Vinícius Torres Freire > Economia tem melhor triênio desde 2013 e mal sabemos o motivo da melhora Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 4 Próximas
Alice no PaÃs das Maravilhas
A economia melhora e não sabe porque. Faz lembrar e até parece com aquele paciente que segue a receita médica tomando os remédios indicados. Ao começar melhorar fica sem saber se foi efeito dos remédios ou daquele cházinho que vinha tomando.
"Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa.Guimarães Rosa." Parecendo reunião de lulopetistas. Previsões são somente previsões. A realidade é outra coisa, milhares de brasileiros não conseguem se empolgar com esse PIB. Tá difÃcil para muitos arcar com uma vida digna. Houve aumento no consumo. Ano de eleições, asfalto novo nas ruas gera emprego e consumo, décimo terceiro adiantado...sei que reformas necessárias nenhuma. Onde esse povo empolgado trabalha? Preciso de uma renda assim.
Em que casulo da terra plana você estava quando se fez a reforma tributária? Você parece saber tanto de economia quanto esse desavergonhado e wood-face articulista.
muuu
Foi sorte. Lula é muito sortudo. Os economistas tem razão. O crescimento do PIB e a queda do desemprego são obras do acaso. O BC e o mercado vão virar a mesa e trazer o Brasil pra realidade da fome e da miséria do governo anterior.
Não destrua a sua reputação VinÃciusÂ….
É tanto Bla,Bla,Bla pra nada não é seu VinÃcius ,o Sr. e outros pseudos economistas devem estar em estado de choque, e o motivo é o Brasil dando certo sem men tiras e sem artifÃcios ,sei que dói passar um longo tempo mentindo e tentando jogar seu próprio paÃs para o ab ismo e não conseguir ,e sei que existiu um remédio muito forte para tudo dá certo ,sabe como é o nome desse remédio ? Eu digo : Se chama Luiz Inácio Lula da silva ! Pode comprar, seus males do ó dio serão curados !
Vinicius, o motivo do sucesso na economia chama-se Luis Inácio Lula da Silva! A Gleise Hoffman divulgou nota agora há noite te explicando melhor os motivos.
Os liberais, ou neoliberais, na verdade, são uns ignorantes da realidade, com empafia de entendidos. Houve uma notória injeção de recursos (aumento da massa salarial qnas classes baixas chegou a 35%; aumento dos benefÃcios previdenciarios e sociais, aumento do salário mÃnimo, isenção de impostos até 2,5 mil reais, etc), com retroalimentação dessa dinâmica pela queda do desemprego. Torres, vc já ouviu falar em John M. Keynes?
... vichi! O que vou dizer lá em casa.
Na verdade se economistas não sabem o porquê da melhora do PIB então não são economistas
Por causa de tanta as Nei rás o colunista assume que foi pelo governo
É a polÃtica fiscal ajudando a todos. Já a monetária ajuda os ricos - baseando-se em previsões e expectativas que sempre se mostram erradas, mas que servem , no presente, para justificar ações que beneficiem esse grupo de ricos rentistas.
Inevitável pensar que o articulista quer gozar da cara do leitor. Não sabemos porquê? Só se estivermos num mundo paralelo. Sr Vinicius, o paÃs tem governo e, apesar dos maus augúrios e vaticÃnios dos analistas de mercado, que ainda sonham com Guedes - assim como vosso patrão -, as coisas estão andando na economia e vão dar certo se vocês não atrapalharem.
Imagino se não atrapalharem como vamos melhorar
Desconfio que talvez o motivo tenha alguma relação com a eleição de um presidente competente, que gosta de trabalhar.
O Lula sempre trabalhou já o seu herói só gosta de motociatas e jetsky
Lula, gosta de trabalhar.... essa seção virou de comédia, só pode
Saber você sabe, só não quer dizer.....
Artigo parece brincadeira de mau gosto. O sr. Vinicius escreve escreve sobre o que não sabe! Hilário! Catatonico! Até eu um reles mortal poderia lhe dar algumas pistas! Já o mestre e mestre de coisa,alguma!
Fale por você. Houve aumento de renda e retomada de investimentos em setores que apostam em ganhos decorrentes disso. Não estenda a sua ignorância às outras pessoas.
Me parece óbvio que vocês não saibam as razões da melhora. Vocês previam pioras e não sabiam por quê.
Não seria apenas o Márcio Pochmann fazendo o que o Lule mandou? Tal e qual o GalÃpolo fará com juros?
O Ministério da Saúde adverte: o uso de cloroquina vencida junto com alfafa estragada ou contaminada pode trazer sérios riscos à saúde de seus consumidores, como lapsos de memória, fuga da realidade, alucinações e falas desconexas. Em casos assim , um médico deverá ser procurado.
Você está tendo um surto esquizofrênico?
Não, o PIB está crescendo mesmo, fruto de uma boa administração.
Sério Vinicius ? Patético
Por causa de sua ideologia o colunista VinÃcius é incapaz de reconhecer que a causa da melhora na economia é por ações do governo Lula, para infelicidade do colunista e seus afetos a melhora será por um bom tempo e será sentida por todos os brasileiros a partir do próximo ano.
Desde 2013? Tente se lembrar do que aconteceu após 2013 e você saberá.
Só sei que nada sei. Prever o crescimento do PIB está tão difÃcil quanto os preços das ações ou o dólar.
As teorias não conseguem explicar? Bem que o Lula falou que eram necessárias mudanças, atualizações nos livros sobre Economia. E quiseram ridicularizá-lo por isso. TaÃ.
Pro Vinicius, quando as coisas vão bem não tem explicação, mas quando vao mal o culpado é bem evidente. Então TÃR
Mais uma vez estão dizendo que é sorte do Lula.
Sorte ? Ou digamos que no inÃcio de 23 você pega 150 bilhões de reais com o mercado por meio de emissão de tÃtulos público, sem um plano crÃvel de como vai pagar essa dÃvida, e então em dois a três anos você estimula fortemente a demanda agregada, elevando o pib neste perÃodo. Porém, esse efeito é temporário, conjuntural, e acaba por se dissipar no decorrer dos anos. Assim, o crescimento volta a ficar baixo, pois a parte estrutural do pib ainda está emperrada, carecendo de reformas.
Esse aà tem dificuldade de fazer previsões sobre o passado.
Não sabem o motivo? Eu sei: é a sorte do Lula.
Temos que agradecer a coluna do VinÃcius, pelos excelentes comentários que ele gerou.
VinÃcius, ninguém sabe porque o PIB cresceu, nem quem é o verdadeiro VinÃcius!
Você realmente desconfia que sou o VTF, Gilberto ? KKKK. Lamento em desapontá-lo, mas não sou ele.
Desejo muito que a recuperação econômica neste pós pandemia esteja atrelado a melhorias estruturais do nosso pib potencial devido à s reformas macro e microeconômicas feitas desde 2016, que realmente é difÃcil mensurar, como bem disse o colunista. Caso for, haverá expectativa de maior crescimento no longo prazo, ainda mais se continuar a dar prosseguimento as reformas pendentes. Mas é muito provável que esse crescimento está sendo puxado por expansão fiscal desde vinte dois e três.
Homem de pouca fé! Haddad tem feito milagres, mas vc acha que ele vai enroscar . Não vai, porque sabe o que está fazendo . As reformas neoliberais só serviram pra prejudicar os trabalhadores. A ponte para o passado não aguentou. Reconheça .
A culpa deve ser do Lula
Os olhos de mouco dos representantes da banca. Só rindo mesmo.
As massas que apoiam lÃderes populistas, como o lula, vêm aqui para agradecê-lo pelo bom desempenho do pib, achando que isso é o efeito milagroso de lula. Foi assim com bolsonaro também, em vinte dois. Muito provavelmente esse crescimento surpreendente está sendo puxado pelo fiscal expansionista, que certamente não se sustentará por muito tempo. Crescimento sustentável vem com reformas que afetam a parte estrutural da economia, melhorando a sua eficiência e, assim, a produtividade.
Sim, a politica fiscal ajuda a economia, porém o "mercado", os rentistas e os especuladores não estão nem aÃ, só querem lucrar. O BC parece que só quer atrasar a economia. E tem a oposição também jogando contra. Força, Haddad.
Com esse nome vc disputa no fotochart com o original, quem eh o vencedor ?
E agora, quem é o VinÃcius verdadeiro, o que escreveu a coluna e acertou em dizer que não sabe nada, ou este que vai de provavelmente? Acho a coluna foi escrita pelo farsante petista, lulista, comunista, de propósito, para acabar de vez com a moral do VinÃcius.
Mais um arauto da Faria Lima na Folha F. VTF, é simples! Agora, tem governo! Tem polÃticas acontecendo. Veja os investimentos diversos. Antes tinha orçamento secreto na mão do Lira, (STF atuando para corrigir), o governante não governava, pelo contrário ficava planejando golpe e vendendo jóias. Mas, VTF diz não saber de onde. É má fé, não é? Fala s verdade!
Dica de motivo. Nao está sob o projeto de pais para poucos do passado que vigorou de 2016 a 2022. Só isso já faz diferença, não tem governo atuando por menos pib, olhando apenas para uma minoria privilegiada.
VinÃcius Torres Freire está perplexo, estupefato e assombrado. Eu também estaria se confiasse só nas análises dos tais "mercados", que se baseiam principalmente na expectativa polÃtica de insucesso de governos dos quais não gostam...
Na análise o articulista não leva em conta algumas variáveis importantes o trabalho de autônomos, o trabalho temporário e as manipulações de informações por parte dos informantes do Boletim Focus.
Alguns colonistas da falha são tão caricatos que se fossem personagens de um romance os leitores iriam criticar a inverossimilhança. Até em crescimento recorde do PIB arrumam um jeito de criar uma manchete negativa.
Toma vergonha, irmão...
Agora inventaram a moda de que o pleno emprego e o PIB alto são ruins, porque geram inflação.
Isso não é inventar moda, Antônio. PIB de qualquer paÃs operando muito acima do seu potencial não é bom, assim como abaixo. Isso gera pressões inflacionárias. O mesmo equivale para o desemprego, se estiver muito abaixo do natural - NAIRU (desemprego que não acelera inflação), isso pode causar pressão nos preços de bens e serviços. Isso é estudado em livros de macroeconomia, qualquer um, e pode ser estimado por técnicas econométricas: NAIRU e o PIB potencial.
O ilustre colunista não despiora. Agradeço todos os dias por não trazer o pão para casa amassado pelo diabo que compra almas, consciências e as mãos de quem precisa fazer o serviço sujo dos donos dos jornais. É o governo Lula. E daÃ!
Colunistas da Folha piram com o PIB do Lula... Nem sabem o que dizer. Vamos ajudar copiando o comentário da Miriam Leitão: "foi um avanço com qualidade, espalhado por vários setores da economia. No ano passado, o setor agropecuário puxou o bom desempenho. Este ano, a indústria, os serviços e o investimento cresceram. O resultado é espalhado pela economia". Deu pra entender?
Os cães ladram e a caravana passa.
Pra pessoas simples que acordam à s 5 da matina, fica fácil entender, afinal elas são prova viva de que a situação do paÃs melhorou com Lula e Haddad, mas pro pessoal q idolatra pauloguedes, fica dificil, senão impossivel..
Não há crescimento real sem justiça social. Não é governando apenas para uma classe que o Brasil vai pra frente. A grande diferença é que Luiz Inácio governa para todos, por isso seus governos deram certo. O que uns chamam de sorte na verdade é trabalho.
Em uma empresa séria os economistas deste jornal seriam todos demitidos.
De fato, reconhecer a melhora sem citar os que estão no governo, quase como se houvesse mesmo o milagre de que fala, é no mÃnimo estranho. Mas pode não estar querendo pessoalizar. Quanto aos erros nas projeções, o que há é um viés ideológico, da parte da maioria dos economistas com alguma voz, que não os deixa admitir que as suas métricas estão equivocadas. Quando o governo não erra (e esse erra menos), a racionalidade se impõe e o paÃs cresce. Deve ser isso.
O que um funcionário dedicado não faz para agradar o patrão.
A EstatÃstica é válida mas em véspera de eleição pode ter tendênci(erro). Quanto à terra plana, há um engano. Einstein achava que o mundo era plano, não a terra.
Levanta suspeita, é claro. Havia expectativa de manipulação quando o Pochman foi para o IBGE. Mas que a economia melhorou não há dúvida. A questão é saber se tanto assim.
O que ensinam em Harvard? Como alguém que se diz mestre não estuda? O sujeito escreve em um jornal de grande circulação achismos? E o melhor decreta que o juros devem subir por achismo interessado. Essa gente fica doente só de imaginar o brasileiro tendo um vida digna, não gostavam do Bolsonaro porque ele era boquirroto, o certo para eles é ser sutilmente cruel, talvez dê mais prazer.
Fiz um cometário que não passou na mediação. Gostaria de saber porque. Usei a figura do cachorrinho correndo atrás do próprio rabo para me referir ao texto, que em minha opinião não se encontrou! Tem comentário aà mandando o VSF.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > Economia tem melhor triênio desde 2013 e mal sabemos o motivo da melhora Voltar
Comente este texto