Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Murilo Belezia

    Carlos Alberto Doria e Marcelo Corrêa Bastos escreveram livros sobre a Culinária da Paulistânia que, embora não fosse a intenção original, desmistifica parcialmente o mito da Culinária Mineira, a mesmíssima da minha infância no interior de São Paulo. Outra coisa que precisa ser desmistificada é a culinária japonesa em São Paulo, através de estudo sério mas sem o gesso do academicismo e sem baba-ovos e deslumbrados. Aos livros, gente!

    Responda
  2. VLADIMIR JORGE FERREIRA

    Adorei essa matéria. Fiquei curioso em saber as origens dos cortes suínos na culinária italiana. Se alguém tiver uma sugestão de leitura...

    Responda
  3. filipe moura lima

    Com o Marcão a gente aprende a cozinhar, mas não só. Aprende história também.

    Responda
  4. Katia Velletri

    Sugiro que você leia o Livro" I Re dei cuocchi" 1905. Um referência da cozinha tradicional italiana

    Responda
  5. José Cardoso

    Revi há pouco o filme "O Leopardo" de Visconti. Um soldado milanês na Sicília é questionado por um colega sobre sua paixão por uma local. Ela estaria adaptada a massas, o que aparentemente não havia no norte da península, e iria estranhar muito. Uma boa parte do que chamamos culinária italiana é do sul do país, que aliás era parte da Espanha até meados do século 19.

    Responda
  6. Alaor Magno

    Comida pouco saudável.

    Responda
    1. filipe moura lima

      Luís, a Vitória se refere ao prato da ilustração, cujo nome sequer sei escrever; não da culinária mediterrânea.

    2. Luis Nascentes

      É verdade. Não é a toa que a dieta mediterrânea, da qual a Itália é o maior contribuinte, é condenada por todos os médicos do mundo. Se você acha que comida italiana é só lasanha e algumas massas, precisa se informar mais antes de dar seu veredito equivocado.

  7. raul neto

    Comida típica de um lugar, tem muita balela nisso aí. Basta ver o strogonoff que é feito de maneiras muito diferentes mundo afora e ninguém sabe se surgiu na frança ou na russia. A feijoada é uma variação de cozido de feijão vários paises da europa.

    Responda
    1. Luis Nascentes

      Todos sabem que o estrogonofe tem origem na Rússia. Ele ser reproduzido de formas diferentes ao redor do mundo não muda seu local de nascimento. A feijoada é brasileiríssima, só aqui há essa mistura dos pertences do porco com feijão preto. Tem cozidos de grãos e leguminosas com carnes no mundo inteiro, mas onde mais tem feijoada como prato local? Onde mais tem Cassoulet como prato típico que não na França e mais especificamente em Carnassonne? Onde mais o Cozido Madrileño é prato típico?

  8. marcelo pereira

    Eu vi! E não foi em um lugar só, não, eu vi! Os restaurantes tem um prato de criança no cardápio, que nada mais é do que o nosso prosaico macarrão com salsicha. Sim, a salsicha nossa, industrializada, demonizada, de pacotinho, de hot dog. E sim. Tem muito adulto que pede o prato de criança porque parece que é o verdadeiro comfort food de muitos deles. Em restaurantes pra turista? Claro que não! Mas nos familiares, de cidade pequena, vilas, é o que mais tem.. hehehe.

    Responda
    1. Luis Nascentes

      Salsiccia, em italiano, é linguiça. Não confunda os falsos cognatos. Nunca vi isso em restaurantes que possam ser chamados de restaurante, em toda Itália. Favor não confundir comida com ração.

  9. André Silva de Oliveira

    Visitei a Itália em julho - sim, turistas por todo lado e um calor infernal, sobretudo em Roma! - e achei os italianos agressivamente alegres - são mais prestativos do que os irritados portugueses. Gostei da pizza diávola que comi em Milão. Em Belém, temos a pizza com jambu, produto regional, uma delícia. Excelente coluna!

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Dispenso tua ironia tola, Paulo dos Santos.

    2. Paulo Dos Santos

      Isso vai mudar o mundo! Aplausos.

  10. João Orlando Santos

    Sono tutti buona gente, per tutti ladri. Nunca convivi e nunca conheci nenhum tutti buona gente que não fosse ladri ou que não fosse evasore fiscale. Mas a culinária e as ragazza são maravilhosas.

    Responda
    1. Luis Nascentes

      Tá falando dos brasileiros? Então por que está falando em italiano?

  11. Alexandre Marcos Pereira

    O autor errou nas contas. Há meio século, eu tinha nove anos de idade e a culinária italiana já era uma antiga tradição. Lembro-me muito bem da pequena cozinha de azulejos antigos, que ainda resiste ao tempo, na casa de minha avó. Suas palavras pareciam riscar o ar com a mesma habilidade que ela usava uma faca para cortar o tomate maduro, suculento, para uma receita familiar. Essa teoria é uma traição às lembranças que eu mantenho como verdade inabalável. A receita da minha vó era bem antiga.

    Responda
    1. Cleomar Ribeiro

      ... existe uma tradição autêntica no Sul e tem pouca ressonância sagrada com esta suposta tradição construída e desenhada e esquemada pelos parceiros e operadores visíveis e invisíveis da Dictadura de Getúlio Vargas!!!...

    2. Paulo Dos Santos

      Tão antiga como a "secular tradição gaúcha", que não tem nem 70 a n o s.

    3. Paulo Dos Santos

      Tão antiga como a "secular tradição gaúcha", que não tem nem 70 anos.

  12. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Amo essa mentira. Sou a mulher de malandro da gastronomia.

    Responda
  13. Marco Antônio M de Oliveira

    "(A)Parecer", não "ser". Regra básica de sobrevivência no mundo obcecado pela aparência. Não seria diferente na culinária...

    Responda
  14. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    De ontem ou de trás de ontem, a comida italiana é deliciosa.

    Responda
  15. Regina Fonseca

    Adorei!

    Responda
  16. Gustavo VB Farias

    Que sacada divertida! Italianos bravos com comida, nunca tinha ouvido falar!

    Responda
  17. JOSE CARLOS BETONI

    Fiz um intercâmbio recente na Itália. Fique em casa de família, estudei a língua, fiz curso de culinária. Voltei com muitas impressões e opiniões sobre os italianos mas com uma certeza: eles são muito bons de marketing...

    Responda
  18. ADONAY ANTHONY EVANS

    Te admiro muito, amigo Marcão, mas essa não dá. O tal professor merece ser pendurado de cabeça prá baixo, como o morcego Mussolini. Além da rica e farta cozinha de Roma Antiga, descrita à farta por Apício, a quem se atribui a criação do fois-gras, temos a influência árabe no Sul e nas potências comerciais de Genova e Veneza. Muitas receitas tidas como francesas, como o gigot d'agnaeau, e o ratatouille, são redesenhos do stinco e da caponata. - continua -

    Responda
  19. ADONAY ANTHONY EVANS

    - continuação- A boa, mas grosseira cozinha francesa só se refinou quando Catarina de Medicis, de Florença, levou seus cozinheiros, influenciados pela culinária árabe, e talheres desconhecidos para a corte de Henrique II, rei da frança com quem se casou. Isso sem falar no risotos, com arroz produzido no Vale do Pó, as pastas de grano duro, a gastronomia de Verdi, e por aí vai. As pizzas datam do Império Romano. Que que é isso, Marcão? Ocê não!

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      A riqueza e variedade da cozinha italiana tem outra explicação, além da base romana que absorveu o melhor da cozinha do mundo em sua época. A rivalidade entre estados da pré-itália, das provícincias, das aldeias e comunas, onde não existe molho melhor que o da minha nonna, e qualquer palavra em contrário é briga de rolar na rua.

  20. Diego Rodrigues

    Algo muito semelhante ocorre aqui no sul, com o mito do campeiro gaúcho - uma realidade muito menos gloriosa e coesa foi dourada e mitificada com roupas, vestimentas e cantos, cuidadosamente fabricada e ensinada de forma que agora diversos descendentes de imigrantes de diversas nações se reúnem pra celebrar seus 'antepassados' e expurgar toda violação às 'suas tradições'.

    Responda
    1. Joao Cellos

      Exatamente. Inventaram recentemente uma tal "tradição gaúcha". Mesmo o Paixão Cortês assumiu que tradição foi forjada.

  21. Flavio Doro

    Se não é inteiramente adequado falar em tradição nacional, uma vez que a Itália foi unificada há um século e meio, existem sim as tradições regionais, mais antigas. No entanto, as receitas que conhecemos hoje, é certo que são fruto de evolução lenta e contínua ao longo de séculos. O macarrão é conhecido na península desde a alta Idade Média, mas a forma de preparo certamente mudou, e bastante. Mesmo porque o tomate só chegou à Europa e se popularizou muito mais tarde.

    Responda
  22. Cleomar Ribeiro

    Parte06 de meu ensaio: o Título do seu texto e o texto me pareceu paradoxo! Foi criativo mas não resitir em tentar transformar padoxos em oxímoros. 'Italianos, Estes mentirosos maravilhosis' é o verdadeiro títulondecseu texto!!!!... Foi engenhoso o figurino, ou mentiu no título ou no texto!...

    Responda
  23. Cleomar Ribeiro

    ... parte05 de meu ensaio: Rendam-se Proto Nazis-Fascis!!!...Rendam-se! Rendam-se!...Rendam-se!!!... Vossas Senhorias estão cercadas!!!... É uma questão de tempo e suas asas serão drenadas! Banidos da vida pública!!! Libertem do cativeiro nossas plantations sagradas de arroz, feijão, milho, batata e mandioca, traíras do carajo!!!...

    Responda
  24. Cleomar Ribeiro

    ... parte04 de meu ensaio: e para deixar claro que não estou a criticar os todos humanos de descendência Italiana Neste processo de migração e sim os grupos de humanos desta migração que disseram e dizem 'SIM', aquele 'Sim bem grandao' aos operadores de sistemas de escravidao...as vozes internas dos proto nazis-fascis habitam em vossas senhorias...

    Responda
    1. Cleomar Ribeiro

      ... oh, estou fechando a Cantina, por Hoje! Vazar,vazar,...,vza!!!.. vá logo, vá!!!... Vá Fazer alguma útil!!!... Vêm para Minha cantina e só pede macarrao e enche o Saco de Todo Mundo com argumento ' aelhor comida é Italians, os Italianis Sao os caras, ..., nonna aqui nonno acolamá, que eu viajei para Italia, Minha filhas tem passaport dupla cidadania!... Díficil aturar estes narcisistas proto nazis-fascis, carajo!!!... Precisa nem Pagar, vá logo! Tan desagradable!!! ..

    2. LORENA PARDELHAS

      A Dona Cleomar hoje está descontrolada.

    3. ADONAY ANTHONY EVANS

      Viajou na maionese, quer dizer, no molho ragu.

    4. Renato Almeida

      Acabou o remédio?

    5. joão moreira

      Chatíssimo!

  25. Cleomar Ribeiro

    ... o que curou as feridas mais profundas foram curadas com arroz, feijão, milho,batata e mandioca e água limpa-limpinha! Não havia plantations de trigo suficiente e nem eram necessáriss!... As bases canônicas de plantations sagradas de Arroz, feijão, milho, bata e mandioca-PAFMBM já estavam consolidados para grandes populações! Os operadores da Dictadura Getúlio Vargas implementaram os sequestros das PAFMBM e imposição da cadeia productiva do trigo! Crime sem perdão! Falta grave-gravíssima!!!.

    Responda
  26. Cleomar Ribeiro

    Parte02 de meu ensaio:... Quandos os pássaros receberam autorizaraçao dos Sagrados núcleos do planeta para voarem das terras da Europa depois da Revolução Francesa e alcançaram as Américas estavam feridos, os habitantes das américas ajudaram na cura destas feridas!curados e saudáveis iniciaram o processo de captura do Estado, Triunfaram com a implementação da Dictadura de Getúlio Vargas em associações com anhangueras diversos....

    Responda
  27. Cleomar Ribeiro

    Parte02 de meu ensaio:... Quandos os pássaros receberam autorizaraçao dos Sagrados núcleos do planeta para voarem das terras da Europa depois da Revolução Francesa e alcançaram as Américas estavam feridos, os habitantes das américas ajudaram na cura destas feridas!curados e saudáveis iniciaram o processo de captura do Estado, Triunfaram com a implementação da Dictadura de Getúlio Vargas em associações com anhangueras diversos...

    Responda
    1. joão moreira

      Cara chato

  28. Cleomar Ribeiro

    ... como despertar as vozes internas de proto nazis-fascis que habitam os descendentes de Italianis que os conduzem às associações neo-nazis-fascis que se vêem no broadcasting, e em partidos políticos e instituições de anhangueras diversas Nas Sagradas e Mágivas Terras das Américas?Eu respondo, elogios a si mesmos e aquela vontade de se associarem aos operadores de sistemas de escravidão, de escravos para donos de escravos!...

    Responda
    1. joão moreira

      Mala sem alça

  29. Marcia Alves

    Se a história procede ou não, não sei, mas o que sei é que, a culinária italiana é realmente fantástica.

    Responda
  30. carlos campos

    "Italianos, esses mentirosos insuportáveis", que fazem ou nos ensinam a fazer, a melhor comida do mundo, no é vero???

    Responda
  31. fabiana seppe laforga

    Bom, minha bisnonna já cozinhava assim, e hoje teria uns, o quê, 135 anos? Chiacchiere.

    Responda
    1. Luis Nascentes

      Assim como? Dê-nos exemplos. A minha fazia somente o mesmo prato de macarrão, com o mesmo molho, a vida toda. O fato de fazer um macarrão (delicioso e irreproduzível) não a torna uma chef de cozinha.

  32. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Marcão nos calcanhares do Ruy Castro. Muito bom.

    Responda
  33. Stefano Raschietti

    Tutto vero! Por exemplo nós no norte da Itália até os anos 70 não sabíamos o que era pizza

    Responda
    1. Roberto Marchi

      Em 1962: Nonno, nonno ! Andiamo a mangiare una pizza. Il nonno, mantovano: ma che ? Ah, quello cibo napolitano...

  34. CARLOS Alberto Corteletti

    Kkkkkk que bom ler essa matéria.

    Responda
  35. Flavio Rodrigues e Silva

    Muito bom, como sempre, Marcos Nogueira. Que tal , mantendo o assunto, comentar o ótimo livro A deliciosa história da França ( Stephane Henaut)? Pelo jeito a história gastronômica francesa tem lastro ao contrário da italiana.

    Responda
  36. Vito Algirdas Sukys

    Meu nome é Vito, em homenagem a um açougueiro italiano que emprestou dinheiro a meu pai quando ele chegou ao Brasil com vinte dólares. Minha neta tem o passaporte italiano. "As Mentiras da Nonna" usa bons argumentos mas é uma teoria. Os italianos de São Paulo criaram deliciosos pratos como o polpetone do Jardim de Napoli; meu filho mais velho esteve na Itália e não encontrou nada igual. Viva a comida italiana de São Paulo!

    Responda
    1. carlos campos

      Viva , Vito , a melhor comida do mundo, sem a qual nossas vidas seriam menos felizes!!!