Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. josé cláudio do nascimento

    Não há nada de errado um partido extremista ganhar eleição.

    Responda
    1. FLAVIO CALICHMAN

      Leia na Wikipedia sobre o paradoxo da tolerância de Popper, daí você perceberá o problema e a sua extrema gravidade.

    2. Raquel Gonçalves

      É sério isso?

  2. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    A crise estrutural do capitalismo abre um leque de contestações, embora a raiz do problema seja muito semelhante, está nas mazelas do próprio Modo de Produção, magnificamente estudado por um alemão, a forma do enfrentamento depende da composição/articulação e valores que marcam a divisão de classes, no frigir dos ovos a polarização é inevitável!

    Responda
  3. Rafael Theodoro Silva

    A história se repete 100 anos após, pelo mundo, a economia está em transformação, novos meios de produção, redes sociais reconfiguram valores e necessidades, nesta equação há lados que ganham e outros necessariamente perdem, aí reside o problema, pois toda liturgia, fórmula econômica tem por objetivo trazer vantagens a burguesia ou classe dominante, salvadores da pátria surgem e o resto conhecemos.

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Agradeço a indicação, Ivo!

  4. luiz lima

    A Folha tem ciência do perigo do extremismo de direita, no entanto, fomenta esse movimento dentro do país ao se posicionar contra às instituições democráticas, a exemplo do STF. Os bolsonaristas são a expressão dessa onda antidemocrática no nosso território, e qualquer ação de tolerância a esse grupo é um a t ent ado ao nosso estado democrático de direito.

    Responda
    1. Ivo Broeing

      Marcelo, uma das resposta foi liberada e esta abaixo, resumidamente pesquisei dos anos de 08 a 18 ,em todos índices ligados aos quesitos que questionei teve uma piora expressiva na Bahia neste período, índice de homicídios subiu quase 50% , já em SC tivemos melhoras expressivas em todos os itens, essa esmagadora decadência na qualidade de vida dos queridos irmãos Baianos podemos agora considerar consequência e responsabilidade mesmo que em parte da politica petista?

    2. Ivo Broeing

      Celso , você conhece o Frederico Krepe ? ele mantêm um canal no youtube de esquerda que inclusive assino e apoio embora não tenha a mesma visão quanto a praticas politicas que ele apoia e defende, pelo teu discurso acredito que você se alinha de alguma forma a ele. Vale a pena se não conheces

    3. Ivo Broeing

      Marcelo, acho que teu argumento tem fundamento, uma pena que censuraram a minha resposta, vou aguardar ver se a moderação libera pois acho um debate interessante e você me parece ser uma pessoa honesta intelectualmente para trocarmos ideias e construir algo produtivo

    4. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Nunca fui de direita, no entanto o "Estado Democrático de Direito" nunca foi de esquerda, é um Estado tão burguês como qualquer outro Estado burguês, garante por via institucional os interesses da burguesia, que, se ameaçada nos seus interesses, apela para regimes autoritários e repressivos, a História mostra isso com muita clareza. As desigualdades no capitalismo são de outra natureza, são elas que precisam serem enfrentadas, justificar isso pelo escravismo só vai fortalecer a extrema direita

    5. Ivo Broeing

      Perfeito Marcelo, acho que teu argumento tem fundamento, então vamos comparar índices de melhoria na taxa de homicídios por exemplo entre 2008 e 2018 para cada 100.000 habitantes , em 2008 SC 13,25 Bahia 33,23 , vamos para 2018 agora SC 11.91 Bahia 45,82 , o que você gostaria de comparar para avaliarmos quais os efeitos das politicas aplicadas pelos governantes destes estados e seus índices ao longo destes 10 anos ?

    6. Marcelo Silva Ferreira

      Novamente, Mr Broeing ? Essa sua análise é muito rasa e confunde correlações com causa. Você, intencionalmente ou não, desconsidera fatores históricos decisivos como a escravidão, e como historicamente imigrantes foram beneficiados com a possibilidade de possuir terra, o que nunca foi uma possibilidade para escravos. Aí vem com argumento fraco tentando atribuir unicamente a um partido político ou posicionamento político um resultado que tem origem na configuração complexa de fatores históricos.

    7. Ivo Broeing

      Bom, não sou bolsonarista e muito mesmo lulista, vamos comparar então nossos estados, pegamos um estado como a Bahia que esta a 20 anos com o PT que elege políticos que apoiam o estado máximo. Comparamos agora com santa catarina, que o PT nunca esteve no poder , e apoia políticos que defendem o estado mínimo, como esta o povo destes dois estados em relação a qualidade de vida, criminalidade, segurança, desemprego, IDH, uso do bolsa família ?

  5. Hermogenes Moussallem

    Enquanto isso, no Brasil a imprensa escolheu lutar contra o judiciário, que luta sozinho, todo arranhado, contra esse movimento bizarro. Continuem assim, açoitando Moraes, que em breve teremos, Nikolas, Marçais, Malafaias, no trono. Depois vão chorar, em textos melancólicos, clamando por democracia. Sejam realistas, senhores.

    Responda
    1. Raquel Gonçalves

      Você acha que a imprensa deve ser parcial? Parciais já bastam o Carta Capital palanque da esquerda e o Gazeta do Povo, palanque da direita.

  6. Karina Kanazawa Rienzo

    Um partido neonazista ser extrema-direita tá bem claro. Agora o BSW ser esquerda radical tá difícil de entender. Quem deu essa definição, o Sérgio Dávila?

    Responda
  7. José Cardoso

    É uma linda região. Há uns 20 anos alugamos um carro e passeamos pela Turíngia. Uma das atrações que eu tinha selecionado era uma antiga mina de sal que tinha sido usada pelos nazistas como uma espécie de cofre, perto de Eisenach. Ao chegar na cidade o atendente do hotel perguntou se viemos para ver o castelo. Que castelo? Onde Lutero ficou escondido um ano e traduziu a Bíblia! Nas lojas bustos de Bach. É a sua cidade natal! Uma cachoeira de atrações.

    Responda
  8. Marcelo Magalhães

    Manobra dispersiva da folha para tirar a atenção sobre a tragédia que a direita implementa na América. Trump foi pego comprando votos por telefone e está livre para concorrer à presidência. Bolsonaro, que promoveu um golpe de estado, além do roubo do erário também circula e promove manifestação política no dia da independência. Milei destrói a dignidade da Argentina nessa insana ideologia de cachorro morto direitista radical. Vamos nos preocupar com a Alemanha?

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Decisões tomadas na Alemanha reverberam por toda a União Européia. E então reverberam globalmente. Se você acha que não é afetado por decisões feitas na China, na Alemanha, nos EUA ou no Reino Unido, e muitos outros países , você tem uma compreensão do mundo equivalente a uma pessoa do século 19

    2. Alexandre Tavares

      Não deveríamos? Quanta ignorância.

  9. Marcos Benassi

    Bem, phôia, eu não tô sabendo grande coisa da Alemanha; até tentei entender o que significa "esquerda na economia", mas o texto linkado também não o explica. Ressalva feita, a Turíngia não é um canto tradicionalmente nazi? Os 'lemão, maiomêno na metade da Era Bozozóica, já nos estavam elogiando pelo franco combate aos filhotes de Franco, que viam como melhor do que o deles. Ainda me falta entender porque um partido meio esquerda, meio direita, é "extrema". Enfim, mistérios da phôia,

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, Ricardo, eu dizia do bsw, que o editorial indica ser "meio de esquerda e meio de direita". Mas agradeço muito sua disposição de me esclarecer!

    2. Ricardo Morgado

      Oi Marcos. No texto talvez não esteja claro, mas são dois partidos e não um partido meio a meio. Um deles é a AfD, de extrema direita e outro é o BSW, recentemente criado e com tendências nacionalistas no outro polo.

  10. Alexandre Pereira

    Imbecilidade estrutural, patrocinada por uma esquerda que não sofre as consequências de suas decisões espúrias, continua a abrir caminho para a estupidez oposta: a hipermegaultralobomal direita. Vai piorar.

    Responda
  11. Anete Araujo Guedes

    Extremistas no Brasil, que até o momento não enfrentaram um julgamento e a devida punição, seguem se fortalecendo, provocando, ameaçando, e organizando outras manifestações. Outros líderes vão surgindo com as mesmas propostas: antipolítica, anti-sistema, combate às instituições, às normas estabelecidas, ao aborto, drogas, comunismo, LGBT. Favoráveis às privatizações e escolas cívico-militares. Pra frente Brasil, salve a impunidade!

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Abaixo a extrema direita neofascista!

    2. GETULIO MOURA DE SIQUEIRA

      Gado detectado.

    3. Alexandre Pereira

      Considerando quem habita a estrutura dos nossos poderes, está surpreso? Dois lados da mesma lama.

  12. Lis P Junqueira Safra

    A folha cada dia pior interferir em escolhas de outro pais. Se escolheram é porque estava péssima a situação Aliás a economia os países onde a esquerda governa são trágicos.

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Informar sobre acontecimentos importantes é o que um jornal faz, e tem relação zero com interferência. Seu comentário é lamentável em muitos níveis, assim como seu conhecimento sobre geopolítica.

    2. Anete Araujo Guedes

      Houve tragédia maior no país que as milhares de mortes na pandemia, fruto do descaso e deboche do inelegível? E os pobres correndo atrás de ossos? E o país voltando para o mapa da fome? E os direitos trabalhistas surrupiados? E as escolas, ministérios e políticas públicas sucateados? Etc

    3. Alexandre Pereira

      Opinião não é interferência.

  13. José Eduardo de Oliveira

    invoco novamente o velho Bertolt Brecht que conheceu aquilo dali naqueles tempos sombrios que sujaram o mundo com sangue de inocentes: Ó Alemanha, pálida mãe! Como apareces manchada, entre as nações. Entre os imundos te destacas.

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Infelizmente parece que você não entende que o momento em que Brecht escreveu isso é radicalmente diferente. Se eu fosse Brecht ou alemão, me sentiria profundamente insultado com seu comentário. Porque possui zero relação com a realidade da Alemanha hoje. Brecht é genial, mas citar Brecht requer uma sofisticação que parece em falta nos dias de hoje.

    2. Ivo Broeing

      Já foi na Alemanha colega? Tem intimidade com o povo alemão e sua cultura? Ou mesmo já teve contato com colônias alemãs no Brasil como Pomerode em Santa Catarina?

    3. Alexandre Pereira

      Ó Alemanha, ó Rússia, ó etc. Brecht deve estar assombrado com a capacidade humana para a estupidez.