Blogs Cozinha Bruta > Italianos, esses mentirosos insuportáveis Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Carlos Alberto Doria e Marcelo Corrêa Bastos escreveram livros sobre a Culinária da Paulistânia que, embora não fosse a intenção original, desmistifica parcialmente o mito da Culinária Mineira, a mesmÃssima da minha infância no interior de São Paulo. Outra coisa que precisa ser desmistificada é a culinária japonesa em São Paulo, através de estudo sério mas sem o gesso do academicismo e sem baba-ovos e deslumbrados. Aos livros, gente!
Adorei essa matéria. Fiquei curioso em saber as origens dos cortes suÃnos na culinária italiana. Se alguém tiver uma sugestão de leitura...
Com o Marcão a gente aprende a cozinhar, mas não só. Aprende história também.
Sugiro que você leia o Livro" I Re dei cuocchi" 1905. Um referência da cozinha tradicional italiana
Revi há pouco o filme "O Leopardo" de Visconti. Um soldado milanês na SicÃlia é questionado por um colega sobre sua paixão por uma local. Ela estaria adaptada a massas, o que aparentemente não havia no norte da penÃnsula, e iria estranhar muito. Uma boa parte do que chamamos culinária italiana é do sul do paÃs, que aliás era parte da Espanha até meados do século 19.
Comida pouco saudável.
LuÃs, a Vitória se refere ao prato da ilustração, cujo nome sequer sei escrever; não da culinária mediterrânea.
É verdade. Não é a toa que a dieta mediterrânea, da qual a Itália é o maior contribuinte, é condenada por todos os médicos do mundo. Se você acha que comida italiana é só lasanha e algumas massas, precisa se informar mais antes de dar seu veredito equivocado.
Comida tÃpica de um lugar, tem muita balela nisso aÃ. Basta ver o strogonoff que é feito de maneiras muito diferentes mundo afora e ninguém sabe se surgiu na frança ou na russia. A feijoada é uma variação de cozido de feijão vários paises da europa.
Todos sabem que o estrogonofe tem origem na Rússia. Ele ser reproduzido de formas diferentes ao redor do mundo não muda seu local de nascimento. A feijoada é brasileirÃssima, só aqui há essa mistura dos pertences do porco com feijão preto. Tem cozidos de grãos e leguminosas com carnes no mundo inteiro, mas onde mais tem feijoada como prato local? Onde mais tem Cassoulet como prato tÃpico que não na França e mais especificamente em Carnassonne? Onde mais o Cozido Madrileño é prato tÃpico?
Eu vi! E não foi em um lugar só, não, eu vi! Os restaurantes tem um prato de criança no cardápio, que nada mais é do que o nosso prosaico macarrão com salsicha. Sim, a salsicha nossa, industrializada, demonizada, de pacotinho, de hot dog. E sim. Tem muito adulto que pede o prato de criança porque parece que é o verdadeiro comfort food de muitos deles. Em restaurantes pra turista? Claro que não! Mas nos familiares, de cidade pequena, vilas, é o que mais tem.. hehehe.
Salsiccia, em italiano, é linguiça. Não confunda os falsos cognatos. Nunca vi isso em restaurantes que possam ser chamados de restaurante, em toda Itália. Favor não confundir comida com ração.
Visitei a Itália em julho - sim, turistas por todo lado e um calor infernal, sobretudo em Roma! - e achei os italianos agressivamente alegres - são mais prestativos do que os irritados portugueses. Gostei da pizza diávola que comi em Milão. Em Belém, temos a pizza com jambu, produto regional, uma delÃcia. Excelente coluna!
Dispenso tua ironia tola, Paulo dos Santos.
Isso vai mudar o mundo! Aplausos.
Sono tutti buona gente, per tutti ladri. Nunca convivi e nunca conheci nenhum tutti buona gente que não fosse ladri ou que não fosse evasore fiscale. Mas a culinária e as ragazza são maravilhosas.
Tá falando dos brasileiros? Então por que está falando em italiano?
O autor errou nas contas. Há meio século, eu tinha nove anos de idade e a culinária italiana já era uma antiga tradição. Lembro-me muito bem da pequena cozinha de azulejos antigos, que ainda resiste ao tempo, na casa de minha avó. Suas palavras pareciam riscar o ar com a mesma habilidade que ela usava uma faca para cortar o tomate maduro, suculento, para uma receita familiar. Essa teoria é uma traição às lembranças que eu mantenho como verdade inabalável. A receita da minha vó era bem antiga.
... existe uma tradição autêntica no Sul e tem pouca ressonância sagrada com esta suposta tradição construÃda e desenhada e esquemada pelos parceiros e operadores visÃveis e invisÃveis da Dictadura de Getúlio Vargas!!!...
Tão antiga como a "secular tradição gaúcha", que não tem nem 70 a n o s.
Tão antiga como a "secular tradição gaúcha", que não tem nem 70 anos.
Amo essa mentira. Sou a mulher de malandro da gastronomia.
"(A)Parecer", não "ser". Regra básica de sobrevivência no mundo obcecado pela aparência. Não seria diferente na culinária...
De ontem ou de trás de ontem, a comida italiana é deliciosa.
Adorei!
Que sacada divertida! Italianos bravos com comida, nunca tinha ouvido falar!
Fiz um intercâmbio recente na Itália. Fique em casa de famÃlia, estudei a lÃngua, fiz curso de culinária. Voltei com muitas impressões e opiniões sobre os italianos mas com uma certeza: eles são muito bons de marketing...
Te admiro muito, amigo Marcão, mas essa não dá. O tal professor merece ser pendurado de cabeça prá baixo, como o morcego Mussolini. Além da rica e farta cozinha de Roma Antiga, descrita à farta por ApÃcio, a quem se atribui a criação do fois-gras, temos a influência árabe no Sul e nas potências comerciais de Genova e Veneza. Muitas receitas tidas como francesas, como o gigot d'agnaeau, e o ratatouille, são redesenhos do stinco e da caponata. - continua -
- continuação- A boa, mas grosseira cozinha francesa só se refinou quando Catarina de Medicis, de Florença, levou seus cozinheiros, influenciados pela culinária árabe, e talheres desconhecidos para a corte de Henrique II, rei da frança com quem se casou. Isso sem falar no risotos, com arroz produzido no Vale do Pó, as pastas de grano duro, a gastronomia de Verdi, e por aà vai. As pizzas datam do Império Romano. Que que é isso, Marcão? Ocê não!
A riqueza e variedade da cozinha italiana tem outra explicação, além da base romana que absorveu o melhor da cozinha do mundo em sua época. A rivalidade entre estados da pré-itália, das provÃcincias, das aldeias e comunas, onde não existe molho melhor que o da minha nonna, e qualquer palavra em contrário é briga de rolar na rua.
Algo muito semelhante ocorre aqui no sul, com o mito do campeiro gaúcho - uma realidade muito menos gloriosa e coesa foi dourada e mitificada com roupas, vestimentas e cantos, cuidadosamente fabricada e ensinada de forma que agora diversos descendentes de imigrantes de diversas nações se reúnem pra celebrar seus 'antepassados' e expurgar toda violação às 'suas tradições'.
Exatamente. Inventaram recentemente uma tal "tradição gaúcha". Mesmo o Paixão Cortês assumiu que tradição foi forjada.
Se não é inteiramente adequado falar em tradição nacional, uma vez que a Itália foi unificada há um século e meio, existem sim as tradições regionais, mais antigas. No entanto, as receitas que conhecemos hoje, é certo que são fruto de evolução lenta e contÃnua ao longo de séculos. O macarrão é conhecido na penÃnsula desde a alta Idade Média, mas a forma de preparo certamente mudou, e bastante. Mesmo porque o tomate só chegou à Europa e se popularizou muito mais tarde.
Parte06 de meu ensaio: o TÃtulo do seu texto e o texto me pareceu paradoxo! Foi criativo mas não resitir em tentar transformar padoxos em oxÃmoros. 'Italianos, Estes mentirosos maravilhosis' é o verdadeiro tÃtulondecseu texto!!!!... Foi engenhoso o figurino, ou mentiu no tÃtulo ou no texto!...
... parte05 de meu ensaio: Rendam-se Proto Nazis-Fascis!!!...Rendam-se! Rendam-se!...Rendam-se!!!... Vossas Senhorias estão cercadas!!!... É uma questão de tempo e suas asas serão drenadas! Banidos da vida pública!!! Libertem do cativeiro nossas plantations sagradas de arroz, feijão, milho, batata e mandioca, traÃras do carajo!!!...
... parte04 de meu ensaio: e para deixar claro que não estou a criticar os todos humanos de descendência Italiana Neste processo de migração e sim os grupos de humanos desta migração que disseram e dizem 'SIM', aquele 'Sim bem grandao' aos operadores de sistemas de escravidao...as vozes internas dos proto nazis-fascis habitam em vossas senhorias...
... oh, estou fechando a Cantina, por Hoje! Vazar,vazar,...,vza!!!.. vá logo, vá!!!... Vá Fazer alguma útil!!!... Vêm para Minha cantina e só pede macarrao e enche o Saco de Todo Mundo com argumento ' aelhor comida é Italians, os Italianis Sao os caras, ..., nonna aqui nonno acolamá, que eu viajei para Italia, Minha filhas tem passaport dupla cidadania!... DÃficil aturar estes narcisistas proto nazis-fascis, carajo!!!... Precisa nem Pagar, vá logo! Tan desagradable!!! ..
A Dona Cleomar hoje está descontrolada.
Viajou na maionese, quer dizer, no molho ragu.
Acabou o remédio?
ChatÃssimo!
... o que curou as feridas mais profundas foram curadas com arroz, feijão, milho,batata e mandioca e água limpa-limpinha! Não havia plantations de trigo suficiente e nem eram necessáriss!... As bases canônicas de plantations sagradas de Arroz, feijão, milho, bata e mandioca-PAFMBM já estavam consolidados para grandes populações! Os operadores da Dictadura Getúlio Vargas implementaram os sequestros das PAFMBM e imposição da cadeia productiva do trigo! Crime sem perdão! Falta grave-gravÃssima!!!.
Parte02 de meu ensaio:... Quandos os pássaros receberam autorizaraçao dos Sagrados núcleos do planeta para voarem das terras da Europa depois da Revolução Francesa e alcançaram as Américas estavam feridos, os habitantes das américas ajudaram na cura destas feridas!curados e saudáveis iniciaram o processo de captura do Estado, Triunfaram com a implementação da Dictadura de Getúlio Vargas em associações com anhangueras diversos....
Parte02 de meu ensaio:... Quandos os pássaros receberam autorizaraçao dos Sagrados núcleos do planeta para voarem das terras da Europa depois da Revolução Francesa e alcançaram as Américas estavam feridos, os habitantes das américas ajudaram na cura destas feridas!curados e saudáveis iniciaram o processo de captura do Estado, Triunfaram com a implementação da Dictadura de Getúlio Vargas em associações com anhangueras diversos...
Cara chato
... como despertar as vozes internas de proto nazis-fascis que habitam os descendentes de Italianis que os conduzem à s associações neo-nazis-fascis que se vêem no broadcasting, e em partidos polÃticos e instituições de anhangueras diversas Nas Sagradas e Mágivas Terras das Américas?Eu respondo, elogios a si mesmos e aquela vontade de se associarem aos operadores de sistemas de escravidão, de escravos para donos de escravos!...
Mala sem alça
Se a história procede ou não, não sei, mas o que sei é que, a culinária italiana é realmente fantástica.
"Italianos, esses mentirosos insuportáveis", que fazem ou nos ensinam a fazer, a melhor comida do mundo, no é vero???
Bom, minha bisnonna já cozinhava assim, e hoje teria uns, o quê, 135 anos? Chiacchiere.
Assim como? Dê-nos exemplos. A minha fazia somente o mesmo prato de macarrão, com o mesmo molho, a vida toda. O fato de fazer um macarrão (delicioso e irreproduzÃvel) não a torna uma chef de cozinha.
Marcão nos calcanhares do Ruy Castro. Muito bom.
Tutto vero! Por exemplo nós no norte da Itália até os anos 70 não sabÃamos o que era pizza
Em 1962: Nonno, nonno ! Andiamo a mangiare una pizza. Il nonno, mantovano: ma che ? Ah, quello cibo napolitano...
Kkkkkk que bom ler essa matéria.
Muito bom, como sempre, Marcos Nogueira. Que tal , mantendo o assunto, comentar o ótimo livro A deliciosa história da França ( Stephane Henaut)? Pelo jeito a história gastronômica francesa tem lastro ao contrário da italiana.
Meu nome é Vito, em homenagem a um açougueiro italiano que emprestou dinheiro a meu pai quando ele chegou ao Brasil com vinte dólares. Minha neta tem o passaporte italiano. "As Mentiras da Nonna" usa bons argumentos mas é uma teoria. Os italianos de São Paulo criaram deliciosos pratos como o polpetone do Jardim de Napoli; meu filho mais velho esteve na Itália e não encontrou nada igual. Viva a comida italiana de São Paulo!
Viva , Vito , a melhor comida do mundo, sem a qual nossas vidas seriam menos felizes!!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Blogs Cozinha Bruta > Italianos, esses mentirosos insuportáveis Voltar
Comente este texto