gente separa duas palavras com um ponto, o script imagina que estamos omitindo alguma letra para que ele não pegue uma palavra censurada, e bloqueia o comentário. Sim, sua percepção está correta: é loucura, o script está paranóico, mas é assim que ele funciona. Sempre que você receber um aviso de moderação, dá uma revisada para ver se esse tipo de coisa não aconteceu.
Ruy, sou paulista ( mas não regionalista) e concordo com tudo que escreveste.Permito acrescentar o mineiro Ataulfo Alves entre os que mereceriam uma estátua não só no Rio.
A Globo pelo que vi não tinha nada contra o SS, dada foi a cobertura da morte.
Estáuta! Queremos estáuta! Gostei da ideia da estátua do Chacrinha ao lado do Borba Gato. Aliás, devemos fazer uma estáuta do gato: em cima do muro, no telhado, no forno ou na tradicional Tuba, o gato é capaz de merecê-la mais do que os humanos pelaÃ. Ou, se não tiver outro jeito, faz logo umas várias estáutas do Silvio Santos e vê se substituem aquelas horrorosas da Havan...
Jerico voces que não param de falar do cara. Quis ser enterrado, de imediato, para não causar. Respeitem e esqueçam.
Homenagem a ele? Não no Rio, em São Paulo nem em lugar algum. Seria um acinte aos brasileiros que realmente merecem homenagens. O que esse homem fez de louvável, admirável, útil ou heroico para ser homenageado? Humilhou em seu programa pessoas que precisavam de dinheiro? Tomou dinheiro da parcela mais humilde do povo com seu "Carnê do Baú"? Apresentou programas com o conteúdo mais inútil e tolo que se possa imaginar? Tentou destruir o Teatro Oficina?
Fez muito! Baú: era uma forma de as pessoas mais humildes faz poupança. O primeiro liquidificador em casa, foi retirado numa loja do Baú. Deu visibilidade, em seu programa, para inúmeros artistas. Até eu apareci em seu programa aos dezesseis anos, colocando uma faixa no Ronnie Von. Tanta gente é homenageada no Brasil sem merecer, exemplo, o ditador da Iugoslávia, Tito, em São Paulo. Quanto ao Oficina: tem razão. Só não caiu, literalmente,pelo esforço hercúleo do Zé Celso.
Melhor a estátua de um jerico.
A TV Cultura apresentou/ofereceu para as crianças do Brasil o Castelo Ra-Tim-Bum. Silvio Santos ofereceu El Chavo del Ocho (Chaves no Brasil). Só isto resume quem foi SS.
Vasta cultura não é barreira para xenifobismo.
Seu Araújo, sou de São Paulo mas concordo com Ruy. Silvio nunca foi do Rio, sempre se sentiu de Sampa. Não é preconceito, é que não tem nada a ver mesmo. Abrcs
Jô Soares 11 e meia e só.
Um paÃs de empobrecidos, e a miséria independe da classe social.
TÃpico paÃs cultura medÃocre .
estátua para quem ? para ser pichada pelos vândalos ? a história dele já foi escrita .
Verdade. Aqui em Sampa e no Rio...melhor não ser homenageado com estátua. O municÃpio não cuida mesmo.
SS soube como poucos explorar a boa fé do povo pobre e pouco informado com o Baú e a TeleSena, foi daà que ele tirou dinheiro para investir no seu império bilionário.
Marcos, o Baú da Felicidade e a Telesena saÃram de cena, então entraram os templos para seguir sugando o escasso dinheiro dos que se rendiam ao SS. Esse último seguiu construindo seu império a partir da concessão pela ditadura do canal que veio a ser chamado de SBT. Suas lojinhas do Baú já não eram necessárias a partir dessa concessão.
o que dizer dos pastores, missionários , bispos e cia ltda ?
Não exagera. Dizer que Ary Barroso, Dorival Caymmi e João de Barro deveram suas carreiras a Carmen Miranda é um absurdo! Ok, você é fã dela, biografou-a e tudo mais.....mas menos, Ruy, menos.
Seu Alcides, quando ele diz que Carmem os tornou famosos, ele diz em âmbito mundial. Barroso foi recebido por Walt Disney, e teve sua música num desenho desse estúdio, isso quando Hollywood era o centro. Sem Carmem a música "O que que a Baiana tem" não esyaria sendo tocada na Broadway com cada lotada todos os dias por um ano. Desculpe senhor, mas preciso lhe dizer: Menos
Ary não teve sua "Aquarela do Brasil" gravada por Carmen, Caymmi sempre foi o melhor intérprete de sua própria obra, e João de Barro é co-autor do maior clássico da música brasileira, "Carinhoso", afora sua monumental obra carnavalesca. Os três teriam sido imensos sem Carmen.
Parabéns ao colunista, sempre objetivo, simples, curto e verdadeiro.
É interessante observar como alguns comentaristas baseiam sua defesa da vida e obras do SS na sua "memória afetiva", ou seja, nos domingos passados diante da TV, ou na crÃtica ao "elitismo" dos que consideram sua emissora de péssimo gosto. Uma análise do quanto ele extorquiu das pessoas com seu "Baú" e "Telesena", o quanto ele apoiou a Ditadura e seus herdeiros, como o Bozo, nem pensar, né?
Ideia de quem? Paes, claro... só pra garantir voto.
É isso aÃ, ideia de jerico (s)
Erguer um busto do SS na Lapa carioca seria o mesmo que colocar um do Zé Celso no Parque do Peão em Barretos. Não faria qualquer sentido.
Ruy, você escancarou de forma nua e crua a realidade que muitos não querem ver, então, assim como o Alvaro Costa e Silva, será rotulado de elitista e coisas piores, inclusive por seus pares, a exemplo do que fez a também colunista, Mariliz Pereira Jorge. O SS pode ter sido gênio, mas com sinal trocado, pois sua genialidade atendia aos seus interesses e aos da sua famÃlia em detrimento do povo que muitas vezes humilhou e idiotizou.
Correto!
Nosso povo é carente de heróis e gênios, então, na primeira oportunidade, alguns potenciais, em geral quando das suas mortes, são tirados de uma prateleira para assumirem postumamente a genialidade e o heroismo que nunca tiveram.
Concordo contigo, Adriana. Nossos verdadeiros gênios e heróis não são midiáticos, muito menos multimilionários, então, acabamos por esquecê-los e promovemos aqueles que não têm essas qualificações para esses postos.
Temos muitos heróis que o povo não soube reconhecer. Na maioria dos casos por não preservar cultura, memória, história... Por conta da sÃndrome de vira-lata e coisas assim.
Quem nos idiotizou...merece uma estatua....
Pode ter feito isso com o Senhor. A mim? Não! Desde o tempo da rádio Nacional, em São Paulo, acompanho sua trajetória.
Obrigado Ruy, que gancho para divergir da comoção nacional com a morte do sr. Santos. Quando morrem todos viramos Santos. Espero que não comecem a dividir as ruas por esse Brasil com mais um nome de Santos.
As cobras escorrem seu veneno pela boca...
Uai Felipe, mate o pau e mostre as cobras.
Você está se referindo ao SS, não é, Felipe?
Único lugar que Silvio Santos poderia merecer uma estatua é lá no terreno que ele vendeu para fazer um parque mas. Ele não vendeu de livre e espontânea vontade. Foi forçado a vender. Então não merece nada, A não ser no jardim do SBT.
"Esperteza" e "homem de negócios"? SS é o maior comunicador da história da televisão brasileira, fazendo parte da memória afetiva de milhões de brasileiros aos domingos. Mas tem calunista da Folha que é só um invejoso e ressentido. "Olha, como eu sou inteligente, eu não gosto do SS". Hahahahaha
A única coisa que SÃlvio Santos fez de bom foi planejar seu próprio enterro, sem fÃrulas, sem romaria, sem farofa.
O que SS comunicou mesmo? Que o Figueiredo é coisa nossa? E o Collor? É coisa nossa....
Felipe, é impossÃvel falar no SS sem falar em dinheiro: este sempre foi seu único moto. Suas empresas nunca passaram de arapucas para pegar dinheiro dos incautos; sua rede de TV jamais tiveram a mais remota pretensão de contribuir com a cultura nacional, não passava de um veÃculo para seu programa dominical, que não passava de um meio para divulgar suas arapucas, fechando o cÃrculo. Foi um sujeito altamente pernicioso.
Você é o único aqui que está falando em dinheiro. O ressentimento é pelo fato de que SS é adorado e admirado pelo povo brasileiro. Mas tem gente que mostra sua inteligência não pelo repertório cultural, mas por aderir modinhas de redes sociais e ser "do contra". Dessa falsa inteligência eu estou fora, porque é só reforço positivo de um grupo, como os que te deram like.
É isso que você sente, não é, Felipe, uma inferioridade intelectual ante os que são capazes de criticar as coisas que você se acostumou a gostar. Ruy Castro invejando o SS? Faz-me rir!... Uma dica para você tentar entender: dinheiro é importante, certamente, mas ter só dinheiro e vontade de ter mais e mais é a pior forma de pobreza. Se este dinheiro todo foi obtido manipulando outras pessoas, é a pior falha de caráter.
Apoiado. SÃlvio Santos pode ser carioca mas é a cara de São Paulo. Merece todas as homenagens da cidade onde ficou rico.
Sempre gostei da explicação de José Simão para o SBT, ou seja, s bes tei ra, nada que preste.
O problema é que São Paulo custa a homenagear seus Ãdolos. Veja o caso do Ayrton Senna (paulista): autódromo no Paraná, avenida e estátua no Rio. SP custou para mudar o nome da rodovia dos Trabalhadores...
Tem que erguer um busto do Maduro na frente da casa do ruin
Sempre o q o povo gosta, a elite desfaz. O estado brasileiro é sequestrado pelas elites e este RC quer porque quer ser da elite raffiné! Vergonha define.
No Bixiga então!
Não merece estátua em lugar algum. Eu não me esqueço dele cantando... O Figueiredo...é coisa nossa. E o fantástico SEMANA DO PRESIDENTE
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Ideia de jerico Voltar
Comente este texto