Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Denis Guedes

    Caro jornalista você acha mesmo que um país onde não se cumpram decisões judiciais é melhor?

    Responda
  2. Ronaldo Gjuilherme Benvenga

    O jornalista está completamente equivocado. O Ministro Alexandre de Moares está apenas cumprindo a lei. O ricaço Musk pensa, que aqui é a casa da mãe Joana. Estamos em uma democracia e a lei deve sempre ser cumprida.

    Responda
  3. José Bernardo

    Sugiro ao autor que desça do olimpo da indulgência intelectual que resume tudo a uma disputa de egos e considere as "minudências" da questão: uma empresa privada decide que não vai mais se submeter às leis de um país soberano no qual atua: como espera que reaja a corte responsável pela preservação das leis deste país?

    Responda
  4. Marcos Benassi

    Arrã, tá. Volte a apreciar essa questão depois de passar quatro anos com um governo descabeçado, eixscroto, autoritário e criminoso. Outra coisa, prezado Coutinho: o musk não existe fora de um contexto, ele não chegou de Marte. Tem uma agenda política e planos de poder que não se podem desconsiderar. Se, olhando de Lisboa, você acha que tá tudo bom, então tá. O mundo não é o Algarve.

    Responda
  5. Alexandre Oliveira

    Textinho enviesado se achando o máximo. Isso sim é engraçado.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Né não?

  6. André Souto Maior Mussalem

    Imaginemos que uma rede social, lucrativa para seus usuários, resolva encerrar suas operações por questões financeiras. Muita gente sairia perdendo, mas parece que essa justificativa capital é bem melhor aceita que a suspensão da rede por violação das leis brasileiras. De repente Estado Democrático de Direito parece querer dizer, liberdade absoluta de fazer qualquer coisa e não submissão da população e da política às leis de um país.

    Responda
  7. Adriana Lichtenfels Riccio

    Autoritário por autoritário, prefiro o juiz brasileiro, que preza por nossas leis e as faz cumprir, bem melhor e ao contrário do bilionário mimado chantagista, que se vale de seu poderio econômico para impor suas vontades politicas e interesses econômicos ao país. Musk não está com nada!

    Responda
  8. bagdassar minassian

    .... pelo sim ou pelo não estou com o Xandão. Por que contestar as normas estabelecidas às empresas no Brasil , como em todos os países? Por que em uns sim e em outros não? As demais bigtech respeitam ou acatam as normas e, por que ele, Musk, não? Se é competição como ‘jogo de forças’ entre dois egos inflados concordo com aquele que opta pelo ordenamento jurídico do país.

    Responda
  9. Leonardo Pereira

    Parabens ao Coutinho, um conservador com C maiúsculo, sempre com textos preciosos.

    Responda
  10. Heloísa Matos Lins

    Falsas simetrias que ajudam a estrangular as democracias! Como pode uma coluna dessas?

    Responda
  11. Ivo Ferreira

    Excelente comentário. Para os patriotas que defendem o Moraes, recomendo leitura de artigo sobre a venda de sentenças por membros do judiciário. Também recomendo a leitura do artigo sobre o descumprimento de ordens judiciais pelo INSS. Esse orgulho nacional. Também podem ler a fala do Maduro, poderia ser o Moraes, dizendo que ninguém está acima da lei. Grande democrata, o Maduro. Poderia ser o Moraes.

    Responda
  12. Antonio Catigero Oliveira

    Essa tentativa de confundir o leitor entre o autoritarismo do Musk e a autoridade do ministro Moraes, não pega bem a um colunista tão refinado em suas reflexões...

    Responda
  13. roberto silva

    A diferença é que 1 é empresário, quem não quiser consumir seus produtos pode optar, o outro assumiu papel de procurar geral da República, delegado da federal e julga no final, nesse caso não há opção contra esse autoritarismo. E olhe que acho que sua atuação foi importante na eleição de 22, mas como dizem o poder corrompe e o poder absoluto corrompe absolutamente.

    Responda
  14. Berenice Gaspar de Gouveia

    Primeiro, os ministros do STF representam um PODER DA REPÚBLICA - o judiciário. O indigitado bilionário representa... Ele mesmo. Aqui na Folha, apenas os assinantes podem comentar, um assinante tem identidade conhecida, paga pelo serviço e, ainda assim, seus comentários são moderados. Por que uma rede deve ter liberdade absoluta para publicar o que quiser??

    Responda
  15. Paulo Afonso Bisol

    Báh, tem cada comentarista que, vou te contar. Um defende a lei, e o outro afronta a lei. Silples assim. Mas dizer isso exige uma certa cognição...

    Responda
  16. ANTONIO ROGERIO DA SILVA JULIAO

    Trata-se de cumprir o nosso regramento legal e o nosso judiciário não é só Moraes. “Fallacy of composition”.

    Responda
  17. Max Morel

    Excelente artigo. Não tenho nem nunca tive o acesso ao antigo tweeter, atual X, mas imagino o prejuízo causado aos muitos milhões de brasileiros pela pendenga causada entre os dois Moraes e Musk. Realmente, faltou o limite de proporcionalidade na decisão do ministro do STF , que também abusa do direito e da constituição ao tocar o infindável processo ilegal onde funciona como investigador, acusador, vítima, e juiz.

    Responda
  18. GUSTAVO MANZOTTI SIMOES

    com a ligeira diferença que um está a desobedecer e desafiar abertamente a lei de um país e o outro está tomando a unica atitude legal possível pra que a soberania o país não seja desmoralizada, sim, os dois são exatamente a mesma pessoa

    Responda
  19. Antonio Catigero Oliveira

    É Musk contra o Estado Brasileiro. A diferença entre Musk e Moraes é que o primeiro defende o Fascismo e os interesse$ financeiros dele e só dele, ou seja: a vaidade, o autoritarismo e o egocentrismo estão aí. O Ministro Alexandre de Moraes defende a Democracia e o Estado Brasileiro. Se milhares de brasileiros estão incomodados sem o X, é só procurar outro meios de comunicação que cumpram com a Constituição e as Leis de nosso País. Não é muito difícil entender isso sem estar mal intencionado...

    Responda
  20. Luiz Fernando Guedes Gallego Soares

    Que falácia essa posição "sobre posts "golpistas" no X: deixa estar se não existe um perigo imediato, tangível, urgente para a paz civil, do gênero - vamos tocar fogo no Congresso na próxima sexta-feira". Ora, a "festa de Selma" do 08 de Janeiro não surgiude um dia para o outro: fake news e proselitismo antidemocrático foram instigando pessoas com pequena percepção de uma complexidade mínima para temas importantes e deu no que deu, um perigo tangível e urgente tocando fogo em tudo!

    Responda
  21. José Cardoso

    A equivalência me parece forçada. O Musk aceita as condições do Erdogan, Xi ou Modi porque sabe que nessas "monarquias" vale a lei de Pazuello: um manda e o outro obedece. Como no inferno de Dante, quem entra lá abandona toda a esperança. Já aqui há um jogo político, e o resultado não depende de uma só pessoa, nem mesmo do Alexandre de Moraes. E a esperança dança na corda bamba de sombrinha, como disse o Aldir Blanc.

    Responda
  22. Raymundo de Lima Lima

    Exemplo didático de artigo falacioso, próprio de filosofos sofistas e cínicos.

    Responda
  23. Marco A Moreira

    Excelente artigo. Ambos se equivalem: são ditadores envoltos nas ações do ego , acreditando serem superiores. Na verdade revelam a própria mediocridade nas ações e nos meios que usam nesta guerra sem heróis. Musk não tenha nada a perder enquanto nós perdemos a liberdade!

    Responda
    1. Max Morel

      Bem colocado, Marco.

  24. Vitor Gomes de Almeida

    Moraes com esse autoritarismo está fortalecendo ainda mais a extrema direita .

    Responda
  25. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "Esse é o motivo principal por que o Vale do Silício, ou uma parte significativa dele, prefere Donald Trump a Kamala Harris. Não, não são apenas as vantagens econômicas prometidas (nem tudo é economia nessa vida, ó marxistas!)." Desafio: tire o poder econômico do Vale do Silício e veja se só o ego explica o comportamento da Bay Area.

    Responda
  26. MARCIO OLIVEIRA

    Não há soberania e nem utopia, apenas estupidez, como sempre.

    Responda
  27. Anete Araujo Guedes

    De um lado está o poder da grana, dos milhões, do outro da justiça, da soberania do país. Moraes não age sozinho, tem apoio de seus pares. Musk recebe apoio da extrema direita neofascista. Liberdade de expressão para propagar ódio, mentiras, distorções dos fatos, calúnias, difamações, ataques às instituições e clamores pelo retorno da ditadura.

    Responda
  28. adenor Dias

    O problema Freu---de português: é que não temos um Erdogan no Brasil, sobrou para o Alexandre de Marais! A mer---- os milhares de brasileiros que ficará sem o "X", eu mesmo sou um dos que assinou, e nem usou. O Muske também parece que não se importa com os milhares de usuários, pois se importasse, era só aceitar as regras de transparência! Se a decisão fosse do nosso Lulinha, a esta altura já estaríamos presenciando seu impeachment!

    Responda
  29. Peter Janos Wechsler

    Melhor articulista da Folha

    Responda
  30. LUIZ GUILHERME DE OLIVEIRA

    Prejuízo por que? Por não ter acesso ao aplicativo? Faça me o favor, o Twitter não é sinônimo de democracia ou de qualidade de vida ou qualquer outra coisa mais interessante. Tá na hora da mídia buscar outro assunto. Catástrofe é o que não falta. Muda a pauta

    Responda
    1. Leonardo Pereira

      Twitter é uma arena de negócios e movimenta bilhões. Há contratos lá que estão rompidos , gerando insegurança juridica.

  31. Lis P Junqueira Safra

    Lembrando só para não dar palco nem pra lá nem pra cá. Lembrando que nossa dívida externa é bilionária e não é o governo que empresta o dinheiro se der 24 h pronto.

    Responda
  32. Lis P Junqueira Safra

    Para com isso tá ficando chacota. Quer brigar procure outro palco. O cara lá tem palco. Manda na Interpol no FBI e no congresso. Ele não tá nem aí. E vocês falando para o BRASIL passar vergonha. Chega muda de assunto não tá longe dele postar que dá 24 h para o BRASIL pagar a dívida externa.

    Responda
  33. Wil Leon

    Não sei de Freud, mas a gravações mostram um Careca autoritário, sanguineo, pessoal e persecutório. Nada de Lei ou ataque à Democracia. Um inquerito que se arrasta por anos, duvidoso na sua origem e determinação do encarregado, sem pé nem cabeça, literalmente.

    Responda
  34. Paulo César de Oliveira

    Não é Freud quem explica e sim a biologia. Machos alfa em conflito.

    Responda
  35. Rives Passos

    Que título absurdo! Empresa nacional não pode descumprir ordem judicial. Pessoas físicas, idem. Mas, o Elon Musk pode atentar contra a soberania nacional. Rasgar a CF88, em território brasileiro. Não pode! E não poderá! A constituição e a democracia prevalecerá. Vai cometer crimes contra a soberania da China, Índia, Reino Unido ou União Europeia, Elon Musk. Descumpra nos EUA. Cadeia! Essa imprensa vira latas (parte dela), inclusive Folha F e diversos colunistas.

    Responda
    1. Ivo Ferreira

      A verdade sobre empresas nacionais não descumprir ordens judiciais não é bem essa. Na própria Folha, hoje, podemos ler sobre o INSS não cumprir ordens judiciais. Também podemos ler sobre a venda de sentenças por membros do judiciário. Os guardiões da democracia não são tão limpos assim.

  36. Benedicto Ismael Dutra

    Travar o twiter-X, deixar o usuário bater a cara na porta de entrada, parece ser mais um experimento psicossocial para descobrir até onde a manipulação e o uso da força podem avançar para que haja obediência cega. Os indivíduos têm de ser livres e responsáveis, mas o produto de massa não examina, não analisa. Não usa mais a intuição, se deixou controlar pelo cabresto.

    Responda
  37. Lis P Junqueira Safra

    Não quero saber nem de um nem do outro quero minha conta de volta. Tenho o direito de escolher. Vai na justiça briga. Punir quem usa a plataforma é um absurdo. Vá brigar no ringue. Não na cabeça de quem usa. Nunca vi esse discurso de ódio o ministro poderia mostrar deixar tudo em segredo é muito estranho. Daqui a pouco outras plataformas irão junto.

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      É o poema de Maiakovski, onde o mais frágil nos arranca a voz.

  38. Bruno Sebastião Neto

    Para começar Moraes não é autoritário ,ele não age por ato de oficio e sim por provocação ,assim é a justiça e as leis ,por em pratica o que as leis determinam ,faz parte de todo operador do direito, é seu trabalho !

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Moraes criou e conduz inquéritos, prerrogativa da PGR e da Justiça comum. Discordo do leitor

  39. Cassio Vicinal

    Que preguiça, vamos lá. Imagine que no parque uma criança empurra os outros no balanço, o que é contra as regras. Se o guarda não fizer nada, outras crianças podem se machucar, e o parque deixa de ser seguro. Mesmo que essa criança ajude outras às vezes, ela precisa seguir as regras. A justiça é como o guarda: ela aplica as regras para proteger todos, mesmo que isso deixe alguém chateado. É assim que mantemos a segurança e a justiça para todos. Tentei ser didático.

    Responda
  40. Hernandez Piras

    O colunista teve que tangenciar todo o conteúdo da decisão de Moraes para colocá-lo no mesmo nível de Musk. Teve que ignorar que se o X tivesse representante no Brasil e cumprisse ordens judiciais, a rede estaria funcionando normalmente. Mas matou a charada quando disse que se o Brasil fosse uma ditadura de verdade, teria o respeito do magnata.

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Tchê, argumentação perfeita!

  41. Carlos Gueller

    Eu só imagino esses comentaristas ditos "liberais" o que escreveriam se estivessem na Alemanha ou na Itália de 90 anos atrás. Voltando ao nosso século, no 8 de janeiro também não aconteceu nada, certo? Apenas uns "patriotas" que pediam há 60 dias um golpe militar na porta dos quartéis e invadiram os palácios dos 3 Poderes. Liberdade de expressão que chamam.

    Responda
  42. Andre Marinho Teodoro

    Li até o final. Quanta bobagem disfarçada de filosofia.

    Responda
  43. Flavio Leal Rodrigues

    Expostas as razões do colunista. Deveriam valer as decisões do STF ou quem não gostar não precisa cumprir?

    Responda
  44. Daniel Nunes

    Sejamos honestos: Xandão tá prendendo gente, derrubando canais, redes sociais e censurando meios de comunicação, levando adiante processos sigilosos e sem amplo direito de defesa, tomando decisões nada transparentes e retendo a grana das pessoas; Musk tá defendo a liberdade, a transparência, recusa-se a cumprir ordem sem fundamentação e enviada por baixo dos panos. Você ainda diz que ambos se assemelham?

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Musk defende a liberdade dele, por exemplo, de ter satélites para vigiar até a movimentação do Exército brasileiro na Amazônia. Pergunte aos seus empregados se eles tem liberdade de expressão nas suas empresas? Para fascistas, Musk é útil, pois cria confusão e engana até daniels.

    2. Rives Passos

      Honestos? Ou você é muito tont ou alguém de muita má fé. Ridículo!

    3. Carlos Gueller

      Teu critério de honestidade é bem particular.

  45. Luiz Candido Borges

    Quando o Coutinho fala de política, o desastre é certo. Baseado em pensadores do século XVIII, a sua fonte aparentemente única de inspiração, ele nivela o Alexandre de Moraes e o Elon Musk, um erro tão absurdo que não pode ser de boa fé. Há muito, venho dizendo que o Musk é o cara mais perigoso do planeta, o que ele só faz confirmar. O A.M. só é perigoso para os golpistas e seus apoiadores mundo afora.

    Responda
  46. SERGIO DIAS CANELLA

    Alguém avise ao articulista que o X não é a única rede social na face da Terra. Se não houver mais o X migre-se para outra, como muitos usuários estão fazendo. O João deveria ter percebido isso ao invés de achar que os usuários brasileiros do X são pobres coitados. Aliás, ele é diversos outros jornalistas que fingem não perceber isso. Outra coisa, falta de oxigênio apaga fogo.

    Responda
    1. SERGIO DIAS CANELLA

      Faltou uma frase: SEMPRE.

  47. JOSE DOS ANJOS LUIZ ALVES

    Só pelos comentários enfurecidos e desrespeitosos da extrema esquerda "intelectual" kkk, eu vejo que o colunista está com a razão.

    Responda
  48. Sávio Carvalho

    Quando vejo a nossa imprensa agindo dessa forma, não consigo deixar de imaginar, pensar, como pode essa idolatria pelo ricaço, estrangeiro, forasteiro, extremista. Será que tem dinheiro na jogada?

    Responda
  49. alonso barros

    A desonestidade sem vergonha deste texto mostra claramente que o pluralismo da Folha é balela. A manada atravessou o oceano Atlântico . Brás Cubas deve estar envergonhado deste cidadão .

    Responda
  50. Paulo Wach

    90% desses colunistas da folha são completamente idiotizados, ideologização, mas um jornal que deixa o Pondé escrever não pode ser mesmo confiável.

    Responda