Joel Pinheiro da Fonseca > Sob a justificativa de se proteger, o Supremo mina sua legitimidade Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 4 5 6 Próximas

  1. Gilberto Rosa

    A normalização do fascismo de bolsonaro e das fake news de Musk por Joel, contribuem muito para o descrédito na política, permitindo o surgimento de Nikolas, Marçal e Lira, não sei que é pior, se Joel ou estes 3.

    Responda
  2. Ronaldo Gjuilherme Benvenga

    O ministro Alexandre de Moraes está totalmente certo. Tenho lido alguns artigos dele e visto comentários que ele faz na televisão. Parece um bolsonarista "camuflado".

    Responda
  3. maria eloisa montero miguez

    A Repórteres sem Fronteiras (RSF), considerou "lamentável o bloqueio do X, mas acredita que essa decisão é justificada ... em vista da constante recusa da plataforma em responder aos repetidos pedidos das autoridades para cumprir a lei...O papel que as plataformas arrogam a si mesmas na estruturação do espaço informacional não lhes dá o direito de se comportar de forma irresponsável. Não é possível se submeter quando elas tentam se sobrepor às leis das sociedades democráticas".

    Responda
  4. José Tarcísio Aguilar

    Depois de alcançar a unanimidade na turma do STF nesse tema, o colunista e o jornal teriam a obrigação de largar o personalismo, como se fosse rixa de um só juíz. Fosse jornalismo, seria estampada manchete de uma justiça brasileira que faz prevalecer a lei contra os desmandos do poder econômico. Perderam a chance.

    Responda
  5. Gilberto Rosa

    Joel está tão desacreditado que críticas soam como elogios. Natural que o jagunço de bilionário critique Moraes e o Stf, é o poder do estado que defende a população dos bilionários e dos dois terços podre do congresso que, como a Folha, defende nossa bilionária e parasitária elite do atraso.

    Responda
  6. Eduardo Vasconcellos Oliveira

    Ainda bem que existe Moraes pra impedir que as*nos como esse colunista tornem as redes sociais terra de ninguém.

    Responda
  7. Lisan Durão

    No mundo das narrativas, o efeito prático perde o sentido. É tudo fluído, sem essência e sem ação. O bilionário zomba de nossas leis, mas se a fazemos cumprir, estamos cometendo excessos. O mal de nossos tempos é que a opinião pública está lotada de adeptos do abstrato que negligenciam a lógica.

    Responda
  8. Armando Moura

    Pornografia infantil eh proibida no Brasil, quer dizer que se o cara acessar sites proibidos via VPN e fizer downloads está tudo bem? Com relação a bloqueios de contas onde o processado tem participação já é feito a torto e a direita por juízes da primeira instância, lá pode, mas com o musk não pode? Este é o x da questão, alguns podem tudo outros tem que se enquadrar, e se não fizerem terão uma arma apontada. Neste cenário o STF atrapalha em querer que a constituição seja válida a todos.

    Responda
  9. Cassio Vicinal

    O bloqueio do X pelo STF foi duro, mas inevitável. Se todas as outras plataformas aceitaram negociar e cumprir as leis brasileiras, por que o X deveria ser diferente? A justiça precisa ser igual para todos, inclusive para grandes corporações. A desobediência continuada às ordens judiciais e a recusa em dialogar deixaram ao STF poucas opções. É simples: ou respeitamos o Estado de Direito ou aceitamos que alguns estão acima da lei. A população saiu às ruas para protestar? Não.

    Responda
  10. Carlos Oliveira

    Aconteceu. O colunista se considera o patrono da democracia. O escritor da Constituição com direito a revisôes. O Supremo acima da Suprema Corte. Normal com esse pessoal que julga que sua liberdade está acima de tudo e de todos. Essa Síndrome de Onipotência - tipo a do Muschky e de outros que se consideram imbrocha/imorrível - tem cura: Óleo de Ricino Xandão. Na primeira dose se borram tudo.

    Responda
  11. Leonardo Trindade

    Estamos pagando o preço de ter menos mentiras circulando no nosso dia a dia. Parece que vale a pena, hein, e de brinde ainda deixamos um bilionário fora da casinha.

    Responda
  12. Lis P Junqueira Safra

    Parabéns!

    Responda
  13. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Gado mestre pela USP eh outra coisa. O mugido tem um som mavioso . A manada ouve embevecida.

    Responda
  14. WAGNER LESSA NERI DE SANTANA

    Então, caro colunista, qual a seria a solução?

    Responda
  15. André Andrade

    Tolerância zero com golpismo e com golpistas, até que essa ideologia nociva seja extirpada e seus adeptos devidamente punidos com o rigor da lei. Com democracia não se brinca, Joel! Até ontem queriam explodir veículos, sumir com autoridades e implantar uma ditadura bolsonarista, tudo isso engendrado por meio das redes sociais e estimulado pelos próprios beneficiários através de seus capangas (Allan dos Santos, Eustáquio, Figueiredo e outros).

    Responda
  16. Thiago Limeira

    Hummmm. Chora mais, filhinho de vovó.

    Responda
  17. Edailson Monteiro Rodrigues

    Joelito, dura lex, sed lex, isso a principio deveria valer para todos, mas uns acham que são mais iguais que os outros.

    Responda
  18. Edailson Monteiro Rodrigues

    Joelito, dura lex, sed lex, isso a principio deveria valer para todos, mas uns acham que são mais iguais que os outros.

    Responda
  19. JOS ALBERTO LAKATOS

    Vamos viver bem sem a presença dessa plataforma. A maioria dos brasileiros usam o whatss. O que o sr. Ministro fez foi tomar as medidas legais contra alguém que não está cumprindo determinações da Justiça. Foi dado a ela a chance de acatar. Não o fez. Que assuma as consequência de seus atos.

    Responda
  20. ricardo de castro resende

    Quem não cumpre a lei se sujeita as consequências. Simples assim.

    Responda
  21. raul neto

    Sem a suspensão o bilionário continuaria a cometer crimes pois tem atuação politica e defende uma vertente ideológica extremista. Quer desestabilizar o governo brasileiro, assim como vários jornalistas, incluindo você, jpf.

    Responda
  22. Claudio Luiz da Cunha

    Comentário de colunista Kovarde

    Responda
  23. Natan Rauba

    A maioria dos comentários que xingam o autor são de pessoas que não leram o artigo, foram de “leitores” que ao lerem o título já se sentiram com raiva e tinham que comentar alguma coisa atacando a extrema direita, até porque é exclusividade da “extrema direita” tecer críticas a um juíz incompetente do stf, engraçado que vocês fazem críticas a um ex-juiz federal de forma livre e ninguém fica falando que vocês são comunistas por tecerem opiniões assim. Enfim, a hipocrisia e superficialidade.

    Responda
    1. Helene Medeiros

      Exatamente como penso. Li e reli o artigo.

    2. Natan Rauba

      Kkkkkkkkkkkk você é engraçado, Ricardo! Eu aceito críticas, quando são construtivas. Você me chama de mentiroso, antidemocrata e fala que eu defendo golpista. Que tipo de críticas são essas? Na minha cidade isso aí tem outro nome. A sua paixão petista dificulta a elaboração de uma crítica construtiva, afinal se o meu discurso não bate com a sua opinião ele é inválido, né? A maioria não leu mesmo, tem até comentário falando: não li, mas não sei oq nao sei oq. O seu discurso se baseia em emoção.

    3. Ricardo Knudsen

      Vc mente desde a sua primeira frase. Prove q a maioria dos q criticaram não leu o artigo! E não seja hipócrita, colocar no mesmo nível um juiz q contribuiu para eleger um golpista com outro q ajudou a impedir um golpe e salvar a democracia é de fato defender o primeiro e atacar o segundo. Seu mimimi mostra q é vc quem não aceita críticas.

    4. Natan Rauba

      Ricardo, não defendi ninguém aqui, apenas constatei uma hipocrisia, não estou defendendo o moro, só citei um caso em que um juiz qualquer foi criticado. E em que ponto da minha fala eu menti? Eu adoraria saber! Você entra em contradição ao não aceitar a minha opinião e ao mesmo tempo defender um discurso “democrata”. Me deixe criticar o stf. Se uma opinião incomoda tanto, algo está errado, criticar o meu discurso é fácil, difícil é refutar.

    5. Ricardo Knudsen

      Vc pode criticar quem quiser, manipular e até mentir, como fez. Tudo isso é direito seu. Mas não vai convencer muita gente de q é um democrata defendendo golpistas e atacando as instituições q os combatem,

    6. Natan Rauba

      Os juízes do STF estão sujeitos a cometerem erros, assim como qualquer outro juiz, isso é provado pela ascensão do corrupto à atual presidência. Eu sou um democrata e posso fazer críticas aos juízes do STF.

    7. Ricardo Knudsen

      Vc só se esqueceu de um pequeno detalhe. Os atos do Moro foram condenados no STF, ele foi considerado um juiz parcial, q violou o processo legal se unindo ao MP contra o réu. Já os atos de Moraes foram sistematicamente aprovados em colegiado no STF. Então, se vc defende um juiz q violou a lei para eleger o Bozo, prendendo seu adversário, vc é de extrema direita e contra a democracia. Já se vc apoia as ações do STF, é um democrata q quer a lei cumprida. Simples assim.

    8. Gilberto Rosa

      Que vergonha esse comentário Joel!

    9. Natan Rauba

      Prezado, eu quis dizer que ninguém fica te associando a extrema-esquerda por criticar o moro, o contrário não é feito quando o Moraes é o alvo da crítica. Ao fazer uma crítica ao Moraes, as pessoas te associam a extrema-direita.

    10. Antonio Clarette

      Prezado, não constatei xingamentos nos comentários, o juiz do stf não é incompetente, sobre o ex-juiz parcial, dispensa comentários. Sobre o artigo, claramente o autor utiliza argumentos que demostram a falta de conhecimento jurídico e uma tendência a distorcer os fatos.

    11. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Seu raciocínio eh auto detonante. Nem precisa riscar fósforo.

    12. Marco Diotaiuti

      Melhore esse argumento, eu disse que o Alexandre de Moraes vai para história como herói, está sujeito a erros e reconhece. O que tem a ver comunismo com isso?

  24. B Donanzam

    Que desserviço desse senhor colunista

    Responda
  25. Hidineia Hipolito

    Força, Xandão! O Brasil torce por vc.

    Responda
  26. Andre Moraes

    Joel e sua insistência em ignorar as leis; também pode, deve ter crescido sem limites, com o dinheiro avançando sobre tudo que o dinheiro é capaz de comprar. É o bait do Joel da semana.

    Responda
  27. raul neto

    Se não suspender o criminoso continua cometendo crimes, certo? Qual a solução, jornalista? Li todo o artigo esperando algo surpreendente, inovador, que fizesse o bilionário se convencer a parar de cometer crimes na rede mas infelizmente o articulista é limitado como todos os mortais já que não há solução, a não ser suspender a plataforma de continuar desobedecendo as leis de um país.

    Responda
  28. Tadêu Santos

    As manchetes das mídias internacionais NOTICIARAM A SUSPENSÃO DO "X" DO MUSK, POR Ñ ATENDER A LEGISLAÇÃO BRASIEIRA, enquanto que muitas midias publicaram protestos contra a decisão do min ALEXANDRE DE MORAES DO STF. A ultradireita bozo nazista que teoricamente defende Liberdade de Expressão, age contra a mesma e contra os sagrados Direitos Humanos...Então patriOtários, como fica esta contradição?

    Responda
  29. OCTACILIO alves pires neto neto

    O X não tá fazendo falta. Apenas para os fofoqueiros políticos e a folha de SP. O povo não tá nem ai pro X.

    Responda
  30. Lis P Junqueira Safra

    Digitei errado meu corretor está em outro idioma cheio de erros ortograficos

    Responda
  31. Lis P Junqueira Safra

    Quem sabe agora o Maduro acorda e começa a pagar o que o irresponsável emprestou. Até hoje a populaçãoaga a caridade. Nem em charuto vamos receber todas as fábricas fecharam. Uma vergonha sem precedentes o que nós brasileiros que temos vergonha na cara estamos passando onte, 16 crianças excepcionais foram presas

    Responda
    1. Luís Cardoso

      Excepcional falta de inteligência demonstra a sra. que confunde os charutos de Cuba com o petróleo da Venezuela. E isto, de fato deveria ser motivo para conduzi-la à temporada eterna na Colmeia em Brasília para fazer companhia à Fátima de Tubarão que se "aliviou" no Palácio. 'Meno male' que a extrema-direita é muita e5tú. *Pida.

  32. Maria Cecilia Souza

    Quem ganha com a sua análise ? Se vc não cumprir as leis deve ser ignorado?

    Responda
  33. Mônica Casarin Fernandes Elsen

    Eu discordo da posição do colunista. Vejam como acontece nos RUA, nos países da Europa, ou em qualquer outra Nação que preze pela democracia e respeitos as leis… todos têm a mesma posição: as redes sociais tem que respeitar as leis locais. Se não respeitam, não devem ser autorizadas! Simples assim. Ou o senhor colunista acredita na tal “liberdade de dizer mentiras, sem ser responsabilizado por isso”, que a tal plataforma defende. Leis existem para serem cumpridas. Não concorda, mude a lei!

    Responda
  34. Marcos Arrais

    O ponto de vista desse colunista é bem míope. Quer dizer que o STF está errando ao bloquear usuários e redes que se prestam a desinformar, propagar mentiras e absurdos e agir à margem das leis? O que deve ser feito então? Se alguém eventualmente postasse que sou estelionatário em uma rede, certamente eu exigiria na justiça o bloqueio do perfil de quem publicou a mentira. O ministro do STF está atuando em leis inexistentes na Constituição? Vou te contar viu, é cada uma.

    Responda
  35. Celso Ribeiro

    Joelito e sua visão obtusa e enviesada.

    Responda
  36. Lis P Junqueira Safra

    Boa. Vamos parar com o assunto para não entrarmos como a Venezuela na linha de confisco.

    Responda
    1. Frederico de Souza Cruz

      Quem confiscou um avião venezuelano, foi os Estados Unidos. Sem esquecer do confisco de ativos da Venezuela que foram depois dados a Guaidó, presidente jamais eleito , mas que foi reconhecido pelo tio Sam e amigos. Afora os confiscos de ativos Russos na Europa e USA. Em outras palavras quem entende de confisco não é a Venezuela. E imaginem que Musk já se achando dono dos USA, ameaçou confiscar ativos brasileiros.

  37. Marco A Moreira

    Excelente artigo, irretocável! Ou o STF limita os poderes do ministro ou o congresso vai limita-lo, Rodrigo Pacheco não vai aguentar a pressão das ruas. É óbvio e ululante os desmandos do Juíz não precisa ser causídico para perceber , o bloqueio a Starlink é criminoso, os ataques ao VPN só demonstram a falta de conhecimento dele e da sua equipe. Sem contar a censura prévia.

    Responda
    1. LUIZ GONZAGA SILVA

      O congresso tem que votar leis sobre a matéria. Enquanto não fizer isso, o STF tem que agir!

    2. André Andrade

      O pessoal da extrema direita, que agora se preocupa com ritos e garantias, não esperava pela atuação firme e decisiva de Moraes. O ódio contra Moraes vem precisamente dos seus acertos. Só um desinformado ou mal intencionado ignora que as democracias correm sério risco com o modelo de desinformação e manipulação implementado pela extrema direita nas redes sociais (a exemplo da Cambridge Analytica). Esse modelo levou gente a invadir o Capitólio e os três Poderes em Brasília. Nunca foi orgânico!

    3. Ricardo Knudsen

      Comentário ridiculamente delusional. Ontem a primeira turma do STF aprovou por unanimidade os atos perfeitamente legais e obrigatòrios de Moraes. O juiz não pode deixar operar no país empresa q não tem representante, é ilegal. O povo nas ruas para pedir a volta do X? Mas nem o gado bozista se daria ao trabalho. Pacheco? Sabe q existe um amanhã, não vai aderir ao golpismo. No fim, o X é só uma empresa de mídia com um gestor doido, vive de anúncios. Pq fingem q é um bastião da democracia?

    4. Marcos Arrais

      Por acaso vc sabe a razão técnica para o bloqueio da Starlink do Sul-africano? Vc sabe a razão para o bloqueio de VPN? Criminoso é usar uma rede, um banner, um jornal, uma rádio ou TV para propagar mentiras. Imagine vc se um desqualificado publicasse em um jornal que seu pai é chefe de quadrilha? Qual seria sua atitude? Em nome da liberdade de expressão, vc não faria nada? Reflita. Terra sem lei favorece gente poderosa, e tem quem não enxerga e apoia.

  38. JOSE AUREO BIGLIASSI

    O Joel consegui transformar os comentários da coluna dele num X....

    Responda
  39. RENATO Dias

    Aqui o debate tem lado e bandeira, ou se é canhoto ou bolsonarista. Muita paixão e manifestação emocional. Lembrar que a crítica a "quebra" da Odebrecht pelo Moro e sua turma tinha como escudo o modelo americano de punir os responsáveis e não as empresas, pelo papel social que possuem. Agora, por causa da não supressão de 02 almas e não atingimento direto ao Big Boss da companhia se pune 20 milhões? Onde a equidade?

    Responda
    1. Mônica Casarin Fernandes Elsen

      Sendo centrista te digo. Primeiro sua comparação com Oderbrech não faz sentido. Porque a primeira a questão era que seus diretores praticaram crime de corrupção, e ficaram aqui para serem punidos. A segunda, simplesmente, além de praticar crime de calúnia e difamação (não foi apenas 1 ou 2 almas, são várias….), ainda fugiu com seus diretores daqui para não serem punidos! Então, lhe pergunto: qual seria a outra opção possível de punição para uma empresa desta?

  40. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    Que população cara-palida? A população, fora você e meia dúzia de "dependentes" digitais está ao lado do país. O Brasil está em primeiro lugar e não gringos sociopatas neocolonialistas. Mais um com complexo de vira-lata.

    Responda
  41. José Cláudio fernandes correia

    O inefável Joel não disfarça : a população a que se refere é ele proprio

    Responda
  42. Wilson Rossi

    Extrema direita furiosa usando caneta de aluguel.

    Responda
  43. ALVARO CLAUDINO SANTOS JUNIOR

    Criança perdeu brinquedo, foi?

    Responda
  44. Peter Janos Wechsler

    Musk é um pulha, ponto pacífico. Mas talvez esteja na hora de acabar com este estado jurídico de exceção que dura há anos outorgando poderes ilimitados a um juiz que abusa do sigilo. Ele presta contas apenas a si mesmo.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Condenações com processo em sigilo. Grande democrata.

    2. Ricardo Knudsen

      Não há estado de exceção e é falso q Moraes responda só a si mesmo. O STF tem avaliado e aprovado sistematicamente as decisões de Moraes. Ontem, a primeira turma do STF aprovou por unanimidade o bloqueio do X feito por Moraes. Tornou-se uma decisão colegiada.

  45. Wilson Rossi

    Extrema direita furiosa usando caneta de aluguel.

    Responda
    1. NELSON XISTO DAMASCENO FILHO

      Como fala boba gem esse Joel. População paga a conta!? Quantos usam o X ? Há alternativas? Qual é o preço de ter a Suprema Corte desrespeitada? É incrível a cegueira provocada pela ideologia extremista. O colunista está a defender um ataque à soberania brasileira!

  46. José Cláudio fernandes correia

    Acho que a "população" a que o colunista se refere ê ele próprio

    Responda
  47. Adriana Flores

    Corretíssimo Joel. Um erro não justifica outro. Não tem inocentes nesta estória, mas multar o cidadão comum, e bloquear ativos de outra empresa só mostra ao mundo a insegurança jurídica que hoje vivemos. O Brasil já tinha saído do radar dos investidores e agora é que ninguém investe mesmo.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      FSP hoje: a China aumentou em 33 por cento seus investimentos (bilionátios) no Brasil. Oi China, de acordo com a Adriana seu novo nome é Ninguém.

  48. Fatima Marinho

    Joel estás viciado no X. Vai ser bom ficar sem usar, assim cura o seu vício, entendo o seu mau humor, a abstinência dói. A maioria dos brasileiros não sente que foi prejudicada pelo fechamento do X, tem outras alternativas. Não precisa vociferar por nós.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      De acordo, vício em X é péssimo pra saúde física e mental. É uma boa oportunidade para falar mais vezes pessoalmente com amigos ( alguém já notou q o tempo de “conversa” por um app demora umas dez vezes mais do q uma chamada, q ainda por cima permite avaliar melhor as emoções do interlocutor?).

  49. Marcos Serra

    Difícil evoluirmos. O Joel redigiu uma das melhores análises do embate cujo desfecho, por conta de um egocêntrico desiquilibrado, está prejudicando milhões de brasileiros. Apesar da qualidade do conteúdo e linguagem, as postagens dos que discordam são sempre as mesmas, repetitivas e infundadas. Aliás, a coisa é tão ridícula que os comentários cabem em qualquer coluna, dada a formatação existente. Aos críticos: saiam de suas bolhas, existe vida inteligente fora do universo da esquerda medíocre.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Vc acha q dizer q o artigo é maravilhoso sem argumentar sobre o q o faria assim é comentar o artigo? Não Serra, isso se chama bajular, ou mais popularmente, puxasaquismo.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Elogiar, qualificar, não é bem um comentário, né não? Não acrescenta nada além de uma opinião tão irrelevante quanto qualquer outra.

    3. Marcos Serra

      "O Joel redigiu uma das melhores análises do embate"; "Apesar da qualidade do conteúdo". Ricardo, não comentei a matéria? Sugiro que revejas teus conceitos de interpretação de texto. Quanto às bolhas, mil vezes estar na do Joel ao fazer parte daquela da mesmice formatada inibidora das sinapses.

    4. Ricardo Knudsen

      Vc certamente não habita uma dessas bolhas de vida inteligente, habita a mesma do Joel. Em tempo: tão “inteligente” q não comentou o artigo, só bajulou seu autor.

    5. Alberto Melis Bianconi

      E o Marcos fala, fala e não diz nada. Acuse o outro de fazer o que você faz. Todos já entendemos...

  50. Alberto Melis Bianconi

    O que era evitável, é que fizéssemos cumprir a lei, porque afinal estamos em Banânia. Joelzinho está sem o X? Duvido e do dó, aposto que usa uma VPN, é simples e não tem como a justiça ir atrás de todos. Aliás, esse é o ponto, o colunista prefere decisões de aparência...típicas de liberais de Banânia, desde quando proibimos o tráfico de escravos mas recebíamos de braços abertos os contrabandistas.

    Responda

Anteriores 1 2 3 4 5 6 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.