Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antonio Araújo

    E os juízes da sinistra aparecem esperneando como sempre, com sua falsa indignação. Se aquietem. Vocês não são melhores que ninguém. Seus julgamentos são, apenas, militância ressentida. Não são sérios. Todos percebem isso.

    Responda
  2. adenor Dias

    Senhor Paulo Augusto, se não entendeu meu comentário, pede explicação! Eu votei para contrariar! Farei isso sempre!

    Responda
  3. jose marcatto

    Men salão e pet rolão é a mesma coisa que emendas impositivas, ou seja, os famosos 10% que existem desde 1500. Estes 10% serão eternos. O problema não é os 10%. O problema de verdade é a pizza do orçamento público federal, onde a maior fatia de 47% vai para a dívida pública, onde se localiza a remuneração da selic para a sobra de caixa dos bancos e outras operações bancárias.

    Responda
  4. MARIO LUCIO CAMARGOS

    Afeganistão. Os 'texanos' vieram dando suporte aos mujahideen. Os líderes comunistas foram massacrados, os corpos vilipendiados. E assim os texanos trocaram um inimigo apto a negociar por uma horda saída da última carroça do enorme comboio do atraso. É necessário pensar ecologicamente. Pensar em nicho. O nicho oposto sempre vai existir. A ecologia da civilização exige líderes que não arruínem seus melhores oponentes.

    Responda
  5. Amarildo Caetano

    O que deve ser destruído não è a direita ,mas a extrema direita .

    Responda
  6. Laudgilson Fernandes

    A mentira alguma vezes encontra sua cara metade. O mundo tende, por interesses que ainda não consegui captar bem, para uma polarização cada dia mais definida. Não haverá espaço para o mais ou menos. Para o chamado centro, aqui tendendo para um lado ou outro. A crise humanitária não se dá apenas nas guerras, nas misérias, nas epidemias, há uma crise psicosocial, algo além do talvez, haverá apenas certeza e qual será, não sei. E nessa iremos para um novo nível deste jogo humano e insensato.

    Responda
  7. Ricardo Knudsen

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Antonio Araújo

      Taí um cara que se acha juiz das escolhas alheias. Muito democrático esse rapaz. Deve votar em anjos.

  8. Antonio Calmon

    O centro político brasileiro é direitista, não há centro. Veja a Tábata, é centro? Veja como ela votou na reforma trabalhista e da previdência. Não dá para se confiar no centro político brasileiro.

    Responda
  9. Andréa Haddad Gaspar

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Antonio Araújo

      Falou o defensor do H+

  10. Paulo Augusto de Andrade Lima

    Sempre disse que o sistema democrático é incompleto. Falta o voto contra. Por que sempre a favor? Por que não podemos expressar nossa rejeição? Um voto contra diminui um voto a favor. Simples. Mas temos que eleger, mesmo que não deseje. Não expressa a vontade das pessoas.

    Responda
  11. Marcelo Innecco

    Qualquer adolescente acha ridículo o sistema de votação em uma sala de aula se você não pode mudar quem está lá em cima, rápido. A possibilidade de ter uma Rainha na sala infantil alguém que represente a sala é o termo que todo mundo mais gosta desde a infância, porque na Rainha ninguém mexe e quem representa a sala pode ser auxiliado de forma diferente da Rainha, que também pode ser ajudada. Isto se chama Parlamentarismo. Democracia parlamentarista não é só democracia. Aqui, culpa-se quem vota.

    Responda
  12. Marcelo Fernandes

    Isso é conversa de quem não quer abrir mão dos seus privilégios e precisa de uma boa desculpa pra não votar na esquerda. É covardia que chama?

    Responda
  13. Gil Kurtz

    Análise e reflexão certeira. Mais: extremamente necessária.

    Responda
  14. Beno Roffe

    Estamos vendo este cenário nos países do mundo inteiro

    Responda
  15. Sérgio Silva

    Eu diria q o ódio ao divergente, alimentado pelas redes sociais e religiosos neopentecostais extremos, é o que segue a politica atual.

    Responda
  16. Cleber eduardo Torres

    Excelente análise, ótimo texto!

    Responda
  17. Márcio Queiroz

    Uma solução: que se amplie o modelo que elege os candidatos à conselheiro tutelar. Isto é, tomar esse modelo Nacional na política. Pois há 4 estágios para ser eleito, assim deveria ser para os políticos

    Responda
  18. Marcus Guedes

    O texto fala de você. Não do coletivo. Todo canto é parecido. Tem corrupto. Assassino, idealista. Olhe ISR.

    Responda
  19. Silvana Lucarelli

    Bem lisa essa opinião.

    Responda
  20. Valdo Neto

    A polarização deu força aos votos contra em detrimento dos a favor, isso não seria tão ruim se não tivesse abrido as portas para os oportunistas anti sistema, pois, principalmente neles está o maior perigo.

    Responda
    1. Valdo Neto

      Marco, obrigado pela observação. Mesmo que ainda paire uma certa polêmica sobre o uso do abrido e do aberto como possíveis formas para o particípio passado do verbo abrir, concordo que aberto forma é a correta, adequada.

    2. MARCO ANTONIO POLISELI

      Abrido

  21. Paulo Augusto

    A esquerda luta contra: desigualdade, miséria, fome, homofobia, racismo, desemprego, machismo, violência. A direita luta contra: a esquerda.

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Taí um comentário inocente.

    2. Giovanni Mangraviti

      Mensalão, petrolão, jóias das arábias, genocidio, rachadinha... todos fora das suas consideraçãoes sobre os "votos contra"?. Tem razão o artigo, eleição hoje é do tipo "voto no meu super-canalha, porque é menos canalha que o teu".

  22. Gilberto Rosa

    A vergonhosa propaganda e normalização do fascismo de Bolsonaro pela golpista Folha, seus jagunços e grande mídia, que tenta denegrir toda a política, é a base para o surgimento de Marçal da vida. Enquanto apoiam campos neto e Liras, manipulam notícias para abocanhar juros e privatizações fraudulentas, roubam dinheiro que deveria ir para educação, mantendo parte do povo escravo da falta de conhecimento. Só conhecimento liberta.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Tem razão Antonio, vou buscar evitar.

    2. Antonio Araújo

      Você não deveria usar a palavra "denegrir", Rosa. É feio.

  23. Paulo Augusto

    A escritora da matéria está sem rumo, achando que pessoas votam para odiarem outras.

    Responda
  24. Ricardo Knudsen

    Quando o “problema” era entre a direita e a esquerda (PSDB/PFL vs PT), não havia de fato problema. A extrema direita é o fato novo. O embate é entre autoritários q buscam o poder através do voto para dar um golpe e os q tentam preservar a democracia. O trágico é q o centro e a direita tradicionais logo normalizaram e se aliaram ao bozismo (leia-se Dória, Leite, Zema, Kim etc.) e se tornaram seus reféns (Nunes!). Restou às esquerdas defenderem a democracia.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      R. Knudsen:comentários excelentes .

    2. Ricardo Knudsen

      Havia me esquecido, a colunista normalizadora pioneira da extrema direita. Votou no Bozo em 18! Pensou q uma mudança seria bom (o direitista tradicional Temer estava no poder, e havia candidatos dessa vertente disputando). A colunista queria mudar ainda mais para a direita! Votou num neofascista. Não surpreende q defenda o genocídio promovido por Netanyahu em Gaza. Agora continua com o discurso desonesto de igualar a extrema direita golpista com a esquerda democrática.

  25. José Cardoso

    Pura verdade. Ciro e Tebet há 2 anos, Tabata em São Paulo agora. Falando ao deserto, enquanto os boçais se engalfinham. Os cariocas estão dando um show ao ignorarem o radicalismo.

    Responda
  26. José Antônio

    Contra os 22 partidos que estiveram entre os 367 votos na Câmara e 61 no Senado em dois mil e dezesseis. Abaixo os partidos e políticos camisas amarelas!

    Responda
  27. Jaqueline Mendes de Oliveira

    Há viés de interpretação na análise da colunista ao opinar que Lula foi eleito mais pelo ódio a bolsonaro do que por amor a ele. Lula foi eleito graças ao forte movimento em defesa do estado democrático de direito. Foi eleito por um triz, é fato. No final do segundo turno, além dos eleitores convictos, também um segmento do grupo que odiava o lulopetismo teve a sensatez de votar contra a bizarrice.

    Responda
  28. João Francisco dos Santos

    Bela reflexão! Voto contra.

    Responda
  29. Luiz Gustavo Amorim

    A Becky do celebre Mea-culpa parece não ter entendido até hoje que nivelar a política e os candidatos por baixo foi o que a levou apertar o 1 e depois o 7 e depois fazer a dita cuja expiação. Não precisa fazer de conta que não sabe a diferença entre os candidatos a prefeitura de SP. Vote a favor da democracia e dos que precisam de saúde e educação públicas - as escolhas são óbvias - para não precisar pedir perdão de novo.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Havia me esquecido, a colunista foi uma das q normalizou a extrema direita bozista, q sabia-se há décadas q pretendia dar um golpe e q apoiava princípios abjetos como tortura, misoginia, racismo e homofobia. Mesmo agora, normaliza a extrema direita neofascista chamando-a simplesmente de “direita”, e desonestamente colocando a esquerda democrática no mesmo grau de mediocridade e cannalhice.

  30. Ricardo Botto

    Não nos livramos de Bolsonaro e sua corrida rumo ao abismo. Só conseguimos reduzir um pouco a velocidade. Bolsonaro será substituído por outro ignóbil pior que ele, e assim por diante. Sentiremos saudade dos menos ruins.

    Responda
  31. adenor Dias

    Gostei da matéria. Eu como exemplo, votei no Lula, para ir contra bolsonaro. Nada contra o Lula, mas deveríamos já termos outro líder que pensa e tenta fazer algo para o povão.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Se você acha que Lula não fez/faz algo pelo povão, então desista de votar.....