Mirian Goldenberg > Quer viver 117 anos? Fique longe de pessoas tóxicas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Por volta das 8 da manhã, deste domingo, fiz uma rápida consulta ao Worldometers que indicava 57.230 mortes no mundo. Destas, bem poucas pessoas talvez acreditassem que morreriam hoje. Para muitos de nós, a longevidade parece ser a regra e a morte uma possibilidade bem distante. Para os que estão conscientes de sua finitude, dar um sentido à sua morte lhes ajuda a sentirem-se vivos mesmo na iminência do ultimo suspiro. A morte parece colocar a vida em perspectiva. (1/2)
A sociedade não estimula a reflexão sobre a morte, quando poderia ser uma boa maneira de abandonar a tendência das pessoas ficarem presas em estados de hesitação, zonas de conforto, culpabilização alheia e autopiedade. Assim, aquilo que, de fato, importa ficaria mais evidente. Dar um sentido positivo à morte, demandaria o aprendizado constante sobre como deixar os ressentimentos no passado, havendo então uma maior aceitação daquilo que surge mesmo que incerto. (2/2)
Por que 117 anos? De onde saiu tal referência? Viver 65 anos já não seria o bastante? Multidões sequer viveram tanto e muitos não foram além da infância ou adolescência, não é verdade? Longevidade implica sabedoria? Cabelos brancos, rugas, pelancas e machas na pele indicam que a pessoa costuma ser prudente e equilibrada? Pessoas tóxicas também podem fazer parte da faixa etária dos grisalhos? Quantas pessoas boas não chegaram a terceira idade?
Verdade
No Budismo há uma máxima: "sem lama, não há flor de lótus". Ou seja, uma belÃssima flor nasce no meio da água lodosa, fétida, em razão de plantas decompostas. Ou seja, sofrimento e felicidade são orgânicos, mas cientes de que a lama e o adubo são transitórios, podemos transformar adversidades em algo benéfico e até belo. Mas ficar sempre (re)mexendo a lama pode comprometer o processo de sofrer de forma adequada, pois temos de admiti e acolher cada sofrimento enquanto têm viço (energia).
Ou transformar em adubo
O mestre zen Thich Nhat Hahn ensina que transformar sofrimento em felicidade é como plantar alface. Se algo der errado, não culpe a planta. Lembre que há outros fatores como a quantidade de água, luz solar, solo etc. que podem ter influencia no resultado. Logo, para cuidar bem dos seus "alfaces" é preciso paciência, empatia, autocompaixão e principalmente amor-próprio.
Miriam: Não sou especialista em nada, mas me parece que cada um de nos tem males que podem diminuir os anos de vida. A fixação em coisas do passado é uma delas. Há como eliminá-las?. Não sei. Cada um é cada um. Me invoco muitas vezes com o comportamento de pessoas que mal conheço mas com as quais tenho que conviver por pouco tempo. Isso me deixa infeliz e me amargura. Tento evitar mas parece que esse tipo de comportamento está de alguma forma introjetado em mim. Como se livrar disso? Não sei.
Carmo, acredito que é possÃvel transformar, mas não curar
Chegar a terceira idade é um privilégio, pois muitas pessoas ficaram pelo caminho. Quantas as outras pessoas, sem elas não terÃamos como aprimorar certas qualidades, a saber: tolerância, paciência, empatia, gentileza, compaixão, regozijo e comunicação não violenta. Aliás, além das pessoas tóxicas prejudicarem as outras com as suas palavras e ações, hoje há aquelas que tratam as outras com indiferença, evitando sentir. Para elas, sentir pode doer, então olham apenas para o próprio umbigo.
Triste
Sou todo empatia contigo. Além dpessoas tóxicas vampiros emocionais, há grupos tóxicos, noticiados ou qdesfilavam dmotocicletas barulhentas na frente dcasa, pró-bolsopatas. Até hoje eu também não consigo me libertar dfrases tóxicas d pró-vida dcoronavirus. Ainda há médicos tóxicos, qcolocam ideologia acima dciência médica, causam danos aos pacientes. Mirian, marca ruim pode ser superada p marca boa, diz Spinoza.
Não quero viver 117 anos. Quero viver apenas o momento e sem interferências.
Mirian, tente se ater àquele senhor moribundo e esqueça o outro. O último era seu pai; já o outro...
No fim da vida ele se tornou meu melhor amigo
Os teus demônios são mais profundos do que você pensa. Com quase 68 anos de idade, você ainda se define pelas palavras do teu pai. Você ainda não se libertou e provavelmente nunca vai se libertar. Vai continuar sempre uma escrava da opinião alheia.
Professora, que categoria invejável de seu talento profissional e emocional. Grato pela espetacular aula de vida, de luta e de exemplo. Muita saúde pra você e que continue " firme" por aqui, pra nossa alegria e satisfação, viu!
Adorei Paulo, fiquei muito feliz
Otima! Como sempre. Sou sua fã!
Oba, amei
Que leitura forte! Fiquei impactada.
Chorei para escrever
Apesar do trauma ainda forte... cuidou dele. Acho que a maioria abandonaria. Parabéns. Muito nobre.
Até o último suspiro
Que texto poderoso
Escrevi com minhas lágrimas
Bonito texto.
Escrevi com muita saudade
Que triste.
Escrever é uma forma de lidar com a tristeza
Um dos mais belos textos que li sobre amor, resignação e consciência.
Que lindo Mario. Adorei
Mas... quem deseja viver até os 117 anos ? Quando a maior parte de seus amigos e familiares ( aqueles não tóxicos... ) já se foram e tudo que vc. aprendeu já não serve para mais nada, quando os valores que nortearam sua vida já não sevem mais, as paisagens que vc. apreciava já não existem e a cidade mudou tanto que vc. não a reconhece mais.
Muita ilusão.
Eu gostaria muito, apesar da dor dilacerante da saudade
Você está sempre bem acompanhada . Vide seus leitores sensÃveis e solidários . Solidarize-se tb com Franz Kafka que sofria de TEPT e nos levou obras maravilhosas
Verdade Clovis
Vampiros emocionais... que definição brilhante !!! Vou guardar esse artigo para reler toda vez que me vir remoendo dores de toda uma vida. Tem sido a minha rotina desde a morte do último remanescente da minha famÃlia de origem. Meus vampiros emocionais permanecem mais vivos do que antes...
Os meus também Dirce. Precisamos aprender a nos libertar de nossos vampiros emocionais
A expectativa de vida natural para seres como nós, formas de vida quÃmica, é curta. Nunca poderÃamos chegar ao centro de nossa galáxia; levaria cem mil anos. Minhas tias viveram cem e cento e um anos. Evitaram pessoas tóxicas, trabalharam em hortas; eram otimistas achando que a evolução darwiniana melhoraria nossa Ãndole. Como tirar os instintos agressivos das pessoas tóxicas? Não sei a resposta, mas podemos evitá-las.
Tirar a agressividade dos tóxicos é impossÃvel, mas podemos nos afastar o máximo possÃvel. Muitas vezes, nem isso conseguimos
Vai viver muito pois você está sempre buscando o equilÃbrio. Nunca me lembro de um abraço da minha mãe. Ela faleceu em junho e fiquei ao seu lado, segurando sua mão e sorrindo. Amar e perdoar faz muito bem. E se afastar de pessoas tóxicas também.
Que lindo, Ana, muito lindo e verdadeiro
correto ! e trabalhar . meu avô materno trabalhou 80 anos ,dos doze aos noventa e dois , sempre no comércio, sessenta e dois anos em empresa própria . faleceu aos noventa e sete e meio .
Amar e trabalhar
Certo é que quando convivemos com gente tóxica, nós é quem estamos sendo tóxicos a nós mesmos por permitir isso! Afinal você não pode mudar o outro e somente a vc mesmo! Sempre é hora de aprender e começar a exigir respeito!
Verdade Mauricio
Infelizmente muitas pessoas não percebem o mal que elas fazem aos outros e a elas mesmas. Qdo encontramos alguém que é a antÃtese deste vampiro, encontramos a paz, a alegria e o aconchego humano. A Mirian é um exemplo desse momento de prazer.
Que lindo Janio, fico muito muito feliz
Dra. Mirian, muito a respeito, porém, devo discordar deste texto. Nos cercarmos apenas de pessoas que não sejam consideradas "tóxicas" equivale, em minha modesta opinião, à construirmos uma bolha, um "Mundo de Bob" em nossas vidas. E é perigoso, pois a vida em si tem sua parcela de toxidade própria. Aliás, muitos que nos são mais agradáveis são os que mais acabam nos decepcionando.
Verdade Ricardo
Mirian, suas palavras são pura delicadeza... A propósito, sua participação no Gnt foi um show. Quanta energia, quanta vida e luz nas suas palavras. Deu vontade de assistir um programa só seu. Obrigada!
Que lindo Samara. Fiquei emocionada com seu carinho
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mirian Goldenberg > Quer viver 117 anos? Fique longe de pessoas tóxicas Voltar
Comente este texto