Mundo > Condoleezza Rice compara China a União Soviética e alerta para conflito geopolítico com os EUA Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Cicero Aparecido Lopes Silva

    Criatura criminosa

    Responda
  2. MATEUS VAZ DE S Sá

    A cada dia a China mais cresce economicamente e politicamente de forma pacífica e irreversível. Ao contrário do que ocorreu com a União Soviética, o declínio crescente do capitalismo em face do socialismo está cava vez mais evidente.

    Responda
    1. Hermes Yaly

      Depois dos EUA, a China é o país com o maior número de bilionários do mundo. Realmente, é uma decadência a olhos vistos...

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Ah tá ! A China não é capitalista ?

  3. Jose Ferreira

    Um ponto importante é que Xi Jinping não precisa passar por exaustivos vai e vens pra aprovar projetos e tomadas de decisões , como acontece no ocidente democrático. Não tem de dar satisfação a ninguém e a China o respeita integralmente. Infelizmente, breve, estarão se sobrepondo as outras nações econômico e militarmente , o que seria o enorme perigo pro mundo democrático.

    Responda
    1. Jose Ferreira

      Regime bom é aquele que , politicamente , você pode se posicionar como quiser , inclusive contra o próprio . Fora isto, tudo parece comunista .

    2. Ketline Lu

      Em que medida? pouco importa aos chineses o regime político adotado pelos outros países. Quem tem interesse de intervir e quem invade são os norte americanos como esta senhora Condolleezza que ao falar de outro país acaba por projetar tudo de si e de seu país nos outros ... Por favor

  4. Ricardo Rezende

    O que dizer quando um jornal brasileiro repercute ideias de uma pessoa que colaborou para a farsa das armas químicas de Sadam Hussein?

    Responda
  5. Ricardo Candido de Araujo

    Os EUA parecem não saber existir sem ter um "inimigo". A China é uma ditadura? Sim, para nossos padrões é, mas quando isso é dito por um pais que simplesmente adora se deitar com ditadores que são amigáveis, mesmo que esquartejem jornalista em embaixada, soa mais que hipócrita.

    Responda
    1. Marcelo Cardoso

      O cidadão, mandando viver na China, deve ser sócio da indústria de armas. Feliz as fabricas a todos o vapor. EUA, não tem amigos e sim interesses.

    2. LUIS FERNANDES

      Sugiro o senhor se mudar pra maravilhosa China democratica e assim poder se expressar com liberdade seus pensamentos.

  6. Marina Gutierrez

    Enquanto os USA e Israel promovem o genocidiio do povo nativo da Pslstina, a China promove o desenvolvimento de países africanos e outros.

    Responda
    1. LUIS FERNANDES

      Enquanto a China aproveita e fomenta o comercio com Putin e financia empréstimos opacos com prazos curtos de 10 anos a paises africanos q acabam sem poder cumpri-los. A China e tb notoria por nao respeitar direitos trabalhistas. Genocidio maior q na ocupação do Tibet onde morreram mais de 1.2 milhões de civis demonstra o oposto a essa China bela e cor de rosa q a sra quer pintar. Podes nao gostar do tio Sam, mas garanto q tio Xi e bem pior.

    2. ROBERTO KEN NAKAYAMA

      Menos, a China leva mão de obra chinesa para obras nos países africanos com empresas chinesas e financiamentos chineses, parece um capitalismo selvagem fora do império do meio. E não tem preocupação nenhuma com o meio ambiente, um dos continentes mais icônicos da vida selvagem. As emissões com desmatamento e compras de terras para culturas de exportações contribuirão para a emergência climática, quem mais sofrerão serão os africanos. Ganância e poder não tem bonzinhos.

    3. Ricardo Candido de Araujo

      Vamos falar de povos oprimidos? A China de alguma forma oprime a parcela muçulmana de sua população? Sim, oprime. Porém, não chega nem perto do que Modi fez com a população muçulmana da Ãndia, através de leis que visam fazer da Ãndia um país total e definitivamente hindu. Fora que para os EUA se quem mata é amigo, está tudo bem.

  7. Marina Gutierrez

    C. Rice fez parte do time do Bush Filho que planejou e executou a invasão do Iraque com milhares e milhares de civis massacrads e a desestabilização do país e da região.

    Responda
    1. Jose Ferreira

      E?

    2. Ricardo Candido de Araujo

      Fez, conscientemente, parte da grande farsa das famosas, e nunca encontradas, armas de destruição em massa. Por sua participação nessa história, deveria se calar, mas, sempre terá eco aqui.

  8. LUIS FERNANDES

    Bem dito, a China ainda não invadiu Taiwan devido a postura americana. As bases militares construídas em território comum no Mar da China contradizem o q outros eleitores declaram no não intervencionismo de Xi Jinping em outros países. Infelizmente e questão de tempo um conflito direto militar com países vizinhos.

    Responda
    1. LUIS FERNANDES

      Ricardo, vc precisa se informar melhor dos fatos. Mas vc tem razão nessa. Foram 1.2 milhões e nao 1 milhão. Va pea escola antes q seja tarde e fale menos bobagem.

    2. Ricardo Candido de Araujo

      De que cartola você tirou esse número de um milhão de tibetanos mortos pela China? Algum livro do Olavo que há em sua cabeceira? Só pode.

    3. LUIS FERNANDES

      Resposta ao leitor abaixo: papo furado ta na cara q nao e, pois caso contrario Taiwan ja teria sido invadido. A China assim fez com o Tibet e matou mais de 1 milhão de civis. E a ocupação do Mar da China ja esta acontecendo. Acorde pra realidade e seja menos anti-americano. Sao esses imperialistas q seguram a Russia e China de anexar outros territórios.

    4. Ricardo Candido de Araujo

      Os EUA defenderão Taiwan até a letra B, pois da mesma forma que Bismarck falou que os Bálcãs não valiam os ossos de um único granadeiro prussiano, Taiwan não valerá os de um único marine. Esse discurso é só papo e sempre será. Desavisado é quem à ele dá crédito.

  9. Márcio Marques Alves

    Em suma: "Nós (os Estados Unidos), somos os bonzinhos; e eles (China e Rússia), são os malvadões". E tem gente que até hoje ainda compra essa ideia. Mas só pra esclarecer as coisas, em geopolítica, ninguém é bonzinho ou é "do bem". Todos têm interesses! E ponto!

    Responda
    1. ROBERTO KEN NAKAYAMA

      Realmente não tem bonzinhos, mas não viveria num país opressor, ditadura descarada como da China ou da autocracia violenta como da Rússia. Certamente você não poderia estar escrevendo aqui num desses dois países se não fosse um apoiador desses regimes. Viva a democracia! Não inventaram coisa melhor do que seja a democracia, o que deve ser feita é o aprimoramento com mais transparência e mais democracia, todos as ditaduras são pessimas, seja de extrema direita, extrema esquerda ou teocrática.

  10. Pedro Albuquerque Neto

    A ex-chanceler diz q a China respeita heterodoxias socialistas. Quais são elas? Cuba e Coreia do Norte? A verdade é que a China, diferentemente dos EUA, se desenvolve sem fazer guerras. Outra diferença: aceita relacionar-se com qualquer país capitalista do mundo, sem se imiscuir em seus assuntos internos. Daí sua força geopolítica crescente.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Exato. Inclusive a China "descobriu" os países da Africa, para fazer seus investimentos. Os Estados Unidos jamais enxergou a Africa com potencial de indústria e sua necessária infra-estrutura. Inclusive a Sra.Rice, nunca se viu afrodescentente, num partido d republicanos brancos.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.