Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maria Lima

    Só desenhando pra eles enxergarem a realidade. Pelamor. Vcs têm medo de quê? De quê?

    Responda
  2. Helio Souza Reis

    Costume desastroso e cultural de pôr fogo para limpar terreno deve ser combatido com muitas pesadas. Imagine em Portugal, na França alguém pôr fogo no mato vai para a cadeia e multas pesadíssima. Aqui fica para inglês ver e não acontece nada, fica por isso mesmo.

    Responda
  3. Alexandre Sartori Barbosa

    Abriram as portas do inferno para tirar o petê, agora têm demônios bolsonaristas tacando fogo em tudo, derrubando torre de alta tensão, fechando rodovia, invadindo e depredando o patrimônio público. Uma pena para um país que tem tantos recursos naturais e humanos.

    Responda
  4. JoseLuciano Costa

    Meu pai no anos 1900 era sócio de um seringal e vivia na mata onde tinha um armazém e pousadas dos serigueiros Nunca ouvi falar de incêndio e secas o desmatamento é uma das causa pq as árvores não retém a chuva , e rios secam.

    Responda
  5. JoseLuciano Costa

    Meu pai no anos 1900 era sócio de um seringal perto do rio Javari e vivia la como armazém e pousada dos seringueiros que ficavam dias coletando leite de seringueiras. Qndo eu menino e saiu de lá e contava de animais perigosos e jacares e cobras que abunda em. Nunca falou de secas e de incêndio., ao contrário no período de cheias o armazém antreposto era em local alto. Acredito que o desmatamento desfeado mudou o regime passando as chuvas sem árvores logo evaporavam mudando o regime de seca.

    Responda
  6. LUCIANA SADDI

    Bolsonaro vai à Sertãozinho, o fogo começa em Sertãozinho. O PCC envolvido com as queimadas e postos de gasolina no Estado de São Paulo. Bozo é sócio intelectual e de fato dos milicianos, o PCC tem uma teia grande entre alianças e rivalidades com os milicianos. O dia do fogo foi um presente de Bolsonaro aos Paraenses e ao Brasil, lembram do dia do fogo? O dia que todos os delinquentes se uniram pra dizer que são eles quem mandam no Brasil. Bolsonaro é o cara que liberou a delinquência miúda.

    Responda
  7. Márcio Marques Alves

    Desde de sempre, sofremos com a fumaça de incêndios no tempo seco do ano e nunca as autoridades se manifestaram preocupadas com a qualidade ar, mesmo que isso impacte em mais custos públicos com SUS. Não entendo porque somente agora há essa preocupação. Por quê? Porque tudo tem que ter um viés político, uma possível ou suposta ação orquestrada de adversários contra o governo, para que ele se vitimize. Enquanto que a população sempre sofreu com isso antes, e ninguém se preocupava.

    Responda
  8. Gilberto Rosa

    Se não for orquestrado não há crime? O que a Folha não faz pelo bilioagro.

    Responda
  9. José Roberto Pereira

    Como se os Kids Pretos fossem deixar pontas soltas...

    Responda
  10. Antonio Carvalho

    Todo o inverno na época da colheita , os canavieiros , proibidos de queimar os talhões de cana maduros no Estado de S Paulo ,pagam para alguns incendiários atearem "fogo acidental criminoso" . Desse modo antecipam seu cronograma de colheita , concentram mais o açúcar queimam a palhada e economizam no transporte da cana posteriormente cortada por máquinas . Estavam nesse processo quando foram surpreendidos pela entrada de uma frente fria com rajadas de ventos de até 80km/h . Perderam o controle

    Responda
  11. Roberto Carneiro

    Algum dos “especialistas” bolsonaristas que falam de fogo espontâneo poderia explicar como um incêndio pode começar sozinho? Nem tempestade com raio tem. A seca, o calor e o vento ajudam na propagação e na intensidade do fogo, mas alguém sempre o acende em algum lugar. E esse alguém precisa ser exemplarmente punido.

    Responda
    1. ARY OLIVEIRA

      Prezados Carneiro, existem matériais na natureza que entram em combustão espontânea 'a determinadas temperaturas. O negro de fumo, ou carvão vegetal e' um deles.

    2. Antonio Carvalho

      odo o inverno na época da colheita , os canavieiros , proibidos de queimar os talhões de cana maduros no Estado de S Paulo ,pagam para alguns incendiários atearem "fogo acidental criminoso" . Desse modo antecipam seu cronograma de colheita , concentram mais o açúcar queimam a palhada e economizam no transporte da cana posteriormente cortada por máquinas . Estavam nesse processo quando foram surpreendidos pela entrada de uma frente fria com rajadas de ventos de até 80km/h . Perderam o controle

  12. Pierre Laville

    Poderia investigar se o desmatamento pelo agronegócio poderia ter ajudado a orquestração desses crimes ambientais.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Esse desgoverno está aí há quase dois anos. Alguma novidade?

  13. ROBERTO SILVA

    "As vezes quero crer, mas não consigo, é tudo uma total insensatez " Aconteceu algo fantástico, dezenas de pessoas, do nada, acordam pela manhã e decidem, do nada, vamos tocar fogo nas plantações do agro negócio.

    Responda