Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MAKOTO SHIMIZU

    Aqui no Japão há muitos carros híbridos, ou seja, permite usar ou eletricidade ou gasolina, há opção de abastecimento. Os japoneses adoram marcas alemãs como Mercedes Benz, BMW, Audi. Há Volkswagen também, é questão de se adequar ao mercado.

    Responda
  2. Alaor Magno

    Indo embora do Brasil, já vai tarde. Carros chineses são muito mais baratos e econômicos que os carros da Vokswagen. Os carros europeus já se tornaram inviáveis e obsoletos da mesma forma que os carros estadunidenses.

    Responda
  3. ROBSON EMANUEL SILVA

    A Alemanha caiu no conto do carro elétrico, menos verde se considerado a economia do berço ao tumulo, comparado ao carro hibrido. O carro elétrico puro tem muito menos sistemas e aumenta o desemprego. Também está de joelhos pela Otan, rompendo contratos antes promissores com a Rússia e a China.

    Responda
  4. max ribas

    Não apenas a VW está em maus lençóis, mas também a Lufthansa. Agora para ir da Alemanha à China não pode sobrevoar o território russo. Enquanto isto, as aéreas chinesas estão fazendo a festa. As sanções surtiram efeito contrário...

    Responda
  5. NEY HAMILTON MICHAUD

    A China realizou os maiores desejos dos capitalistas: produção maciça com custos baixos, mão-de-obra abundante e barata. Agora a China é a grande fábrica de tudo no mundo. E está engolindo as tradicionais potências industriais. "Cuidado com o que você deseja. Pode se tornar realidade ". Oscar Wilde.

    Responda
  6. marcos fernando dauner

    Dinheiro não tem pátria . Vai para onde tiver renda melhor .

    Responda
  7. Vanderlei Nogueira

    Volkswagen vai sair do Brasil

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      A Ford já saiu .

  8. Laudgilson Fernandes

    A Folha mudou o título da manchete na capa do jornal, mas persiste por aqui, com este erro proposital. Foi na Alemanha.

    Responda
    1. Laudgilson Fernandes

      A Volkswagen anunciou nesta sexta-feira que vai destinar treze bilhões em investimentos para suas três unidades no estado de São Paulo. O valor representa oitenta e um por cento dos R$ dezesseis bilhões anunciados pela montadora em seu último ciclo de aportes. Vinte e tres de agosto de dois mil e vinte e quatro

  9. marcos fernando dauner

    Faz tempo - há uns quinze anos, um executivo de uma empresa brasileira comentou : Levamos vinte anos para construir nossa planta industrial no Brasil . Na China levantamos uma com o dobro do tamanho e produção em onze meses . E isso foi dito faz tempo . hoje, piorou a situação . .

    Responda
  10. marcos fernando dauner

    Por aqui isso não demorará a acontecer . E estamos repletos de gente defendendo a China .

    Responda
  11. H de Carvalho

    São estes futuros desempregados que vão votar nos nazistas na próxima eleição.

    Responda
  12. H de Carvalho

    Manchete realmente capciosa. A FSP não tá escondendo mais nada. Tirou a máscara tem tempo já. Onde será que ela quer chegar?

    Responda
  13. Antônio João

    É a Folha produzindo manchetes para o bolsonarismo reproduzir em suas redes.

    Responda
  14. Armando Moura

    o Brasil precisa ser o centro tecnologico para desenvolvimento de carros hibridos com etanol. O hemisfério norte vai de cabeça nos carros elétricos, lá vai ter uma boa estrutura para cargas de batterias, não vai ser o caso do Brasil e dos paises do sul global. O governo Lula tem que trabalhar para dominar este espaço e mercado.

    Responda
  15. Januario Crispim Coelho Pinto

    A Folha sendo Folha. Notícia capciosa. Custava informar que não se referia ao Brasil?! Definitivamente a imprensa herdeira é aliada da extrema direita. Como dizia Paulo Amorim, formam o PIG.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      e v. acredita que isso não acontecerá em breve, por aqui ? Espere e verás ! Por que as indústrias catarinenses fecharam suas unidades por aqui e foram , incialmente para o nordeste, e ultimamente para o Paraguai ? Resposta- menores custos operacionais em impostos e mão de obra

  16. Rogerio Lima Afonso

    A tal "destruição criativa " chegou à Volks...comeram moscas em relação a tecnologia chinesa, insistindo na combustão fóssil. Lembra a Kodak e suas câmeras de filmes anacrônicas frente a chegada das câmeras digitais...

    Responda
  17. Laudgilson Fernandes

    Como dar uma notícia para fortalecer as fakes news. Quem lê apenas a manchete, logo pensa, é no Brasil. So que por aqui, ocorreo inverso, a empresa quer investir mais.

    Responda
    1. Laudgilson Fernandes

      Agora a Folha alterou a manchete. ainda bem que vi antes.

    2. marcos fernando dauner

      então explique porque as empresas brasileiras, estão fechando unidades por aqui e instalando novas plantas industrias no Paraguai ? rsp. menores custos em impostos e mão de obra . simples, assim .

    3. Almir Alexandre

      Exatamente! Como alimentar a maquina da fackes News. A maldade mora ali no detalhes.

  18. José Filho

    Há alguns anos empresas chinesas compraram muitas fábricas de autopeças e componentes diversos nos EUA com o objetivo de "Aprender" sobre o negócio "Automóvel". Empresas americanas se instalaram na China em busca de mão de obra barata e levaram parte do seu conhecimento para aquele país. Como “Não Existe Almoço Grátis”, a resposta está aí. A China, junto com outras economias orientais estão deslocando o eixo da economia mundial. Ainda virão muitas mais mudanças. É questão de tempo.

    Responda
  19. Paulo Pinheiro Machado

    O aumento de custos energéticos se deve às sanções a Rússia. A Alemanha e a Europa, em conjunto, mergulham numa crise de grandes proporções. A aposta cega no crescimento infinito da Otan está cobrando seu preço. Em relação aos carros chineses, a Alemanha perdeu a corrida tecnológica.

    Responda
  20. Guilherme Zambrana Toledo

    Por muitos anos a VW, GM e Ford ganharam muito dinheiro no mercado chinês. Boa parte, se não a maioria, eram carros de luxo, onde a margem de lucro é muito grande. Visitei fábricas automobilísticas na China a trabalho em 2010 e fiquei surpreso com o alto nível de automação. Já na época, o governo chinês, uma vez atendido o mercado interno, estava iniciando o programa de exportação. Esse é o motivo do CEO da VW citar que o cheque chinês acabou.

    Responda
  21. Bruno Silva

    É só focarem no mercado brasileiro que melhora. O consumidor daqui não se importa em pagar 5 vezes mais o valor de algo só pela marca, status e ostentação...

    Responda
    1. Milton Nauata

      Creio q não, não passamos de titica de galinha no q se refere ao tamanho do nosso mercado, o nosso mercado é de 3 milhões de carros, na China é de 25 milhões, os States 18 milhões e a União Europeia uns 16 milhões.

  22. Ivan Bastos

    Empresários e governos foram naives na relação com a China. Ela aprendeu, copiou e agora destrói a indústria ocidental.

    Responda
    1. José Filho

      Exatamente.

  23. David Waisman

    Eu gostaria de ver na Folha matéria sobre o porquê de os fabricantes europeus não adotarem o etanol, ao invés de exterminar o motor de combustão.

    Responda
  24. Julio Moreira

    A explosão do gasoduto Nord Stream esta mostrando seus efeitos.... os alemães estão comprando gás americano muito mais caro.... 1+1=2

    Responda
  25. Renato Vargas

    Manchete cre tina. Acrescentem “Na Alemanha” e não sejam tendenciosos. .

    Responda
  26. Benedito Claudio Pacifico

    Para os alemães protegerem seus empregos basta apenas não comprarem carros chineses ou de economias com custos tão desproporcionais.

    Responda
    1. Milton Nauata

      Negócio é negocio, patriotismo a parte. Os americanos tão patriotas compram carros asiaticos faz tempo. Querem qualidade e preço.

  27. Valdir Teixeira da Silva

    A falta do petróleo russo inviabilizou a indústria alemã.

    Responda