Muniz Sodre > O futuro é idiota Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Mario Donizete Pelissaro

    É isso aí. Gente com comportamento idiota atrai seguidores idiotas.

    Responda
  2. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    Pelo menos na época em que o povo se deslumbrava com Tiriricas, pa lha ços na política eram mais inofensivos. Povo terá os representantes que merece.

    Responda
  3. Marcia Alves

    Caro Muniz, texto perfeito, porém muito triste saber o que preenche esses vácuos políticos, as mais diversas aberrações que podemos imaginar.

    Responda
  4. Alexandre Marcos Pereira

    Vivemos em uma era em que as ilusões são mais facilmente consumidas do que as verdades, e onde a imagem projetada supera a substância real. As eleições modernas, uma vez vistas como a coroação da democracia, tornaram-se um espetáculo onde o entretenimento supera a razão, e a persuasão emocional domina o discurso racional. Essa constatação é tão triste quanto inevitável: o voto, outro símbolo da escolha consciente e informada, deixou de ser um selo da verdade, como diz o Muniz.

    Responda
  5. Ricardo Sallet

    O passado também , mas com uma cinética muito mais lenta em se espalhar pelo mundo

    Responda
  6. Antonio Pimentel Pereira

    Com a inefiência das instituições fiscalizadoras da gestão pública no paìs, cada dia mais vai prevalecer essas figuras na gestão pública brasileira, seja executivo, no parlamento e também no judiciário vai imperar os fora do padrão. Tribunais de contas, ministérios públicos estaduais e federais, os judiciários tbm, julgam tudo atrasado quando julgam, jogaram a conta da fiscalização em cima do cidadão, a cgu e a pf enxugam gelo nessa seara de ineficiência q se transformou o país, o povo só perde

    Responda
  7. jose marcatto

    O eleitor não está analisando a honestidade do candidato. O voto do eleitor não está baseado na verdade. Desse jeito o futuro é id iota. O futuro id iota é ruim para todos, de todos os partidos. Pobre povo.

    Responda
  8. Johel Souza

    Ora , mas este é o país do _jeitinho_, tão glorificado por todos e sinônimo para trapaça. Só podia dar nisto mesmo.

    Responda
  9. João Leite Leite

    O voto serve para eleger os ladrões que vão nos roubar. Os idiotas somos nós eleitores que elegemos os espertalhões que vão tirar o pão da boca dos nossos filhos.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Não faça do leite uma vitamina.

  10. José Cardoso

    São Paulo sofre com seus candidatos a prefeito vendo a cidade meramente como um trampolim. O Marçal é só mais um. Embora seja uma grande metrópole, parece não motivar uma vocação de prefeito.

    Responda
  11. Anete Araujo Guedes

    Redes antissociais, programas de auditório, crenças religiosas, manuais de autoajuda, lives de formadores de opinião, se propagam pela falta de investimento em uma boa formação educacional, levaram a uma idiotização de parte da população. Daí a ascensão da extrema direita. Trata-se do culto enganoso à meritocracia, do vencer a qualquer custo, do desprezo pela cultura, pensamento e reflexão. Permanecem nas ideias rasas, sem fundamento e sem lógica, reproduzem chavões, agem pela via do afeto.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      João, se isso te alivia, segue em frente. A esquerda vence as eleições no voto, e não por intermédio de trapaças, mentiras etc. Procure se informar melhor sobre o governo Lula. O que trava seus projetos é justamente uma maioria no congresso aliada a extrema direita. Os dirigentes da esquerda nunca compraram mansões com dinheiro vivo, nunca tentaram demolir o Estado de Direito, nem dar um golpe de Estado etc. Trata-se do partido mais bem estruturado do país. Tem história e um passado de lutas.

    2. Jaqueline Mendes de Oliveira

      Excelente, lúcida análise. Infelizmente, a extrema-direita insiste na generalização "extrema-esquerda", como se isto houvesse no Brasil. Essa falácia repetida ad nauseam, a falta de discernimento, a falta de argumentação racional é resultante do processo de desinformação e deseducaçao impulsionado nas redes antissociais, como bem apontou a leitora.

    3. João Leite Leite

      A extrema direita e a extrema esquerda que levaram 80% da população a caminhos tortuosos que esta levando o país cada vez mais fundo ao abismo

    4. Johel Souza

      Sim, é isto.

    5. Anete Araujo Guedes

      Os primeiros conduzem a sociedade a uma idiotice sem limites.

    6. LUIS PASSEGGI

      Perfeito. Primeiro, você descreveu aquilo que muitos acham negativo. Segundo, você descreveu aquilo que muitos acham positivo. Por isso, Brasil meio a meio.

    7. Donizete Martins

      Infelizmente!

  12. Renato Almeida

    Converso as vezes com alguns amigos sobre isso. Os políticos preparados, não estou nem falando de gênios, apenas aqueles que sabem juntar lé com cré, são cada vez mais tachados como parte do sistema, mais do mesmo, comprados. Os idi... (moderação não deixa escrever a palavra) lacradores são vistos como corajosos, antissistema e baboseiras do tipo. Enquanto o voto for obrigatório e o povo achar que urna é a descarga de uma privada, nós nunca teremos chance de evoluir.

    Responda
  13. Myrian Napp

    Na visão de um futuro imediato, Lamamarçal não aguentaria até o final porque a lei da gravidade não sustenta a insustentável leveza do ser.

    Responda
  14. julio alves

    Obrigado novamente, Muniz Sodré! Mais um belíssimo texto, contrastando com o que a Falha tem apresentado ultimamente! Pena que, a ver por alguns comentários, a maior parte do gado não entendeu nada.

    Responda
  15. SERGIO AMORIM ANDRADE

    Os ucranianos caíram nessa.

    Responda
  16. MARCO ANTONIO POLISELI

    2022 que o diga

    Responda
    1. ULISSES JANUARIO DA SILVA

      2018, atestado cabal!

  17. MARIO RAMIRO

    Coach coacha? Coach tem coxa? Coach coalha? Esse lamarçal, até quando???

    Responda
  18. marco martins

    Com essa esquerda cantando todes, às vésperas sa eleição, o Marçal não vai precisar fazer muito esforço pra se defender de nada. Eu escutei muito mais gente indignada com a lacradora esculhambado o Hino Nacional, do que com as bobagens que o Marçal fala, assim fica fácil pra ele.!!!

    Responda
  19. Marcos Lima

    O único B que importa é o de Brasilis, que como tal, tem o RJ como capital espiritual, e que em breve tomará todas as demais (capitais), a sua imagem e semelhança... bem vinda sampa ao lamaçal da bala perdida e do kaos.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Nooofa, e eu me acho pessimista... Grato, Xará.

  20. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Me lembro do coach mor da extrema-direita, Olavo de Carvalho e seu "O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota." um estelhonato, pois era uma compilação de montoeira de crônicas, que qualquer zé das couves como eu, lia na internet a hora, que quisesse. Vendeu feito banana na feira. Viva a idiotice, lema do nosso tempo.

    Responda
  21. antonio brito

    Os intelectuais de esquerda não tem mais nada a dizer. Os modelos marxistas são inúteis. Por mais impoluto que escrevam são palavras ocas que não apreendem a realidade, trágica por sinal.

    Responda
  22. LUIS PASSEGGI

    [fatalismo fonológico, a bilabial oclusiva "b" tem sido marca subliminar de palavras associadas ao destrambelho mental: bobo, besteirol, baixarias.] rsrsrs Super comunicativo, o professor. Marçal que se cuide! Essa turma do Muniz não sai da sua bolha! A outra também não. Mas, adivinha: quem chega mais no povão? Muniz, Boulos ou Marçal? Hmmmm, pergunta difícil.

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Então, pela sua lógica, o melhor presidente para o Brasil seria o Sérgio Mallandro.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Facílima a resposta: é lógico que é o Marçal. O que, aliás, mostra o acerto do texto de Muniz Sodré.

    3. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Também não me agrada a linguagem dita neutra. Mas num país com violência urbana extrema, onde o Estado mata gente pobre desarmada todo dia, onde gente passa fome, onde gente mora na rua, será que cantar des filhes é mesmo um problema?

    4. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Eu tinha o que dizer, mas fui censurado. Acho que não pode criticar o mestre iluminado, Olavo de Carvalho, que escreveu nesta Folha.

  23. Lis P Junqueira Safra

    Me conta o B de Boulos professor onde mesmo? Tão tolinho qto. Gastou uma grana para cantar um hino nacional todes. Qta inteligência gastar esse dinheiro para 100 pessoas contando com todos os ministros. Daria para trocar o Celta.

    Responda
    1. Adriana Gragnani

      Vc subiria ao topo sem conhecer as artimanhas da natureza? Vc afirma que o povo é idiota e então pratica idiotices para ficar na crista da onda?

  24. Marcos Benassi

    Xiiiiii, sêo Muniz, tô achando que o senhor chegou atrasado: o futuro? O passado, que algumas teorias físicas dizem acontecer em paralelo ao presente e ao futuro, já era absolutamente iiiddiotizado... Quando nego escolheu o Bozo em detrimento do Haddad (para efeito do racioSímio, desconsidero o erro tático do PT), firmou-se um "pacto nacional pela Iiiddiotia"; admito que o tamanho e a despreocupação com que se cometeram crimes, foi uma surpresa pessoal. Mas a Iiiddiotia, essa Vvvaaca, tava lá.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Num pôpo coisíssima nenhuma, Rodrigo. Pode-se não gostar da Dilma - não é difícil, aliás - mas o Bozo foi, até o momento, o ponto alto da eeesstupidez eleitoral Brazuca. E não passou, vê-se, pelo contrário: pode ter se espraiado e aprofundado.

    2. Rodrigo Andrade

      Começou ali? Como se a escolha da inepta é arrogante Dilma tivesse sido um ato de alta inteligência? Nos poupe, né?

  25. Rosamaria Silva

    " ...na xaropada da retórica, vexame é corda de alpinista na capitalização da idiotia" . Bastaria apenas essa frase para sintetizar o momento que estamos vivenciais. Parabéns, professor.

    Responda
    1. LUIS PASSEGGI

      Meus cares: vocês pensando em alpinismo (bem chique, bem europeu! rsrsrs) e judo. O negocio é outro: meia-lua de frente, rabo de arraia, UFC, vale-tudo. Puro suco Brasil! E vocês, reproduzindo pensamento colonialista?! Obrigado: Diversão total, sem VPN!

    2. Marcos Benassi

      Rosamaria, prezada, Muniz Sodré é sinônimo de ippon, górpe de arte marcial. Tem umas frases que, se a gente jogar numa parede, abre um buraco. Coisa finíssima!

  26. Cassio Vicinal

    Professor, o Senhor é genial. Parabéns pelo artigo!

    Responda
  27. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Caro prof. Muniz, perfeito esse texto diagnóstico da atual maratona eleitoral na pauliceia sem noção, depois quando termina as eleições só sobra um idiota em cena,imagine que é?

    Responda
  28. LUIZ SILVA

    No espelhe o futuro no seu reflexo

    Responda
    1. Jaqueline Mendes de Oliveira

      Eu também não entendi nadica de nada desse comentário do leitor. Mas compreendo que tentar lacrar o professor Muniz Sodré exige letramento e capacidade contra-argumentativa. É para poucos. Salve Muniz Sodré, salve, salve!

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Eu gostaria se o futuro se espelhace no reflexo de Muniz Sodré.

    3. Adriana Gragnani

      Não entendi. Poderia ser mais claro? Pq o reflexo do seu futuro está por vir e pode não ocorrer, a não ser o próprio futuro, que desconhecemos? É isso? Sendo o próprio futuro a ocorrer ainda, o reflexo pode ser inexistente, se inexistente for o seu entendimento de futuro? Realmente não entendi. O reflexo do próprio futuro. Sei lá.

    4. Marcos Benassi

      Ahn... 'Tendi não.

  29. Helano Timbó

    Esplêndido texto. Como já dito pelo dramaturgo: os idiotas tomarão conta do mundo.

    Responda
  30. Geilson Silva

    Orgulho desse grande pensador brasileiro.

    Responda
  31. Enir Antonio Carradore

    Professor Muniz Sodré, eu o nomeio, firme em minha autoridade de leitor, porta-voz perpétuo dos paulistanos que não são cabeças ocas. Este decreto entra em vigor agora mesmo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Orra, Enir, que bairrismo é esse, "paulistanos"? Brazucas, digo eu, pedindo por ajuste, pô. Hahahahah!

  32. Zeno Fonseca

    Professor Muniz Sodre é um antídoto a idiotice que campea. Maravilhoso.

    Responda
  33. Matheus Queiroz

    Perfeito!

    Responda
  34. B Donanzam

    Excelente texto. Triste realidade, mas um candidato idi ote representa e muito uma maioria de eleitores idi otes.

    Responda
  35. Fabrício Schweitzer

    "O vazio de sentido é preenchido", eis o grande problema. Enquanto atravessamos o vazio existencial por meio da arte e do intelecto, os acéfalos preenchem seus buracos da modernidade líquida e fútil por meio do capital ilusório e seus espectáculos funambulescos. . É um vazio enorme e cheio de oportunistas. A deturpação semântica que os idiotas promovem é assustadora e, parece, irreparável.

    Responda
    1. Chiara Gonçalves

      Muito bom!

  36. PAULO CURY

    Tem um paradoxo nestas colinas de comentários, a folha eh taxada de direita e todos comentários ou pelo menos a maioria são de esquerda, e quando um direita põe o pescoço para fora, toma-lhe ofensas. O diálogo é importante, mesmo que o outro seja um comedor de grama, e não faltam exemplos na história antiga de cavalos que foram promovidos, até a cônsul. Sugiro não menosprezar o ruminantes e não ruminantes e analisar porque está arrastando multidões, sob a pena de ficar chorando depois.

    Responda
  37. Ivan Bastos

    Os idiotes vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos. Por Nelson Rodrigues.

    Responda
  38. Celso Augusto Coccaro Filho

    Perfeito. Vem a calhar a lembrança ao idioma grego, idiotes. Cai como uma luva para o outro lado, aquele do Negacionismo Gramatical, que poderia dar as mãos ao grupo do Negacionismo Climático, e, juntos, caminhar até a beirada da terra plana e sumir.

    Responda
  39. Rodrigo Andrade

    Fico impressionado com pessoas alegremente colocando filhos pra viver nesse Brasil do futuro, quando o presente já é essa porcaria.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Idem. Me inclua fora desta. Nem filho, nem filha, nem filhes. Tô fore.

    2. Galdino Formiga

      É permitido ter filhos. A maioria deseja isso.

  40. Jane Santos

    Perfeito. Com essas criaturas ganhando visibilidade, seus pares se sentem à vontade para nivelar por baixo a política e as relações sociais. Lixo.

    Responda
  41. Florentino Fernandes Junior

    Minha ajuda ao muniz para a bilabial oclusiva b: boules, sete b rasil, frib oi, etc

    Responda
    1. Marcos Benassi

      PelamordeLênin, botaí aquela horrível produtora de vídeos, a Brasil Paralelo. E, caso o P também seja "bilabial oclusiva", melhor ainda: ela vale por duas barbaridades...

    2. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  42. Jorge Favaron

    O curioso é que, em sua obra 'Profecias', Pietro Ubaldi diz isso mesmo: que o futuro reservaria um nivelamento 'por baixo' das consciências...

    Responda
  43. Paulo Sales

    Pois é.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.