Thiago Amparo > Marçal deve ser derrotado na Justiça e no voto Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
O fato de o lama cento acusar outro candidato de viciado é o auge da baixa ria, tudo de pior que a polÃtica pode produzir. E alguém achar graça em jogar a cidade nas mãos de um partido cujo presidente tem ligações com o crime or gani zado é revoltante. Se as pessoas querem show de horrores, que vejam programas do tipo na TV, não façam a vida deles mesmos e dos outros que não escolheram isso mais infernal do que já foi nos anos do ge no ci da no poder. A legislação tinha de evitar isso.
Artigo excelente e urgente,ou seja, o autor vai direto ao assunto e 'chama as coisas por seu nome' .
A polÃtica da maneira como está configurada no Brasil, atrai, via de regra, o que há de pior, na certeza que grande parte da população é desinformada e ignorante e vota nessas caricaturas para compor os cargos polÃticos. O sistema polÃtico vigente foi banalizado e assim gera figuras como esse Marçal.
Marçal, Bolsonaro, Damares, todos os filhos do imbrochável e tantos outros. Tudo isso são sinônimo de uma sociedade democrática decadente. É impressionante como, em tão pouco tempo de liberdade das forças opressoras na figura dos militares de então, chegamos a essa triste realidade de ignorância e de intolerância generalizadas. Elegemos pessoas inaptas e irresponsáveis por pura rusga ideológica capenga. Que paÃs é esse? É a P do Brasil.
Não é o todo da sociedade que votou em pessoas desqualificadas. Claro que 20% de paulistanos votando no fulano lama cento é vergonhoso, sem dúvida. Assim como o interior paulista ter eleito o fantoche de Nero ao governo do estado. Tudo isso apequena o estado, a democracia e põe a cidade em enorme risco. A população está entre três candidatos mas tb Tabata tem 9%. Metade não votaria no prefeito nem no espalhador de lama, ligado pelo partido ao crime organizado, o pior cenário. Há esperança.
Perfeito, ótimo texto. Esclarecedor, e ainda deu o merecido puxão de orelha no Joel Pinheiro golpista.
Ótimo texto... o resto é só conversa de quem finge não saber que seu candidato couch é um golpista de idosos aposentados.
O nobre colunista não consegue disfarçar que é apoiador da esquerda nefasta e saqueadora dos cofres públicos.
Dizer que um candidato tem que ter competências e que não se pode cometer crimes, como acusar e difamar adversários de forma reiterada, agressiva e sem provas, significa apoiar a esquerda nefasta ???
O que Joel diz e muito simples. Quanto maior for a intervenção da Justiça, maior será o discurso da extrema direita de que Marçal e companhia são perseguidos pelo sistema. Mais a extrema direita se fortalece. Qual foi o resultado da inelegibilidade de Bolsonaro? A extrema direita se enfraqueceu? Não. Pelo contrário. São favoritos em 2026
São vários candidatos ruins , Marçal um dos menos preparados mas Boulos não fica atrás . A melhor promessa é a Tabata que representa o novo, a centro esquerda , mais moderna e que não apoia nem almeja ditaduras
De fato, a Tábata representa a esquerda moderna. Mas como ela enfrenta o monopólio do discurso progressista que o PT acredita ter, ela é atacada tanto pela direita, mas principalmente pela esquerda baba ovo de Lula e companhia.
Não se engane: os possÃveis eleitos não são muito diferentes de quem os elegeu.
Exato... esse é o maior problema !!!
Discordâncias desse nÃvel que as redes sociais - nunca acontecerá - precisa. Esse tal de Marçal, me remete um clássico da literatura polÃtica, O Homem da providência,do Antônio Scurati
E o pior é que há eleitores do jovem fascista entre os assinantes do jornal.
Lugar de fascista é o que foi determinado pelo Tribunal de Nuremberg.
Foi assim que os fascistas tomaram o poder. Lugar de fascista é no manicômio, ou na prisão. Cumpra-se a lei, antes que seja tarde demais.
Espero que, depois de ler este texto, Joel repense no que escreveu...
Hahahahah, não creio que seja o caso, prezado Gustavo: ali, parece que é uma questão de escolha, não de engano.
O texto que acabo de enviar é complementar de outro que enviei antes e considera comentário de leitor sobre o eu texto anterior. Daà que o aviso de moderação é complemente sem sentido.
Thiago, eu não apostaria nisso de olhos fechados, pois ainda não sabemos o tamanho da população eleitoral de idios na cidade, por outro lado, segundo o próprio candidato, essa eleição funcionará como um censo de idios no municÃpio. O número poderá nos surpreender.
Obrigado. Thiago! Gosto muito de sua coluna. Só que não precisa ser nenhum gênio para refutar as bobagens que Joelzinho escreve, rsrsrs.
Não é no voto que o Marçal tem que ser derrotado, uma vez que nem deveria poder concorrer, se não respeita as regras da eleição. Ele tem que ser derrotado apenas na justiça eleitoral
A democracia precisa criar alternativas para quem não quer votar na esquerda. A direita democrática e o centro precisam de espaço polÃtico, de modo que o eleitor conservador não tenha que aderir aos marçais e bolsonaros que vicejam na lama do totalitarismo da extrema direita. É certo que votar em um sujeito acusado de articulação, ainda que indireta, com o crime organizado, nada tem de simplesmente conservador. É apenas sinal de desespero eleitoral ou de simples irresponsabilidade.
Não existe direita democrática.
Não vou polemizar, mas as alternativas polÃticas em um estado de direito são, sim, "crias" da democracia. Ninguém precisa ser cientista polÃtico para constatar isso. A diferença de 1,8% dos votos de Lula sobre Bolsonaro na eleição passada significou que muita gente votou em Bolsonaro para evitar Lula. Corremos sério risco de cair em uma ditadura do que há de pior da direita. Jamais fui eleitor da direita, mas é melhor lidar com conservadores civilizados do que com os brucutus da extrema direita.
Pena que a folha fique censurando meus comentários sem justificativa nenhuma. Havia comentado algo muito semelhante ao que respondeu o assinante abaixo. Democracia não cria espaço. Nossa direita sempre teve uma queda pro radicalismo (e até por isso temos tantos episódios envolvendo golpes de estado na história brasileira). Havia sim uma direita moderada que livremente escolheu se associar a LJ e ao bozismo.
"a democracia precisa criar alternativas.." De onde você tirou isso? A democracia não "cria" coisa alguma! Até entendo sua preocupação, mas o quw ocorre aqui nk Brasil é que não há uma direita civilizada. Só há a barbárie e a ig n0rança (Folha censura a palavra correta) com seres como Bozo e famÃlia, Marçal, Marreco,Milicos bolzoloides, etc. Também não há extrema esquerda no Brasil. Há sim uma esquerda moderada e esclarecida. Por isso não há alternativa que não passe pelo centro esquerda
Não duvido que o caro comentador tenha noção clara do que seja o ideário da esquerda. Ainda assim, que fique o registro que o paÃs ainda não encontrou os limites de uma esquerda progressista não sectária. Tivemos uma promessa disso com os "pais" fundadores do finado PSDB. Enfim, ainda não filtramos o melhor do iluminismo para fundarmos uma social-democracia funcional e perene. Nada a ver com o que chamam de petismo... divago
Meu amigo, a democracia não deve criar espaço nenhum. A democracia é um espaço onde correntes polÃticas se apresentam e ocupam seus lugares. DaÃ, cabe a própria direita brasileira (que se implidou ao apostar na farça jato e no Golpista) reencontrar algum lugar no cenário nacional. E certamente não conseguirá isso enqto trouxer como opção Tarcisios ou Ratinhos da vida
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Pik a mula Zé Ruella
A gramática do João explica a ignorância M.
M é de Muu? De Mugido?
Volta pra baia que o capim te espera.
Pelo visto, o coach, os acé. Falo5 e outros de l i n. Quentes que o seguem, farão o M no Tremembé.
Todos os colunistas, os meios de comunicação fogem de uma verdade. E aà não adianta o establishment se enfurecer. Se o desconhecido aventureiro se destaca e alcança a liderança e até a eleição, a responsabilidade é de quem está no governo, ou já esteve por vários mandatos, e ainda precisa criar "estratégias" - subterfúgios - para convencer o eleitor de que é melhor opção do que um mero aventureiro destrambelhado. Dizem: vote consciente! Consciente de quê?
Ótimo texto, especialmente o último parágrafo. As pessoas tem que entender melhor sobre a necessidade e o papel da regras na democracia (e em qual espaço ou oportunidade de convÃvio humano).
O colunista não votaria no Marçal, nem eu se morasse em SP. Mas a democracia é a vontade da maioria. Abuso de poder econômico? O cara tem alguns segundos de TV, e um partido pequeno com magros fundos perto dos principais concorrentes. É preciso o trabalho duro de convencer corações e mentes dos eleitores que a Tábata será uma melhor prefeita que esse indivÃduo.
Mas para se conseguir mais votos é condição respeitar as regras do jogo
Marcelo, eu concordo com você. Já disse que não votaria num sujeito como esse. Mas numa eleição, vence quem tem mais votos. Essa regra é fundamental.
Amigo, você está confundido "vontade da maioria" com ditadura. Sinto dizer mas você caiu na armadilha da extrema direita. Democracia é outra coisa, onde a vontade da maioria é expressa em votações, mas o Estado Democrático de Direito - vigente no Brasil, caso você não saiba - garante os direitos humanos e civis dos cidadãos. O que não inclui, por óbvio, o "direito" de alguém cometer crimes. Saia do zap e procure saber.
Belo texto jovem, no futuro aparecerão +candidatos como Marçal e Bolsonaro somos nós, deste lado da linha que vamos ter que entrar açao contra estes indivÃduos
Concordo Paulo ! Cabe a nós , seres esclarecidos , salvar o povo dele mesmo !
Excelente abordagem.
Existe uma questão de fundo em sua análise, senhor. E ela parte do pressuposto sem noção de que direita e bolsonarismo são a mesma coisa. Professor, o senhor ? Quanto ao mais, sua análise, seletiva, rasa e desonesta como a de todos vocês da esquerda canonizada, nada refere sobre as canalhices de seu candidato. Ou de seu presidente. O senhor não é páreo moral para alguém como o Joel.
Caramba, Miro! Hoje você pegou pesado! Será intoxicação por excesso de ingestão de alfafa?
Direita ,bolsonarismo ,Marçal ,Flor de Lis ,Maluf são a mesma coisa , Qualquer duvida pergunte para os próprios
Miro, de fato direita e Bozolatria não são a mesma coisa; a primeira, em princÃpio, respeita regras democráticas, não incorpora como seu aquilo que é público, anda sobre dois pés e tem argumentos com os quais discutir publicamente. Com essa selvageria, expulsou a "direita normal" da disputa polÃtica. E parece-me que o articulista tem perfeitamente essa noção. O resto do seu comentário é um monte de adjetivos. Como o Bozolóide prototÃpico, não pára sobre dois pés.
Não venha, com essa Miro. A gente sabe que vcs sempre votarão em qualquer Marçal ou Bolsonaro da vida só para não votar na centro-esquerda lulopetista. Não venha tentar se descolar dos seus mitos de barro
Deixe o povo decidir isso. E o Boulos ??? Fale-me a respeito.
Ex-professor com histórico de luta em defesa dos movimentos sociais que combatem a desigualdade social historicamente constituÃda. Por isso é o mais atacado. Único realmente contra o injusto sistema no qual vivemos
Tá difÃcil achar lucidez na Folha. Ainda bem que nem todos sucumbiram à canalhice
Mas a força das redes só existe porque a grande imprensa e mÃdia inflam e dão força. Marçal virou arroz de festa e está em todos os jornais impressos e televisivos. Mas a imprensa não faz uma campanha contra uma figura antidemocrática que defende pautas anticivilizatórias, retrogradas violentas e misóginas. Ele deveria ser contestado por todos que defendem uma sociedade civilizada. Alguns jornais e jornalistas tentam normalizar uma candidatura tão perigosa.
Está nas mãos dos eleitores da cidade de São Paulo.
Marçal não está fora do bolsonarismo. Marçal herdou a bolha bolsonarista e o modo de ser da polÃtica bolsonarista. Mas esta sendo inflado por parte da imprensa, como se fosse algo de diferente. Marçal é apenas fruto da circunstancia, que fez com que o gabinete do ódio e tantos outros do arsenal bolsonarista se escondessem com medo de Xandão. O publico bolsonarista estava em crise de abstinencia, e precisavam de Marçal na veia.
Se for derrotado na justiça não precisa do voto. Meio milhão de vidas a mais que a média mundial de covid, estariam vivas, se Bolsonaro tivesse sido barrado na justiça por tudo que fez de errado no exército e como polÃtico por 30 anos, com insultos, rachadinhas, aps no dinheiro e tudo mais. Vamos esperar outra catástrofe com Marçal, sabendo tudo que fez?
Deixar que apenas as urnas nos livrem desses bandidos é ser extremamente naif ou ser extremamente favorecido por estas candidaturas espúrias.
A justiça virá novamente pra salvar a democracia
Excelente texto, Thiago Amparo! Parabéns!
A coluna ecoa uma urgência democrática diante da ascensão de figuras que, como Pablo Marçal, colocam em xeque valores fundamentais de uma sociedade pluralista e comprometida com o estado de direito. Em tempos de polarização exacerbada, é crucial entender as razões pelas quais Marçal deve ser contestado tanto no âmbito judicial quanto nas urnas. Sua retórica e práticas polÃticas não apenas desafiam a legalidade, mas também ameaçam a integridade do processo democrático, exigindo uma resposta firme
Em pensar que esta mesma imprensa normaliza a candidatura de um pulha como Boulos! É de cair o cool da boonda!
Bem, Luciano, cair o Ú da Únda não deveria, em princÃpio, impedir o raciocÃnio. O que transforma o Boulos num "pulha" (além, evidente, da bile)?
fale algo negativo sobre Boulos que não seja uma fake news de whatsapp. Valendo!
A velha, porca e extrema imprensa cada vez escala mais militantes de redação para bater e destruir a candidatura de Pablo Marçal. Eles vão se revezando. Será que o sistema corru-pto envia PIX extras a esta turba de ressentidos?
Poi Zé, que coisa, não? Talvez, se o sujeito se comportasse melhor, dentro de regras básicas de civilidade (estão todas descritas no código eleitoral, ele entrou no jogo sabendo-as), não chamasse a atenção de ninguém. Ah, evidente, provavelmente não teria o voto Bozolóide.
O candidato Marçal é ladrão de papel passado, pois foi condenado por furto qualificado. Quem furta é ladrão, e nunca é contra corrupção.
Obrigado Amparo. Sua posição é igual a da maioria dos assinantes face a última coluna do patético e risÃvel Joel Pinheiro.
Pablo Marçal já deu uma grande contribuição ao paÃs. O de nos fazer ver no espelho e verificar que somos um "poveco" da pior qualidade moral e polÃtica, que concebeu Lula e Bolsonaro como lÃderes. Marçal não é causa é consequência ou Karma, como diriam os espÃritas e teosofistas. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Só uma coisa pode salvar o futuro do planeta: uma profunda regulação das redes sociais. O ideal seria desligar as redes durante a eleição, incluindo whatsapp e telegram. As pessoas sabem que estão sendo enganadas, mas vivem afundadas em mentiras e não sabem no que confiar, se tornando presas fáceis para manipuladores profissionais. Sem redes, sem mentiras.
... Como já foi denunciado por funcionário da Meta que o Zuckerberg ordenou a multiplicação de conteúdos que geram raiva. Confiar no Musk então, só rindo mesmo. Gente sem cérebro vota no Marçal e no Nunes mesmo.
Miro Costa, confiando no desejo das Big Tech e dos bilionários da tecnologia como Elon Musk e Mark Zuckerberg? Não é serviço público e não são imprensa, não tem nada de censura. Rede social não produz conteúdo, seu animal, quem produz conteúdo são as pessoas. A plataforma só escolhe o que prefere dar destaque, como já foi mostrado por f
Uma ditadurazinha, certo, seu Leonardo? Preocupa não, está em desenvolvimento célere. Aà todos serão felizes, assim como os venezuelanos, que aprovaram todos os plebiscitos do Hugo Chaves e agora não sabem como se livrar. E é bem feito.
Interessante como pseudointelectuais consideram a população brasileira como sem capacidade para discernir e escolher o candidato em quem quer votar. Se o paÃs é democrático, o voto é livre. Não é porque determinado candidato não serve para um que os demais tem que pensar assim. Mas os "inteligentes" não concordam, pensam que eles tem que dizer quem presta e quem não presta e todas as demais opiniões estão erradas.
Opa, José, peralá: começa o jogo de futebol, o jogador mete a mão na bola, chuta um adversário e dá um carrinho em outro. Não é que ele não sirva para a torcida, ele não serve pro jogo. Não precisa ser inteligente pra perceber que o sujeito não tá a fim de seguir as regras. Qualquer bocó identifica um trapaceiro desse tipo.
Essa, sim, era pseudointelectualizada, haja vista a deturpação da teoria de Darwin, entre outras barbáries.
Hitler foi eleito por uma sociedade mais intelectualizada que a nossa. E veja no que deu. Não, meu caro, o povo precisa sim de balizas. Colocar alguém que diz que o pai de uma candidata que sofria do vicio no crack se matou por causa dela, é desumano e incompatÃvel com a civilidade que um cargo exige.
Numa época de insensatez, é bom ler alguém sensato. Ótimo texto!
Existe uma discussão que está ficando de fora dos cenários, previsões e debates; o que faz o eleitor aderir a figuras como marçal?
Suas verdades (do autor) são no mÃnimo discutÃveis. Não tenho simpatia pelo Marçal, mas no que ele seria mais inepto que Boulos. Ser eleito "pelas regras" diz o autor, mas se tem amigos "a quem possa telefonar " as regras mudam para surpresa ou melhor espanto da opinião pública. E por aà vai....
"Não tenho simpatia pelo Marcal, mas..." Comparar o candidato que afirmou que" age como “idiota” por causa da “mentalidade” dos eleitores " com o candidato Boulos, professor com mestrado em Saúde Mental pela USP, escritor e ativista social é simplesmente irracional.
Quem apoia o PT e Boulos tem moral pra criticar quem, meu Deus? Num segundo turno entre Marçal e Boulos, o melhor é anular mesmo.
Sou paulistana. Eu e meus colegas vamos de Boulos com moral e ética absolutas.
O Bolsonarista tem o mesmo perfil do personagem curinga no filme "Batman - Cavaleiro das trevas". Eles não querem um paÃs melhor. São anarquistas, acolhedores do caos. Escolheram um candidato pela palhaçada, transformando a campanha em um circo, candidatos que não apresenta nenhuma proposta efetiva de governabilidade.
Algo como: "eu não preciso do dinheiro da máfia, eu quero incendiá-lo para ver o circo pegar fogo". Ótima analogia, MarcÃlio!
Há muito tempo ouvi uma frase que diz assim: no Brasil, lei é só o malido da lainha, que não é P, ou P, ou outro P, ela não atinge.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Thiago Amparo > Marçal deve ser derrotado na Justiça e no voto Voltar
Comente este texto