Marcelo Viana > Algumas disputas científicas têm final feliz, outras não Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O assunto é para a semana que vem, mas, mais que Poincarré e Hilbert, a "treta" maior do Einstein foi com o Bohr. Felizmente, os dois eram civilizados o suficiente para entender que a disputa era intelectual, cientÃfica, e não pessoal.
Pode incluir semana quem vem as declarações do César Lates sobre o Einstein, e sua opinião de que ele teria plagiado a relatividade. A descoberta já estaria supostamente em Poincaré. Devo dizer que eu discordo.
Realmente. Numa idade em que a maioria dos fÃsicos está iniciando o mestrado (para montar seu currÃculo Lattes :) ele estava fazendo descobertas de partÃculas elementares.
Lattes era genial. Foi aluno de Glen Wataghin e Mario Schenberg; mas parece que acabou se estressando com algumas pessoas. Na infância brinquei com as filhas de Lattes. Portinari pintou um retrato de Maria Cristina, filha de Lattes. Na juventude dei aulas para uma sobrinha de Portinari, e pude ver que o retrato lembrava Maria Cristina. Lattes tinha regressado do pico Chacaltaya, trabalhava no meson pi.
O co-descobridor de Netuno, Adams estudou no St. John's College em Cambridge. Foi diretor do Observatório da Universidade de Cambridge e fez os estudos sobre as perturbações na órbita de Urano, pouco antes das investigações de Leverrier. A descoberta independente de Leverrier chamou a atenção de todos para a astronomia e fortaleceu a opinião para a universalidade da gravitação. Leverrier sucedeu Arago como diretor do Observatório de Paris e o reorganizou de acordo com a astronomia moderna.
Na correspondência com Newton, Leibniz explica seu método de desenhar tangentes a curvas, "não pelos fluxões de Newton, taxas instantâneas da mudança de um fluente, mas pelas diferenças de números, introduzindo a notaçãodx, e a notaçãody, para a diferença infinitesimal entre as coordenadas de dois pontos consecutivos numa curva. A notação de Leibniz foi adotada por Euler, Lagrange e Laplace no continente.
Aguardando o próximo capÃtulo desses deliciosos duelos acadêmicos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcelo Viana > Algumas disputas científicas têm final feliz, outras não Voltar
Comente este texto