Luiz Felipe Pondé > Réquiem verde para a democracia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Ih, falar bobagens como Marçal para chamar atenção, tem tempo de validade, não está mais funcionando com Pondé, antes ele conseguia 7 páginas de comentários indignados, agora o pessoal percebeu a jogada e só ignora a mediocridade do Pondé.
Então tá certo, vamos fingir que a crise climática é uma contradição da democracia (que preconiza participação dos cidadãos nas decisões públicas) e não do capitalismo que tem como premissa crescimento econômico infinito e vira e mexe privatiza bens que antes eram públicos. Um cara desse tem uma coluna na Folha, não dá pra entender.
Sabe, eu não votei em muita gente que já se elegeu e respeitei a decisão soberana de seus eleitores. Inclusive, a despeito de divergências ideológicas, já elogiei muita gente eleita sem meu voto e que, num momento decisivo, agiu direito, seguindo os preceitos cientÃficos e respeitando a Constituição. Agora, em nenhum momento da minha vida, achei que viveria o terror disrruptivo do governo Bolsonaro e seus constantes ataques à Democracia. Portanto, discordo da pirueta inicial. Viva a Democracia!
O inteligentinho em seu apartamentinho chique com ar condicionado se lixa para o aquecimento global.
Mais um comentarista de araque sem qualquer compromisso ou comprometimento coa sua pátria. A que ponto chegou um cara ignorar a Constituição Federal e leis acessórias do Brasil para, em suma, agasalhar um bastardo estranho . A FSP deverá repensar acerca dos seus jornalistas que defendem abertamente a soberania nacional. Estou seriamente repensando se vale a pena continuar assinando o jornal, pois não há mÃnima condição de ler uma afronta dessas à soberania nacional!
Acho que você não entendeu o artigo.
Queria saber até quando a FSP vai manter esse inteligentinho falando as mesmas baboseiras....Tenha dó viu, tanta gente boa que foi cortada e esse estrupÃcio continua
Bravo! em sÃntese, "A Corrupção é a Paz do Brasil" e o nosso famoso e ConservadorÃssimo "Arroz com Feijão" deu lugar ao também famoso Sanduba de Mortadela e "Assà la Nave Vá", conforme-se meu querido Filósofo, a Primeira "Turma" se enturmou e aprovou hoje e por unanimidade as Atas das Eleições na Venezuela no nosso STF, penso que perderemos até as Cuecas e o Costa e Silva vai virar fichinha perto dessa nossa Democracia Ditatorial e Corrupta. Vamos todos pra Boituva.
Todo esse bla-bla-bla se resume ao seguinte, se uma maioria decidir "democraticamente" que a posição prática de um estado democrático for de mandar Às favas a ciência, as evidências, a necessidade de agir para evitar a catástrofe, então de que serve uma democracia ? A uma maioria estúpida deve ser permitida ditar um curso de ação ? Uma boa lápide para o planeta seria então, "aqui jaz uma civilização que se extinguiu por voto popular"
Em pleno inverno nessa semana em São Paulo a temperatura vai bater nos 35 graus, isso é estrutural!
Franco Montoro já dizia. Democracia emana do povo. A democracia legÃtima quem tem poder é o povo. Sendo assim democracia só funciona se tiver um povo instruÃdo e pronto para ir as ruas protestar quando os polÃticos não cumprem es regras constitucionais. No Brasil a constituição já esta remendada mais do que macacão de palhaço. O salario mÃnimo valendo 10% do valor legal e os polÃticos aumentam os deles até em 300% e dão R$6,00 reais de aumento no salario mÃnimo e não há Uma revolta popular.
A questão do clima resulta a imposição capitalista de manter elites ricas a qualquer custo, seja os grandes conglomerados agropecuários, seja a grandes indústrias, ambos seguimentos muitas vezes financiados pelo dinheiro público via isenções fiscais e financiamentos do BNDES. Demais, há famÃlias que se portam e prosperam como verdadeiras donatárias de alguns estados federados, onde pais e filhos e outros são polÃticos importantes ou ocupam Cargos relevantes nos Poderes estatais.
Tadinho de Pondé! Ele só quer ser neofascista em paz!
O problema não é a democracia ser de esquerda ou liberal. O problema é matemático. Não há como manter este crescimento consumista, que exige mais gente para consumir, mais gente para produzir. A terra é finita na sua exploração, o homem é finito em todos os sentidos. Com certeza, por mais que queiramos ou não, a natureza irá vencer. Ela e as baratas.
Menor desemprego histórico para julho e a Folha nada? Só Musk e Marçal? Vale conferir no icl notÃcias.
Tem gente que acaba tomando clorofila e vota no Marçal, só acreditam em fake news, ainda mais se for mais uma notÃcia positiva ao governo.
A Sra ja pensou q talvez pra eles seja muito confortável. Ha pouco houve o chamado enem dos concursos. Eles fizeram ?
A FSP deveria fazer uma matéria mapeando onde estão esses empregos. Dados estatÃsticos à s vezes precisam sair do campo virtual parabo mundo real. Continuo com jovens na famÃlia com mais de 10 anos de estudos em busca de oportunidades.
A dificuldade de um governo mundial para o clima é que não há um paÃs que possa servir de exemplo. Até a Noruega já disse que vai continuar extraindo e vendendo petróleo. Eua, China, India, ninguém abre mão de continuar aumentando a produção de energia, o que ainda requer muito combustÃvel fóssil.
Em um cenário global onde o termo democracia é constantemente exaltado por lÃderes polÃticos e cidadãos, é paradoxal perceber como, na prática, essa veneração se revela uma farsa conveniente. A palavra democracia, derivada do grego dmokratÃa, que significa “poder do povo”, tornou-se um escudo retórico usado para legitimar ações e polÃticas que, na realidade, muitas vezes são antitéticas aos seus princÃpios fundamentais. Mas por que essa discrepância entre o discurso e a prática? Hipocrisia.
Sobre a conveniência dos nomes: resta saber por qual razão o colunista insiste - tal como boa parte da mÃdia - insiste em continuar chamando o PT de esquerda. Ou por que associa à direita unicamente aos filhotes da ditadura que tentaram sabotar nossa malfadada democracia. A quem interessa manter esse tipo de polarização no pensamento público?
O Pondé cumprindo a meta de produtividade. Consegue ser genial algumas poucas vezes, mas essa técnica de repetir velhos argumentos com certa provocação funciona apenas em sala de aula onde a audiência muda a cada semestre. Não provoca e não estimula mais.
Bem, primeiro à questão Musk. Como se sabe, inclusive noticiado por esse jornal, Moraes submeteu sua decisão sobre o X ao Plenário do STF. Cai aà por terra a tese do super juiz que tudo pode. Resta saber se o colunista irá aceitar que uma decisão coletiva de um Poder soberano pode ser considerada democrática ou se irá continuar seu choramingo em defesa da democracia. A ver. Sobre a questão climática, trata-se mais uma vez de enxergar a realidade da polÃtica como ela é, e não como desejarÃamos.
Ou a agenda climática se impõe ou sucumbimos como espécie - a terceira via seria encontrar outro planeta para onde ir ou desenvolver tecnologias que nos permitissem conviver com as novas condições climáticas. A julgar por nossa História, não seria de espantar se tomássemos esse último caminho, a despeito de todas as consequências.
Além do clima, redes sociais deve ser comentadas por especialistas. Não vejo como sensura, e sim da defesa de direitos. Provavelmente o Pondé nunca tentou reclamar ou ser atendido pelas redes, e foi deixado no vacuo como eu fui. Eles só querem faturar e fazer marketing sem nenhuma responsabilidade.
Febeapá 3- Mais uma frase digna do Festival de Besteiras que assola o paÃs. --"O problema é que os defensores da agenda do clima não podem se deixar confundir com golpistas, e, portanto, são obrigados a mentir sobre o que pensam: a democracia liberal nacional deve ceder sua soberania a alguma forma de governo global de tecnocratas do clima. E daà tocam, em segredo, seu réquiem para democracia. Você consegue ouvir a música? Não?"
Febeapa 2:Mais frases de Pondé dignas do Febeapá: -"É fácil se perceber o conflito entre o investimento polÃtico e de carreira na questão do clima, e no seu aparato institucional multilateral internacional de soberania incerta, e o confesso amor à democracia liberal limitada à soberania nacional. E o conflito é estrutural."
A posição do autor sobre as questões climáticas é fica escamoteada por um texto sofrÃvel. Aà vemos ele torcer a coisa só porque essa questão é envolta de muitos coloridos polÃticos, como se a ciência fosse traÃda pela polÃtica. O fato é que essa questão, goste-se ou não, seja democrático ou não, de esquerda ou direita, há de se impor. Ano após ano, secas, ondas de calor, queimadas, falta de água. A questão há de se impor.
O algoritmo da folha se superou e mandou para a moderação um comentário que é praticamente uma citação das palavras do proprio colunista Pondé.
Mauricio eu não havia pensado por este lado, mas acho que você tem razão.
Neste caso, a moderação faz sentido. O texto do Pondé é mesmo digno de moderação. Idealmente, não deveria nem ser publicado.
Quando penso que Pondé ele se supera é dá mais uma contribuição que nem o finado Estanislaw Ponte Preta tem em sua obra: "FEBEAPA, o festival de besteira que assola o paÃs. FEBEAPA !: Mas, se faz necessário trazer à luz, também, as insatisfações da esquerda com relação à democracia liberal. Vale a pena lembrar que, já desde o século 19, figuras como Marx, e mesmo Lênin, já no século 20, consideravam a democracia um regime a serviço dos interesses da burguesia: o Estado liberal democrático
Mais uma coluna medÃocre que nem vale comentar. Pondé e Lygia representam muito bem a decadência em credibilidade da Folha, demonstrada pela Fundamento análise, bem abaixo da Globo e 3 vezes menos confiável que o icl notÃcias, o mais bem posicionado.
Não adiantou, rebuscou no bla, bla, bla ... Mas para quem é usa o titulo de doutor, está muito atrasado nas leituras contemporâneas. E se não é a politica a nos salvar, é o que, meu caro? A visão de uma democracia israelense? Norte-americana? A democracia é relativa, sim...
Confesso que li meio apressado e com pouca atenção, mas o fato é que não entendi nada. E não estou disposto a ler de novo e perder mais tempo além do que já perdi. Desculpe-me, Pondé.
Tbm me esforcei e achei bem ruim. Nem muito pela ideia, e sim pela fluência mesmo. Não precisamos dominar a Gramática, mas é certo que vÃrgulas, pontos e acentos corretos ajudam muito na compreensão de qualquer texto.
Ponde preciso e certeiro, revoltando com sua liberdade os escravos da ideologia
Defendo a teoria de que Pondé precisa entregar seu artigo (?) no domingo à noite e fica p da vida porque não consegue ver os gols do Fantástico, e ai escreve a primeira coisa que lhe vem à cabeça - o que é sempre de uma platitude que dá pena. Está envelhecendo muito mal. Pena.
Ponde não usa "criatividade " para prender ninguém. É nÃtida a percepção que na falsa ideia da defesa da democracia, com pitadas de paranoia, estão levando valores como a liberdade. Algumas centenas de vândalos sem um canivete no bolso representaram perigo a eles próprios, vidraças, e estátuas manchadas com batom. Sem a confiança em um judiciário isento e sem lados só aumenta essa polarização e radicalização em que vivemos.
Réquiem também toca para a sua credibilidade, Pondé. Um ponto de partida relevante - como dar conta das questões do clima quando o tempo da polÃtica é muito mais curto - se perde falando mal da esquerda. Você já virou folclore, meu caro.
Prezado Mestre, a postura de Musk ao se recusar a cumprir ordens judiciais de um paÃs onde sua empresa atua, adotando postura desafiadora e mesmo arrogante contra um membro do Poder Judiciario está correta ? Se o fizesse contra um membro da Suprema Corte americana as consequencias seriam mais "democraticas" ?
PS: Ótimo texto e, para variar, temos calos inchados para todo lado.
DEMOCRACIA É ISSO, O SENHOR ESCREVE ESSAS BABOSEIRAS E NÓIS LÊ, MESMO NÃO GOSTANDO E VENDO QUEM O SR. TEM AMADO E EXALTADO ULTIMANTE, OU FOI SEMPRE?
Tudo depende do arrego. Pagando bem, anda rápido.
O Pondé pode até esquecer o Lula, mas nunca esquece à esquerda. Esquerda ou direita, não quer dizer nada em relação a sociedade, isso é apenas uma desculpa para engabelar o povo. Para quem nasceu fo-di-do como eu, não há sistema polÃtico que me dê bem-estar. Todos querem a minha pele para fazer tamborim...
Pondé sempre escreve mal, e desta vez está pior. Mas o que consegue dizer é relevante e verdadeiro, as contradições e mentiras apontadas por ele estão aÃ, costumam ser escamoteadas, e envergonhadamente varridas para debaixo dos tapetes.
A polÃtica, seja de qual vertente for, utiliza, desde muito antes de Maquiavel, elementos racionais e metafÃsicos externos para justificar seus desÃgnios mais sór didos. Isso ocorreu com a escravidão e com o cristianismo, usados pela Inglaterra e por Roma como agentes de mudança para uma nova era (que os favorecessem). O clima e a ecologia são as novas escalas métricas da sustentabilidade, até que uma revolução técnica demonstre o contrário. Tal como a explosão populacional e Revolução Verde.
Ponde isso é filosofia para você, a lei só serve para os pobres, você acha que eu esqueci seus chiliques no jornal das 22 hs da Cultura que tinha nas discussões pessoas de pensamentos diferentes, que tinha que ter intervenção do moderador
A internacional comunista não conseguiu suplantar os nacionalismos. Não consigo vislumbrar no horizonte próximo a cadeia causal necessária para um governo global, até mesmo porque essa não é a única resposta para catástrofes ambientais cada vez mais frequentes e deletérias.
A Léi é para todos
Acabei de gastar tudo que tinha na Lygia Zambelli Maria, vou ficar devendo Pondévo de Carvalho. Te xingo semana que vem, isso se você não for preso na Festa da Selma 2 no próximo 7 de Set.
Realmente aguentar Pondé é dose. Só esse folhetim dá espaço a ele. Antes de opinar sobre o que não sabe, procure conhecer as leis aplicavéis. O Brasil deixou de ser capacho dos EUA. Hoje o presidente não bate continência para a bandeira americana. Não se pode operar no Brasil sem representante legal.
"O companheiro está equivocado...". Primeiro - boa parte da esquerda contemporânea segue a linha da 2a. Internacional, e daà o respeito pela Democracia na forma de Social-Democracias, muito exitosas e exemplares na Europa. Segundo - o mercado está mudando, rapidamente. A questão ambiental está muito presente na cabeça de , pelo menos , duas gerações.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Réquiem verde para a democracia Voltar
Comente este texto