Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Carla C Oliveira

    Musk é um golpista, sim. Se diz coraoso, mas não defende a liberdade de expressão na China. Aqui quer vir dar uma de herói. Ministro Alexandre, força aí!

    Responda
  2. jose batista

    O acervo de vida de 22 milhões de brasileiros, de quase 20 anos, se perdeu, em nome da soberania de um país ou do capricho de um juiz autoritário? Faltou prudência p fazer jurisprudência!!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      acho que vc não sabe o que é jurisprudência Zé, e não importa isso é mais importante que a nossa democracia

  3. jose batista

    O acervo de vida de 22 milhões de brasileiros, de quase 20 anos, se perdeu, em nome da soberania de um país ou do capricho de um juiz autoritário? Faltou prudência p fazer jurisprudência!!

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Acervo de vida ? Menos....

  4. Arnaldo Facciotti

    Sempre soube que vc é um comunista mas não sabia que era burrinho tbm

    Responda
  5. Giovani Ferreira Vargas

    Depois de escrever alguns textinhos contra o "golpe" de 64, o colunista mostra-se abertamente a favor da ditadura do STF... Quem te viu, quem te vê...

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      O problema não é o que escrevem, mas sim não entenderem o que está escrito. Bela bobagem esse seu comentário.

    2. Marcos Benassi

      Ah... Arrã, tá. "Textinhos", sei. E o golpe de 64 não tem aspas não, prezado. *Golpe*. Milicada sssaafada, assassina. Não é achômetro, tá comprovado, descrito em tudo que é literatura possível, admitido pela justiça. Foi reativada uma comissão pra correr atrás de desaparecido, buscando justiça e reparação. Se liga, pô.

    3. Gilmar Maghenzani

      Vc não está entendendo nada qdo diz sobre a ditadura do STF e mais de ditadura ele entende

  6. jose fior neto fior

    Não pode haver moderação com extremistas/fundamentalistas. Tem que ser aplicado o maximo rigor da lei, inclusive para colunistas marrons, que defendem criminosos, né sr. Gaspari. O STF está agindo muito moderamente com o bufão Musk.

    Responda
  7. Antônio Carlos de Paula

    A simpatia não ganhou nenhuma, sempre teve da extrema direita raivosa e violenta, a mesma que não aceitou o resultado da eleição e fizeram toda aquela quebradeira em Brasília. Que o ministro Alexandre continue com essa coragem na luta contra esse criminoso da extrema direita internacional.

    Responda
  8. MARCIA CIARALLO PESCUMA

    Olha, deveria ser muito simples: entre alguém que comete crimes e que o faz abertamente, e alguém que exagera no combate a tais crimes, o certo, por óbvio, deveria ser escolher o segundo. Muito lamentavelmente há quem idolatra o criminoso!

    Responda
  9. adenor Dias

    Dinheiro não parece ser problema para o Elon Musk, que já mandou até espaçonaves ao espaço, coisa que só governo fazia antes. Não há de faltar grana para comprar políticos, imprensa e judiciário brasileiro e, aplicar por aqui um golpe também, já que ajudou no golpe contra Evo Morales.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      é só ficar de olho psicopata e se voltar aqui que seja dado as boa vindas e um bom retorno imediatamente

  10. jose eduardo serrao

    VPN continua sendo usado, a starlink continua funcionando. Então, o mas... Subiu no telhado.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      então a starlink sempre funcionou oq ue foi bloqueado foram as contas dos bancos capiche

  11. AILTON SOUZA

    Na realidade esse fascista do Musk se acha acima da lei e até de Deus. Tá na hora dos poderes do mundo começarem a se articular contra as atitudes radicais desde cidadão e cortar o mal pela raiz.

    Responda
  12. Cassio Vicinal

    Concordo em parte, Hélio. Especialmente ao expor a postura de Elon Musk como falsa defesa da liberdade de expressão. Sua análise é franca e direta, o que tem se tornado raro. Contudo, discordo da ideia de “desgaste desnecessário” do STF. Diante da desobediência judicial, o Supremo não tinha outra escolha. Sua crítica à proibição do VPN é válida, mas a gravidade do desrespeito à Justiça não pode ser subestimada. Valeu ler sua reflexão!

    Responda
  13. Anete Araujo Guedes

    O judiciário não vive seus melhores momentos por garantir antes, durante e após as eleições, a lisura do pleito eleitoral. Por terem sobrevivido após a invasão e destruição das sedes dos três poderes. Por se mostrarem guardiões de nossa democracia e soberania. Por terem que agir, perante um congresso inoperante e aliado, em sua maioria, à extrema direita, frente a uma PGR inoperante. Por terem retomado a via da legalidade, após anos de parceria com Moro, na fraudulenta Operação Lava Jato.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Sem nexo

  14. Helio Cardoso

    Como diria o Benassi, seo Elio, nossos nomes, aqui, são palavras homófonas mas não nos esteites, lá me chamam "Rílio". Assim como disse que o "ex-promotor e ex-secretário de Segurança de São Paulo, Moraes nunca foi juiz..." também lá nos EUA ser juiz não é requisito obrigatório: Earl Warren, que é considerado um dos juízes da Suprema Corte mais influentes da história dos Estados Unidos era político, foi governador da Califórnia. O que lá não tem é ministro!

    Responda
    1. Helio Cardoso

      Boa Marcão, isso é que é uma aula de democracia digna da geração Pasquim: citou, comentou, aprovou, gostou... e Xandão salvando as honras da justiça!

    2. Marcos Benassi

      Uai, já que fui citado, peço licença, meu caro: o Xandão de fato não é juiz, é meganha, histórico muitíssimo mais adequado para lidar com o tipo de criminalidade que grassa nos últimos anos...

  15. Gaya Becker

    De que lado do muro você está Elio Gaspari? Você quer q um africano metido a americano só porque tem dinheiro pra fazer todo esse barulho, crie problemas para o estado de direito brasileiro? O único cara q sabe lidar com esse tipo de ataque é o min Alexandre de Moraes, que aliás, conseguiu manter a democracia no Brasil qdo o golpista e seguidores estavam ensandecidos querendo um gol pé militar? Você lembra disso? Você é muito velho para se fazer de louco...Tenha paciência!

    Responda
    1. Miguel Gossn

      Só uma pequena observação, Gaya. Ele é, claro, um branco descendente de europeus nascido na África. E se suas origens são anglo-saxãs, então, ele está mesmo muito mais próximo de um americano com a mesma ancestralidade.

  16. José Maria Leal Paes

    De ditadura Gaspari entende. Ganhou dinheiro ao produzir obra útil à compreensão do Brasil entre 1964 e 1988. Da origem Dias Toffoli, de imenso saber jurídico, à enxurrada persecutória de Alexandre de Moraes, constitucionalista à FHC ("esqueçam o que escrevemos no passado, porque o mundo mudou e a realidade hoje é outra" - Folha, 13/10/1996), Gaspari já tem material para "A Ditadura Togada", complementar à famosa trilogia - A Ditadura Envergonhada, A Ditadura Escancarada, A Ditadura Derrotada.

    Responda
  17. Caubi Maciel da Nóbrega

    VPN não é gambiarra.

    Responda
  18. orlando gomes de freitas

    A verdade verdadeira, é que os Juizes brasileiros não primam pela coragem na defesa da Lei, sofrem percalços em sua aplicação, com influências de todo tipo, vide os nomeados pelo ex presidente. Determinação e vontade não faltam ao Ministro Moraes, isso incomoda os mais "cautelosos" que se sentem ofendidos quando alguém corajoso e destemido, paga um alto preço por defender a Lei, obrigando-os a fazer o mesmo, mesmo que indiretamente. Ulisses adoraria Moraes!

    Responda
  19. Florentino Fernandes Junior

    Poderao ser rebogadas pelo judiciario… serio isso gaspari?

    Responda
  20. Flavio Leal Rodrigues

    A decisão da turma é legal, como seria a o plenário. Criticá-la por ter sido tomado numa turma não faz sentido. Menos ainda porque turmas não existem na Suprema Corte dos EUA. Quem acha que conhece o STF melhor do que um dos ministros ou é muito inteligente ou muito presunçoso.

    Responda
  21. Marco A Moreira

    Excepcional artigo. Logo a artilharia ligeira ou o exército de Brancaleone começam a atacar o colunista ou a Folha. Sempre os mensageiros nunca a mensagem. Alguns com teoria da conspiração, outros com ataques rasteiros.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Exatamente. Pode-se, inclusive, escolher e conduzir a boiada do ataque, a depender da abordagem. Pode-se até optar por duplo ataque, bastando, a tanto, abordar com coerência. Chegamos ao ponto em que a verdade tornou-se capaz de contrapor a quase todos, simultaneamente.