Ruy Castro > Marçal, Bolsonaro ao cubo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
Me espanta seu espanto. Quem lê seu artigo é preparado para achar normal o ex-encarcerado na presidência, mas tremer com a derrocada da qualidade dos candidatos. Indignação seletiva?
Não adianta lamentar q o Lula se elegeu e a ditadura bozista não veio, já foi. Perdeu, mané!
Parabéns Ruy, como gosto de ler sua coluna, sempre certeiro!
O tal Pablo é um fenômeno importante para medir o nÃvel de ignorância e oportunismo dessa direita jovem que se identifica com o sucesso a qualquer custo. Sem valores morais de referência, tem delinquência no DNA. O eleitor dele não é bolsonarista, até por que esse fracassou, é um transgressor anarquista. Brasil, mostra a sua cara.
Qual foi o momento que o ser humano ficou tão I mbe cil ? Como pode um ser tão repug nante desses estar candidato a prefeito de uma cidade do tamanho de SP ? Que Deus tenha misericórdia de nós.
Ruy, gostaria que começasse assim "Tenho duas ótimas notÃcias, a primeira muito ótima é que 'ficaremos livres de Bolsonaro para sempre', e a segunda ótima é que 'estamos ameaçados de ter Pablo Marçal como presidente', ora Ruy pelo menos até agora ele não falou em metralhar ninguém!
O brasileiro, tão ex perto, perdeu a capacidade de reconhecer um PI lan tra quando vê um. E não é de hj.
Nunca soube reconhecer. Pq vc acha q o BR tem fama de ser um paÃs “rico” em malandros? Malandro só se cria onde tem otárrio. O coach já explorava isso qdo era adolescente!
Tudo q é demais tende a diminuir, tudo q vc muito aperta escapa pelos vão dos dedos, ao pleno segue-se ao vazio. Esse rapaz é Bolsonaro Hard, aliar, infla. Vai explodir ou implodir. Lei da vida. Moderados vão fugir, extremistas vão ficar.
O Ruy querendo causar intrigas. Marçal é um despreparado, mas o povo sabe votar.
Esqueceu de colocar o aviso de ironia.
Simplesmente brilhante!!!
Adorei a palavra pacóvios. Fui até o dicionário conferir e encontrei os sinônimos: toleirão, parvos, simplórios,etc
Se pesquisar acharemos mais textos iguais a este de mais um esquerdista "ativista do amor" contra o "ódio" da extrema direita... Foram dezenas de adjetivos abjetos (baixaria, mesmo), que a própria moderação não deixou repetir aqui. O "imortal" da ABL escreve que, entre a incerteza do NOVO (que sempre vem)... prefere a certeza do desastre...
Que gde sacada, Jefferson, o algoritmo da FSP não censura “pacóvio”! Esse é um comentário pacóvio, de um bozista pacóvio, membro do gado pacóvio da extrema direita! Viu, publicou! Mas alegria de democrata dura pouco, logo um bozista alfabetizado vai buscar no dicionário, denuncia, e o estagiário da FSP censura.
Ouvi o cheiro de pacóvio de longe nesse comentário...
Tinha um tempo que os desencantados da polÃtica votavam no cacareco e no macaco Tião. A vantagem era que eles não assumiam a gestão das cidades. Marçal vai governar. Socorro!
Excelente observação.
Parece que a obra do Bozo não tem fim. Como obra esse senhor!
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Ótima, Banie! Engraçadissimo! Quem não conhece poderia até acreditar que você esta falando sério. Gostei particularmente do "golpe técnico". Vou usar quando meu time perder de novo. Não canso de admirar sua ironia e sarcasmo. Agora, tenho uma curiosidade: seu pseudônimo é inspirado no vampiro interpretado pelo Deep em Dark Shadows?
Pergunta a um neopentelhocolstal se já leu algum livro que não a BÃblia. . E nem dessa nada entendeu, levando cola do Impopastor. C.Q.D. Conforme querÃamos demosntrar.
Valadão tá aà pra incentivar os crentes a não deixar os filhos estudarem
Votar em Pablo Marçal é uma atitude covarde. São pessoas que não gostam de polÃtica, mas ao invés de buscar uma solução melhor, optam por avacalhar com tudo sem pensar nas consequencias. Não pensam na tragédia que sua diversão irá acarretar. Por isto, o voto não deveria ser obrigatório e as campanhas deveriam ter financiamento público para evitar que pessoas bancadas pelo crime fossem eleitas.
É lamentável, mas se o voto não fosse obrigatório, só a ultradireita seria eleita. Quem se posiciona contra o lamaçal nem sempre fala com outros sobre ele, não tenta conversar com alguém bem-intencionado que está sendo enganado para a pessoa ver o que pode acontecer com a cidade tendo no poder alguém cujo partido é ligado ao crime organizado. Quem sabe muitas pessoas não param para pensar que tantos já morreram nas mãos de criminosos, que é preciso um basta para a violência.
Hilário, o Edson chiamando alguém de parasita e defendendo o candidato coach. O gajo vive de parasitar os outros desde criancinha. Coach é sinônimo de parasita, a menos q se esteja falando de esportes. Não é q o Edson apoie o coach, é mais grave, ele contraiu o parasita, q é do tipo q se aloja no cérebro. No caso do Edson, o espaço que já era pequeno, agora nem cérebro tem, só tem coachadas. Coacha, Edson, coacha.
Observando de longe a encrenca em que a cidade de São Paulo se encontra. Está nas mãos dos paulistanos decidir se entrega a cidade nas mãos dessa figura.
Bótimo, melhor que bom e melhor que ótimo. Legal, Ruy! Nunes, além de opaco, é insÃpido, inodoro e incolor.
O colunista Castro foi terrivelmente certeiro nas avaliações do Pablitu, mas tomara que erre ao colocar o riquinho na precidencia da República, porque na prefeitura de São Paulo qualquer coisa ou cacareco se elege, porém continuo torcendo pro Boulos. A classe polÃtica partidária precisa ser revista urgentemente pra evitar estas anomalias ... (FORÇA BOULOS)
Edson coachando.
"Chora mi-mi-mi pra derrubar invasor de casas alheias, um PM."
Considerando o escrito deu para perceber que o voto no Pablo Marçal é impensável, devido a algum fator que deixou de ser registrado. Mas nesse caso qual a opção? Em quem votar? No Nunes que balança a cada pesquisa? Na Tábata que não parece deter carisma para empolgar a massa? No Datena, que superestimou sua popularidade? No Boulos, que fez fama frequentando e coordenando grupos de sem teto e associando seu nome às ameaças de invasão de propriedade alheia? Em quem ?
Como "algum fator não registrado"? Se o fato de o partido dele ter li ga ções com o cri me or ga ni za do não foi registrado, o que terá sido? Men te como respira, como Nero, faz pouco de todo mundo e não res peita o povo, quer vencer para se dar bem, registrou? Que tem crime já jul ga do e acusa outros sem provas, vi ga rista. Tabata precisa empolgar ou ter competência e preparo como demonstrou na Câmara? Ela tem mais condições do que vários dos candidatos. Menos circo seria bom, não?
Aconselho a checar as fake News que anda recebendo, com todo respeito
Você escreveu isso tudo para te dizerem que deve votar em um estelionatario. Ninguém aqui é sua consciência. Quer fazer M*, faça por tua conta.
É o resultado coletivo do sistema educacional que vem sendo depredado em prol de um sistema voltado para formação comercial ao invés da formação de criticidade. O Bolsonaro foi o ápice da formação desproporcional de analfabetos funcionais com interesses próprio, ganho de vantagens as custas dos outros, com um falso moralismo empreendedor. Pessoas sem senso de posição social explorada por uma minoria com a promessa de tornarem-se exploradores. Agora esse Marçal é a apoteose dessa coletividade.
Deu no que deu! Faltou alfabetização eficaz e eficiente, faltou leitura e muita interpretação de textos, faltaram aulas de História do mundo e do Brasil! Faltou uma escola que desenvolvesse ensino e aprendizagem de "leitura de mundo" aquela apregoada por Paulo Freire! Sobrou eleitor que não se enquadra no conceito de cidadão...
Acho que muitos não têm culpa da ignorância, mas estupidez é escolha.
Excelente ensaio!
Bolsonaro, quem?
Isso mesmo, Ruy! O candidato Paloma, uma espécie de Nikole com altos teores com um toque de Musk versão Sambô, é uma cria de Jair Salnorabo com Silas MauLacraia. E vai engolir os dois!
Por que você, Ruy, não publica um compêndio de colunas, como fez Hélio Schwartzman em “Pensando Bem”? Exceto aquelas que pudessem soar anacrônicas, daria uma obra de primeira grandeza.
Piras, o Helio respeita tanto aqueles de quem discorda q desejou públicamente a morte do Bozo. Belo respeito.
Piras, soa mediocre bajular medÃocres e sequer aprender seus nomes. Não é com “z” tem só um “n” no Schwartsman. Mais atenção à ortografia, viu? Mas subserviência mesmo é chama-lo de acadêmico. O termo q se reserva a quem é membro da dita “academia”, ou seja, universidade ou similar. Schwartsman nunca foi da academia e é por ela ignorado. Sua tese mais original é de q não há mal em clubes racistas, q deveriam ser liberados. Deve ser por isso q vc o admira tanto. Afinidades racistas?
Interessante ler alguém que escreve "desembarque na Normândia", "crêr" com acento e "pretencioso" com "c" chamar um acadêmico respeitado como Hélio Schwartzmann de pretensioso. Schwartzmann respeita e até elogia aqueles de quem eventualmente discorda e isto já o coloca num patamar de civilidade e inteligência bem superiores a de boa parte dos seus crÃticos.
Tristeza comparar Ruy com Hélio. Um é cronista, biógrafo, membro da ABL, escritor de obras de sucesso, e eternas, por seu conteúdo histórico e humano. O outro é uma pretencioso (pode esse trocadilho “Pensando Bem”?), de estilo raso e análises tão “leves” e descartáveis qto sugere o seu nome, o mesmo do gás dos balões. Lembrando q, quando as pessoas inalam tal gás, terminam falando de forma ridÃcula.
Já existem coletâneas de crônicas do Ruy Castro, separadas por temas gerais: "Tempestade de Ritmos", sobre música popular (brasileira ou internacional), "O Leitor Apaixonado", sobre literatura, "Um Filme É Para Sempre", sobre cinema, etc. Foram organizadas pela HeloÃsa Seixas, mulher do Ruy, e lançadas por volta de 2010. De lá para cá, já existe muito material para lançar outras tantas e salvá-las da efemeridade do jornal diário. O mesmo vale para as colunas do saudoso Paulo Francis.
Nos bastidores da polÃtica brasileira, frequentemente se diz que o jogo é para os fortes, e a luta pela atenção popular, uma batalha sem tréguas. Jair Bolsonaro, um dos protagonistas do cenário polÃtico recente, tem se destacado como um habilidoso comunicador e estrategista especialmente nas redes sociais. Porém, até os mais experientes eventualmente se deparam com figuras que parecem dominar o jogo de maneira tão completa que fazem parecer fácil o que, para outros, é um esforço titânico.
Infelizmente, sobre vários aspectos para todos. Vivemos na era dos big datas e das IAs que monitoram os perfis para tudo. Reconhecimento de padrões para indivÃduos criminosos e grupos, infelizmente especial para eles, são utilizados para diferentes interesses geopolÃticos, controles contra criminosos e perigosos em geral. Imaginem os padrões nos big datas para esses grupelhos no entorno de Marçal e Bolsonaro? Não acho que tenham futuros sérios.
O Brasil na mão do PCC, o paÃs acabou!
Análise simplista. Em tempo: estou me deliciando com o indispensável livro do Ruy; O Ouvidor do Brasil.
Boulos e Marçal pra circo só falta a lona. Dois mentirosos .
Amo seu poder de sÃntese.
Enquanto isso, as esquerdas seguem atrasadas com os meios de comunicação e os artistas do século XX.
Eduardo, manda a msg por pombo correio. Via aérea é mais rápido :)
Mandarei um telegrama para a equipe do Boulos!
Enquanto isso, São Paulo continua esperando por um candidato em que valha a pena votar. O Brasil então, nem se fala.
vale, e muito, a pena votar em Boulos, assim teremos uma gestão honesta e eficiente
É exatamente isso.
Infelizmente, lamentavelmente, sofridamente, concordo com o colunista sobre a demência calculada de Marçal.
O eleitor está cada vez mais enc urralado quando precisa decidir entre o ru im e o sofr Ãvel na era em que a polÃtica tem sido asso lada por ¨desv irtuosos éticos¨.
Desculpa esfarrapada pois tem muitos polÃticos para votarem. Basta parar de aceitar fake news e se informar direito.
Parabens ao colunista Ruy Castro ! Sempre correto nos seus comentarios : acertou na mosca ! Assino embaixo!
O que surpreende é que a cria ficou maior (e pior) que o criador. Mais surprendente ainda é a matilha feroz e sanguinária que segue a cria. Marçal. Bolsonaro perdeu. Outra vez!
Realmente, porém hoje é o nÃvel explÃcito dos nossos polÃticos o caminho para o péssimo desempenho deles tanto no Executivo como no Legislativo. Será que algum paÃs sério estenderia tapetes vermelhos e receberia o ditador da Venezuela com toda a pompa? O falso mito é criação de um ardil com a conivência ignorante de grande parte do nosso povo. Maduro, por sua vez, um tÃtere que imita Putin em seus crimes contra concorrentes e contra o povo. Só fazendo essa súcia estudar para aprender algo útil.
E você como um bom gado, continua sua preferência pelos da lista de cima.
Pai, afasta de mim este pesadelo !!!
A era Bolsonaro conseguiu idiotizar uma grande parcela de eleitores. O resultado, é o aparecimento de candidatos como Pablo Marçal. Pobre Brasil...
Culpa do péssimo sistema educacional, da falta de leitura de qualidade, da importação de religiões neopentecostais dos Usa. E muito mais. Abriram as portas do inferno e estamos todos sendo sugados
A maior culpa é a importação da religiões neopentecostais dos EUA. Hoje grande parte da leitura é dos zap da tia. vamos ver o que vai dar.
Triste fim o nosso
Torço para que o mestre Ruy esteja errado desta vez. É só torcida mesmo, nada indica que esteja. Não sou de SP, moro bem longe, mas acredito (profissão de fé) que o eleitor paulistano não seja tão tonto assim. Marçal não vai muito longe. Trajetória parecida com a do João Dória, se tanto.
No império romano, depois de CalÃgula veio Nero, com o interregno de Cláudio, um homem mais velho. Quem sabe?
O Lula não tá disponÃvel e o FHC já estava gagá em 18, qdo fez birra q nem menino vingativo e não apoiou o Haddad.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Marçal, Bolsonaro ao cubo Voltar
Comente este texto