Hélio Schwartsman > A vida como não conhecemos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Acho que a questão mais importante não é vida em si, mas sim vida inteligente alienÃgena, conforme descreve o paradoxo de Fermi. Não parece haver utilidade em detectar uma vida alienÃgena com formato ou quÃmica diferentes da nossa que não seja inteligente pois estaria logicamente localizada em seu habitat original e portanto sem qualquer interferência sobre nós.
O que teria substituÃdo as três caracterÃsticas da vida propostas por Schröedinger em "What is Life", ensaio de 1944 (auto-reparação, replicação e extração de energia do entorno)?
FÃsica só existe para o que pode ser observado e testado. Invenção de leis que tentem explicar o que não conseguimos detectar é pseudo ciência
O colunista de fato induz o leitor a pensar q a autora postulou leis, qdo fala em “nova fÃsica”. Mas não parece ter sido o caso. Ela teria apenas criado uma teoria mais ampla, q ajudaria a guiar testes mais deversificados para identificar vida extraterrestre. Ou seja, seria uma teoria cientÃfica esperando a oportunidade de ser testada, não seria pseudo-ciência.
Pode ser que a palavra vida passe por uma mudança de significado semelhante à de inércia. O sentido comum de inerte ainda é de algo paradão. Mas na fÃsica isso mudou faz tempo, de modo que não faz mais sentido perguntar pela origem do movimento, como se o não movimento fosse o esperado. No entanto ainda nos perguntamos pela origem da vida, como se a não vida fosse o esperado.
Sugiro aproveitar as férias para estudar ciência, seus conceitos darwinianos são muito errados. Há muito a teoria darwiniana avançou para explicar sistemas sociais em q os membros compartilham genes. Afinal de contas, todas as abelhas carregam os genes de mesma mãe, q serão multiplicados qdo novas rainhas jovens irão partir para formar novas colônias. Em tempo, uma nova teoria em fÃsica não é uma “nova fÃsica”. Se abandonassem Newton e Einstein, aà seria uma nova fÃsica.
Você parece um cara inteligente... poderia ser menos grosseiro, não?
Solenilton, a mecânica quântica não tem nada a ver com a consciencia humana, isso são picaretations pseudo-cientÃficas de “gurus” como Deepak Chopra.
A “nova” fÃsica quântica foi introduzida no inÃcio do século passado, nada tem de nova. Faz parte dos pilares da fÃsica atual, junto com a relatividade de Einstein e a fÃsica newtoniana. Não há incompatibilidade entre eleas, uma recai na outra, dependendo do contexto (dimensões, velocidade, energia etc.). Ainda são os princÃpios da fÃsica Newtoniana q permitem mandar um satélite em órbita ou fazer um avião decolar.
Solenilton, creio q vc se confundiu, o tema aqui é ciência, não religião ou alguma forma de misticismo.
Se a fÃsica mecânica newtoniana não serve para explicar as coisas muito pequenas, como os átomos e seus movimentos, então temos uma nova fisica, a quântica, cujo vislumbre, ainda que embasado, Einstein pode visualizar. A nova fisica é diferente porque insere a consciência humana como protagonista, e isso é um mistério para quem só acreditar no que pode ver ou tocar. "Nao sejas incrédulo, mas crente", (Jo 20:27). Vc será sempre um cego, se desconhecer que seus olhos internos existem.
Então as abelhas operárias surgem espontaneamente, da lama, talvez, como diria o experto Aristóteles?! Vá estudar evolução, segundo Darwin, antes de deduzir bizarrices…
A vida extraterrestre nem foi descoberta ainda. Ficção cientÃfica?
Celular , bem que eu desconfiava , é um ser vivo. O nome já diz tudo.
Atira a esmo. Se acertar em alguma coisa é lucro. Como entender o que não existe? Ou que nunca se mostrou para nós?
Putz, agora caiu a ficha: Orra, Hélio, cê sai em férias e larga nóis recebendo a dona Kramer e a Lygia Mary na página dois, é iço? Juta covardia, Mano Schwartzman! Hahahahah!
Hahahahah, meu caro, alienÃgena não é nada: pobrema mesmo será lidar com a inteligência artificial produzindo máquinas e lançando restrições à humanidade. No que, aliás, poderá ser nossa salvação: a tutela do bicho pela máquina. Aproveite suas férias e, se possÃvel, não veja as notÃcias, construa um perÃodo de sossego. Até lá!
Hahahahah, Sábio sinês Confúsio diz "Lalanza non é ET, é Lazalento mêmo, né?"
No momento o q me preocupa mais não é a IA, mas a EN (Estupidez Natural), q elege coaches, bozos e postes de bozo. Os cientistas se enganam, já convivemos com pelo menos com uma espécie alienÃgena. Só q ela não é verde, como nos filmes defecação cientÃfica, mas laranja. E quer dominar o planeta, começando por se eleger presidente dos Usa.
Stanislaw Lem descreveu no livro Solaris um mundo em que o oceano inteiro era uma única forma de vida. Se as mudanças climáticas não inviabilizarem a vida na Terra, as pesquisas no futuro talvez tragam algo tão interessante quanto mergulhar em águas profundas no oceano da Terra trouxe no século XX.
A natureza é muito mais criativa do que qualquer humano, mesmo sendo cria sua. As profundezas oceânicas, e mesmo os insetos terrestres, dão de lavada na imaginação humana para criar formas esquisitas pretensamente alienÃgenas. Isso revela apenas nossas limitações imagéticas e cognitivas que Fisica nenhuma conseguiu superar.
Ao contrário, oceanos definiram a própria geopolÃtica. Se tornaram meios globais de comércio e guerras. Se incorporam à vida como a vamos construindo humanamente. E também destruindo.
Poi Zé, Roberto, temos aqui bem ao lado um mundo absolutamente desconhecido a se compreender. Mas, como não vira negócio lucrativo, não se usa para fazer guerra, não dá controle e poder geopolÃtico, ninguém tá nem aÃ. E vamo que vamo.
Quanta bobagem. A pessoa não aceita que é um profissional comum, que nunca vai se destacar no seu meio (FÃsica) e aà começa com estas “teorias”. Feynman, onde você está quando preciso de você?
Pô aprece até descrição do Marçial, Joel.
Você leu o livro? Feynman teria começado por aÃ.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Boas férias e boas leituras durante. Traga assuntos interessantes como esse porque de Boulos, Nunes e Marçal estamos cheios.
Vida é aquilo que se passa lá fora, enquanto estamos aqui dentro do office, confabulando. Não é bem assim q Lennon disse. Mas serve.
Aguardemos as novas fabulações da convertida astrobióloga, então. Divirta-se!
Tá na lista. As formigas existem há milhões de anos, porém não tem consciência de nós e nem a gente pensa o mundo com visão em infravermelho ou ultravioleta. Boas Férias!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > A vida como não conhecemos Voltar
Comente este texto