Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Fabrício Schweitzer

    Erro crasso de digitação, compromete todo o sentido: "segurança" jurídica. Sim, a atuação do Ministro Moraes traz/reforça a segurança jurídica no país. Parabéns, Ministro! Que bom saber que a Folha está ao lado da democracia.

    Responda
  2. ANA ROSARIA BORGES DE FARIA

    As demandas socioeconômicas, culturais e éticas vão se alterando. Se para nós simples mortais as mudanças e alterações jurídicas nos alcaçam. Que estas grandes corporações se adequem, ao invés de por capricho prejudicarem e trazer instabilidade ao mundo. Se o " dono do mundo" não se preocupou com seus parças, eles que resolvam com o ditador pós moderno Elon Musk.

    Responda
  3. Antônio João

    É falsa a interpretação da Folha, elon musk tanto tem controle absoluto das empresas que determinou serviços gratuito de internet a serem prestados pela Starlink, o que demonstra, que muito mais que domínio econômico, ele faz jogo político com as empresas.

    Responda
    1. Alvaro Machado Dias

      Olá Antônio, a "interpretação" não é da Folha, mas dos autores. Musk tem 42% da SpaceX, que é a controladora da Starlink. Esses são os fatos.

  4. CL UDIO CASTELO DOS SANTOS

    Moraes não tem noção do quanto ele vai prejudicar os ribeirinhos, indígenas e povos da floresta que usam a internet da Starlink. Nessas regiões, não há sinal de telefonia celular, orelhão, internet via rádio. O povo vai voltar a se comunicar por rádio VHF e carta. Vcs não amam a Amazônia. Vcs amam suas ideologias.

    Responda
  5. Antônio João

    Quando Moro quebrou as empreiteiras no Brasil, com perda de cerca de um milhão de empregos diretos e indiretos não houve manifestações alegando insegurança jurídica.

    Responda
    1. Samuel Fagundes

      A Folha Pan fazia parte do teatro que a extrema direita orquestrou lá atrás. Totalmente engajada para defesa de seus interesses, e que se dane o Brasil, a democracia, nossa soberania e dignidade

  6. Luis Flavio Mesquita

    Penso de outra forma, cumprir a lei ( STF é quem determina oque é legal, não o articulista) gera sim segurança jurídica, mas o que vale aqui para alguns é a lacração e likes

    Responda
  7. Jorge Rodrigues

    Transferir o problema com o X para a Starlink é coisa de gente extremamente arbitrária, obtusa e sem nenhum conhecimento sobre a importância da Starlink para o Brasil (há inúmeras regiões no país que só têm acesso à internet graças a Starlink). É claro que essa decisão rocambolesca do STF também acarreta em insegurança jurídica e afastamento de investimentos estrangeiros no Brasil.

    Responda
    1. José Bueno

      "Afastamento de investimentos" ?! Conversa fiada, que não cola mais. Não vi, até agora, nenhum dos mais influentes jornais do mundo apoiar Musk, contra o STF. Alguns jornalecos tegionais a serviço do golpismo da extrema direita podem estar tentando desestabilizar nossas instituições.

    2. Andre Moraes

      Só quem burla e acha que está acima das leis é que precisa se preocupar. Fique tranquilo; é o primeiro caso público de desobediência à justiça brasileira e as leis que se tem notícia. Logo ceder, pode dar margem para que outras sigam o mesmo caminho.

    3. Marcelo Silva

      Insegurança total ê deixar a nossa Amazônia nas mãos de um sujeito fascista e sem escrúpulos como Musk!

  8. Paulo Augusto

    Insegurança jurídica seria deixar uma empresa descumprir ordem judicial e ainda por cima ser privilegiada em detrimento de seus concorrentes.

    Responda
  9. celio caus junior

    Insegurança jurídica segundo o articulista: A justiça determinar que se cumpra a Lei.

    Responda
    1. Alvaro Machado Dias

      Não. Insegurança jurídica é o efeito provável sobre outras empresas estrangeiras do bloqueio das contas da Starlink, sendo que o Musk é minoritário nela, e a permanência do risco de bloqueio das VPNs, que não têm absolutamente nada a ver com a história. Como eu acho que é importante que as inovações cheguem aqui, isso me preocupa.

  10. Roger Hoefel

    Santa ignorância do colonizado

    Responda
  11. André Silva de Oliveira

    Pelo Twitter/X, acompanhava duas páginas que traziam informações consistentes sobre a Guerra da Ucrânia. Agora fui privado disso pelo marcarthismo judicial do ministro Moraes. Alguma coisa precisa ser feita, já!

    Responda
    1. Andre Moraes

      Vamos pressionar o Musk para obedecer as leis brasileiras e indicar um representante em solo brasileiro. Se ele não fizer isso é não fizermos nada, o que garante que outras não sigam o mesmo caminho? Saudações.

    2. Paulo Augusto

      E porque você não reclamou quando o bilionário birrento suspendeu o acesso do exército da Ucrânia à internet da Starlink ? E o fez por vontade própria e não por decisão judicial....

    3. alonso barros

      Se acompanhava e se informava somente pelo X define muito bem o seu interesse na informacao . Tá falando sério ? Como se não existisse outros meios de informação mais confiáveis do que o X .

  12. Marcelo Silva

    Mais um embromador na folha de São Paulo, este com um vernizinho científico para tentar enganar os incautos! Vai da mitologia grega direto para o conceito neoliberal de "externalidades" em defesa do musgo fascista e seus negócios! Fala em insegurança jurídica onde, na verdade, há desrespeito às leis e ataque à soberania nacional por parte de um perigosíssimo lider e articulador da extrema direita fascista o qual escrevinhador vem aqui defender na maior cara dura!

    Responda
    1. Marcelo Silva

      "o escrevinhador"

  13. Andre Moraes

    Folha, eu tenho uma empresa. O que você me recomenda em caso de intimação da justiça? Desobedecer? O que acontecerá comigo? E se eu desobedecer e a justiça não fizer nada e isso vir a conhecimento público; será que outras empresas não farão o mesmo, buscando uma isonomia? Aguardo suas respostas. Obrigado.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Se a intimação judicial não seguir o "rito", o prezado fica numa boa segundo a Folha. Não se preocupe, procure um especialista em ritos... no candomblé tem.

  14. clóvis souza

    Acho que isto prejudica muito ...........o Brasil.

    Responda
  15. Eduardo Elói

    Insegurança mesmo é manter um monstrengo desse espalhando mentiras e propagando terror entre a população. Logo logo países significativos pelo mundo afora vão barrar esse cara.

    Responda
  16. Andre Moraes

    A Folha crítica a insegurança jurídica mas não dá uma solução sobre o X ignorar a justiça brasileira não cumprindo mandados judiciais e nem ter representantes no país; cita a míope sugestão de criminalizar postagens ao invés de bloqueios, o que não resolve o problema para contumazes criminosos; valeria também para pornografia, pedofilia, estupradores, terroristas? Pior, não escreve uma única linha sobre a omissão do legislativo em regular o ambiente anárquico e de vadiagem dessas redes.

    Responda
    1. Jorge Watanabe

      Muito mesmo da insegurança vem das casas legislativas omissas e corporativistas.

    2. Andre Moraes

      Folha, não recebo para ser Ombudsman do jornal. Ou o nível dos seus articulistas vem descendo a ladeira ou vocês estão passando dos limites do enviesamento de suas matérias, pois isso vem acontecendo de maneira sistemática; difícil acreditar que seja apenas um erro de editorial que não traz visões mais amplas sobre o problema.

  17. Josefina A Martins

    Insegurança é o fato de um país ficar na dependência de empresários inescrupulosos que sequer demonstram respeito a um governo democraticamente escolhido por sua população, como é o caso de termos uma região tão importante e complexa como o Amazonas dependente da Starlink. Isso sim é insegurança jurídica e risco à nossa democracia arduamente conquistada.

    Responda
  18. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Falácia de que o bloqueio das contas da starlink prejudica a região Amazônica, então deveria ter outra alternativa. Veja o caso da Ucrânia, Musk ameaçou bloquear a starlink aos ucranianos, prejudicando os na guerra contra a Rússia, obviamente foi pressionado pelos EUA. As próprias Forças Armadas estadunidenses está buscando alternativas para não depender do sistema de Musk, devido a insegurança estratégica depender de uma empresa privada com um dono não confiável.

    Responda
    1. Alvaro Machado Dias

      Se você pesquisar, verá que a internet na Amazônia é em grande medida dependente da Starlink.

    2. CL UDIO CASTELO DOS SANTOS

      Eu moro aqui na Amazônia. Moro na zona rural do município de Gurupá - Pará. Aqui não temos sinal de telefonia celular, não temos orelhão, não temos internet via rádio. A gente usava internet vai satélite da Hugsnet com velocidade de 1MB, ainda com franquia. A gente não conseguia enviar áudio pelo WhatsApp. A gente não podia assistir vídeos pelo YouTube. Experimenta usar internet com velocidade de 1MB. A chegada da Starlink mudou tudo. A velocidade é de até 200MB ilimitada.

    3. Eduardo Toledo

      Exatamente o contrário: a Starkink está ajudando os ucranianos contra a Rússia. https://en.m.wikipedia.org/wiki/Starlink_in_the_Russo-Ukrainian_War

  19. jorge bastos

    Musk esta publicando as ordens recebidas para suspensão de perfis, indicando serem consideradas "sigilosas". Pergunto aos defensores da prática, se gostariam de ser vítima de ação como esta? Não se trata de afrontar autoridade e sim de desrespeitar nossas leis, justamente de quem deve defendê-las.

    Responda
  20. ANTONIO COELHO DE OLIVEIRA FILHO

    A lei é para todos

    Responda
  21. isaac Ezagui ezagui

    Uma guerra sem necessidade , briga de egos quem paga é o povo, Supremo fora de órbita e de suas atribuições, façam algo para melhorar o brasil saiam do ringue.

    Responda
    1. alonso barros

      Bolsominion não quer saber de legalidade e soberania . Quer saber só de abaixar a cabeça para o dono do X , fã do seu mito .

    2. Marcelo Silva

      Pelo contrário, é uma briga da maior importância, contra um representante da extrema direita fascista que interfere descaradamente na soberania nacional de vários países! Um sujeito nefasto e sem escrúpulos. Precisa ser combatido fortemente sim senhor!

  22. LORENA PARDELHAS

    Pelo contrário, não há nenhuma insegurança jurídica. A posição do STF fortaleceu a instituição e elevou nossa autoestima como brasileiros.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Você traduziu o que a maioria dos brasileiros de bom senso estão sentindo! Um enorme orgulho de nosso STF, especialmente Alexandre de Moraes, por defenderem nossa soberania frente a um agressor estrangeiro poderoso e arrogante!

    2. isaac Ezagui ezagui

      Vamos ler a constituição….

    3. Sid Santo

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    4. Eloisa Giancoli Tironi

      Exatamente. Não há insegurança jurídica. Existe uma lei, ela foi aplicada. E a lei vale para todos. Isto é segurança jurídica.

  23. Mauricio de Oliveira e Silva

    Claro que se trata de um texto eminentemente neoliberal, dele se extrair a filosofia do livre mercado,que atuando nas suas finalidades precípuo, benefeciaria a sociedade como todo. Todavia, o que Elon Musk coloca em cheque é a soberania do Brasil e contra ela não há defesa legítima, qualquer que seja. Neste sentido, a decisão do STF está correta.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Ora Isaac, quem não está cumprindo a lei é Musk! Deixe de ser tão colonizado e vá tratar deste complexo de vira latas num consultório!

    2. isaac Ezagui ezagui

      Fora da lei ninguém vai a lugar nenhum, nem com boas intenções.

  24. Jose Pessoa da Silva

    La vem a conversa mole da insegurança juridica quem quer investir aqui e respeitar as leis seja bem vindos ..acham que somos um bando de otarios pra acreditar nesse de articulista de carterinha.

    Responda
  25. Celso Pinto

    Insegurança jurídica? Vocês estão de brincadeira. Segue a lei que a segurança jurídica está aí.

    Responda
  26. Marcelo Magalhães

    A tese de que o mercado se sobrepõe ao bem estar do povo e à soberania das nações constituídas é muito precária e não suporta qualquer tentativa de argumentação robusta. Não é porque o sujeito tem um império que presta algum serviço, muito bem remunerado, que ele está autorizado a desafiar o poder judiciário de qualquer país. A perda da autonomia, que é ao final o que está em jogo, fica comprometida, abrindo espaços para todos os abusos por parte dos grandes conglomerados. Não esperava isso.

    Responda
  27. Ricardo Andrade

    Insegurança jurídica é a lei não ser cumprida.

    Responda
  28. Carlos Eduardo Cunha

    Parabéns pelo artigo de muito bom senso apelando para a razão e o sentido de justiça, sem se curvar a arbitrariedade dos que se acham donos do poder nem lá e nem cá.

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Ninguém aqui é dono do poder. Alexandre de Moraes só tem o poder de fazer cumprir a lei, de acordo com uma Constituição democraticamente aprovada. O resto é conversa prá boi dormir.

  29. EVANDRO SADA FARIA

    Os nazistas faziam assim também. A cada ataque da Resistência ou dos Partisans eles fuzilavam 20 cidadãos que não tinham nada a ver com a história.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Só que o fascista agora é Elon Musk e seus seguidores colonizados e baba ovos patéticos aqui do próprio Brasil! Toma vergonha!

    2. Nestor Bercovich

      Menos Evandro, menos! Comparar o palhaço de extrema direita Elon Musk com a resistência ao fascismo é um non sense completo.

  30. Carlos Eduardo Cunha

    Quando se fala de soberania nacional estamos falando de qual facção? Quem está no poder agora ou quem esteve antes, ou quem estará depois? Falamos dos eleitos do Legislativo, do executivo ou os indicados pelo politico de plantão? O que temos de ver é o que é mais justo . Vamos punir uma empresa pelo erro de um acionista de outra? Vamos punir um cidadão por querer ver o que está sendo publicado no exterior numa rede de grande importância? O que é justo e certo? Cabe a reflexão.

    Responda
  31. Pedro Luis S C Rodrigues

    Artigo muito aquém da gravidade da situação; Como pode admitir fazer sentido multar postagens feitas em território nacional? A punição deve ser para a empresa, não para os usuários

    Responda
    1. isaac Ezagui ezagui

      Concordo plenamente o povo paga a fatura

  32. FABIO FIORAVANTI

    Matéria comprada. Folha, tenha um pingo de decência.

    Responda
    1. isaac Ezagui ezagui

      Parabéns filha jornal isento .

  33. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Pode haver problemas, sim, mas o articulista está sendo muito condescendente com o Musk. Quanto à Starlink, o certo é que o Musk manda nela e eu sugeriria aos demais sócios que o pressionem para parar de fazer barbaridades.

    Responda
  34. Helene Medeiros

    Meu obrigado a Alvaro Machado Dias e Luciano Timm pela analise clara da situacäo.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Kkk! Mais uma inocente útil com um enorme complexo de vira latas! Recomendo terapia.

    2. francisco e c viola

      Imagine ! Eles eh que te agradecem.

  35. Rubens Ventura

    Ou defendemos com unhas e dentes a soberania nacional ou estaremos a deriva, não será um bilionário americano que trará a salvação para os Tupiniquins.

    Responda
  36. Tomeh Sapienza

    Talvez seja bom para o debate insistir que a empresa (PJ) é uma ficção jurídica sendo personificada pelas pessoas que a integram. A proteção que se dá à PJ não é para que as pessoas que a personificam se utilizem disso para ficarem impunes. Se um acionista é nocivo, pune-se ele para que a PJ possa atingir seus fins estatutários. A Segurança Jurídica, neste caso, seria garantir a utilização de umas regras para tentar burlar outras?

    Responda
  37. Murilo Belezia

    Naquele agarra-agarra de namoradinhos, tudo o que se publica na Folha, inclusive (e sobretudo) da velha guarda será apenas dentro das linhas da ideologia que deriva de um Ser Supremo, i.é, o banqueiro bilionário e publisher. Nas palavras imorredouras do filósofo Tiririca: -"Quando eu odío, eu odío!" Destroi-se um jornal plural e se instala uma Revista de Variedades em nome da Nova Ordem. Nada mal para um Tarcisão 26. Em vez de jornalismo, fantasias, duplos sentidos, manipulação. E la nave va

    Responda
  38. Helene Medeiros

    Obrigada por essa excelente analise e explanacäo.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Tendi.... kkkkk! Vai resolver este complexo de vira latas que vc ganha mais!

    2. Helene Medeiros

      Meu obrigado foi para Alvaro Machado Dias e Luciano Timm. Parece que meu texto saiu no lugar errado.

  39. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    "Pessoas que investiram a aposentadoria e nada tem com o assunto" diz o agente de banqueiro. Oras investiram sabendo quem era musk e as intensões de suas redes. Muitos que sustentaram o ideal nazista alegaram que nada tinham com as práticas monstruosas. Mas este agente está aí para intermediar os ideais musketianos.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Sim Helene, os fundos de pensão estão nas mãos de santos imaculados, nada de banqueiros! Cada um que acredite no que quiser mas depois não reclame!

    2. francisco e c viola

      Helene no capitalismo liberal , principalmente, o banqueiro tem a ver com tudo. O dinheiro grosso (juntado dos pequenos e médios) eh controlado por banqueiros. E se liberal, o único , exclusivo e fundamental motivo eh lucro , sem nenhum escrúpulos. Estude a crise americana , q depois se espalhou, mas sobre ótica neutra, não leia só autores liberais.

    3. Helene Medeiros

      É normal e comum que fundos de pensäo mundo afora invistam em grandes empresas de tecnologia, entre outros. Tais investmentos näo passam pela mesa de nenhum banqueiro. Os fundos de pensäo, que se alimentam das contribuicoes de empregados e empregadores, funcionam de modo totalmente independente das empresas. E ao final todos esperam contar com o complemento a aposentadoria.

  40. Benedito Claudio Pacifico

    Dura e a lei mas é a lei , não a de se falar em insegurança jurídica diante do cumprimento da lei , Bravo Moraes.

    Responda
    1. isaac Ezagui ezagui

      Vamos ler mais sobre jurisprudência, dentro da lei? fora da constituição?

  41. Luiz Henrique Frosini

    Impressionante como os supostos especialistas que escrevem para a FSP, com raríssimas exceções, estão sempre contra o STF e o atual governo. E ainda tem a coragem de afirmar que faz jornalismo independente. É a FSP a serviço da extrema direita.

    Responda
    1. Luiz Henrique Frosini

      DANNIELLE MIRANDA MACIEL Dannielle Miranda Maciel: a questão não é concordar ou não com o STF. A questão é seguir a legislação. Você leu a íntegra da decisão do Ministro Alexandre de Moraes? Caso não tenha lido, sugiro ler pelo menos o artigo 50 do Código Civil. A decisão está certa e segue a legislação. Simples assim.

    2. Amaury Kuklinski

      Sim. Tem uma coisa que se chama grupo econômico, e que pode ser responsabilizado por dívidas de um de seus integrantes. A idéia é pagar as contas.

    3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      A Danni eh o exemplo acabado da ingenuidade alvo desses que sustentam a ideologia musketiana

    4. Paulo Sales

      Daniela, se você tiver um crédito de ação trabalhista, não vai pensar assim.

    5. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

      Eles não me parecem contra o STF, só disseram que responsabilizar quem não tem a ver não está certo. Starlink é Starlink, X é X, são outros acionistas. Você discorda?

  42. Pedro Tadeu Oliveira da Silva

    Basta recorrer, se estiver errada, a decisão será revista, pelo relator ou pelo colegiado. Polêmica desnecessária.

    Responda
    1. ronaldo santos cardeal

      Recorrer ao próprio STF? Piada né? Só um cego não vê que nesta guerrinha o Tribunal é é sempre será corporativista. Os caras raramente iriam reverter a decisão de um de seus colegas por pura autodefesa. Talvez num futuro quando a poeira baixar eles revejam que muitas decisões tomadas pelo Moraes foram controversas juridicamente falando. Mas hoje só vão ratificar.

    2. isaac Ezagui ezagui

      Pelo judiciário corporativo?

    3. Pedro Tadeu Oliveira da Silva

      Fazer o quê diante de uma decisão judicial? Indique outra solução. Aliás, certamente esse será medida a ser adotada pela Starlink.

    4. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

      Tipo: decisão errada não tem problema, é só recorrer rs

  43. Guilherme Werlich

    Respondi para uns e outros que a questão é sobre responsabilizar outras empresas e não sobre o Musk, mas é muita desinteligência e ideologia nessa seção de comentários, então desisto.

    Responda
    1. Tomeh Sapienza

      Senhor, acho lhe escapou o fato de que desde 6ª feira essa questão do VPN foi resolvida, conforme os noticiários da época. A PJ é uma ficção jurídica sendo personificada pelas pessoas que a integram. A proteção que se dá à PJ não é para que as pessoas que a personificam se utilizem disso para ficarem impunes. Se um acionista é nocivo, pune-se ele para que a PJ possa atingir seus fins estatutários. Segurança é utilizar umas regras para tentar burlar outras?

  44. Luiz Antonio Sypriano

    Esse musk é um sem noção, um aventureiro que acredita que o dinheiro pode comprar tudo e todos. Que fique em com seu covil, longe de nossa pátria.

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Para Guilherme Wehrlich isto não tem nada a ver. Para nós tudo. Estamos sendo protegidos por Alexandre emde Moraes das investidas deste troglodita psicopata.

    2. Guilherme Werlich

      O que isso tem a ver?

  45. Tomeh Sapienza

    Com o devido respeito, a Lei não pode ser utilizada como fundamento para alguém se valer da própria torpeza. Acredito que isso seja um princípio (talvez metanorma) que deve ser considerado para que ninguém se utilize do sistema jurídico de forma a desvirtualizá-lo, como ocorrerá se Musk não pagar (de alguma forma) as multas devidas. Ainda, não foi considerado que a PJ é apenas uma ficção jurídica e há a hipótese em que os acionistas majoritários punam Elon Musk, causador do problema.

    Responda
    1. Tomeh Sapienza

      Sr. Guilherme, acho lhe escapou o fato de que desde 6ª feira essa questão do VPN já foi resolvida, de acordo com os noticiários da época. A PJ é sim uma ficção jurídica Sr., sendo apenas personificada pelas pessoas que a integram. A proteção que se dá à PJ não é para que as pessoas que a personificam se utilizem disso para ficarem impunes. Se um acionista é nocivo, pune-se ele para que a PJ possa atingir seus fins estatutários. Segurança é utilizar umas regras para tentar burlar outras?

    2. Guilherme Werlich

      O texto diz que ele é minoritário na Starlink. Não é ficção jurídica alguma, são empresas separadas pela maioria das ações. E as empresas de VPN? Também são ficções e merecem ser punidas? Fiquei revoltado com isso e vejo que a ideologia não está deixando ninguém entender o óbvio.

  46. Guilherme Werlich

    Excelente artigo. Expôs um ponto que eu já tinha pensado. O que o cara da VPN tem a ver com esses dois que estão brigando? Não pode ser assim.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      A parte do VPN já foi resolvida faz tempo....

  47. Paulo Sales

    Você quer que fiquemos a mercê de um cara que está em franca decadência pessoal, e abra mão da soberania do país? Em que pese questionar algo aqui ou ali na postura de Moraes, leia primeiro a imprensa internacional para entender que o jogo não se resume em rede social ou satélites privados.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Quem passa vergonha aqui é vc Isaaaac! Não percebe?

    2. isaac Ezagui ezagui

      O brasil passa vergonha no meio jurídico internacional

    3. Eloisa Giancoli Tironi

      Sr. Wehrlich, informe-se. A VPN está fora da jogada. Pode se acalmar.

    4. Guilherme Werlich

      Pelo que se lê, os autores são críticos do Elon Musk. O problema é outras empresas e a gente pagar pela briga adolescente dos dois. O que o cara da VPN tem a ver com isso? Parece aqueles desenhos do Tom e do Jerry, em que aquele destrói a casa da sua dona para perseguir o rato.