Ilustrada > 'Não pode mais ter homem hétero branco nas novelas', afirma Thiago Fragoso Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Faz alguns anos que a politização racial na Globo afasta a audiência branca ; ninguém aguenta esse forçar a barra de uma sociedade utópica multiétnica . Digo forçar a barra porque a questão não é a cor mas os parâmetros de valores culturais antagônicos . Funk não combina com jazz ou bossa-nova ou mesmo MPB. Quando no Brasil todos forem corretamente educados em escolas públicas e gratuitas de excelência esse problema desaparecerá mas será que isso realmente interessa aos governos de esquerda?
A Globo optou pelo povão e o povão não é branco então eis a realidade .
Mais um que vive na realidade paralela da Terra plana zurrando.
Ele não percebeu que a crÃtica , além de descabida , só atrapalha a ele mesmo .
O que ele disse ocorre hoje com tipos brancos näo «latinos», «nórdicos», na teledramaturgia, que ainda é monopolizada pela Globo. No entanto, devido ao racismo da sociedade brasileira, seria aconselhável evocar calmamente esse fato, sem miserabilismo, só entre amigos e familiares, e não numa grande mÃdia. Ele o fez. Considero um erro. Porém achei o tom descritivo, e não de crÃtica ressentida e acre. Dos males o menor. O tom não foi amargo. Se o fosse, seria totalmente descabido.
Se, como as salamandras, os humanos nascessem cegos, como discriminariam uns aos outros? Pelo odor? Pronto, lá estaria eu sendo discriminado de novo.
Por mais de 30 anos os negros não tinham papéis na TV. O ator está há um ano sem novela e reclama como se fosse um negro sem chance nenhuma há décadas. Que falta de empatia, de humanidade. Só ele e os outros loiros de olhos azuis deveriam continuar trabalhando direto, é isso? Nunca deve ter se preocupado com diversidade no ambiente de trabalho pois era beneficiado, ganhava bem e os outros que se virassem. Agora é a vez dele e ainda está em peça com Fagundes. Acha pouco? Faz o favor... Decepção!
Sem querer levantar bandeira , nem defender nenhum lado, só pensando... Não ter mercado de trabalho não é o que aconteceu com atores negros por décadas, só por serem negros?
O que ele disse ocorre. No entanto, devido ao racismo da sociedade brasileira, seria de bom tom discutir calmamente esse fato, sem miserabilismo, só entre amigos e familiares, e não numa grande mÃdia. Ele o fez. Considero um erro. Porém achei o tom descritivo, e não de crÃtica ressentida e acre. Dos males o menor. O tom não foi amargo, o que seria totalmente descabido.
Sim e ele tem a cara de pau de se fazer de coitadinho depois de anos trabalhando direto, sem que na novelas houvesse diversidade. Falta total de entendimento de que é privilegiado e ainda posa injustiçado. Não demonstra capacidade de compreender que sempre esteve em papéis que poderiam ser de negros, se o autor ou autora mostrasse a sociedade como ela é. Falta de sentimento social, polÃtico, de humanidade, que decepção que causa. Lamentável em todos os aspectos.
Vá para paÃses europeus e América do Norte, lá será muito bem recebido. No Brasil não tem mais vez. A farsa dos brancos acabou.
Sou branco e a sua fala é risÃvel . Será que teremos que instituir o orgulho branco ? Gente como você conduzem a sociedade a formar grupos raciais . É lamentável .
Isso é racismo de sua parte. Por ser negra você não tem o direito de querer expulsar homens brancos desta forma.
E já vai tarde.
Novelas? Boicotem!!!! Acabar com isso de uma vez por todas. Não assisto nenhuma há muitos anos. Boicote é a palavra de ordem
o importante é que a F 1 voltará para a rede plim plim e o gavião urubueno estará de volta . O resto é perfumaria !
como afirmou alguém - ainda há milhões que assistem novela no Brasil .
Não é problema assistir novela, nem precisa ter preconceito contra quem assiste. O importante é também ler jornais, assistir debates, pensar antes de ofender alguém. Não agir de acordo com que a maioria age, seguir o que gosta e não ter a mente fechada, como religioso radical, pensar sem julgar sobre o que os outros fazem, se não for crime, claro.
Folha,ele não disse a frase do jeito q está no tÃtulo. Vocês retiraram um trecho da frase completa e colocaram no tÃtulo, dando um outro sentido a ela. Isso não eh o bom jornalismo que a Folha prega. OU EH?
Traduzindo a angustia desse ator: essa porcaria de diversidade e igualdade de oportunidades está destruindo 500 anos de privilégios dos brancos e heterossexuais.
Não destrói absolutamente nada ; ninguém que conta vê novelas hoje em dia ; só as massas kkk
Tanto pode como tem várias pessoas heteros nas novelas. Talvez, no caso desse cidadão, o problema seja a falta de talento e carisma.
Entendo que realmente as oportunidades estão diminuindo na medida em que há maior diversidade de gênero e raça na mÃdia (novelas, séries e etc) e é justamente isso que reflete a realidade brasileira. Porém, ainda não consigo entender como hoje um profissional homossexual pode concorrer por um personagem hetero e interpretá-lo e um profissional hetero não pode fazer um personagem homossexual pois não é seu lugar de fala. Acho que é mais ou menos sobre isso que o Thiago disse
De qualquer forma, ele estaria sempre sendo privilegiado: pode fazer o mocinho, o irmão do mocinho, o homossexual, todos os papéis, ocupando lugar de um homossexual, de um negro, pouco se lixando se os outros vão ter trabalho ou não. Mais de 20 anos trabalhando direto e os tantos talentosos sem emprego e tem a cara de pau de reclamar após um ano sem novela? É demais! A Record e o SBT fazem novelas bÃblicas sem negros e homossexuais, perdidas no tempo, sem temas sociais. Tentou lá?
... quando falou sobre ele e Mateus Solano interpretarem um casal gay. Atualmente seria impossÃvel eles conseguirem esse trabalho. Enfim, vida que segue pois muitos artistas estão escrevendo, dirigido, atuando e produzindo seus próprios trabalhos para garantir o pagamento dos boletos; independente de gênero, raça e religião.
Brasil é 8 ou 800 não tem meio termo. Estava por cima, agora está por baixo. É assim que funcionam as coisas. É preciso estar sempre se adaptando para sobreviver, como dizia Darwin. Melhor colocar lente de contato escura e deixar o cabelo black power. O Fábio Assunção está trabalhando direto. A solução é começar a produzir filmes seus sem depender de novela.
O que você sugere é atitude racista - "Melhor colocar lente de contato escura e deixar o cabelo black power." Não sabia, ora veja. Os racistas não aceitavam negros e pintavam brancos com maquiagem preta. Voltar aos péssimos tempos de preconceito aberto, tipo a Klan americana. Em vez de evoluir, involuir. Inacreditável.
Engole o choro e faz o L .............
Como gostam de dizer por aÃ: " isso é mi,mi,mi dele".Homem se oriente e deixe de chorar pitangas!!
Não é possÃvel que ele ache que o problema é esse mesmo. Claro que hoje muitos personagens que iriam para ele estão indo para atores com outros tons de pele, o que é justo. O Brasil não é feito só de homens loiros e de olhos azuis como ele. Porém, não falta homem branco e hétero nas novelas. Basta olhar os elencos. Espero que ele repense suas falas porque sempre teve sucesso, em parte, por ser um homem padrão que tem muitos fãs gays.
O Banco Mundial patrocina a propaganda gay para reduzir a natalidade estimulando a doença mental. É puro malthusianismo reacionário. Ninguém com um mÃnimo de discernimento assiste as novelas da Globo mais.
Que desgraça vc está usando
Que comentário hilariamente insano
Pois é, as coisas estão mudando... Agora ele sabe como era quando acontecia o oposto: apenas atores brancos e héteros e nada além disso. Aquela época em que as pessoas pretas (as poucas que tinham reconhecimento) eram escaladas apenas para fazerem papel de empregadas domésticas (dos brancos ricos) e escravos em novelas de época.
Marisa, você está certa. Eu me expressei mal na realidade, quis dizer no sentido que o sangue das pessoas de descendência africana é predominante na população através da miscigenação, assim como de asiáticos e outras etnias. Os loiros de olhos claros, como o ator em questão e eu mesmo, são minorias por aqui... Acho positivo que o brasileiro "médio" se sinta representado nas artes, na polÃtica e em todos os ambientes ao invés de ligar a TV e apenas ver pessoas com fenótipos inerentes à s elites.
Concordo com vc. É muito positivo ver pessoas negras em papéis diferentes destes que vc descreve aÃ. Mas sobre uma postagem sua abaixo, num comentários a um leitor, vc errou na mão e escreveu uma inverdade sobre " o Brasil tem sangue negro e não branco, loiro de olhos claros ". O Brasil tem sangue negro E sangue branco de olhos azuis, cabelos claros, bem como branco de cabelos e olhos escuros e indÃgenas e muitos asiáticos. Então, menos emoção aÃ.
Alimenta suas redes sociais e ganha uma forcinha da FSP (alô pacto da branquitude!) pro bom e velho "falem mal mas falem de mim". Eca...
Bem, na sociedade brasileira também são poucos os loiros de olhos azuis. Antes nenhum negro ou pobre tinha papel. O mercado ficou mais dinâmico e democrático. É só isso. Não há nenhuma discriminação por você ser hétero.
Alguém falou em racismo contra brancos, é o fim da pi cada mesmo. E disse que inventaram uma Cleópatra negra - para ele os egÃpcios todos são bran quÃs simos de olhos azuis ou violeta (como Lyz Taylor, a Cleópatra do cinema americano). É falta de no ção nÃvel mas ter. Pen sar can sa, não?
Quanto cinismo né, Celso... Coitados de nós, brancos! Não bastece sermos jogados à margem e negligenciados pelo estado e pela sociedade, agora o meio artÃstico também?! Revoltado...
Claro que existe! Hoje existe um racismo claro e evidente contra as pessoas brancas. Até uma Cleopatra negra inventaram num filme de longa. Imagine se colocarem o Fragoso para representar num filme o Nelson Mandela. O esperneio seria grande!
Cara, entra pra polÃtica, minta e subtraia jóias. O povo ama este tipo de es cro que.
Verdade, e tanto o que vc disse é verdadeiro que vc votou num ente igualzinho ao que descreveu.
Força, guerreiro.
Engole o choro e faz o "L"
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Muito corajoso ou mesmo inocente em se expor dessa maneira, considerando ser um ator, ainda mais em cartaz no Tuca. Acredito que será cancelado e perseguido, pode até ser expulso da profissão.
Ser expulso foi usado no sentido de ser ostracizado , ser boicotado pela classe artÃstica, sendo obrigado a buscar outra outro meio de vida.
"Ser expulso da profissão" Como assim? Não sabia que existia isso, quem expulsa? O director? o dono de emissora? o dono de canal? Os colegas? Ele é dono da sua profissão, ele estudou, ele se formou como artista, ele trabalha como artista, além, é claro, de ser um homen lindo.
Falou tudo! Tempos estranhos, estamos vivenciando!
Estranho é querer viver no passado em que só os homens brancos de olhos azuis tinham sucesso. Bem, continua assim, mas agora aparecem oportunidades para homens, mulheres e crianças negras serem vistas na TV, demorou muito, mas chegou um tempo de mente mais aberta. Não para todos, claro. Tem quem gostaria de seguir vivendo em um mundo injusto, como o ine le gÃvel ra cis ta mi só gino e gol pista.
O erro de Thiago é esquecer que na época q ele fazia novela com o "Félix" havia praticamente um monopólio para atores homens como ele: brancos e loiros. Num paÃs que 56% é preto ou pardo, a TV assumir a cara do povo brasileiro é positivo e a concorrência agora é com todos.
não pode ter, há algo, mecado estranho, parabéns pela retórica
A questão de ser bom ator ou não já não pesa tanto. Quem paga pra ver um espetáculo ou produto, seja ele qual for, quer se ver representada. Não me sinto representado no discurso, no tom de pele, no cabelo, na religião, no que for, não coloco meu dinheiro e nem minha audiência. Existem muitas opções pra escolher.
Leonilda, o mundo é muito amplo a arte deveria ser plural, mas passamos décadas, senão séculos vendo apenas uma realidade representada, e as minorias não se viam espelhadas, simplesmente morriam de inanição cultural. Já acabou tarde.
Pagar para se ver representado é muito restrito, pe que no. O mundo é tão amplo, cheio de diferenças, variedades, tons de pele, opções para se conhecer. Melhor ver todo mundo, qualquer um, não só um espelho. Fazer arte é ter visão ampla, sem pre con ceito de classe, cor, etnia, sexo, ida de, pa drões culturais especÃficos. Quem gosta de cinema, teatro, artes plásticas não quer ver o restrito, o especÃfico, só o seu lado da história.
Ator mais ou menos é assim, veio! Vive reclamando.
Thiago está certo sobre influencers com suas imagens perfeitas estarem substituÃndo atores que se dedicaram anos à formção. Será que um Grande Otelo teria chance hoje em dia? Porém, ao contrário do que ocorre no gênero feminino, em que a diversidade tem ganhado espaço, não estou vendo toda essa mudança do eterno perfil do "galã", seja nacionalmente ou internacionalmente , que ele acusa. Mas, ele parece estar sentindo o fato da TB no Brasil não mostrar mais um paÃs falsamente europeu.
Ele confiou que sempre haveria um tapete vermelho estendido a seus pés, justamente por causa das caracterÃsticas que enumera. Muito provavelmente ele não via problema algum, enquanto os perfis reais da sociedade brasileira não se encontravam representados na dramaturgia.
Thiago é ótimo ator! Entregou um trabalho excelente na novela que fez com o Solano. Espero vê-lo logo em várias produções, inclusive fazendo papéis de homens gays. E, sinceramente, comentários grosseiros e agressivo das pessoas. O Thiago é um trabalhador como todos nós somos, buscando a sua subsistência de forma digna. Ele tem todo o direito de querer ser reconhecido e convidado a desempenhar seu trabalho, como todos os outros. Menos clivagem e mais empatia.
Torço pelo sucesso dele! Mas penso que foi extremamente infeliz ao "choramingar" sobre uma mudança que pluraliza o mercado. Pessoalmente pode ter sido ruim, porque antes os papeis eram mais fáceis, já que outros perfis não podiam nem sonhar com essa vaga! Beneficiava ele, certamente! Mas aà fica feio resmungar pela vaga que ele conseguia exatamente por ser branco, hétero e bonito. VIDA QUE SEGUE!
Como ele, durante todos esses anos que ele surfou na onda do quase monopólio de papeis bons para atores com as caracterÃsticas dele, existiam outros tantos atores bons que nunca conseguiram papeis por não atenderem ao padrão esperado nesses anos. O que aconteceu agora é que a porteira se abriu e a concorrência passou a ter maior escala, com os elencos sendo compostos por todos tipos de aparência.
Não tá conseguindo pagar os boletos, Thiago? Mande a esposa trabalhar fora, ponha as crianças na escola pública, esqueca plano de saúde, faz o cartão do SUS e vai morar na Tijuca. Acorda pra vida, cara. Quem disse que a vaga é sua?
Bem-vindo à vida real, Thiago! Foi chutado do Olimpo Global e agora está vendo como o mundo é cruel, não é mesmo?
Sensacional comentário. Disse tudo!
Comentário extra ordinário.
Ah, você conhece a esposa desse ator? Ela não trabalha fora, é isso? "Manda a a esposa trabalhar fora...." é cada criatura que aparece aqui!
Tem que decidir se quer menos desigualdade ou se quer viver pra sempre dos seus privilégios. Num paÃs em que mais da metade das pessoas se consideram negras, a TV ainda está longe de ser realmente representativa. Ou seja, muitos Thiagos ainda vão chorar em suas respectivas áreas se a desigualdade de oportunidades diminuir.
Pobre menino hétero e branco, não se preocupava com nada...
Acha?! Ter que se preocupar com boleto de plano de saúde? É de cortar o coração mesmo... kkk
Tadinho... Kkkkk
Exatamente isso rs
O Xandão precisa dar uma olhada nessa moderação kkkkkk
pergunta básica - alguém ainda assiste novela no Brasil ?
Eu não... Acho difÃcil quem assistiu boas novelas dos anos 80 e 90 aturar essas de atualmente. Por aqui só streaming dá um pouco de ofÃcio à minha telinha.
Opa. Muita gente assiste! Renascer é ótima!
Vc não faz ideia de como funcionam os rincões pelo Brasil rsrs.
O cara vive há um ano o que gente Brasil afora vive há décadas e já tá chorando. Gente branca e hétera é uma raça fraca demais...
O cara caiu do Olimpo direto no Brasil, pega leve com ele... kkkkk
Caraca! Parei no tempo. Nem sabia de sua existência. Penso o seguinte: nada a ver a condição sexual para um ator. Sendo bom sempre terá oportunidade. Recordo que TarcÃsio Meira foi um Ãcone e era casado com a excepcional Glória Menezes. E o Toni Ramos? Casado há muito com a Lidiane! Antonio Fagundes? Maravilhoso desde a época da Tupi!Lembro da novela O Machão. Em suma, lado positivo da entrevista: fiquei sabendo de sua existência.
Sr.Márcio vê-se que o senhor não conhece a obra de TarcÃsio Meira na Televisão. Roque Santeiro, Guerra dos Sexos, Gabriela...!Faria novelas sim. Ele sempre foi excelente ator. Quantas novelas,da Globo, estão em cartaz hoje? Três? Uns vinte atores e atrizes cada novela todos homossexuais? Duvido!
Sra. Cida : externei ,educadamente, minha opinião!  Aprenda a externar!  Sra. Marisa , não me fiz entender, os bons profissionais têm as portas abertas!  Sr. Márcio todos os profissionais das artes  cênicas na tv, são  homossexuais?  Não creio!  No Brasil estima-se em sete por cento da população!
Se Thiago ,citei os consagrados hoje é que não eram  ontem! Até mencionei uma novela que Antonio Fagundes atuou : o Machão! Meu comentário  tem muito nexo. Se não me fiz entender, nada posso fazer.
Folha: não publicou minha resposta por quê? Super fundamentada!
Você parece nem ter compreendido a "critica" ou constatação dele. Ele disse "hoje", isto é, atualmente. Você entende? Ou é complicado demais? Você citou exemplos de atores que já eram consagrados antes de ele sequer nascer. Sem sentido. Basta ver que a época das novelas citadas por você que esses atores faziam frente, não havia espaço para gays. Igualmente não haviam negros protagonistas. É preciso entender a fala. Talvez isso ajude a evitar comentários sem nexo como esse seu.
Não entendeu que os tempos são outros. TarcÃsio Meira, que representava o hetero com jeito e cara de machão, hoje não faria nenhuma novela.
Que grosseria!
Mas não entendeu que ele está sentindo na pele a lacração diária.
A coisa está tão complicada no Brasil, que se declarar hetero é proibido. Hoje ser hetero, branco e de olhos azuis, é uma ofensa para o grupo da lacração e patrulhamento. Mulher que diz gostar de homem é uma radical que merece ser malhada por sua opção sexual. Estão confundindo até opção sexual com opção polÃtica. Se é de esquerda tem que se declarar homossexual. Se é de direita, tem que ser hetero. Não sei onde isso vai parar.
Só pelo "opção sexual" já mostrou sua ignorância. Que bobagem!
Fica quietinho, vai André...
Bicho, que cabeça perturbada a sua! Tá parecendo a Damares
É muita erda num comentário só. Rsrsrsrs
nenhuma lógica nesse comentário.
Desde quando heteros se declaram heteros ? Seria isso a ação heterossexual equivalente a um homossexual sair do armário. ? Outra: eu nunca vi heterossexuais sendo agredidos ou mortos por serem heterossexuais. Certamente eu vivo numa realidade diferente da sua.
Aà que se engana! Conheço um gado do bolsonaro que é homossexual.
Este processo sempre foi visto como cruel e segregante. A mÃdia construiu um "senso de justiça" estranho, pois não foram criados novos postos de trabalho, pessoas foram substituÃdas pela cor da pele ou pelo gênero. Isso não é legal, se estamos falando de um mundo mais justo e igualitário precisamos pensar em espaço para todos.
E qual é o problema das pessoas quererem se ver representadas nas artes? O Brasil tem sangue preto, não loiro de olhos azuis. Talvez as pessoas estejam se livrando da "SÃndrome de Viora-Latas" e tendo orgulho de quem realmente são. Ótima notÃcia!
mas o perfil dele continua tendo espaço. Só não tanto quanto costumava ter. E outros perfis agora possuem espaço também. E talento, quando se fala em tv, a gente sabe que começa pela aparência. Sempre. Então falar em justiça nesse ambiente é no mÃnimo estranho.
Homem hetero e branco sente-se culpado sem saber do que, um drama kafkaniano
É isso. No afã de dar espaço para todos o talento fica em segundo plano. A promoção desesperada de uma suposta igualdade cria divisões e conflitos. O vilão da vez é o homem branco hétero.
Adriano, o vilão sempre foi o homem branco e hétero, não é só agora, não.
não é vilão né, só não vai ter tanto espaço para ele como costumava existir, pois esse espaço vai ser ocupado por outros perfis. O fato de ser hetero ou não nem vem ao caso, mas tem muito ator que já ouviu que era "gay demais" para fazer papel de hetero. Assim como muito nem saiam do armário para não perder oportunidades. Então, né, as coisas mudam, e nem sempre isso agrada todo mundo.
Ô, tadinho! Ele deve estar com medo de sair na rua de mãos dadas com a esposa e levar uma cacetada na cabeça; de entrar no shopping e ser seguido por segurança, quando não acusado de roubar alguma coisa. Vida de hétero loiro de olhos azuis é realmente muito difÃcil.
É de partir o coração... #SomosTodosFragoso kkkkk
Pior... Kkkkk Tadinho dele... Bah... Fiquei emocionado e triste pela vida difÃcil dele...!
realmente, Muito difÃcil a vida do homem hétero branco. rs
O que Fragoso disse está correto esta correto. Branco e hetero não tem palco nas telenovelas da TV brasileira, principalmente na Globo.
Holliudi também só apresenta heróis pretos e bonzinhos. De resto, só trabalham lá os sionistas: Meryl Streep, o engraçadÃssimo de quem vai ficar com Mary (kkkk), e ... esqueci o outro. O Velho Oeste, de repente, está atualizado e politicamente correto. Faltam os chineses, também escravos....
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > 'Não pode mais ter homem hétero branco nas novelas', afirma Thiago Fragoso Voltar
Comente este texto