Ciência > 3 paradoxos curiosos que mostram engenhosidade dos antigos filósofos gregos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Um outro paradoxo interessante é o proposto pelo astrônomo alemão Heinrich Wilhelm Olbers, que diz: Se o Universo é infinito, e há um número infinito de estrelas nele, então o céu inteiro deveria estar coberto de estrelas. Então, deveríamos ser capazes de ver uma estrela em qualquer direção que olhássemos, e, portanto, o céu noturno deveria estar bem iluminado. Então, por que ele é escuro?

    Responda
    1. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

      Para onde quer que você olhe no céu, há uma estrela ou galáxia. Você simplesmente não consegue ver muitas delas porque: (1) a luz delas ainda não chegou até nós porque ela leva tempo para viajar, então só podemos observar objetos que estão localizados a 13,8 bilhões de anos-luz de distância — não mais longe; (2) as ondas de luz de objetos (estrelas e galáxias) muito distantes ficam tão esticadas que que se tornam infravermelhas. Os olhos humanos não conseguem ver a luz infravermelha.

  2. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    O paradoxo do Navio Teseu é outro paradoxo clássico advindo da Grécia Antiga, e foi descrito por Plutarco. Vejamos: Se um barco tiver toda a sua madeira restaurada, ele continuará sendo o mesmo barco?

    Responda
  3. Dalmo de Souza Amorim Junior

    O descondenado é culpado? Aparentemente é um paradoxo.

    Responda
    1. CARLOS EDUARDO DO SANTOS BALASTEGHIN

      Não vejo paradoxo. Não houve a culpa, portanto foi condensado erroneamente

  4. Wilson Roberto Theodoro

    Os gregos antigos, e por extensão, seus filósofos, eram politeístas, acreditavam em várias divindades assemelhadas aos seres humanos. Sócrates, por exemplo, imaginava cumprir uma missão que lhe fora cometida pelo próprio deus Apolo. Isso não lhes tira a importância, apenas significa que devemos relativizar as coisas absurdas que vemos nos dias de hoje, como as que o Marcos cita (Bíblias, deuses criados por humanos, etc.). Como dizia minha avó, cada terra com seu uso, cada roca com seu fuso.

    Responda
  5. Luciano Napoleão de Souza

    Gosto de ciência, filosofia e curiosidades. Mas os exemplos acima são um tanto tacanho.

    Responda
  6. Marcos Barbosa

    Lendo tudo isso eu me pego imaginando o quanto esse povo da antiguidade era superior,até na inteligência ao que temos hoje . O mundo seria um lugar muito mais adiantado,sem coisas absurdas como bíblias ,deuses criados por humanos tão verdadeiros quanto uma nota de três . Quando eu vejo hoje esses candidatos,de todas as ordas de lado ,pablos marçais com uma arrogância arrotando vantagens fakes em troca de voto de miserável eu vejo o quanto os antigos filósofos eram muito a frente em seu tempo .

    Responda
    1. Wilson Roberto Theodoro

      Marcos, os gregos antigos, e por extensão, seus filósofos, eram politeístas, acreditavam em várias divindades assemelhadas aos seres humanos. Sócrates, por exemplo, imaginava cumprir uma missão que lhe fora cometida pelo próprio deus Apolo. Isso não lhes tira a importância, apenas significa que devemos relativizar as coisas absurdas que vemos nos dias de hoje, como as que você cita (Bíblias, deuses criados por humanos, etc.). Como dizia minha avó, cada terra com seu uso, cada roca com seu fuso.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.