Vinícius Torres Freire > Por que a economia tem crescido mais que o mercado prevê: uma visão do governo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
O tipo da coisa que deixa os economistas atordoados. O paÃs cresceu. Não sabemos como e porquê. Explicar o passado é tão mais fácil !
Economista fala em crescimento, mas quando a Economia cresce, falam em inflação e pedem a alta da taxa de juros. Supostamente, as pessoas deveriam consumir e ter emprego, mas quando elas consomem e trabalham, isso não faz bem para o "mercado". Então, seguimos nesse rol de contradições e de especulações do "mercado", que são especialmente contrárias aos progressistas que estão no poder.
Talvez, as previsões erradas sejam um grande trunfo de quem especula. Talvez, o desenvolvimento econômico e social não seja lucrativo$ ao especulador. Talvez, aumentar juros quando a economia vai mal e mantê-los quando vai bem -- o que não deixa de ser uma contradição -- seja explicado pelo fato de que ''o mercado, o absoluto'' precisa faturar$ tanto nos momentos bons, quanto nos maus momentos. Ou seja, o importante é arrumar uma ''narrativa'' para tirar o excedente dos cofres públicos.
Não atoa tem uma turma doidinha só pensa no tal X que continuem assim aà não atrapalha os que evestee trabalham duro gera renda aà a roda continua o pib sobe
Economistas são uma mistura de Mãe Diná com alquimistas charlatões. Inventam o mercado deus, desprezam o mundo real e manipulam as economias com seus comentários para aumentar suas riquezas e de seus clientes.
Será que estamos vencendo os rentistas?
Não tem resposta única. Há subdimensionamento na produtividade brasileira, que acelerou sua digitalização e se adaptou a formas modernas de trabalho frente a pandemia; brasileiros gerando renda em trabalhos offshore; fechamento da torneira de produtos chineses foi convertido em um consumo consciente por produtos brasileiros; renovação do maquinário industrial; parte dessa produtividade virou renda para o trabalhador, muito devido a escassez de mão obra causado pelo envelhecimento da população.
Leilão funcionou lá fora não cola. Se colar hoje o dólar vai cair demais vamos aproveitar.
O texto menciona que o "multiplicador" da despesa estatal seria maior do que se imagina, mas não oferece uma análise detalhada ou dados que sustentem essa hipótese. A ideia de que diferentes tipos de gastos públicos têm diferentes impactos na economia é relevante, mas a argumentação fica superficial. O texto poderia se beneficiar de exemplos concretos, estudos empÃricos ou comparações internacionais que demonstrassem como e por que esses multiplicadores variam.
O cara do governo apenas balbuciou alguma coisa que ele lembrava da faculdade numa prova sobre o Keynesianismo. Tudo chute sem dados.
Com esse PIB inexplicável hoje vamos festejar o dólar vai lá pra baixo . Tudo muito baratinho
Onde vc morava na época do ladrão de jóias?? Em Marte??
Bem, ainda em 22 eu comprei um duende barburdo, coloquei no meu quintal e no Natal fiz um pedido de paz e prosperidade para o nosso paÃs. Desde então, só sucesso.
O texto faz uma comparação entre os anos de 2018-2019 e 2021 em diante, afirmando que o crescimento foi superestimado nos primeiros anos e subestimado nos últimos. No entanto, não há uma discussão mais profunda sobre o contexto econômico de cada perÃodo. Fatores como crises polÃticas, mudanças na polÃtica econômica, ou até eventos externos (como a pandemia de COVID-19, guerra na Ucrânia) não são mencionados. Essa omissão enfraquece o argumento, pois deixa de considerar variáveis importantes.
Ouvi exatamente isso agora de um economista técnico de futebol
economista brasileiro, tecnico de futebol brasileiro, colunista brasileiro, vampiro brasileiro.....a mesma melda.
Primeiro porque Lula tem muita sorte. Segundo, é que esses caras metidos a econo mistas e arti culistas, trabalham muito com fake news e deveriam responder suas ment iras sob as penas da lei.
Simples. Porque o Lula tem sorte.
Apesar do boicote do presidente do BC e dos predadores do congresso nacional, acompanhados pela tentativa insistente dessa folha de baixar as expectativas mesmo diante dos avanços econômicos, o programa sério e responsável da equipe do Presidente Lula começa a funcionar, com a grana circulando entre os brasileiros
Os "modelos têm dificuldade de captar" a realidade, porque seus economistas usam as ferramentas quantitativas enquanto estão comprometidos ideologicamente com as vantagens de alguns mais ricos contra a maioria media e pobre dos brasileiros.
Basta acenar com algum que os trabalhadores se movimentam. A questão é que os investidores já estão se mobilizando para capturar esse dinheiro através de uma nova elevação dos juros. O neoliberalismo é o inferno para o pobre trabalhador e e o céu para o preguiçoso investidor.
A pergunta correta seria: "Porque o mercado prevê menos do que a economia tem crescido: uma visão de ideologia".
Em resumo, Economia não é ciência, mas ideologia.
De ontem pra hoje já sabe os porquês?
Tem uma parte do texto em que se diz assim: - Aumentos de benefÃcios sociais para pobres, por exemplo, vão quase todos para o consumo. - Ninguém tinha pensado nisso antes?
Gostaria eu de ganhar tanto dinheiro quanto esses "analistas" pelo que erram do que pelo que acertam. Se ainda errassem "dentro da margem", tudo bem, mas a diferença tem sido muito grande. Imaginem microcirugias com esse tanto de erro.
AÃ, quando Lula diz serem necessárias mudanças e atualizações nas teorias e nos livros de "Economia" ele é criticado, insultado, chamado de ignorante, sem diploma, que não entende nada de nada. Será?
Chora Dorotéia! O governo Lula 3 continua desafiando os pessimistas de plantão. Kkkkkk.
Sim realmente cresceu, em seus sonhos.
Parece a Chapecoense. Não acertam um chute.
Análises polÃticas dão nisso. Erros e mais erros. Tudo que entra politica e polÃticos dá errado. A folha é notável em divulgar notÃcias erradas e sem fundamento. logo, tá fadada a dar errado e falir
Leiga dando pitaco: Investir gasto público no povo pobre dá resultados. Já investir gasto público nos ricos dá prejuÃzo. Rico é avarento, ganha e não divide, não investe, manda o dinheiro para banco no exterior. Já o pobre guando ganha, gasta, investe no que precisa, faz girar a economia. A conta é simples, há poucos ricos, mas muitos, muitos pobres. Estes pobres, o pouco que ganham a mais, gastam. A indústria e o comércio vendem mais, daà os resultados.
Selma e Carlos, obrigado por tanta clareza e precisão em seus comentários.
Sai VTC e entra Selma nesta coluna. Brincadeira. Eu gosto do VinÃcius.
Selma, vc não é leiga, vc simplesmente vê a economia de forma clara, contrário dos economistas, c/o autor da coluna inclusive, q só fazem previsões de acordo c/o q/lhes interessa(aos patrões claro). Amavam FHC e mesmo fazendo péssimos governos econômicos pro povo mas ótimos p/ elites, eram só elogios. A folha não suporta Lula e mesmo o Brasil mostrando fortes sinais de recuperação e crescimento, sempre vai critica-lo de forma desonesta, afinal está desde sempre ao lado do "deus mercado".
Entendi da mesma forma, Selma Aguiar. A vantagem é que, se estivermos erradas, ninguém perderá. Ou melhor, só os de sempre.
Você errou o prognóstico, tenha humildade de reconhecer.....confundindo vontade com realidade....não sei se por crença ou pra agradar os "acionistas" que mandam nessa Folha....
"No terceiro dia sem X, PIB do Brasil já sobe 1,4 %" Sensacionalista.
O déficit público explica a decolagem do novo voo da galinha. Quando o dinheiro dos outros acaba, vem a ressaca e depois a depressão. Foram tantas as tentativas semelhantes anteriores que já nos acostumamos.
Bom mesmo era no tempo do ladrão de jóias com desemprego nas alturas. O choro é livre gado véio.
Igor. Assista ao filme "A Fuga das Galinhas". É um desenho muito bom.
O "voo de galinha" já está no segundo ano.
.....melhor do que ficar 4 anos vadiando e deixando o paÃs ladeira abaixo....
Amadores, enfi@ o boletim focus no X
Se tá ruim pra nós, imagina pros especialistas e analistas de mercado
Vinicius, não vá buscar explicações no ministério da fazenda. Afinal os técnicos trabalham para um governo nada sério. Tudo empulhação como os mercadistas querem passar, incluindo você. Manera um pouquinho hoje. No dia seguinte outra catástrofe é anunciada. Os resultados são realistas. Sem ser economista observo a movimentação da economia nas ruas e análises de bancos e do FMI. A derrocada é desejada por quem aposta contra o Estado e o governo. Privatizar tudo. Um deus mercado como o Musk.
Esforço louvável de análise das causas do crescimento. Meu palpite de leigo: os gastos do governo têm tudo a ver com isso e se somam a um ambiente polÃtico mais humano e saudável que o passado, desde Temer e Nero. Democracia efetiva e crescimento combinam.
Oh céus, oh vida, oh PIB!
Simples: o Brasil nunca foi tão capitalista como agora. A Grana está circulando.
Apesar do boicote do presidente do BC e dos predadores do congresso nacional, acompanhados pela tentativa insistente dessa folha de baixar as expectativas mesmo diante dos avanços econômicos, o programa sério e responsável da equipe do Presidente Lula começa a funcionar, com a grana circulando entre os brasileiros.
Não, Nacib. Os gastos do governo ajudam os pobres e o BC quer agradar aos ricos
O Vitor tá certo. O PT engambela o pobre com seiscentas pratas da bolsa famÃlia e segura seu curral eleitoral. O que era para ser uma polÃtica de transição para inserção dos miseráveis virou rotina dos governantes, desde FHC.
A grana dos pobres é consumida rápido mas a dos ricos fica guardada, de preferencia indexada à selic ou ipca + 6
E tem um bom governo com o Lula. Ponto fundamental.
A questão básica é manter o Brasil sequestrado. Se a economia vai bem, e baixo desemprego, -se aumenta os juros, que aumenta a dÃvida, que aumenta o custo do dinheiro e da produção, que aumenta o desemprego, que abaixa a atividade econômica, que aumenta a pobreza. E os barões do rentismo mantêm a eterna ciranda do juro alto. O artigo é mais ou menos assim, "aconteceu alguma coisa que a gente não entende o que foi, vamos aumentar os juros, para que nada saia do nosso controle".
A bodega do bairro está crescendo. Antes desempregados, os trabalhadores voltaram a comprar, melhorando a micro economia do bairro que é parte da macro economia que apresentou números louváveis, 6,7% de desemprego e PIB. de 1,4 no trimestre. Custa dar crédito ao esforço do Governo? VinÃcius, por educação encerro com o Sensacionalista. 'Terceiro dia sem X, PIB do Brasil cresce 1,4 %.
Então você, como o Palpiteiro-Mor da Falha, não sabe porque o PIB do Brasil melhorou! Claro, não foram por causa das medidas econômicas do Presidente Lula, certamente que não foi. Foi um cometa, foi a Lua cheia, foi uma Macumba fortÃssima, foi a mudança de clima, foi o fogo no Pantanal. Esse jornal agora cotó é uma piada e os articulistas, uma vergonha!
Economistas devem comunicar previsões com mais cautela, destacando as incertezas e limitações dos modelos. Embora sejam ferramentas valiosas, os modelos econômicos são estimativas condicionais, não previsões exatas. Apresentar cenários alternativos e intervalos de confiança ajudaria a melhorar a compreensão pública, evitando mal-entendidos e expectativas irreais, além de deixar claro que o futuro econômico é sempre incerto. Do contrário parecem meros operadores de modelos que não compreendem!
Esse descompasso entre as projeções econômicas e o desempenho real da economia em dois mil e vinte dois não apenas surpreendeu o mercado, mas também abriu debates sobre os fatores que levaram a essa recuperação inesperada. As previsões econômicas costumam ser baseadas em uma série de variáveis macroeconômicas, incluindo inflação, taxa de juros, consumo das famÃlias, exportações e investimentos. Em dois mil e vinte dois, o cenário global era de incerteza, com a guerra na Ucrânia, a inflação etc.
Essas previsões pra 2022 não conseguiram antever o impacto dos quase R$ 200 bilhões de populismo eleitoral gastos pelo desesperado candidato à reeleição
Resumindo, tudo aponta para o efeito deletério de uma visão estreita do equilÃbrio fiscal e do teto de gastos; e que, ao contrário, investimentos sociais não só produzem efeito desejável na diminuição das desigualdades, como também impulsionam a economia e sustentam ciclo macroeconômico de prosperidade. Foi verdade em Lula 1, Lula 2 e agora em Lula 3. Menos distorções em termos de subsÃdios a setores especÃficos, mais investimento social por favor!
O gap entre prevosão e realizado, embora ainda enorme, vem diminuindo. 2,4 em 22, 2,1 em 23 e 1,2 este ano. Ainda que o efeito dos gastos publicos seja melhor que o esperado, o que parece bem provavel, dai não segue a conclusão petista de que gasto é vida. o moto continuo ainda não foi inventado. Isso só ajuda a diferir no tempo o resultado do enorme desarranjo fiscal ora em curso. É preciso cautela para que uma explicação técnica não vire justificativa para o descalabro nas contas publicas.
Choveu, tem que aumentar o juro. Nevou, aumenta o juro. Mas agora o sol apareceu. Então o juro sobe. Conclusões. A fome da banca nunca acaba. E ela deve remunerar bem. Porque os dotô sempre falam o que agrada a banca. Mas e o povo? Mero detalhe.
O Josimar tá certo. A Faria Lima tá bombando; conseguiu atá fazer o próximo presidente do BC, com um competente banqueiro.
Um amigo jornalista chamou de SÃndrome de Paulo Francis a superioridade arrogante que alguns colegas, geralmente com um ego auto-inflado, ostentavam no modo Medalha de Ouro. Esse sentimento deve acometer os obscuros designers que levaram 7 meses para terminar a destruição da Folha, entregando um lixo ilegÃvel no horário que lhes agrada. Vá com calma, VêTêFê, não precisa se alinhar à s paranóias ideológicas do andar de cima desse jornal.
Eta coisa linda Alice no paÃs das maravilhas Hoje é festa tudo baratinho.
Leia Alice no paÃs das Maravilhas. Usaram o tal leilão para encantar idiotas. Como seria a conta? Energia nas alturas, alimentação subiu 12%. Fazendo balcão para listar quem precisa de empregos passa nas ruas só cartaz de aluga se. Remedios alta de 8%. Vergonha na cara vai bem. Vamos aguardar o milagre hoje os juros vão baixar o dólar vai cair.. Só felicidade
Na época do ladrão de joias, Antônio, tava cortando cana com mão de obra de boia fria.
Onde vc estava na época do ladrão de jóias?? Talvez aplaudindo as besteiras ditas pelo ladrão de jóias no ridÃculo cercadinho, ou nas motociatas sem nenhuma serventia gastando dinheiro do povo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > Por que a economia tem crescido mais que o mercado prevê: uma visão do governo Voltar
Comente este texto