Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nayana Almeida Alves Gonçalves

    Sensacional! Texto claro, profundo e necessário.

    Responda
  2. Debora Mazza

    Conrado, muito bom seu texto. Parabens

    Responda
  3. Fernando Palhares

    Aliás, apesar de heterossexual, quero expressar aqui minha admiração ao movimento LGBTQIA+. Único setor da sociedade brasileira que travou e trava luta de trincheira contra o movimento bolsonarista-facistoide. A vcs: meu muito obrigado. Lutem. Torço por vcs.

    Responda
  4. Fernando Palhares

    Em tempo: a FSP, com todo respeito, tem sido.

    Responda
  5. Fernando Palhares

    A crônica de Conrado é boa. Com excelente bagagem histórico-social. Só faltou um pouco de pimenta e acidez contra a turba facistoide. Não podemos nos dar ao luxo de sermos amenos contra estes tipos doentios dialéticos, que o diga Kant. A República de Weimar pagou um preço muito caro com a morte de Hidenburg e o apego patológico de uma nação hipnotizada.

    Responda
  6. filipe moura lima

    A estranha quietude dos 'patriotas' enquanto o país é queimado me deixa cabreiro. Tem coisa aí... ah, se tem!

    Responda
    1. Graça Almeida

      Os 'Patriotas' são o que são já o sabemos. O que assusta é o Ibama projetar R$120 milhões no orçamento para fazer frente às queimadas previstas em decorrência da seca e ficar com R$50 milhões. O discurso é contraditório à prática. Com certeza a 'esquerda' neoliberal não ateia fogo,acho, mas não tá trabalhando de fato para apagá-lo. Tempos difíceis.

    2. Marcos Benassi

      Poi Zé. Cheira mal e queimado.

  7. filipe moura lima

    Colunistas assim me desencorajam de cancelar a assinatura desse jornal.

    Responda
  8. Sebastião Barbosa

    O "argumento constitucional" por excelência está inscrito nos quatro incisos de seu artigo terceiro. É a própria razão da existência do nosso Estado Constitucional e da nossa proposta civilizacional. É inadiável que sejam alçados de uma vez por todas à categoria de genuínos Deveres Fundamentais de Cidadania, imperativos de aplicação imediata não só para a conduta do Estado, como também para a conduta de toda a Sociedade.

    Responda
  9. Graça Almeida

    A Constituição vai sendo emendada em favor dos que fazem da política meio para obter lucros e dividendos. Caso das emendas 86/15 e 100/19 de março e junho respectivamente. A dúvida é se tão detalhada Carta favorece o povo, a diversidade política, gerou esse amontoado de partidos nada diversos, os objetivos são os mesmos. O eleitor vota seguindo a bolha da vez. O neoliberalismo é alma da dita esquerda e direita. A Carta precisa assegurar os direitos do povo. O que fazer?

    Responda
  10. Dagmar Zibas

    Muito bom texto!

    Responda
  11. José Antônio

    Verdade professor, com a praga da camisa amarela e da bandeira do Brasil nas costas vimos ...´´turbinar o colapso climático, multiplicar o fogo e o desmatamento, privatizar acesso a praias, anistiar golpistas, militarizar escolas, milicianizar polícias, legalizar milícias, armar milicianos, prender meninas estupradas e aliviar pena do estuprador de meninas, violentar indígenas, afagar milicos, desinvestir em direitos, transformar a família constitucional em família colonial e patriarcal. Tra ...

    Responda
  12. Cleisson Moraes Bastos

    Está tudo fora da ordem constitucional - Ah tá! Não me lembro quando esteve...há de se ver. Embora,a carta Magna determina todos diretrizes, jurídicas, políticas e sociológicas/antropológicas: revolução existencial iria reconfigurar a maneira que o brasileiro existe.

    Responda
  13. Helio Cardoso

    É mais o menos assim: Pela democracia elegemos um deputado, mas como ele acha um saco esse negócio de assembleia, sessões, votações... acaba descobrindo coisas melhores, como rachadinhas, notas frias, penduricalhos, viagens, cursos, mordomias. Ganhei mané povo!

    Responda
  14. Helene Medeiros

    Excelente texto.

    Responda
  15. Josimar Soares

    Avanços e retrocessos são naturais na história, mas é triste ver que o neoliberalismo imposto por Collor é FHC fragmentou a espinha dorsal dos sindicatos. Hoje quem congrega trabalhador é igreja ou buteco. E nenhum dos dois tem interesse na luta e na conscientização do trabalhador. Aí o jogo fica desigual, e o retrocesso é certo.

    Responda
  16. Rogério Nascimento

    Uma análise ideologica, portanto falha. O retrocesso vai muito além destas pautas de direita. Além do citado, houve a soltura da quadrilha que assaltou o erário, que permitiu a ascensão da direita bolsonarista. Temos também agora a Suprema corte tocando inquéritos ilegais que simplesmente desprezam conceitos constitucionais basicos

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Se a lei fosse mesmo aplicada muitos mais estariam na cadeia e nem preciso citar nomes. A direita é golpista e criminosa sempre!

    2. Rodrigo Castro

      Comentário irretocável, será devidamente atacado pelo redbanho que grassa nessas paragens

  17. ronaldo coutinho garcia

    Excelente avaliação, Conrado. Há tempos esperava um texto assemelhado assinado por alguém habilitado.

    Responda
  18. benjamim picado

    resta saber se o colunista deixaria os ministros do supremo assinarem esse manifesto.

    Responda
  19. ana pinho

    Texto genial, agora como transformar palavras em ações EFETIVAS ? Conscientização, mobilização através de canais institucionais, tudo isso é tão efetivo quanto tentar convencer um cardume de piranhas a não te devorar.

    Responda
  20. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Bateu a não mais poder no STF e agora vem com esse papinho de constituição. Ela somos nós. Nós fomos os incapazes ao nao apontar o dedo na cara dos querem destruir essa nação. Peça desculpas. Seria mais honesto.

    Responda
  21. José Cardoso

    A constituição é uma utopia. Como toda utopia serve como uma inspiração, mas não existe na realidade. As milícias por exemplo surgiram da demanda por segurança de trabalhadores migrantes que construíram a Barra da Tijuca no Rio. A lei não os protegia contra roubos e outras violências em suas comunidades próximas ao local de trabalho.

    Responda
  22. Lis P Junqueira Safra

    Lúcido

    Responda
  23. Lis P Junqueira Safra

    PARABÉNS!

    Responda
  24. Cassio Vicinal

    Parabéns. Ótima leitura. O último parágrafo diz tudo.

    Responda
  25. Jurema Nordeste

    Realmente essa tenebrosa agenda desse atual legislativo está nos levando a um abismo sem volta...

    Responda
  26. Paolo Valerio Caporuscio

    O brasil sempre e será retrocesso devido a sociedade ser acomodada em não fazer valer os princípios da Constituição.

    Responda
  27. Antonio Catigero Oliveira

    A pergunta que fica: até que ponto o neoliberalismo lucrou contribuindo, e ainda continua lucrando$ e contribuindo com este retrocesso republicano, apostando no ódio e na anti-política para reduzir o poder do Estado; fragilizando instituições e apoiando golpes, vendendo patrimônio público a preço de bananas, retirando direitos fundamentais dos trabalhadores, apoiando matança de pobres nas periferias, apoiando invasões de terras devolutas, exterminando indígenas e tantas outras aberrações?

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      A Helene está absolutamente .. alienada. O liberalismo eh o câncer do capitalismo. O capitalismo eh um tumor benigno, mas com a mutação liberal, torna-se maligno. A história do liberalismo, cuja semente brotou há séculos, logo lá no início , tem o agente teratologico mais agressivo , e que opera sob QQ circunstancia, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, com paz ou com guerra, chova ou faça sol : o banqueiro.

    2. Antonio Catigero Oliveira

      Oh, colega Helene, eu não quis lhe desiludir e abalar a sua fé na sacralidade do neoliberalismo limpinho, puro e cumpridor das leis e da ordem. Mas, seria bom se soubesse que papai noel e coelhinho da Páscoa não existem, assim como a panaceia do liberalismo como método de desenvolvimento econômico e social.

    3. Helene Medeiros

      O neoliberalismo näo tem qualquer relacao com os problemas expostos no texto e tampouco tem a ver com o näo cumprimento da Constituicao brasileira.

  28. José Bueno

    Li este Manifesto Constitucionalista como um verdadeiro documento histórico, que todos os brasileiros de boa fé deveriam assinar. O diagnóstico claro e preciso do momento atual conclue com uma chamada ao nosso engajamento na defesa da preservação de todos os avanços que a Constituição de oitenta e oito propõe.

    Responda
  29. José Bueno

    Este Manifesto Constitucionalista é um um convite ao avanço! Democracias constitucionais tëm legitimidade moral. A Constituição de oitenta e oito busca superar tensões esperadas, com um pacto de equilíbrio com claros compromissos sociais e de redução da brutalidade. A marcha atual de retrocesso vem com a tenebrosa agenda legislativa, arranjos entre poderes, perdendo de vista a magnitude social do projeto constitucional. A hora é de nosso embate pela Constituição contra forças extremistas.

    Responda
  30. CARLOS ALBERTO CERETTA

    O que entristece é ver a expressiva diminuição da qualidade do Congresso a cada eleição. Será que apenas as redes sociais são responsáveis pelas más escolhas das pessoas no momento do voto?

    Responda
  31. Rodrigo Castro

    A coluna começa bem e em certo ponto descamba pra um ataque à Direita, como se nossos problemas que vem desde sempre tivessem começado em 2019 com sua chegada ao poder. Se existiu algum período onde podíamos ter "mudado de patamar" e quebrado o ciclo de séculos de brutalidade e desigualdade, foi entre 2004 e 2014, com a maior bonança mundial que já tivemos e que foi devidamente desperdiçada pelo misto de inépcia, corrupção e megalomania dos governos do PT. O resto é conversa pra boi dormir.

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      Para você, Rodrigão, talvez não tenha melhorado. Talvez porque suponho que você não seja uma empregada doméstica que passou a ter direito ao FGTS, nunca tenha sido um aluno que cursou uma universidade como cotista, nem a sua família foi beneficiária do Bolsa Familia, mas talvez Tolstoi tenha pensado em gente como você quando disse (aspas): há quem passe por uma floresta e só veja lenha para a sua fogueira. Bom luau!

    2. Rodrigo Castro

      Gilbertinho, foram loongos 13 anos antes do que você chama de Golpe. Somados aos atuais 4 anos do descondenado e potencialmente outros 4, terão sido 21 anos de governo de esquerda nos últimos 28! Absolutamente nada melhorou, pelo contrário, deterioram tanto a economia do país que abrem a possibilidade do surgimento dos Bolsonaros da vida. Quando vocês vão parar de chorar e perceber que não será Lula nem o seu PT a entregar nada demais que os outros já (não) nos entregaram?

    3. Gilberto Rosa

      Quanta inocência, pensa do jeitinho que bilionário quer, como se em algum momento nossa bilionária elite do atraso tivesse perdido o poder, não bastou um golpe e prisão do líder que investiu na melhora das condições da grande massa brasileira, os bilionários queriam mais, colocaram no poder um genocida com um histórico de arrepiar, para obter privatizações fraudulentas, gasolina e juros.

  32. Armando Moura

    A constituição cidadão era uma chance de um dia nos tornarmos uma nação. Mas o povo não entendeu, foi enganado e elegeram coisas como cunha, gedel, lira, pacheco, alocumbre e parsas que passaram a fazer da constituição uma concha de retalhos Passaram a entregar armas para alguns, terras para grande latifundios, privatizar infra estrutura, destruir meio ambiente, tudo por dinheiro, e o brasil condenado a ser uma periferia de miami..

    Responda
  33. Cláudio Bambirra Machado

    Muito bom texto. Ainda que não dê nome aos bois que são os principais motores das incansáveis e malévolas forças dos medonhos retrocessos citados. E quem são esses "bois"? Obviamente a satânica ultradireita, que se vale de palavras nobres como Deus, pátria, família, liberdade, para implantar atrocidades. Satanismo puro. Recomendo estudar a década de 1930 com Hitler no poder. A coincidência do ambiente social lá e cá NÃO é mera coincidência. Veja a série Hitler e o nazismo. Início, meio e fim.

    Responda
  34. Gilberto Rosa

    Fico preocupado quando minam e detonam verdades históricas sem apontar causas. Antes do golpe 16 a Folha era só críticas, era nossa bilionária elite do atraso querendo mudar para continuar tudo como sempre foi, desde Cabral. Após golpe Cunha Temer, vem maior juros do mundo, gasolina por dividendos, privatizações fraudadas, sem críticas, ao gosto do bilionário dono da Folha. A Folha direciona críticas ao STF, enquanto protege Lira e Campos Neto. Nada de positivo com Dino no STF, com Lula?

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Castrinho, validado e desvaliado pelo STF, quando ficou evidente a farsa do ministro Moro, aquele que está hoje no União Brasil dos corruptos, continua adorado pela Folha e mentes pouco sábias que aiiiiinda não perceberam manipulação de nossa bilionária elite do atraso.

    2. Rodrigo Castro

      Golpe validado pelo seu querido STF? Até hoje esse papinho?

  35. Laudgilson Fernandes

    Não há leis, há juizes. Se a lei depende de interpretações, alguém poderoso rouba, assassina,a tropela, desvia, conrompe e a lei o atenderá bem diferente do ladrão de galinhas ou de chocolate em um supermercado. A hipocrisia pertence ao poder.

    Responda
  36. Evando de Abreu

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. ANTONIO ROGERIO DA SILVA JULIAO

      De forma nenhuma. Realizaram uma tentativa de golpe e é por isso que estão presos ou sob restrição. Está na Lei.

  37. Alexandre Marcos Pereira

    O Brasil, como uma nação em desenvolvimento, já percorreu caminhos sinuosos na busca por um desenvolvimento sustentável, pela redução das desigualdades e pela consolidação de sua democracia. No entanto, o termo retrocesso tem se tornado cada vez mais comum no discurso político e social do país nos últimos anos. Retrocesso não é apenas uma palavra utilizada para expressar um sentimento de perda ou de involução, mas é um fenômeno concreto que precisa ser calculado, medido e demonstrado com clareza

    Responda
  38. Diego Rodrigues

    Excelente texto, mas será que não é hora do colunista reconhecer que textos jurídicos e o direito em geral não passam de letra morta e não importam o que digam, os desejos e interesses de pessoas com poder e influência, o arranjo social subjacente digamos, vai sempre se impor e coagir e deturpar o direito? Não é uma fé cega nessa instituição, que diz almejar seguir as letras de um papel mas que faz parte de uma estrutura de horror?

    Responda
  39. Perci Guzzo

    Excelente! Parabéns pela lucidez!

    Responda
  40. João A Silva

    Como sempre, um texto altamente refinado e contundente.

    Responda
  41. Lis P Junqueira Safra

    Povo indo embora pedido de visto subiu assustadoramente. PF não está dando conta

    Responda
  42. Marco A Moreira

    Excelente texto. Sugiro no próximo artigo comentar sobre a vergonhosa defesa do STF a um ministro autoritário e vingativo que ao arrepio da leia passa por cima da constituição - tudo em nome do Estado Democrático de Direito!

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Marco, você é o maior inocente das galáxias : )

    2. Marco A Moreira

      Senhor Gilberto quanta conspiração! O que a presidenta proporcionou ao Brasil além da segunda maior recessão da nossa história? E o atual e seu partido ético alem do maior caso de corrupção da nossa história? Nem o crescimento das commodites ele soube aproveitar - crescemos abaixo da média dos países emergentes! Quanto ao ex conseguiu superar a Dilma como pior presidente da nossa história! Censura nunca mais.

    3. Gilberto Rosa

      Neste comentário fica bem claro o que a Folha e nossa bilionária elite do atraso quer gerar com o ataque direcionado ao STF e Moraes, no intuito de salvar seu Bolsoguedes, que tanto contribuiu com juros, gasolina e privatizações. Qualquer governo que dê um pouco ao povo vai ser golpeado, preso ou eliminado, como Getúlio, Jk, Jango, Lula, Dilma. O bilionário banqueiro dono da Folha luta por por interesses privados, manipulando notícias de interesse público.

    4. Marco A Moreira

      Senhor Adonay esqueça o fora do rito. Na primeira reportagem temos o uso da criatividade para atingir uma revista onde o próprio perito não encontrou incorreções, na última temos a manipulação de uma foto visando punir um ex-deputado. Sem contar erros menores como ocultar o nome de quem pediu o relatório. O uso de criatividade para punir alguém vai de encontro a todo e qualquer ordenamento jurídico.

    5. ADONAY ANTHONY EVANS

      Prezado Sr Marcos Moreira. Onde nas reportagens da Folha o senhor leu acima da lei? A Folha não se atreveu a esse desvio, usou cautelosamente o artifício fora do rito. O que é rito? Um ofício dele para ele? Nove entre dez juristas, inclusive os de Direita, Moro, Janaína e Ives disseram que o procedimento foi legal. Onde achou a palavra ilegal?

    6. Leonardo Trindade

      Ih meu amigo, a Folha só lançou esse factoide porque é a escudeira oculta do Tarcísio. Sem fazer críticas ao governo de SP, ela segue tentando legitimar um extremista com verniz. Aí, aos poucos, vai tentando desacreditar as instituições fortalecendo o discurso negacionista.

    7. Marco A Moreira

      Senhor Marcelo acredito que você não leu as reportagens da Folha, sugiro a leitura! Não defendo golpistas e sim o devido processo legal, lembro que o referido ministro não está acima das leis. Como tudo funcionário público deve seguir rigorosamente a constituição, não compactuo com censura nem com personalismos egocêntricos .

    8. Marcelo Fernandes

      Comovente a sua indignação. Defender golpistas é sua profissão ou é apenas hábito mesmo?

  43. Antonio Ferreira de Castilho

    Motivo de cada vez mais brasileiros caindo fora do país!

    Responda
  44. Dalton Matzenbacher Chicon

    Excelente.

    Responda
  45. MARCO ANTONIO POLISELI

    Faltou soltar traficantes presos

    Responda
  46. Marcos Benassi

    Orra, Mano Hübner, não foi uma dedada no'zóio, foi um murro na boca do estômago. A gente acorda e vem ler jorná, na esperança de ouvir sobre algum avanço, e nádegas. Todo dia. Um ou outro progresso, pontual, soterrado pela barbárie oportunista. É um mal-estar contínuo na existência do cidadão que se enxerga Bípede no espelho. Deve haver algum pobrema, compadre, no'zóio ou no espêio: vai vê direito, não somos nem bípedes nem cidadãos. Bonequinhos de Playmobil, com aquela mãozinha parada no ar.

    Responda
    1. Fabrício Schweitzer

      Ou com o dedo....rsrs

  47. VERA MARTINS DIAS

    Assino embaixo

    Responda
  48. max ribas

    Estimado Professor, este País sempre foi (e continua sendo) um pacto entre agiotas, estancieiros e milicos. Na minha humilde opinião, o único estado republicano é São Paulo, pois desenvolveu uma classe média industrial. O resto continua sendo um fazendão. E olhe que nasci no Rio Grande do Sul...

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, caro Max, "classe média industrial"? Rapá, só com muita confiança na humanidade: botêmo o Tarcizão do Cadáver no trono, e ele rapidamente providenciou um Massacre. Ah, bom, "crasse mérdia bárbara em nível industrial", vá lá. Vejêmo quem a capital elege, será o Voto de Minerva acerca da civilidade básica na Locomotiva. [E esse script sençurolóide dizendo que "há palavras que demandam moderação". Vão fão, há na phôia coisas que demandam uma dedada bem dada.]

  49. José Bernardo

    No nível de excelência de sempre!

    Responda
  50. Celso Queiroz

    A descrição da Marcha do Retrocesso é a descrição da marcha da concentração de renda e de riqueza, da marcha de uma constituição que nunca foi regulada e que agora pode ser enfim desregulada e jogada fora. E a esperança, como uma paixão pelo possível, esquecida.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      A concentração de renda parasitária é a essência, o resto é distração. São quase 3 trilhões roubados anualmente em juros, seja selic, juros na pf ou na jurídica, sem investir este valor roubado na educação, continuaremos um povo escravo da falta de conhecimento, manipulado por fake news e pela bilionária grande imprensa. Sobre os 3 trilhões, vale ler artigo A farsa do déficit, do prof Dowbor no Le Monde Doplomatique, se aprende mais que em uma década lendo a Folha.