-
ANA PAULA ZANELATO PEREIRA
Redes sociais repletas de "coaches": os entendidos em tudo. Os "coaches da literatura" esperam as curtidas e a propagação de frases prontas, enquanto o curtidor acredita que é um leitor.
-
José Costa
"... que pode custar muito caro." Infelizmente vem custando muito caro. E o preço tá subindo.
-
FLAVIO FARIA BELTRAO
Na biografia de Clarice Lispector, escrita por Benjamin Moser, há citação de uma carta enviada por ela três anos antes de morrer:"Acordei com um pesadelo terrível: sonhei que ia para fora do Brasil (vou mesmo em agosto) e quando voltava ficava sabendo que muita gente tinha escrito coisas e assinava embaixo meu nome. Eu reclamava, dizia que não era eu, e ninguém acreditava, e riam de mim. Aí não aguentei e acordei. Eu estava tão nervosa e elétrica e cansada que quebrei um copo."(p. 58, CLARICE,).
-
Elienai Araújo
Como disse o Schopenhauer: "Nossa, arrasou, meu!"
-
José Cardoso
Nesse ponto a IA pode ajudar. Aliás nem precisa de IA. Basta um banco de dados contendo toda a obra de escritores e poetas famosos. Parece muito, mas para os chips de memória de hoje é perfeitamente possível. E um programa, tipo corretor ortográfico, que diante de um texto falsamente atribuído a um deles, sublinhasse tudo de vermelho, evidenciando a falsificação.
-
Marie Santos
Anos atrás, o Veríssimo paraninfou uma turma de formandos q publicaram no convite da formatura um trecho fake do escritor. Ele contou q ficou tão constrangido q deixou a coisa passar batida...
-
LEONARDO de Castro
Participei certa vez de um evento em homenagem ao Chico Buarque, organizado por um professor de literatura, cujo convite e o cartaz de anúncio eram compostos por uma foto e um texto, que nem era ruim, mas quando li, de prima, cravei: o Chico jamais escreveria isso. Percebam, o texto não era ruim, como este atribuído ao GGM (sim, fui ler), mas estava evidente que nada de Chico Buarque havia ali. Senso crítico mínimo e conhecimento médio do autor nos salvam de vexames assim.
-
Felipe Spack
Como dizia Machado de Assis: não acredite em tudo o que você vê na Internet.
-
DAVID ZUGMAN
Uma curiosidade e ler artigos assim. Como nao e possível comprovar nada e o que se chama de mercado e uma coisa abstrata a criatura viaja numa suposição. Muito gauche. So Folha pra acolher uma bobagem assim.
-
SIMONS SILVA
É isso: analfomegabetismo crítico!
-
MARCO ANTONIO ZANFRA
Já vi coisa pior: uma mensagem de autoajuda assinada por Charles Bukowski!
-
Marcia Ferreira
O que será que tem na cabeça de gente que faz esse tipo de coisa? É como vc vê às vezes nas redes sociais uma frase qualquer e a foto do Einstein, Caetano Veloso e não sei mais quem!
-
BERNARD SOIHET
Não esqueçamos do poema Instantes, cuja autoria é falsamente atribuída a Jorge Luis Borges, que ganhou notoriedade em vários países do mundo, com destaque no Brasil - a ponto de ter inspirado a canção Epitáfio - cantada pelos Titãs.
-
Marcos Alberto Menendez
Lendo um desses esperpentos revoltantes atribuído ao escritor argentino Jorge Luis Borges, pensei que deveria ser inventado um algoritmo capaz de de atrapar os engendros apócrifos e destrui-los automáticamente. Sonho de uma noite de Verão shakespieriana impossível. A "inteligência artificial" não nos fará esse serviço porque seus propósitos são de "incultuar" o piegas e o pedestre para fazer dinheiro com a ignorância coletiva.
-
ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER
De pleno acordo.
-
-
Carla C Oliveira
Muito bom! A ignorância geral é realmente assustadora.
-
MARIA LUIZA SANTOS SANTIAGO
Como sempre brilhante!
-
Iza T Gonçalves Quelhas
Excelente!
-
Jaqueline Mendes de Oliveira
Concordo absolutamente. Até eu (que não sou escritora profissional, nem muito menos romancista de talento e sucesso), se tivesse meu nome falsamente atribuído a esse texto piegas, morreria de vergonha.
-
Adalto Fonseca Júnior
Gostar de ler a ponto de conhecer um autor não é para qualquer um. É preciso entrega, tempo e vontade de conhecer um mundo diferente do seu povoado por desconhecidos que ao mesmo tempo são a humanidade contada por um artista da escrita.
-
Adalto Fonseca Júnior
Enfim Jaqueline querida. Não posso discordar de você. É que sinto um empobrecimento na cultura e ao mesmo tempo a falta de uma cultura que conheça seus autores.
-
Jaqueline Mendes de Oliveira
Verdade, Adalto. Mas, não é preciso ser especialista da literatura de Garcia Marques, Lispector, Drummond, dentre outros autores consagrados, para identificar incongruências de estilo nos textos apócrifos que circulam nas redes sociais.
-
-
Wilson Roberto Theodoro
Sérgio, os criadores dessas literatices que você comenta em sua coluna são muito reservados, não gostam de aparecer. Atribuem-nas a terceiros (casualmente famosos) por pura modéstia... Agora, falando sério: citações na internet (ou em outros meios) que não mencionam a publicação de onde foram extraídas, para que possamos checá-las, não merecem crédito (um ministro do Supremo deveria saber disso).
-
Rodrigo Silva
Concordo
-
José Geraldo Morello
Lamentável. Mas pelo menos deram uma folga para o Mário Quintana! Há anos o "recriado" das redes!
-
Hernandez Piras
Assim como pouparam o Veríssimo e o Mario Prata que durante anos foram "autores" dos textos mais grosseiros que se possa imaginar! Acho de uma sordidez incrível atribuir esse tipo de lixo a autores consagrados.
-
-
Beatriz Cerveira
Correto!
-
Giovana Madalosso
Que coluna boa!
-
Wilson Roberto Theodoro
É verdade. Você acredita que até frases sem noção, atribuídas à Tati Bernardi (mas estranhas ao estilo dela), já me enviaram por Whatsapp...
-
-
José Fernando Marques
Certíssimo.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.