Educação > Alunos bolsistas de escolas de elite de SP relatam discriminação e segregação Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Existem colegios de elite no Japão, onde aparecem fotos dos alunos limpando o banheiro. Na mentalidade japonesa, antes de mandar você tem que saber fazer. Aqui os filhos são só mimados. A mudança tem que começar na mentalidade dos pais. Respeitar a dignidade do outro é lição que se aprende em casa. Se hoje são assim. Imagine como adulto irão tratar seus subordinados.
Sim, a elite "inculta" tem dinheiro para pagar! Que não se confunda cultura geral, valores e princÃpios éticos com educação formal, diploma na parede, carro e moradia de luxo. Cultura vai muito além disso. E quem não percebe a diferença é justamente porque faz parte, (ou quer fazer) dessa elite.
Ler essa reportagem me deixou tão triste. É uma pena que esses estudantes passem por isso. Eu, no Ensino Médio, sofri discriminação em escola pública porque não tinha iPhone e todas as outras colegas tinham. É uma vergonha o que essas "crianças" fazem com as outras. Para mim, é como foram ensinadas. O problema começa em nós, como adultos. Como temos ensinado nossas crianças? Triste saber que em pleno 2021 esse tipo de preconceito ainda ocorre. Não tenho saudade nenhuma dos tempos de escola.
Dois aspectos devem ser destacados nessa história: 1) As escolas não reprimem os estudantes discriminadores, pois não querem arrumar confrontos com seus pais, que em última análise são considerados clientes. 2) Muitos estudantes que praticam discriminação social e racial, aprendem isso em casa com suas famÃlias. Conheci inúmeros casos assim.
Apar theid. Os muros da exclusão se formando na infância e adolescência. Se quisermos crescer como sociedade, diminuir desigaldades e nos tornarmos um paÃs desenvolvido, temos de investir em educação pública (para todos - ricos e pobres). AÃ, começaremos a criar oportunidades para redução das desigualdades e aumento das oportunidades para os menos favorecidos.
Acho que temos que investir na educação dentro de casa. Eu já sofri esse tipo de preconceito quando estudava em escola pública. No Ensino Médio, todas as meninas tinham iPhone e eu não tinha a menor condição. Sim, é absurdo, mas elas não queriam fazer amizade comigo por causa disso. Por isso acho que é mais um erro dos pais do que da escola ser pública ou privada. Claro, também acredito que na privada a discriminação deva ser ainda maior - quanto maior o poder, mais perigoso é o abuso. Edmund B
A escola deveria servir para preparar um cidadão competente para a vida em sociedade, mas quando rico, já vem com o conceito de ser "elite", incutido pelos pais. As instituições privadas de ensino visam lucro, portanto, entre contrariar aquele que paga e educá-lo para respeitar o outro, jogam um verniz caridoso e, quando religiosas, o "amai-vos uns aos outros" vale no livro. Depois, espanto geral quando incendeiam mendigos; usam carro para matar... mas as crueldades do dia a dia.
Muitos colégios, sob o manto de uma educação religiosa, de uma pregação piegas, conservadora e paternalista, além dos princÃpios tradicionais trazidos de casa pelos alunos, muitos professores, para receberem aplausos da maioria, ou por serem pobres de direita, participam desse esquema de exclusão, intolerância, intimidação, desprezo e de piadinhas preconceituosas contra alunos bolsistas ou filhos de classe média baixa. Os considerados ricos são chamados pelo sobrenome, É assim que a banda toca.
Nos anos antes da ditadura militar, as escolas públicas aqui no Brasil eram de excelente qualidade. As crianças pobres tinham dificuldade para entrar. Nesses anos de chumbo iniciou-se a decadência. Os filhos da classe media migraram para as escolas particulares.
Para dar um ensino de mais qualidade o investimento é caro. Muitos administradores de ensino privado, religiosos ou não, sofrem para ter alunos suficiente para suprir as despesas. Não é mais um negócio lucrativo.
Nossa! Como estas escolas são boazinhas, elas dão lanche e uniformes, ta de brincadeira comigo né....e ainda não cobram mensalidades sem levar nenhuma vantagem ...rsrrrs
Escolas que refletem a podridão da sociedade.
" A burguesia f*de. A burguesia quer ficar rica. Enquanto houver burguesia, não vai haver poesia" Como Cazuza tinha razão... A elite brasileira é um n*ojo.
Essas escolas cobram caro suas mensalidades mas parece que não ensinam direito os alunos.
Quem deve dar a educação é a famÃlia, a escola serve para dar ensinamentos. Quanto aos relatos, são horrÃveis, assustadores, escolas que segregam, então pergunto: pq dar bolsas se não há controle ao bullying, recebem isenção de impostos como as Fundações, por exemplo?
... a fonte de ouro que os Anhangueras usaram e usam para implementar suas escolas particulates de elite vêm dos cofres públicos do Estado!... Desta mesma fonte eles comprarlm seus patrimônios!... Sao ladroes-honestos comfigurino de capitalistas de topo mas capturaram o Estado desde sempre!!!... E ninguém fala nada porque estão em relação de compadrio! Um pega e puxa o ouro e os outros se fazem de cegos, mudos e surdos e novos mas estão juntos operando sistemas de escravidão e captura do Estado
... as escolas eram de elite e para a elite até há algumas décafas atrás, até que o dictador Getúlio Vargas caiu, ele caiu mas seus compadres não. A partir daÃ, escolas públicas em larga escala foram implementadas no paÃs, contrariando toda a elite abonada inútil, enraivecida por não ter o ouro que haveria de escorregar para suas caixas, o ouro foram para escolas públicas...
... o antes, o durante e depois de estudar em escola de elite para bolsistas é bem peculiar! Três vidas diferentes em uma só!O primeiro morre, o Segundo é ferido, gravemente, em batalha, o terceiro sectorna obsoleto veterano e reformado!Nunca chegará ao topo e sempre será um servo mais preparando do que os demais servos do Sistema de escravidÃ¥o!Se for contra será excluÃdo e jogado no lixo e humilhado e se sentindo culpado por força dos donos de escravos!Se ficar de joelhos, a gaiola como alcova!
Não dá certo. Assistam ao filme chileno "Machuca" . Essa ideia de inclusão nesses termos é utopia
Em vez de chamar atenção para o fosso da desigualdade, desviam o foco para tratar das consequências, a pobreza extrema da maioria da população.
Retrato perfeito da classe média alta brasileira
Houve um tempo em que as Escolas Públicas no Brasil eram muito boas. Para as escolas particulares iam os que não conseguiam boas médias ou eram reprovados. Porém, isso foi antes da ditadura de 64. Na década seguinte baixou uma reforma de ensino que desqualificou paulatinamente a educação. E por consequência, assistimos um declÃnio social vertiginoso em todos os aspectos. Agora, aqui chegamos: uma sociedade vergonhosamente desigual, com uma elite inculta, egoÃsta, alienada de seus privilégios!
A "elite inculta" tem dinheiro pra pagar, os "cultos" deixam na escola do estado né.
A sociedade brasileira não saiu da casa grande nem da senzala. Tenho dois filhos. Jamais os colocaria expostos à violência da discriminação e da submissão aos ricos. Não vou sacrificá-los na toca dos leões para ascenderem socialmente. Quem se vende ao capeta, paga um preço.
Raul e Márcia, a vida não é uma olimpÃada, onde competimos infinitamente. Fiquem à vontade para sacrificarem a melhor fase da vida dos filhos de vocês tentando mudar o sistema elitista-escravocrata brasileiro e fazendo deles profissionais bem remunerados! Para alguns, a vida é só sucesso financeiro, coisas fúteis como saúde mental, alegria, autoestima são dispensáveis.
Parabéns para vc por proteger seus filhos, mas a solução não é essa né?! Escola não deveria ser lugar de "capeta".
Isso, coloca em escola do estado, menos um para competir com meu filho no mercado de trabalho.
O filho do zelador do prédio onde moro foi bolsista no Bandeirantes e estuda na Federal do Paraná com ajuda da ONG do Marcel Teles da Ambev, já está estagiando e irá se formar em Mecatronica Negro, conseguiria isso com a renda dos pais? Sofreu preconceito mas levou na boa Mas na minha opinião, os bolsistas deveriam estudar em bons colégios mas não tão elitistas
Amigo, infelizmente nem todos conseguem levar "na boa"... Muitos alunos/crinaças sofrem...e sofrem muito... abraço
Nunca, nada está bom. Sempre a insatisfação. Se tem, é porque tem. Se não tem, é porque não tem
Dirce, seu comentário ilustra perfeitamente como a pseudo elite educa seus filhos. Lamentável haver gente que ainda vive na Casa Grande.
Que comentario sabio hein !..profundo,rsrrsrrs
Dona Dirce da Casa Grande.
Como é que é?? Deplorável sua observação.
Queria entender pq a escola provada é obrigada a conceder bolsa a filho de professor. É cada uma...
Te explico o porquê: É um incentivo ao professor. Porque hoje ninguém mais quer ser professor. Em outros tempos o Mestre (professor) era amado, admirado e quase venerado na sociedade. As grandes conquistas da ciencia só foram possÃveis, porque os cientistas tiveram bons professores. Hoje ser professor é desgastante. Mal remunerado e mal reconhecido.
São mal tratados e continuam na escola? Melhor procurar uma escola pública.
Mais uma que argumenta com os sentimentos da Casa Grande. Lamentável...
Melhor acabar com estas escolas e tornarem todas publicas, povinho ruim demais esta elite viu.
Se ta ruim? Vai para o estado, la eles serão bem tratados. Bolsas nem deveriam existir.
Esse comentário só poderia partir de uma reacionária contumaz, kkkk.
Essa visão rasa da sociedade é que me espanta. Eles tem acesso a uma educação que pode mudar a vida deles, pois como você deveria saber há um abismo social no nosso paÃs. Ai eles desistem e se culparão para sempre por não ter "aguentado o tranco". O problema é sempre da vÃtima....mudar a mentalidade desse bando de pessoas que no futuro se tornarão os novos opressores sociais é continuar com uma cultura de exclusão eterna. Mas é mais fácil dizer: "Os incomodados que se retirem".
Pelos comentários, melhor mesmo são essas escolas eivadas de preconceitos e gente mal intencionada não oferecer mais bolsa nenhuma?
O que a "reportagem" não diz é que cada aluno bolsista significa um abatimento no IR da escola ou de seus donos. Vamos parar de sermos hipo cri tas
Certa vez, há uns vinte aos, numa reunião de pais de um colégio de gente bacana , uma mãe estava horrorizada porque alguém lhe disse que ouviu falar que havia tráfico de drogas no colégio . Eu repliquei - Não se preocupe ; há mais de trinta anos, quando eu estudei aqui, o pipoqueiro vendia pipoca e cigarros de maconha aqui no pátio .
Imagine o comportamento dos Pais em casa. A deseducação recebidas por essas Crianças, desses Pais da elite sem cultura e voltada para referências burguesas, cria os monstrinhos mal educados, que depois chamará o bolso de mito. É mole?
Quanta podridão, famÃlias não promovem valores da igualdade e solidariedade, escolas lavam as mãos. O certo seria os alunos bolsistas serem os mais protegidos e convidados pelos colegas, que deveriam ser incentivados a se cotizarem pra ajudar, e não a discriminar. Inversão de valores. Feliz o dia em que escolas pariculares serão bizarras e a maioria da elite optar por estudar nas públicas, como num paÃs democrático.
A escola pública tinha de ser a melhor, inclusive para, com filosofia e educação polÃtica, desancar Ãcones questionáveis como Disney e tênis de marca. Escolas particulares de elite existem porque o Brasil, como sociedade, pouco avançou desde as capitanias hereditárias. A verdadeira revolução surgirá quando estudar em escola particular será patético. Uma sociedade justa, iluminada, solidária, amiga, pressupõe o mesmo espaço destinado a pobres e a ricos.
Os nepobabies da elite paulistana parecem não ser tão fãs assim da meritocracia e do reconhecimento do esforço individual, mas na hora de defender os próprios interesses são ousados libertários. Deve ser muito triste ser pobre de direita no Brasil e idolatrar essa gentinha que não esconde seu desprezo pelos andares de baixo da pirâmide.
Se fosse igual aos paÃses desenvolvidos, em que os ensinos primários e secundários são exclusivamente públicos, inexistindo instituições privadas nos segmentos, não haveria isso. E como os polÃticos, autoridades e elite teriam seus filhos estudando nessas instituições, as ações para melhoria e manutenção da qualidade seriam permanentes.
Mas tudo o que os polÃticos e essa gent*lha da elite quer é separação total do povo...
A dita elite brasileira é a pior do mundo
Perfeito seu comentario, concordo totalmemte com vc, não consigo nem achar palavras para definir esta gente, muito ruim cara
Vc nunca leu sobre a Ãndia? Lá é pior!
Abjetos.
O foco deveria ser melhorar o ensino público! Onde está a vontade???
Não é para misturar, né? A escola pública não vai melhorar enquanto não for única para ricos e pobres, como acontece em paÃses mais igualitários.
Isso não existe. Isso foi criado pelo Lula, "o nós contra eles".
Intolerantes, vocês não toleram um cara que faz uma ironia.
Se não for ironia, é muita grotesquerie de sua parte.
Tenho certeza que é ironia, sim. Mas está cada dia mais difÃcil distinguir.
Espero que você esteja sendo irônico.
Não temos obrigação moral de gerar filhos felizes, mas uma vez nascidos, somos os responsáveis pela sua infelicidade. O racismo sofrido por eles nesses espaços reservados às elites gera sofrimentos diversos, e os pais são culpados por isso.
É nestes locais que se descobre a pior face do ser humano
Os colégios particulares seguem normas convenientes de acordo com os pagantes. Os alunos não pagantes servem como sparring, mostram aos ricos a como oprimirem os pobres usando de violência fÃsica e psicológica.
É ,muito triste a situação desses alunos,e uma vergonha para os pais dos alunos ,e alunos , também que discriminam,seus colegas de classe!! E tão “ michu “ , achar que quem não foi a Disney , não faz parte da turma. E lamentável a pobreza de espÃrito da sociedade paulistana,isso acontece muito, a régua é bem “ micha”. Depois quando ouvimos falar em trabalho escravo, ficamos espantados, essas são as pessoas que tratam outros que o servem como escravos!! Triste Brasil!!!
Há pais folgados demais que fogem de sua responsabilidade e querem jogar tudo nas costas da escola . Escola existe para ensinar matemática, português, bio, fis, qui, geo., hist,. ingl. esp. e não para ensinar civilidade, educação religiosa e educação moral e cÃvica .
O que deve ser ensinado nos lares e nas escolas é um profundo respeito à diversidade. As pessoas não são iguais nem na condição econômica, nem na beleza, na cultura, nem na preserverança, nem no dom artÃstico, nem na saúde fÃsica e mental, etc. Igualdade só existirá numa fábrica do robôs igualzinhos. Mas se houver respeito haverá coexistência pacifica, cada um na sua, sua natureza, seus interesses, sua capacidade de luta .
APOROFOBIA, infelizmente, não há tipificação legal para esse cri me.
Crime???
Observem o que se passa na cabeça dessas crianças: tênis de marca, viagens a Disney, moradia em bairros de alto padrão. É só isso que se passa na cabeça dessas pessoas? O risco desses bolsistas é aderir a esse tipo de mentalidade vazia, tacanha, materialista, consumista, ignorante da riqueza cultural e natural de seu próprio paÃs, julgando suas residências como o "melhor lugar pra se morar", como se fossem corretores de seu próprio "nariz em pé".
Não! As pessoas deveriam querer morar no capão redondo, no jd Angela, Itaquera... Sonhar em frequentar parques de bairro, comprar roupa em brechó... Impressionante como a galera da esquerda romantiza a pobreza.
Você acaba de fazer um comentário preconceituoso. Por acaso estas crianças tem culpa de nascerem em um lar abastado, e da educação e dos valores que recebem em casa?! Ou o preconceito é somente do rico contra o pobre? RaciocÃnios como o seu são incubadores da pior e mais perigosa extrema direita.
Tem um video antigo (tem 8 anos) do porta dos fundos que é perfeito para esse assunto , basta procurar no youtube porta dos fundos, AMIGUINHO, ta tudo explicito la!
Infelizmente, não adianta a Escola dar bolsas , fechar os olhos , aceitar a discriminação e continuar se isentando da responsabilidade, mesmo quando é informada e recebe as reclamações.
O caso aqui não é poder ir ou não para Disney , mas sim a falta de respeito com os bolsistas que não estão aà por acaso, com certeza , se destacaram nos estudos para serem indicados para Escolas particulares de renome .
Verdade, mas o que a escola pode fazer se a criança se sente discriminada porque não foi pra Disney? Vai mandar o aluno pra Disney? Vai proibir os outros de irem? O problema é complexo, até porque, a menos que vc veja a situação como alguns comentários aqui, que só veem "o bem" contra "o mal", tem centenas de nuances nessas situações. Já vi aluno pobre fazendo bullying e rico sofrendo porque não tinha mais a mãe.
Querem mais uma escola para colocar nessa lista, incluam outra do Morimbi, o colégio Pentágono. Lá, os filhos de professores e de funcionários da escola são tratados de forma descaradamente discriminatória. Eu mesmo tenho muito a relatar. Sou assinante, se a FSP quiser meu testemunho, é só me contatar.
Vi na reportagem que alguns alunos ridicularizaram um aluno por ainda não ter ido a Disney. Essa é a régua de sucesso dessa elite brasileira, que é superficial, rastaquera e cafona. Saber que esses são os presentes e futuros dirigentes da nossa nação. Triste!
A segregação é um instinto natural de nossa espécie. O interessante é perceber que a condição material, nosso grande separador do estado de natureza, contribua para acentuar esse instinto, e não atenuá-lo. Interessante e triste.
Com isso, enterra-se de vez o ensino público? Escolas Técnicas e outras instituições públicas de alto nÃvel fazem parte da elite intelectual e sempre foram um caminho entre a classe baixa e a média. Convivem todas as classes, pois o concurso qualifica (ou qualificava) a todos. Investimentos? Escolas privadas? Deveriam promover (não subsidiar) a troca de experiências, sendo o esporte e outras atividades coletivas um bom caminho. Forçar, não vai resolver.
Sofri bullying aos 3 anos de idade em escola particular católica, depois aos 9 anos novamente na mesma escola, desta vez de forma sistemática e contÃnua, o que fez minha mãe me mudar de escola. Isso foi há quase 50 anos atrás..... Algumas coisas mudam mas a maldade inerente das crianças não....
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Alunos bolsistas de escolas de elite de SP relatam discriminação e segregação Voltar
Comente este texto