Ruy Castro > A volta do yuppie, em versão jeca Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Ótima definição!
Como alguns leitores comentam, um falso jeca-tatu: tá estranhamente na moda fingir sotaque caipira na seita da extrema direita, um mix de falsa religiosidade, casa em Orlando, adoração de totens esquisitos
além do ácido o jererê, me pergunto de qual tribo vc era ou é. paz e amor bicho. mas sem duvida estes yuppies e trogloditas travestidos em rebeldes são horrÃveis e extremamente perigosos.
Nada como a boa e velha extinção, caro Ruy. Na melhor das hipófises, os disfuncionais; na (nem tão) pior, vamos todos, antes de espalharmos a peste pra Marte. Amém, Darwin.
Genial, Ruy. Essa do Dória, com aquelas calcinhas apertadas, estava mais para....não sei não.
Ruy, o Marçal é o cruzamento do George Santos com o Bukele. Deu isso para desespero da humanidade.
"(...) um idealismo sem ambição, voltado para a vida na flauta, o cultivo de piolhos e o fabrico de filhos"!!! Morri de rir com este artigo. E o retrato de Dória como um.yuppie tardio não poderia ser mais exato. Quanto à Marçal, sim, ele parece o Neanderthal do mundo yuppie e, espero eu, destinado muito em breve à extinção.
Que delÃcia os artigos do Ruy Castro, sempre um prazer redobrado !
Concordo, um prazer ler os artigos do Ruy Castro e uma delÃcia redobrada assistir o vexame alheio. Comentários raivosos, estapafúrdios e delirantes de alguns reacionários invejosos que vestiram a carapuça de "jeca" e espumaram ódio por aqui acrescentaram mais humor (ácido) à coluna.
Os sindicalistas milionários enriquecidos após chegar ao poder são como yuppies de macacão de grife: trocaram greves por reuniões de acionistas, discursos inflamados por jatinhos particulares e camisas polo pela última moda Armani. Enquanto isso, negociam direitos com Rolex no pulso e socialismo com vinho caro na mão.
Tem um romance de Sidney Sheldon, salvo engano, que retrata essa atmosfera nos EUA... sindicalistas envolvido em assassinato de colegas concorrentes ao mesmo cargo, desfrutando de smantes, jatinhos, etc
Tudo isso e mais a inevitável conversa fiada para enganar osotários.
Tinha um jornalista no Roda Viva que só usava Mr. Wonderful. Por incrÃvel que pareça nos superamos na arte de "descer a ladeira". Um falso jeca com sotaque de "caipira" de novela do Walcyr Carrasco, sem ideias ou ideais, com reputação de dona de bordel aposentada é a nova sensação do momento. O Brasil nâo só supera a ficcâo como deixa o passado com vergonha do presente e aterrorizado com o futuro.
Marisa, nada pode ser pior que o laMarçal.
Que por....a é essa de Mr. Wonderful?
Caro Paulo C Cruz seu diagnóstico da figura e contexto beira a perfeição. Parabéns.
Humbehrttho Isidhorro. Quando for escrever o nome de alguém, principalmente quando estiver fervendo de raiva, leia bem antes de escrever errado. Viu como fica feio ?
A Marisa Cohan é dessas pessoas que, envergonhadas por estar ao lado de quem só produz e fala absurdos, tenta se esgueiras por alguma fresta, apontando o dedo para alguma coisa que ela não consegue nominar. É a desculpa tentando mostrar que consegue ver na escuridão. Vota no PM , Marisa, não precisa se desculpar. Hoje as pessoas tem até orgulho de estar com quem fala absurdos.
Parabéns pela precisão do comentário...
Garanto para vc que tem coisa muito, mas muito pior mesmo acontecendo no Brasil, mas o negócio é espetar o boneco do Marçal e lacrar.
Os yuppies de hoje são os influencers.
Bem lembrado! Uns embusteiros e o gado se deixando influenciar...
Em tempo: Cafona mesmo é ser "imortal".
Derrapando de novo heim Michelin. Kkkkk tu é um escro to mesmo heim masoquista.
Recalque e inveja ainda não tem tratamento. Força!
Dor de cotovelo é soda!
Não! Que é isso? Já pensou ser imortal? "Acha que tá falando com quem, pé rapado?", dirá o sujeito. "Não tá vendo que eu sou imortal?" Ser imortal é o que liga!
Genial!
Parvo!!
Concordo com o artigo. Mas é o que temos para combater os fariseus da extrema esquerda.
Você apoia um criminoso condenado por furto qualificado, além de ser golpista e estelionatário e tem a cara de pau de chamar alguém de fariseu. Só alguém se a menor noção de vergonha na cara para apoiar esse candidato 171.
Nossa, mas já desistiram do Nunes! Nunes e Marçal estão empatados nas pesquisas, por que o que "resta" é Marçal? Na verdade, a extrema-esquerda (Boulos!?!) é só uma desculpa. Sempre houve opções mais dignas, inclusive para Bolsonaro. Marçal é só mais uma aposta naqueles que desprezam a democracia e seus limites. Aquilo que vocês mais desprez não é a esquerda, é o respeito.
Sintetizou tudo. E que extrema esquerda!
Sensacional! O Reinaldo Azevedo vai adorar esse texto, em época que ele assumidamente de esquerda. Diz que hoje não mais.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
A História segundo RC é muito mais instrutiva.
VIVA LULE! VIVA BOULES! VIVA A "NOSSA" DEMOCRACIA" para aprimorarmos as "politicas" que estão dando certo para toda a esquerda... que se lasque todo o resto... nacionalistas, neoliberais, direita extremista, golpista...
Conheci um desses tipos em meados dos anos 80 no Rio. Usava camisas Gucci, morava na zona sul, e era entusiasta e entendido em microcomputadores, novidade na época, e só disponÃvel por contrabando. E tinha ao mesmo tempo um discurso contra a ditadura, que já tinha virado cachorro morto.
Aqui no meu bairro, o tatuapé, eles se proliferaram. Andam de porsches, atropelam e matam inocentes, votam no bozo, frequentam bares e restaurantes carÃssmos e com cardápio péssimo e quase sempre igual. São arrogantes, pedantes e semianalfabetos.
Quando o cérebro humano trabalha com a razão, e as emoções; podemos cometer o erro de Descartes. O cientista Damásio nos alertou do perigo de separar a razão das emoções. O movimento hippie tinha seu lado dark, por exemplo o vÃcio, mas pregava a não-violência, a tolerância, a paz, a liberdade pessoal não causando danos aos outros, e a harmonia com a natureza. Os yuppies por sua vez, agora são representados pelos hispters, mais criativos que os yuppies do passado. As emoções se propagam.
Sensacional Ruy. Sou contra falar muito desse tipo de coiso, mas você pode. Começar a bater agora para torná-los inelegÃveis, pelo voto ou pela justiça, mais adiante, como fizemos com o coiso BozXo.
Comentário mais do que extra ordinário.
Repetir aqui para facilitar achar o endereço depois, caso esqueça o apelido, Yuppie Jeca.
A melhor definição vista, até agora, sobre esse candidato oco e socialmente midiático: yuppie Jeca. Ótima, mas é preciso pedir perdão ao lendário Jeca Tatu, tão bonzinho, tão simples e honesto, engraçado e original.
Fui atrás da reportagem da foto no acervo da Folha. Impressionante como o pensamento - e até alguns nomes - não mudaram muito nos últimos 40 anos.
DifÃcil mesmo é ser inteligente! Dinheiro, terno, cabelo, barba, relógio e dentes branqueados não escondem o miolo miúdo...os grunhidos, as asperesas, a civilidade e inteligência não se veste...até se compra...mas fica à mostra que o manequim tem numeração maior ou menor...e pouca gente escapa por essas bandas...
Fico pensando o que Ruy escreveria e o quanto diria sobre Lula, aquele que tem como uma divindade perfeita e imaculada, se fosse honesto consigo mesmo e conosco. Será que lembraria de uma mistura dos gangsteres americanos, como Al Capone, com o bando de cangaceiros nordestinos do Brasil e o Judas traidor da Judéia?
Não fale besteira, Daniel. A maioria dos brasileiros é honesta e sabe que temos que aproveitar o momento. Agora voltamos a ter governo, com programa sério e responsável, sendo discutido e implementado dentro das instituições. Programa para garantir, além do equilibrio fiscal, a inserção dos pobres no orçamento. Mesmo enfrentando os sabotadores da nação.
Estais com inveja do cara! Gostas de um mentirosoladrão como oluladasilva, então que reputação tens para falar mal dos outros, se fosse tu vestiria o pijama da da honestidade e ficaria na cadeira de balanço que é hoje seria o teu lugar, hipocrita!
Para quem apoiava um miliciano nada mais coerente do que apoiar um golpista e estelionatário. O "gente" esquisita e abjeta!
Então parem de votar em ladrões como ospetitasmedbistaspsolistas e outos istas.
Ruy está certo ao mostrar que está na hora de brasileiros tresloucados começarem a levar a sério esta nossa Nação!
Ruy está certo. Com humor, faz um convite para que brasileiros tresloucados comecem a levar a sério esta nossa Nação!
Qualquer carimbo hoje tem vida curta. É o mundo cibernético.
Descrição perfeita, tanto dos yuppies quanto dos hippies! Mas, achei imprecisa a definição do candidato Paloma. Na verdade, ele não passa de um bandindinho!
Não se adiante tanto Ruy. Temo que o frias ainda vai se simpatizar com lá marsal.
Ruy, vc esqueceu que os yuppies não colocavam os pezinhos na lama como o seu pretenso yuppie fez para ajudar o pessoal da enchente do RS. Também não se preocupavam com nada que não fosse trabalhar e curtir muito bem o dinheiro que ganhavam. Jamais dariam a cara a bater como seu pretenso yuppie faz. E jeca para mim, é quem tem inveja do sucesso dos outros, além de ser um termo bem pouco educado que o pessoal do balneário usa p/ c/ os paulistanos.
Sucesso conseguido através de golpes. Só mesmo esses esquisitos de extrema direita para se identificarem com esse candidato 171.
Jaqueline, vc é muito estressada, tome muito cuidado. Não ofendi ninguém em particular e vc, pobre de argumentos vem e ofende. Mas não tem importância, porque sei com quem estou lidando.
Chamar quem faz crÃticas de invejoso é a manifestação mais tradicional que conheço da incapacidade de reconhecer as diferenças de opinião e pensamento. Ruy Castro, um autor e jornalista consagrado teria inveja de Marçal por que motivo? Dos muitos processos judiciais a que o influenciador responde? De sua condenação criminal? De sua notória falta de polidez ou escrúpulos? E o apelo impertinente à rivalidade Rio-São Paulo foi ridÃculo!
tem jeca que não pode ver uma carapuça que logo a veste.
Não sei quem é Caldas Aulete (autor de dicionário?) nem "recitei" coisa alguma. Fiz um contraponto à sua definição de "jeca". Pela reatividade de seus comentários, se para você jeca é quem tem inveja do sucesso dos outros, para mim jeca é você.
Jacqueline. Não precisava perder seu tempo recitando o Caldas Aulete para mim. Sei perfeitamente bem o significado da palavra jeca. Ela é muito usada pelo Ruy que parece gostar de associá-la aos paulistas. Daà escrevi o que penso dos jecas dele.
O adjetivo "jeca" (originalmente, uma alusão ao personagem Jeca-Tatu, caipira, nascido na zona rural) ganhou novas cotações e atualmente é empregado de forma irônica para caracterizar mau-gosto, falta de requinte, cafonice, breguice. Nada a ver com "invejoso", muito pelo contrário. Gente jeca, brega, cafona pode até ser invejosa mas, principalmente, 'se acha'.
"Era uma reação aos hippies, que, dez anos antes, pregavam um idealismo sem ambição, voltado para a vida na flauta, o cultivo de piolhos e o fabrico de filhos." Nunca li uma descrição tão ignorante, tão rasteira, tão preconceituosa. E olhem que se trata de um memorialista. Tome prumo, Ruy Castro, o tÃtulo de imortal não lhe dá passagem para a obtusidade.
Também vi uma escorregada nesse trecho, Paloma. É sempre bom pontuar.
Mas a descrição é realista. Só que com a cabeça de hoje. O filme Hair por exemplo me batia na época como um transporte a uma utopia. Mas hoje, como aquela criança da fábula da roupa nova do rei, eu penso: são apenas moradores de rua drogados! Quem for hoje a São Francisco vai ver esse pessoal pelas ruas. Não é bonito.
Concordo. Só mostrou o lado negativo e estereotipado.
Gosto dos textos de Ruy, mas trocaria cultivo de piolho por cultivo de erva, pra não parecer arrogante em relação aos hippies.
Cultivar dá trabalho. O exato seria consumir.
surgiu coisa alguma está aà faz tempo, o cara é multimilionário, influencer de p alguma, que muito qide ostra curte paga e suspeito de ser uma enorme lavanderia para sertanojos, garimpeiros, bets e ruralistas. Só vc não viu porque fica na av atlantica esperando a garota de ipanema passar. Quando a magrela já com cabelos brancos, que nunca teve quadris, passar e parece balançar ao sabor das ondas do mar depois do decimo setimo copo acha que viu um anjo e toma o décimo oitavo. Para de beber.
se voce vir a baiana que ficou com o vinicius, vai que ele achava outra coisa sobre a retaguarda e sedução.
Comentário grosseiro e carregado de preconceitos ao escritor e à musa de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, que inspirou uma das canções mais icônicas da Bossa Nova. É tóxica, ainda que retrógrada e medÃocre) a sua reafirmação de preconceitos machistas e etaristas à mulher "magrela e já com cabelos brancos, que nunca teve quadris" (sic). O senhor coisificou a musa Helô, alvo sua misoginia, seu preconceito generalizado para com mulheres bonitas, elegantes e charmosas, inatingÃveis à sua 'sedução'.
O peso de um - comentário - de Rui . e com dados histórico . eleição ficou menor !
- peso de um- comentário -_ contextualizar _modo histórico - ampliar visão!
Dados históricos é demais.
Rui, essa ave rara tropical!
Uau! Ruy vc está com uma carteira de fans enlouquecidos, fazendo até poesia para sua pessoa.
São Paulo tem muito jeca, por isso a identificação com a aberração.
Olavo seguindo os passos do colunista. Seria inveja de São Paulo? E com certeza, vc é cariôco.
Genial Ruy!! Cirúrgico...
São Paulo é um felizardo, tem um Marçal para votar, milionário, visionário e muito inteligente. Defeitos todos tem. E aqui no Rio de Janeiro, de mal a pior, violência para todos os lados, e eles discutindo se homens e mulheres podem usar o banheiro um do outro. Afe rr
O seu comentário me lembrou um trecho de uma música do Jorge Benjor: "Para acabar com a malandragem só prendendo os otá rios".
Alguém disse recentemente em algum comentário nesta Folha: ser ignorante não é desdouro, ser estúpido, aà sim!
Comentário pueril. Esses elogios ao quadrilheiro mar "sem" sal é sério? Não deve ser. Acho que não cairia bem para uma pessoa com mais de 5 anos.
O gado está afoito.
Esse seu comentário é sério?!?!?
Fico feliz por um gado como você permaneça longe de São Paulo, que já trouxe daà o Pitta, o Bananinha e o TarcÃsio. Depois leia a crônica de novo e aproveite um bom momento de Ruy
Bah, berrrghhhh! Vomitei agora
É sempre um prazer ler Ruy Castro. É maravilhoso ver a crÃtica com o costumeiro deboche de quem sabe muito.
Perfeita a definição.
Hahhahha. Ganhei o dia pela manhã. E a quantidade de jecas pra votar nele...
Gabinete da inveja.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > A volta do yuppie, em versão jeca Voltar
Comente este texto