Mundo > De analgésico a alimentos básicos, cubanos vivem escassez generalizada Voltar
Comente este texto
Leia Mais
pobre cuba, tão perto dos estados unidos e tão perto da famÃlia castro. viveu uma mentira e continuam vivendo o futuro de uma ilusão socialista.
Eu vi lá o que não queria ver: mendicância e prostituição.
O império está conseguindo sufocar o rebelde no seu quintal. Claro que a reportagem não abordaria esse ângulo da questão. O bloqueio econômico a Cuba é o castigo imposto como exemplar aos demais paÃses latinos , para que não ousem desafiar tio Sam. A falsa grande democracia é sustentada numa montanha de desgraças impostas a outros povos, haja vista Gaza, atualmente demolida sob a supervisão do império.
Como assim??? O comunismo depende da riqueza gerada pelo capitalismo para sobreviver? Isso chega a ser uma piada intelectual. E bem conveniente do ponto de vista polÃtico, pois cria uma desculpa pro próprio fracasso, ao mesmo tempo q inventa um inimigo imaginário a ser combatido
Cuba pode negociar com dezenas de outros paÃses, não é miserável por conta do embargo, mas porque quase nada produz.
Fidel Castro foi herói da minha juventude. Fui lá e voltei triste com a miséria material e intelectual. Não foi isso que a revolução prometeu.
Problema de resolução simples. a renúncia do governo atual e a convocação de eleições livres e multipartidárias; a libertação de presos polÃticos e a garantia de liberdade de imprensa; a implementação de reformas económicas que permitam a propriedade privada e o investimento estrangeiro; a abertura do paÃs a organismos internacionais de monitorização de direitos humanos. E já está!
Ou seja, basta adotar a democracia liberal e a economia de mercado, o contrário do que foi feito pela revolução. Assino embaixo da sugestão.
Estive em Cuba em 2022 e lá as pessoas falavam que o embargo dos EUA ao paÃs os punia duas vezes: uma por priva-los do básico e outra por dar uma desculpa eterna para seus governantes disfarçar sua falta d competencia
Quero conhecer um favelado brasileiro q queira mudar pra Cuba.
Sem vender pro capitalismo, o socialismo afunda. kkkkk.
É bom mandar a esquerda caviar para lá.
Pra lá não se manda nem o pior inimigo.
O excesso de estatismo levou ao colapso do paÃs, só não veem os fanáticos, os filhos tardios da Guerra Fria. Os apagões remetem ao final do livro A Revolta de Atlas de Ayn Rand. Dito de outro modo, só o liberalismo salva.
E o beto, qual a opiniao dele?e do boules, e do amorim? Socialismo funciona?
Ao bloqueio dos EUA o que há de funcionar? Não estou aqui defendendo nenhuma ditadura, q é o q existe em Cuba. Mas também não posso deixar de protestar contra um bloqueio desumano. E ele só continua pq Cuba não tem nada para "dar" à maior democracia do mundo.
Corroborando o comentario do marcelo, severo , seu comentario devia ser aplaudido com os quatro pés
Miserável Cuba , mas o egoÃsmo do regime não dá o braço a torcer. Tornou-se apenas mais um paÃs subdesenvolvido.
Hoje Cuba se nivela às nações menos desenvolvidas do mundo.Mas o regime se perpétua para uma vida modesta a poucos , 99% vivem na miséria.
Deve ser tudo culpa do embargo dos EUA à ilha. Os 65 anos de socialismo não tem nada a ver com a miséria do povo, com a fome e com a falta de energia.
Lamentável. É um barbudo aqui no Brasil defende de unhas e dentes o socialismo. Mas nunca vi nenhum petista se mudar para Cuba. Aliás Maduro também quer cerca de mil sem-terra para produzir naquele PaÃs, será que algum “ trabalhador “ sem terra quer se inscrever?
Cuba precisa entrar urgentemente no b r i cs. o Brasil verg0nhosamente não ajuda Cuba com aliment0s. a questão do embarg0 não deveria ser respeitada por nenhum paÃs sério
Co.pletamente sem noção, eles queriam pagar a dÃvida conosco em charutos .É melhor transforma-los em supositórios e introduzir no regime.
Foi a opção dos Castros. O Brasil já deu um porto de presente à Cuba com nossos impostos. Acordes!
Precisa é pagar 1 bilhão de dólares que deve para o Brasil cara pálida
O ditador e seu grupo, para se manterem no poder, tem que destruir a esperança e a vontade de um povo. Destroem, portanto, a vontade de agir, de empreender, de trabalhar. O resultado é a miséria e a desolação. Exemplos: Rússia, China, Coréia do Norte, Venezuela, Nicarágua e Cuba. Rússia e China voltaram ao seu status de ditadura recentemente portanto o efeito só será perceptÃvel mais à frente.
A queda na produção de açúcar mostra a incomPTência do regime cubano. E não se deve ao bloqueio americano. O Brasil, hoje maior produtor mundial, exporta muito para a China, quase nada para os EUA.
A reportagem da mÃdia é sempre condenando Cuba e apoiando EUA. Esqueceram que o embargo imposto pelas Forças Armadas estado unidenses, impedem todo e qualquer paÃs de ajudar cuba de forma efetiva economicamente. Cuba foi quintal de prostituição dos EUA e após a revolução, gringos foram postos prá fora e isso enfureceu EUA, que auto denominam senhor Deus do planeta Terra. Mas, viva o capitalismo, viva o egoÃsmo, viva acumulação. Bora acelerar a destruição da Terra.
Severo seu comentário precisa ser aplaudido de pé....
Foi a opção dos Castros na Guerra Fria. Estudar História faz bem ao intelecto.
Eu acho que, por coerência, você deveria deixar de usar seu telefone celular, seu computador com Windows, WhatsApp, Instagram, Facebook, seu e-mail e a Internet. São todas tecnologias inventadas e em permanente aprimoração nos EUA. Seja coerente e firme: volte para o papel, o lápis, a carta e o correio para enviar suas crÃticas à FSP.
Procurem no Youtube Boulos em Cuba, para melhor entender a visão do atual candidato
depois que a Rússia abandonou a ilha, a situação ficou complicada .
Vale a máxima: "O socialismo só dura até acabar o dinheiro dos outros".
As maravilhas do socialismo... pena que não moram lá, e quando vão é só para passar férias nos hotéis caros para turistas e desfilar como membros da realeza no meio dos miseráveis que salvaram
Cadê os defensores do regime? Vão dizer que é culpa de todo mundo.
O grande capital, liderado pelo EUA, sempre agiu assim. Quem recusa ser seu serviçal, leva pancada. Nunca mudou. Hoje e sempre fomentaram guerras e conflitos para promover vendas de armas e surrupiar riquezas. Nada mudou.
Qual foi o crime de Cuba? Qual paÃs e terras Cuba invadiu para sofrer tantos bloqueios econômicos? lsreI é um estado so cio pata que invade terras, pratica ge no cÃdio, assas sina pessoas em outros paÃses, e é incentivado, munic iado e apoiado pelo império da in jus tiça, os EUA. Que que Cuba fez?
O crime de Cuba foi permitir a instalação de mÃsseis nucleares a poucas milhas dos EUA, crise solucionada no distante ano de 1962. Aliás, Fidel Castro nunca perdoou Nikita Krushev por ignorá-lo nas conversações EUA-URSS. Desde então, os EUA aplicam sanções que só martirizam o povo cubano pois sua elite nem sabe o que é carestia. Todavia, são um ótimo pretexto para a manutenção da ditadura e a negação dos direitos humanos mais básicos à população. Mas deixe estar: não há mal que sempre dure...
Por que Russia e China não ajudam sua parceira ideológica?
Cuba é uma distopia em que falta absolutamente tudo: comida, habitação decente, medicamentos, produtos básicos de higiene, direito de ir e vir, liberdade de expressão e a possibilidade de eleger livremente os governantes. Mesmo com tudo isso há exóticos brasileiros que apoiam a cruel ditadura cubana. Entre essas muitas pessoas estão o Lula e Chico Buarque.
E estranho que um cubano mais simples leu mais livros que você. Conhece mais do Brasil do que a grande massa de brasileiros. Não fica repetindo fakes, reproduzindo mentiras.
Pede ajuda pra Máfia do Dendê e pro Buarque em Paris .
Conheci Cuba! Ali deixei de simpatizar com o socialismo e descobri: ditaduras? Todas Iguais! Militar, civil, esquerda, direita, ateia , religiosa. O Fidel falava o dia todo na televisão e na estatal, quando não falava ao vivo. Lado bom do Fidel: tinha o tom de voz igual ao Jô Soares. Os dirigentes do Partido viviam num bairro tipo Jardins em São Paulo. A Praia Varadero era proibida para cubanos a não ser quem estivesse trabalhando.
Visitei uma fábrica de charuto e , me senti muito mal vendo as condições dos trabalhadores. Ambiente era abafado.
Concordo. Obrigado por falar a verdade.
A elite cubana compara-se à nobreza das antigas monarquias absolutistas: a eles tudo é permitido e o povo não passa de um bando de serviçais à sua disposição. Há um vÃdeo no YT em que uma brasileira (esquerdista, é bom esclarecer) conta que estava com amigos em um bar em Havana quando o dono veio pedir-lhes para se retirarem. O motivo é que um dos herdeiros da famÃlia Castro queria confraternizar com amigos e requisitou o bar. Os fregueses que saÃssem, ora, como a plebe ousa se misturar à elite?
Lado bom: troquei uma Camisa do Santos por charutos, e os dei a um cubano que acendeu o meu. Outro lado bom: filas nos pontos de ônibus. Não existiam. Quem chegava gritava: o último, alguém levantava a mão. Na hora que o ônibus chegava, faziam a fila. Pagava para ir ao Cemitério: fui até o túmulo da Milagrosa.Entrei sem pagar, porque pareço com cubana, mas, ao perguntar onde ficava o túmulo, o sotaque espanhol paulistano... Em suma, povo simpático, mas, não volto.
Estive em Cuba após o perÃodo da divisão da URSS. Todos são pobres exceção a elite. Vivem como ratos presos na ilha, privados de passaporte para que não fujam e sem acesso a informação. Duas ou três estações TV estatais o dia todo com narrativas falsas. Desconfiam que estão sendo enganados mas desconhecem a real dimensão. Já não são usados como showroom de um comunismo falido, caiu o muro, todos correram. Aqui não avisaram o foro de SP...
Conheci um cubano em missão cientÃfica. Precisava voltar para aquele inferno. Só dão permissão para sair para os que tem famÃlia com filhos e não os levam junto.
A reportagem da mÃdia é sempre condenando Cuba e apoiando EUA. Esqueceram que o embargo imposto pelas Forças Armadas estado unidenses, impedem todo e qualquer paÃs de ajudar cuba de forma efetiva economicamente. Cuba foi quintal de prostituição dos EUA e após a revolução, gringos foram postos prá fora e isso enfureceu EUA, que auto denominam senhor Deus do planeta Terra.
“A esquerda sempre lutou contra a exploração dos pobres” leu isso aonde? Se esqueceu da URSS, de Mao Tse Tung e de todas as ditaduras de esquerda que exploraram e continuam explorando os mais pobres? Essa fala é patética e só mostra o seu negacionismo, tão alienado quanto quem nega a vacina.
E a direita desmatando tudo, acumulando riquezas e esquecendo que tudo é finito, até essa loucura de manter um modelo econômico que tudo destrói. Ainda bem que o planeta chegou a ponto máximo e avisou que agora é só ladeira abaixo. Um viva a crise irreversÃvel climática. Gaia expulsará o homem do seu espaço, pena que não há um meio de separar joio do trigo, tudo irá enxurrada ou queimada abaixo. Viva o capitalismo, viva a acumulação, viva o egoÃsmo.
A esquerda sempre lutou contra a exploração e colonização dos mais pobres. Infelizmente tem vencido no mundo a cultura das guerras, do egoÃsmo, da acumulação. Até pobres endeusam ferrari, porsche, esquecendo que nunca terão acesso a isso. Para que uma população mÃnima tenha tudo em abundância, a população máxima tem que viver no aperto ou na miséria. O capitalismo é isso. E tem até economistas defendendo essa tese antiga de crescimento do bolo para depois distribuir.
Cuba mantém plenas relações diplomáticas e comerciais com quase o mundo todo; paÃses como México e Espanha nunca romperam com Cuba e o Brasil reatou-as no desgoverno Figueiredo. A construção do porto de Mariel é exemplo de que Cuba pode efetuar negócios com outros paÃses. Cuba é miserável porque seu modelo econômico é um fracasso: mais de 60 anos de ditadura e ainda continua dependendo da exportação de charutos e turismo, sexual inclusive. Nada justifica submeter um povo a décadas de ditadura!
A esquerda sempre culpa outros pela sua própria incompetência.
As sanções são inócuas, penalizam o povo mas dão uma ótima desculpa aos déspotas cubanos para a manutenção da ditadura. A Costa Rica, bem ao lado, preferiu outro caminho: não está "lutando contra o imperialismo" e outras balelas para subjugar o povo e investe fortemente na educação e conservação ambiental. Aboliu suas Forças Armadas e é uma das poucas democracias estáveis na América Central e Caribe. Cuba, após mais de 60 anos de ditadura, vive da exportação de charutos e turismo (sexual, até).
"Por ser o povo que mais e lê e estuda no planeta"!!! É fácil fazerr afirmativas sem fundamento. ManiqueÃsmo primário. Yaly tem razão, o verdadeiro exemplo é a Costa Rica, democrática e pacÃfica, não a Cuba pseudorevolucionária.
Pacelli: durante décadas, o regime cubano foi um capacho da ex-URSS, vide a crise dos mÃsseis de 1962. Você sugere que Rússia e China, duas ditaduras inÃquas, instalem uma base em Cuba? A Rússia não dá conta sequer de uma guerra com a Ucrânia e a China tem forte dependência do comércio com os EUA. A única saÃda para Cuba chama-se democracia, um conceito que causa urticária em boa parte da esquerda. Costa Rica e Portugal são paÃses pequenos que abraçaram a democracia e vão muito bem, obrigado.
Quem não se submete aos EUA pagam um preço alto. Por ser um povo que mais lê e estuda no planeta, o embargo continua. A Rússia e China poderiam ter apoiado abertamente a economia cubana e assim montar no local uma base área compartilhada. Feito isso, o embargo do senhor deus Tio Sam, seria minado.
Fazer uma reportagem sobre a escassez e não discutir o bloqueio econômico é desonestidade intelectual da Folha. Prefere apenas repetir o mantra "paÃses promotores de terrorismo". Pelo critério aplicado a Cuba, qualquer paÃs do mundo, inclusive EUA, estaria na lista.
Cuba está destruÃda porque é uma ditadura. A desonestidade intelectual é sua ao não citar que recentemente o povo cubano se revoltou contra isto, foi duramente reprimido com alguns mortos e uma grande quantidade colocada em presÃdios. A desgraça de Cuba não é o bloqueio econômico, não é os EUA, é a ditadura, é a opressão.
Faz negócio com a China.
Este era o regime que Dilma, Zé Dirceu, Frei Beto e Cia queriam implantar no Brasil.
Secretamente continuam querendo mas sabem que não há a mÃnima chance de conseguirem...
Os regimes de esquerda viraram monarquias, com Reis gordos e suditos famélicos .
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mundo > De analgésico a alimentos básicos, cubanos vivem escassez generalizada Voltar
Comente este texto