Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Americo Teixeira Junior

    Olá, Editorialista autor deste texto. Sugiro que tire férias. O conteúdo abjeto só prova seu esgotamento físico, metal e moral. Bom descanso.

    Responda
    1. SILVIO TREVISAN

      Eu estive em Cuba e a situação infelizmente é essa mesmo

  2. Abalen Abirached

    Sem capitalismo a fome e a miséria imperam. A China foi salva pelo Capitalismo e a Alemanha Oriental idem. Não existe socialismo sem capitalismo, pois sem capitalismo não existe geração de riquezas, não existe distribuição de renda, não existe incentivo ao trabalho e com isso vem a fome e a miséria... Se os EUA abandonaram Cuba, o que dizer da China e Rússia?? Ninguém quer saber de países sem crédito, e o crédito só se consegue pagando empréstimos e Cuba se tornou um dos países mais caloteiros.

    Responda
  3. Nilton Silva

    Mas ainda existem "adolescentes" que culpam o "grande satã" pela desgraça cubana. Parece que o pessoal da esquerda extrema não aprende nunca.

    Responda
  4. Orasil coelho pina

    Gostem ou não mas o regime liberal criado pelo Ocidente é o mais civilizado do planeta! OrasilLiberal!

    Responda
  5. João Vergílio

    Vocês devem conhecer os defensores do regime cubano. A última vez que conversei com um deles foi nos anos 90, De lá para cá, o que eu vi foi gente interessada na economia de mercado mais dinâmica do mundo (a chinesa) e gente que, reconhecendo a ineficiência de regimes puramente estatais, como o cubano, não querem que o Brasil assine embaixo da política policial americana, que promove embargos seletivos em nome de interesses estratégicos que não são nossos.

    Responda
  6. Orasil coelho pina

    A gente até poderia desejar que o Lula, grande admirador e amigo dos ditadores Castros, fosse morar em Cuba, mas nada iria adiantar pois ele seria da elite, como chamamos um comunista burguês! OrasilAntiComunista!

    Responda
  7. Frederico de Souza Cruz

    Arcaico é o regime que insiste em dizer que defende o livre comércio e as liberdades e bloquear e sancionar as relações comerciais de um país há mais de 60 anos. Este memso país não deixou sequer a Ilha comercializar as vacinas contra a pandemia e agora a Folha quer culpar o regime cubano. Isto não é matéria nem editorial é um escárnio. uma propaganda política do mais baixo nível. E isto vai piorar na medida em que a China prosperar.

    Responda
    1. Orasil coelho pina

      Frederico, vai morar lá e ver o que é bom prá tosse!

  8. Florentino Fernandes Junior

    Cuba é tao boa q quem ta lá, quer sair e quem ta fora nao quer entrar joao orlando

    Responda
  9. Florentino Fernandes Junior

    Joao orlando, eles torturam os numeros, vc tb acredita nos numeros da eleiçao de maduro?

    Responda
  10. Frederico de Souza Cruz

    Qualquer artigo que afirma as vantagens do livre comércio com relação a economia cubana, deveria em primeiro lugar clarificar o que as sanções econômicas, bloqueio economico, que a proibição de comércio e relações comerciais com Cuba tem a ver com livre comercio, esta perola da abstração do capitalismo americano. Não se trata de comparar regimes, mas sim de ataque brutal a uma economia. O que os Estados Unidos menos praticam com CUba é liberdade economica.

    Responda
  11. antonio brito

    Correto. A foto diz tudo. Sobra lixo e faltam basureros.

    Responda
  12. João Orlando Santos

    Gosto de números: O Brasil está atrás de Cuba e do Irã no ranking de desenvolvimento humano da ONU. São duas nações pobres que sofrem sanções internacionais impostas pelos EUA . à frente do Brasil e no mesmo nível dos Emirados Árabes Unidos. A mortalidade infantil é de 6 por mil em Cuba, a mesma do Canadá e a menor da América Latina, Brasil 13,8 por mil. O compromisso de Cuba com a educação, seu índice de alfabetização chega a 99,8% da população, Brasil 93%. Fonte O GLOBO/G1

    Responda
  13. Anísio de Souza Chaves

    Fotos como essa da reportagem que retratam os mais pobres junto ao lixo na rua existem em todas as capitais do Brasil. Infelizmente, no Rio de janeiro e em São Paulo a miséria é cada vez maior. Por que a FSP não mostra a nossa miséria?

    Responda
  14. Nasemar Hipólito

    Concordo com a postura crítica da Folha em relação à ditadura e à tragédia cubanas. Mas citar Milton Friebman, o quase extremo oposto, ideológo do capitalismo super concentrador de renda, é totalmente desnecessário. A propósito, será que Lula também acha o regime cubano pelo menos "desagradável"?

    Responda
  15. José Cardoso

    "Em abril, foram geradas 300 mil toneladas do artigo, ante projeção de 412 mil. Na década de 1980, eram quase 8 milhões de toneladas por ano." Quando o Fidel ainda manejava o chicote, o pessoal trabalhava duro nos canaviais. Depois que envelheceu e perdeu a energia, encostaram o corpo. O chefe de hoje tem jeito de ficar no escritório com ar condicionado.

    Responda
  16. jose pradella

    Pior; quando ela mistura adversário ideogico com economia. É tão tedioso quanto comparar China com Argentina. Análise sem conteúdo. Pobre folhinha de são paulo já teve articulista melhorzinho. Rasteja agora na mediocridade: deus nos livre!

    Responda
  17. Lis P Junqueira Safra

    Os USA ajudaram muito. Isso a 60 anos atrás. Continuaram ajudando. Só que não chegava a população. Calote histórico Fidel ficou rico. Hoje lamentável. Ninguém ajuda. China nunca ajudou. Países Árabes nem quer ouvir falar. Tudo no colo USA . Quem paga é o povo americano não é trouxa. Se a população do Brasil fosse ativa cobraria os bilhões que Lula deu pra Venezuela. Nunca pra população Foi para armar o regime.2540 generais. Logo vão jogar no colo do Lula a tragédia

    Responda
    1. Gil Carlos Dias

      Putz. Não entendi bulufas. kkk

    2. josé SOARES

      Nossa , Dona Safra, que comentário confuso.

    3. Frederico de Souza Cruz

      Lys voce acredita no que fala ou liga a metralhadora de mentiras. O bloqueio a Cuba dura mais de 60 anos e os Estados Unidos jamais ajudaram Fidel. Quando o muro de Berlim caiu, fecharam a ajuda Russa e aqui no Brasil até um empréstimo a Cuba foi usado contra o governo do PT. E você tão anti petista acusa os Estados Unidos de ajudar Cuba. Pelo jeito voce usa argumentos aleatórios para falar a mesma coisa de sempre.

  18. Luis Otavio Zaneti

    Não savia que prêmios Nobel estavam à venda.

    Responda
    1. Luis Otavio Zaneti

      Brincadeiras à parte, editorial corretíssimo.

  19. ANTONIO F CARVALHO

    A miséria politico-social se espalha pelo mundo e pode chegar no Brasil se continuarmos a agir como colônia, republiqueta, dando asas a especuladores internacionais que querem travar individualmente com o País uma disputa institucional inexistente. O que representa Elio Musk no mundo politico internacional senão uma fortuna herdada que investe em transportes espaciais frágeis e sujeitos a desastres sem precedentes? A NASA de John Kennedy jamais admitiria uma empresa privada em planos espaciais.

    Responda
  20. Jorge Carlos Reiners

    Eu não entendo a ilha têm 11 milhão de habitantes é fácil sair 2 milhões de descontentes e derrubar o regime, isso não ocorre porque? EDUCAÇÃO, SEGURANÇA E SAÚDE!!! Sofre embargos, sanções e sobrevive explica isso.

    Responda
  21. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    A Folha volta ao tema Cuba, em reportagens e editorial. Qual sua relevância hoje, a não ser travar a guerra ideológica? Já está difícil de encontrar nesse jornal uma linha que não seja defender ricos e atacar os que buscam reduzir a desigualdade.

    Responda
    1. Clayton Goncalves

      Basta haver denúncias à extrema direita, Basta mais um escândalo como o barco da alegria de Nunes Marques e o cantor sertanejo que a saída histórica da folha é recorrer à Cuba...

  22. Franco Oliveira

    Que matéria casuística! Melhor fazer como o governador que disse “não querer Boulos”. Folha, mais autêntica e transparente.

    Responda
    1. Marcos Arrais

      Uma vergonha esse editorial nesse momento das eleições municipais. Vamos aguardar o editorial sobre Pinochet, Strossner, Franco, Hitler, Mussolini e Bozo.

  23. Carlos Amorim

    O embargo não ajuda a economia cubana. O sistema socialista que na prática assemelha-se a uma monarquia, o rei vai bem e os comandados vão mal, tb destrói a economia. Que fique claro porém que o embargo é o bloqueio de comércio com parte do capitalismo, então, no limite, quem pede o fim do embargo, pede por mais livre negociação e livre mercado. Pede mais capitalismo.

    Responda
  24. Adriana Flores

    Lula já disse que era pra deixar Cuba e Venezuela viverem a democracia do jeito que povo de lá a entende. Falou também que democracia é relativa. Para eles, tudo se resume aos embargos dos EUA. Mas os cubanos que aqui moram, revelam toda a farsa dessa narrativa em suas redes sociais. Já está muito feio pra esquerda radical. É pura mentira.

    Responda
  25. Ricardo Ferreira

    É terrivelmente incrível como funciona o egoísmo humano. Os criminosos governantes de Cuba, não se importam em insistirem com a pobreza do povo cubano, para se manterem no poder. É triste ver tanto sofrimento e privação, sendo que a fórmula para mitigar, todos sabemos.

    Responda
    1. gerson tavernari

      amigo, se esqueceu que Cuba vive um embargo econômico há muitos anos orquestrado pelos Estados Unidos - o verdadeiro problema mascarado por todos. a questão "comunismo", hoje, é como querer amedrontar uma criança com o homem do saco.....

    2. Geilson Silva

      Egoísmo é enriquecer no Brasil entant

  26. Carlos Alberto

    Simplesmente deplorável o "Editorial", por debaixo do nível de um aluno do ensino médio !

    Responda
  27. Joao Emiliano F de Aquino

    Alguém ainda tem dúvida que os Frias, Bolsonaro, Marçal etc. têm a mesma mentalidade arcaica? O discurso anticomunista chão, a ponto de citar Milton Friedman, maître à penser de Augusto Pinochet!

    Responda
  28. Joao Emiliano F de Aquino

    Kakakakaka... O tempo é o senhor da verdade. Eis aí a Folha citando Friedman, o assessor econômico do carniceiro Pinochet, para falar de liberdade econômica e liberdade política. Os caras de Higienópolis acham que liberdade econômica é a economia das grandes empresas e não a liberdade do trabalho frente ao capital. Nada de novo nisso. Mas o mínimo que se espera de um jornal é a informação verdadeira: nunca vi uma análise tão rasa, tão burra, tão cretina, tão desprezível intelectualmente.

    Responda
  29. Lis P Junqueira Safra

    Nossa os erros ortográficos estão ocorrendo demais a Meta poderia dar uma força e atualizar.

    Responda
    1. Marcos Arrais

      A magnata dos dividendos preocupada com os erros ortográficos aos invés de fazer comentários sobre a escola militar que seu governador terraplanista quer implantar em SP.

  30. Lis P Junqueira Safra

    Até pra ser burro tem limites alguém tem notícia de algum chefe de estado que não usa o X. Irã usa só não usa a população . Nosso vice recentemente foi lá todas as postagens pelo X. China população não chefe se estado sim. Rússia Putin só se comunica por lá. Coreia população não chefe de estado sim. Venezuela Maduro vive postando Qual outra alternativa comunicar se pelo instagram? Ou talvez pelo nosso Zap que depois do ocorrido sofreu restrições também sendo barrado o IA? Vamos esperar .

    Responda
  31. Luiz Antonio Sypriano

    A Folha adjetiva pejorativamente seus inimigos que contrariem o liberalismo e o capitalismo imperialista. A responsabilidade pela condição a que vive Cuba é o imperialismo estadunidense e sua política de opressão contra povos e nações.

    Responda
    1. Frederico de Souza Cruz

      Ricardo Ferreira me parece que todos os países do que antigamente chamavam de terceiro mundo e ou subdesenvolvidos são com certeza economias liberais e me parece que a pobreza é extrema. O próprio Brasil é uma economia liberal que continuam favorecendo apenas uma percentagem pequena da população. Aliás toda a America do Sul tem economia liberal. Por outro lado me parece que a China vai bem obrigado.

    2. Ricardo Ferreira

      Concordo que embargo nunca derrubou ditaduras, mas daí a culpar os EUA pelo atraso e privação cubana...é muita ingenuidade. É como eu sempre disse aos meus filhos. Vejam os modelos que funcionam, e os que não. Aí fica mais fácil optar que caminho seguir.

  32. Lis P Junqueira Safra

    Eu fico assustada com tanto chefe se estado comunista que aplaudem o regime maravilhoso,não emprestar um dólar. Culpam os países que levaram calotes da situação. Porque não junta China, Rússia, Irã e o nosso presidente que apoia o regime e dá o dinheiro. Já viu algum país comunista ajudar outro? Não existe só sugam. Vão ver o futuro do Britris a conta chegaráara nós

    Responda
    1. daniel Rodrigues Santos

      Meu Deus, escrita truncada, erros ortográficos... A Safra está sofrível.

    2. Marcos Arrais

      Chile ajudou bastante o Brasil na década de 60 e 70 né? Os EUA ajudam a Ucrânia porque são bons de coração.

    3. Silvio Alpendre

      Sim, já vi um país comunista ajudar outro. Só não viu quem não quis.

  33. Marcos Arrais

    Olá Folha. Forçando a barra para que a opinião pública se volte contra a censura injustificável do STF contra o oprimido Musk e censurando meus comentários? Gostaria de saber por que um editorial sobre o regime ditadorial de Cuba em um momento crítico das eleições em SP. Tentativa de associar o candidato de esquerda a Cuba? Munição para extremista partidário do Pablito?

    Responda
  34. Marcelo Magalhães

    O vizinho de Cuba, reconhecido como a maior potência econômica do planeta, exporta guerras, é o grande fornecedor de armas ao povo de Is Rael que promove o maior geno cidio desse século. Da mesma forma estimula o devaneio belicista da Ucrânia. Enquanto isso, Cuba é conhecida por exportação de médicos com capacidade de trabalhar em locais de difícil acesso e sem recursos, com retorno de satisfação altíssimo. Sua consciência é sua sentença.

    Responda
    1. ENAIDE HILSE

      Você nao está bem informado, Vinícius. Os médicos cubanos têm orgulho de contribuir para a economia de seu país, dando assim,um retorno pelo quê receberam. Eles veem nos países, onde vao trabalhar, a sorte de conseguir estudar medicina. Em Cuba as universidades estao de portas abertas para quem quiser estudar medicina - ou o que bem quiser! A assistência médica lá é um direito primordial do cidadao.

    2. Marcelo Magalhães

      Prezado Vinicius, eu não sei se você já teve a oportunidade de ver os jovens mercenarios estadunidenses. São facilmente encontrados nos aeroportos e tem fácies congeladas. Diferem radicalmente dos jovens cubanos que viajam ao mundo inteiro para oferecer assistência aos pobres, que estão sempre sorridentes. Observe.

    3. Vinicius Branco

      Marcelo tem uma visão cor de rosa e romântica do socialismo cubano. Se esses medicos pudessem, não voltariam a miséria de Cuba. So não o fazem porque a familia que ficou em Cuba eh refem do Estado cubano, que lhes rouba a maior parte do que eh pago pelos países em que trabalham.

    4. Edmundo Alvarez Júnior

      Já passou da hora de Cuba larga este regime, virar amigo do vizinho e levar prosperidade para seu povo. Só não quer isto aqueles que ainda vivem em 1950.

  35. Marcos Arrais

    Mas por que razão Cuba vira matéria de editorial nesse momento de disputa eleitoral? Caiu alguma bomba por lá? Houve algum terremoto? Grupos terroristas estão agindo na ilha? O que houve de tão extraordinário lá para merecer destaque em um período crucial para a política brasileira? Seria uma tentativa inocente e barata desse jornal de dar munição aos extremistas de direita e associar o regime ditatorial de Cuba ao candidato de esquerda em SP? Teremos editorial sobre milícias também?

    Responda
  36. Armando Moura

    Cuba se encontrava em plena abertura com show de rolling stones e abrindo atividades a setores privados. A Espanha passou a ser um investidor , mas veio o trump, o Boss tá humans, aí teve que se fechar, mas há avanços sociais como casamento para mesmo gênero. Deixem Cuba, olhe is rael, lá se mata milhares de crianças .

    Responda
    1. Miro Costa

      Regime dos sonhos.

  37. Raimundo Alvaro Campos de lima

    O embargo econômico que já dura mais de 60 anos?É como você impedir que você leve comida para casa ,e depois criticar que você está passando fome,Até a vacina contra Covid, Cuba foi impedida de comprar,,tendo que fábricar ela mesma.

    Responda
    1. Frederico de Souza Cruz

      Vinicius, não precisa ajudar, basta levantar os embargos.

    2. Vinicius Branco

      Essa esquerda eh engraçada. Culpam o imperialismo por não ajudar os cubanos a manter o socialismo. Haja coerência!

  38. Renato Lima

    A solução é levantar os embargos.

    Responda
  39. ENAIDE HILSE

    Já há muitos anos, em Cuba, cada um faz e fala o quê quer, e o governo nem deve querer saber. O quê continua acabando com Cuba mesmo é o embargo, que já nao se justifica.

    Responda
  40. Joao Braga

    Irretocavel. Também vi essa mesma realidade qdo lá estive. Sem perspectivas. A Venezuela no mesmo caminho. Nós aqui temos que estar atentos para uma esquerda populista e estatizante, do mesmo modo vigilantes com aqueles que supostamente estariam "defendendo" nossa democracia qdo na verdade atentam contra nossa liberdade em todos seus aspectos.

    Responda
    1. Joao Braga

      Marcos Arrais obrigado pela colaboração, de encontro a minha proposição; ninguém quer morar em "regime militar que mata as pessoas ", seja sob Castro, Maduro ou Pinochet. A diferença que embora todos cruéis (horrorosos) , esse último menos incompetente na área econômica. Mais uma vez grato por concordar.

    2. Paulo César de Oliveira

      Xeque-mate, João Braga.

    3. Marcos Arrais

      Emiliano, vc conhece alguém que gostaria de morar no Chile durante o regime militar que lá dizimou milhares de pessoas?

    4. Joao Braga

      Emiliano para não tomar o seu tempo e nem o meu: vc conhece alguém que quer mudar para Cuba?

    5. Joao Emiliano F de Aquino

      Irretocável, de fato. Uma cretinice jornalística irretocável. Análise superficial, manipulação de palavras, adesão ao ideário pinochetiano.

    6. Joao Braga

      José Eduardo Serrao onde estou disseminando ódio? Pessoas que julgam como você é que atentam contra a liberdade e livre manifestação. Qto aos que defendem o regime cubano deveriam mudar para lá e curtir as maravilhas do socialismo. Vcs defendem ideias que não deram certo em lugar nenhum.

    7. Antônio Alves

      Concordo com você João. Quando vejo alguém com a camisa do Che Guevara, sinto uma vontade de perguntar se essa pessoa tem coragem de usar a camiseta em Miame e encarar os cubanos de lá. O embargo é justo, quem conhece a história da independência de Cuba sabe disso.

    8. Marcos Arrais

      Parabéns Folha. Se o objetivo era dar munição barata e requentada para gente como esse cidadão, conseguiu. A Folha levanta a bola para a extrema direita cortar sem maior cerimonia. Uma vergonha. É gente dessa estirpe que sempre tenta dizer que o governo atual age para nos transformar em Cuba ou Venezuela. Discurso pobre, raso, sem fundamento e fantasioso, e a Folha sabe disso. Age de má fé mesmo.

    9. Eduardo Rocha

      Nós aqui temos que estar atentos para uma direita populista e reacionária, do mesmo modo vigilantes com aqueles que supostamente estariam "defendendo" nossa democracia quando na verdade atentam contra nossa liberdade em todos seus aspectos e ameaçam golpe de estado.

    10. jose eduardo serrao

      Assim como as demais redes, a FSP precisa melhorar seu algoritmo para impedir a divulgação de conteúdo que propaganda ódio e desinformação, como esse do Sr. Braga.