Ilustríssima > É ótimo ter novos filmes sobre ditadura para não repetir erros, diz Walter Salles Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Novos filmes , novas peças teatrais, novos artigos ensaÃsticos... esse tempo penoso e tenebroso pelo qual passou esse paÃs não deve ser esquecido, e esperamos que os culpados que ainda vivem sejam punidos.
O efeito pode ser justamente o contrário do pretendido, ou seja, estimulo para que novos golpes n!ão fracassem evitando aquilo que não deu certo antes. O mal se repete sempre, isso é inevitável no ser humano. o recomendável é justamente evitar virar páginas do passado e olhar pelo retrovisor
Esse foi um grande choque do perÃodo revolucionário. Não só pessoas comuns eram vÃtimas da violência policial, como antes e depois e até hoje, mas também a classe rica do Leblon. Foi como o terror da revolução francesa. O fato de serem amigos da famÃlia Moreira Sales do cineasta deve dar uma densidade especial ao filme.
Logo logo saem as crÃticas, tomara que sejam boas. Tudo indica que sim...
A arte está aà para levar-nos a pensar, refletir, relembrar e avançar.
A EDR, Extrema Direita Reacionária, se reproduz e ocupa tudo. Procura transladar sua miséria existencial a cada momento de pureza e beleza que retrata a tragédia de uma famÃlia microcosmo do Brasil criativo, generoso e belo. A EDR provocou duas guerras mundiais, na qual morreram mais de 80 milhoes Mas não basta. É anti cultura, anti arte, anti ciência e anti vida. Condecora torturadores e invade entrevistas. Não a explicam a sociologia ou a ciência polÃtica. Mas somente, talvez, a psicanalise
Que entrevista incrÃvel, aliás como tudo que tem as digitais de Walter e João Moreira Salles. Aos ricos rococós desse trágico paÃs: mirem-se no exemplo! Por fim, sempre que leio os comentários abaixo de algumas figuras trágicas que habitam esse espaço, me ponho a divagar sobre os motivos que fazem seres humanos formalmente instruÃdos gente tão recalcada e ressentida.
Como querÃamos demonstrar, rs.
Seu Luiz, o mundo não dá voltas, com a esquerda ele dá cambalhotas. Nunca a esquerda conseguiu ser tão controversa.
O triste caso de mais um sujeito que só enxerga dicotomias, inimigos, bifurcações e rótulos, reduzindo a complexidade dos nossos tempos à sua roça.
A esquerda é muito estranha! Se juntam à queles que falam o que gostam de ouvir e até esquecem das raÃzes verdadeiras dos Salles. Enganar a esquerda é mais fácil do que imaginava!
Corrigindo: Por que votam no mito?
O tÃtulo é Por Que Votam No Mito do episódio 71.
Alguns estudos de neurociência polÃtica indicam um traço biológico no qual o viés de negatividade inerente aos nossos tempos ancestrais seria mais pronunciado, somado evidentemente a fatores diversos do meio do no qual a pessoa foi criada e habita. Tem um ótimo programa da Rádio Escafandro, podcast da Rádio Guarda-Chuva, que examina as pesquisas e os avanços dos referidos estudos.
No Chile, mais de 1.500 sabujos de Pinochet pagaram pena e alguns estão presos até hoje. No Brasil, no máximo, na telona, e poucos documentários não dão conta dos crimes perpetrados nos anos de chumbo pelos sicários da ditadura. Até hoje filhotes da ditadura perambulam por ai como "homens de bem". No Brasil vale a lição de Shakespeare, no Hamlet::"Com um rosto devoto e alguns gestos beatos, açucaramos até o demônio". (Polônio)
Que fofo. Quanta sensibilidade. Espero que aproveitem essa oportunidade e façam um filme sobre Mário Kozel Filho.
Ótimo momento para o Walter Salles filmar a história do juiz federal Márcio José de Moraes, que, nos anos setenta, desafiou a ditadura e condenou a União pela morte do jornalista Wladimir Herzog. Foi o inÃcio da abertura e o começo do fim da ditadura!
Com todo respeito ao sr Rubens Paiva, que não merecia ter sido txxxtrado e m6666rt9, com certeza, uma coisa eh uma coisa, outra coisa eh outra coisa. O Brasil não era uma "terra livre" e nem adianta romantizar a polÃtica esquerdista da época. O projeto eh e continua sendo instalar uma "república socialista" que aoenas vai trocar de donos do poder. Infelizmente , tem gente que ainda cai nesse conto e vira bucha de canhão útil para os mesmos.
Na atual escassez, Walter Salles e equipe são uma lufada de inteligência, sensibilidade e talento. Como é importante lembrar do que a arte brasileira é capaz....
Mais ótimo ainda deve ser fazer os filmes com o dinheiro público, aà fica fácil, qualquer Zé Ru/é/la vira diretor e cineasta. Enquanto isso, educação, saúde e segurança padecem de serviço de qualidade, e os trou/xas de plantão batem palmas.
Educação e cultura é justamente o que lhe falta, nem conhece o cineasta, não sabe sobre o que está falando. E seu voto deve ir para o in fluen ciador lu ná tico de partido ligado ao cri me or ga ni zado que só vai piorar os serviços de saúde e segurança enquanto tenta instalar teleféricos nos morros.
longa, tua mente é curta, este filme foi patrocinado por empresas privadas e não de 'rachadinhas'!
Por que não te calas?
Importante não esquecer, sempre relembrar com obras artÃsticas para conhecimento de todas as gerações. Ditadura Nunca Mais!
f s p apoiou o AI5
Importante obra num momento que o Brasil está tomado por uma mediocridade cultural assustadora. Os protagonistas dessa mediocridade são cidadãos desprovidos de qualquer base cultural e senso crÃtico. Uma verdadeira salada de incultos, religiosos, conservadores, fascistas orquestrada por lideranças deprimentes. Vejam o presidente eleito por essa manada no governou anterior, um criminoso medÃocre que documentava todos seus crimes.
Concordo, existe uma falta de base cultural e senso crÃtico da maioria da população. Porém, a esquerda esteve no poder desde Fernando Henrique,depois Lula, depois Dilma e ainda sim não houve melhoria na educação, principalmente na educação básica. Enquanto isso, a Direita se aproximou da população mais carente e está se aproveitando dessa falta de senso crÃtico
Bem colocado, e já vemos sinais de censura e de prisões fora dos trâmites judiciais. Eu vivi naquela época, conhecia gente que nunca mais vimos. É assustadora a semelhança.
Importante obra num momento que o Brasil está tomado por uma mediocridade cultural assustadora. Os protagonistas dessa mediocridade são cidadãos desprovidos de qualquer base cultural e senso crÃtico. Uma verdadeira salada de incultos, religiosos, conservadores, fascistas orquestrada por lideranças deprimentes. Vejam o presidente eleito por essa manada no governo anterior, um criminoso medÃocre que documentação todos seus crimes.
Precisa fazer filme sobre os governos militares mas. Tem que ser filme que mostre as crueldade dos dois lados. Eu vivi no tempo dos militares foi um tempo de paz. Podia sair as ruas a qualquer hora sem medo porque não tinha violência. Agora a violência tomou conta do paÃs. O povo trabalhador era organizado. Lutava por seus direitos e o ministério do trabalho funcionava. Agora salario mÃnimo está valendo 10% do valor legal e os que ganham mais paga mais de 60% de impostos e aceitam calados.
Leonilda, a história não está só em livros ainda temos pessoas que viveram nessa época que estão vivas. Lutavam pelos direitos? Que direitos? O direito de sobreviver comendo pão com mortadela e a elite vivendo de viagens? Me poupe! Nunca foi por direitos, sempre foi pelo dinheiro dos impostos comprovado pela lava a jato, que de certa forma, escancarou o verdadeiro interesse da esquerda. DestruÃram muita coisa e vocês, ficaram calados.
Não tinha violência? Você se informava, lia algum jornal, revista, sabia que existia censura prévia? A violência maior era não poder votar, era prisão arbitrária, pessoas comuns sendo mortas e a população achando que todos os que morriam sob tortura eram "comunistas", a farsa da ditadura. O povo que lutava pelos direitos era torturado nos porões do regime. Procure se informar, leia algo que não seja ligado ao ine le gÃvel ge no ci da. Acorde.
O que eu ouvi de pessoas que viveram no regime militar é que quando um companheiro era levado pelo exército para uma interrogação, quando retornava, não tinha misericórdia, era eliminado e o corpo nunca aparecia. Não duvido dele ter sido levado pela esquerda disfarçados de militares.
voce morou em uma ficção cientifica Brasil contraÃdo empréstimos ao FMI para sustentar o projeto polÃtico da ditadura, como as obras faraônicas e a revitalização da indústria, é um dos fatores que explica o aumento da dÃvida externa brasileira,a Ditadura aumentou a desigualdade e a pobreza, voce somente foi um alienado
Bem colocado, hoje invasor de propriedades é celebridade e quem rouba celular precisa ser perdoado pois é o que ele tem para alimentar sua famÃlia. Péssimos sinais da gestão atual.
Filme de ficção. Fatos reais acontecendo no Brasil agora. Esquerda cega e surda.
Pois eu creio que a ditadura está voltando, com uma cara nova.
A censura e as prisões arbitrárias são os primeiros sinais de que há algo em andamento
Por mais incrÃvel pareça, existem hoje pessoas absolutamente convictas de que a ditadura militar foi um movimento de esquerda. Quanto a estas pessoas, acho que nossos professores de História, de Geografia e de Lógica falharam miseravelmente ao longo dos anos
Vou assistir. Sugiro até um filme contando a história de alguns dos atuais presos politicos, alguns que estao presos por ofenderem o estado democratico de direito, ou por pixar uma estátua, mas que foram condenados sem direito à ampla defesa. 17 anos!!! Nenhuma ditadura deve ser aturada. Nenhuma. Nem a 'nossa' nem a 'deles'. Estamos num momento em que além de retornarem as prisões polÃticas e retornou o controle da expressão. Temos de ter muito cuidado.
Nao ca ga ssem na cadeira do presidente do stf. Quando um cidadão toma uma atitude qq tem q assumir.
Ficasse em casa. E q nao ca ga ssem na mesa do presidente do stf. Marte los. Fa ca s. Pic aret as. Quando um cidadão toma uma atitude tem q ter a coragem de assumir seus proprios atos.
Temos ódio e nojo da ditadura! (Ulisses Guimarães).
Não adianta. Os fascistas são como os mosquitos, por mais que se faça, sempre voltam.
Paulo, eles não sabem assim como não sabem quem é você, por isso fala pra você se olhar no espelho.
Se olhe no espelho. O sr entenderá
Me explica o que são os fascistas.
Aguardando, ansiosamente, o novo filme de um dos meus diretores preferidos. Li o livro, que amei, e tenho certeza que vou gostar ainda mais do filme. Walter tem a sensibilidade necessária para nos emocionar e nos fazer viajar no tempo e na memória, falando de coisas profundas e marcantes. Diários de Motocicleta e Central do Brasil, que assisti inúmeras vezes, estão na minha lista dos melhores filmes já feitos.
A ditadura está acontecendo agora no Brasil. Não é necessário ir ao cinema para ver. Cidadãos estão sendo perseguidos e presos por suas opiniões.
Infelizmente estamos com presos polÃticos que não tiveram direito à ampla defesa e contraditório. Me pergunto quando estaremos realmente numa democracia em que opiniões serão respeitadas como reza nossa constituição.
Que cidadãos? Elon Musk? Rsss
"Enquanto eu filmava essa parte do filme, muitas vezes pensei nas pinturas de Vilhelm Hammershoi. Sua matéria é a ausência, os espaços que guardam apenas os vestÃgios de uma presença", muito metonÃmico, próprio da linguagem cinematográfica. Muita boa a entrevista. E parabéns pela obra.
Ótimo mesmo...estamos ansiosos para ver, muito ansiosos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > É ótimo ter novos filmes sobre ditadura para não repetir erros, diz Walter Salles Voltar
Comente este texto