Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. SERGIO AMORIM ANDRADE

    Faltou a colunista lembrar que a ordem ocidental está em declínio incontornável; inclusive em relação à democracia. O que está nascendo pode ser uma nova experimentação econômica e social. Quanto à liderança da China, cabe observar a redução da pobreza e crescimento sem precedentes desde a década de 80.

    Responda
  2. José Cardoso

    "O Brasil se beneficiou de muitas maneiras do intercâmbio adensado com os parceiros." A grande expansão do comércio com a China precedeu a criação dos Bric's e não depende dele. A criação de um mercado comum com tarifa zero seria uma proposta séria, mas ninguém discute isso. Esse grupo é só coquetel e reuniões de líderes.

    Responda
  3. JOSE JONAS DUARTE DA COSTA

    O BRICS +, sem a tirania do dólar, do Banco Mundial e do FMI, já significará mais liberdade e democracia à humanidade. É o fim da hegemonia Euro-estadunidense que deixa um saldo de mortes, miséria e desigualdades recorde na História....

    Responda
  4. JOSE JONAS DUARTE DA COSTA

    Se o BRICS + superar as tirania do BM e do FMI. Superar a ditadura do dólar e permitir relações internacionais mais democráticas entre nações desiguais prestará um grande serviço à humanidade. Muito maior do que a ordem autoritária e desumana imposta pela hegemonia Euro-estadunidense, com um saldo de morte, miséria e desigualdade recordes na História.

    Responda
  5. JOSE JONAS DUARTE DA COSTA

    Se o BRICS + superar a ditadura criminosa do dólar, os direcionamentos excludentes do BM e as regras tirânico do FMI, já fez mais pela Democracia, liberdade e direitos individuais do que toda história colonialista de Rapina da Hegemonia Euro-estadunidense. Viva o BRICS+ e sua pluralidade. Que as viúvas da ordem unipolar sanguinária atual chorem suas pitangas.

    Responda
  6. Felipe Araújo Braga

    Eu - a despeito da história de algumas nações europeias no Ocidente e centro-sul da Europa (não generalizando) - admiro as democracias social democratas da Europa - mas tirando isso, tanta liberdade e democracia e bem estar floresceram sob o jugo dos EUA e da Europa? Apoiaram as ditaduras militares na América Latina, apoiam os desmandos de Is ra el. Pra não falar em colonizar outros três continentes e apoiar tiranias!

    Responda
  7. Luiz Carlos D Oliveira

    Dona Tavares, parabéns pelos argumentos, muito bons, discordo de sua conclusão, desprezou a busca que o Brasil faz por um novo bloco (sul global)tem se que buscar um segundo ou até terceiro bloco um país ou bloco dominante é péssimo. Ademais sempre tivemos ali protagonismo e não o perderemos, não vou elencar aqui as vantagens financeiras e institucionais que podemos ter, mas se tudo bem conduzido (como vem sendo) a tendência é nos fortalecer ainda mais. Não desprezo que também teremos perda.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Continuo, como bem lembrou muitos países não democrático, mas nada dura pra sempre, ventos políticos melhores poderão soprar nesses, como nós e outros com histórico democrático poderão mudar, assim como quase aconteceu conosco a pouco.

  8. Lis P Junqueira Safra

    G 20. Se Lula tiver juízo ele troca o ano. Apresentar o quê?Desmatamento, morte de indígenas recorde, que ele coloca em sigilo. De sigilo não tem nada hoje a NASA tem tudo até com biometria.

    Responda
    1. Adelmo Cavalcanti Lapa Neto

      E você acha que foi o atual governo quem começou isso ou está sendo difícil de controlar depois que o ex ministro Ricardo Sales deixou a boiada passar?

  9. Lis P Junqueira Safra

    Países como China e Rússia não faz graça para ninguém, só tira.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Claro isso EUA Faz, vejo a "graça" que está fazendo na Ucrânia, eu não achei engraçado tsc tsc

  10. Lis P Junqueira Safra

    No caso já nasceu desacreditado. É só observar os investimentos quase nada. Só o Brasil emprestando dinheiro financiando ditaduras. Abra o leque de investidores no Brasil nos últimos 8 meses quase nada. Quem tinha levou embora. A tendência é piorar. Na briga recente observe a alta do dólar e os investimentos última semana foi zero . Tal coisa lá fora pega mal. Dá a impressão de quase ditadura.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Comentário sem noção, suas fontes devem ser o Zap e vozeda minha cabeça.

  11. Adriana Flores

    Qual o preço que pagaremos por termos como sócios do "clube" nações como Venezuela, Cuba, Nicarágua? Hoje, o país sob a tutela de Lula, não é mais que um ator coadjuvante no Brics.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Ué, tem gente que apoia Is ra el!

  12. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Com seus membros iniciais o grupo não logrou êxito em reformar as instituições sob controle dos EUA, como reconhece a professora, assim sendo, sua ampliação está no escopo de atingir esse objetivo, seja criando outras se necessário. O domínio norte americano do bloco capitalista usa e abusa falsamente dos "valores democráticos", é hora do Brasil se abrir para novos parceiros, precisamos avançar!

    Responda