Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. vicente machado

    Se querem acabar com os incêndios basta desapropriar as terras daqueles que não tomam providências para acabar com os focos em suas propriedades.

    Responda
  2. MARIO SERGIO COSTA VIEIRA

    Temos que mudar a matriz tecnológica das ciências agrárias. Não se sustenta desmatamento, fogo, agrotóxicos, transgênicos, etc. A academia deveria incentivar pesquisas em produção de alimentos com base na agroecologia.

    Responda
  3. Roberto Gomes

    Mais uma seca similar à atual no próximo ano e o Brasil entra em colapso. Sem água para agricultura, para criação de animais, para geração de energia, para se beber e higiene pessoal, sem água para empresas que dela necessitam, sem água para o saneamento básico, para hospitais e escolas. Sem água.

    Responda
  4. Joao Braga

    Demorei para entender a bobagem que o artigo retrata. No estado de SP o maior inimigo do produtor rural é seca e risco de fogo. Isso é tão óbvio e primário que nao entra em discussão. No nosso estado predomina eucalipto, cana, laranja e pastagens bem estabelecidas. Todos, rigorosamente todos temem o fogo e tem enormes prejuízos com isso. Parem de narrativas insanas. Que absurdo!

    Responda
  5. Neucir Valentim

    O agro tem armas para atirar em supostos invasores, mas não aparece ninguém desse ramo para dar uns tiros em quem coloca fogo, não é estranho isso? Se não faz nada é por que é pactuado. Um espaço a mais para pastagens é sempre bem vindo. Não é?

    Responda
  6. bagdassar minassian

    ... cadê os Salles, os Zucco, os Lupion da vida? Todos quietinhos por não poderem sapecar o MST.

    Responda
    1. Jose Buffo

      ... caro Bagdassar: também gostaria muito de saber! Cadê os Salles, os Zucco, os Lupion da vida? Essa extrema-direita, reaça, é fogo!

  7. Otavio Soares

    Frequento o Centro Oeste de Minas, quase no triângulo mineiro, e um dia, voltando da roça, vejo o médico da cidade tocando fogo na sua propriedade para "roçar" a terra. Veja bem: o médico da cidade! E, invariavelmente, vejo propriedades na região ardendo em chamas neste época seca do ano. Essa é uma das "práticas" de manejo de solo do nosso querido Agronegócio. E essa "prática", considerada tão eficiente no olhar e consciência dessa gente, se espalha por aí pelo país afora.

    Responda
  8. Iran Passos

    Penso que o grande problema do jornalismo é a presença de muitos profissionais cuja natureza é a ignorância. Calados, esses profissionais dariam uma grande contribuição ao país. Folha, chama um especialista!

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não é necessário ser especialista para simplesmente relatar um fato.

  9. ANTONIO MEDEIROS AMORIM

    O Sr. está fazendo uma denúncia grave sem conhecimento de causa e sujeito a ser responsabilizado. Os focos de incêndios são, em sua maioria, em áreas que não existem agronegócio. Aqui mesmo em Brasília a floresta nacional queimou pela metade sem nenhum agricultor por perto. O fogo Brasil a fora é iniciativa de grupos com interesses escusos ligados a algum segmento do quanto pior melhor.

    Responda
    1. João Orlando Santos

      A denúncia é grave sim, mas 100% procedente. Independe de governo de ideologia política. As queimadas no Brasil fazem parte da cultura do homem do campo no centro-oeste,sudeste e norte do Brasil. E No centro-oeste e no norte a situação é mais grave pois desmatam e colocam fogo para transformar a mata em lavoura ou pastagens. O Agronegócio é o maior responsável por está tragédia das queimadas e desmatamento no Brasil, seguido pelos garimperios e madereiros.

    2. Renata dos Anjos

      Literalmente passando pano para o agro! Já passou da hora de todos se conscientizarem a respeito das mudanças climáticas. O ódio cega!

    3. Humberto Giovine

      Retificando: estratosféricos.

    4. Humberto Giovine

      Se você leu a matéria, e entendeu, viu que o articulista se baseia em dados de um instituto de pesquisa, e não no "achismo". Parte do agronegócio é sim criminosa, com o único objeto de lucros extratosféricos a qualquer custo, esquecendo-se porém, de que vivem neste mesmo mundo poluído e não escaparão das consequências do desmatamento e dos incêndios.

  10. Pery Pedro

    Fui buscar na biografia do autor o que o qualificaria para dizer que os pecuaristas queimam o pasto para se livrar de pragas. Poderia falar da ineficiência de fazê-lo, de nossa pecuaria predominantemente extensiva, dos prejuízos de ransformar sua produção - o pasto - em cinzas. Mas aí li que o autor é especialista em ciência psicodélica. A culpa não é dele. É da Folha, que dá o espaço para consumidores de psicotrópicos se exprimirem.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Ou seja, não existe o incêndio e os dados publicados são falsos. Maravilha !

  11. Dionisio DeBarros

    O agro tem eh que pagar impostos. Ano passado faturaram mais de R$ 9OO bi com exportacoes. No entando, pagaram menos de R$ 2O mil em impostos. Agro prospera e enriquece, mas poucos ganham. Eh uma maquina de concentracao de renda, produtora de desigualdade economica. Agro tem que ser taxada nos mesmos niveis da industria. Juntamente com os juros mantidos artificialment altos, o agro eh um dos responsaveis pelo desbalanco fiscal do Brasil.

    Responda
  12. Lúcio Machado

    Quem conhece o Agro "por dentro", não se atreve a responsabilizar, de forma geral, os agropecuaristas pelas queimadas. Sofremos horrores para construir nossos solos tropicais, que hoje passa necessariamente pelo acúmulo de matéria orgânica com produção abundante de palhada, e a queima simplesmente manda embora por um longo tempo este esforço!

    Responda
  13. Luiz Norberto

    Então eu sou do agro , além de sofrer os danos do fogo ainda sou acusado pelo incêndio? Essa foi fora Marcelo .

    Responda
  14. Luiz Norberto

    Bom ,na minha região no centro oeste de Minas gerrais nenhum fazendeiro quer fogo , já tive fazenda queimada , queimou toda a cerca , perdemos um ano de pasto . Tenho áreas com plantio de eucalipto , temos que ficar atentos a qualquer foco de incêndio por perto . As leis deveriam ser mais duras para quem causar incêndio.

    Responda
    1. Hidineia Hipolito

      Oxalá todos fossem como vc, Norberto. Parabéns.

  15. Juarez Mercante

    E você, Marcelo Leite, faz o quê ???

    Responda
    1. Rodrigo Castro

      Fica sentado numa mesa, com ar condicionado, comendo e bebendo o que o agro produz e enchendo o raio do saco.

  16. Edson Antonio Mendes

    Como assim a culpa é do Agro? Quem fala asneira e ainda concorda com a jornalista. Eu sei de quem é a culpa é da Marina Silva, apenas um ano e 10 meses antes essa come dorme falava que o único culpado das queimadas era o presidente da época, mas hoje é Marina Silva Come Dorme que tem que responder inclusive criminalmente por inércia, não tomou prevenção alguma para responder a altura o recorde de queimadas, junto dela o Lule tem que responder. O Agro é o que você alimenta todo dia, estrume.

    Responda
  17. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Sem preservação da natureza, a atividade agropecuária vai perder produtividade. Já chegamos ao fundo poço esse ano com o maior desastre do país no Rio Grande do Sul e essa meta seca gerando fogo e fumaça em escala inigualável. Precisamos da natureza para as próximas gerações e para essa aqui poder respirar ar puro, ter água e alimentos.

    Responda
  18. José Antônio

    ´´Brasil sufoca em fumaça e a culpa é do agro camisa amarela``. Parça do camisão amarelão, vulgo centrão (conjunto de partidos e políticos camisas amarelas). Reforma agrária já. Abaixo os partidos e político(a)s camisas amarelas!

    Responda
  19. Rodrigo Andrade

    3 anos atrás: "é tudo culpa do Bozo!". Hoje, num descalabro ainda pior: "não há nada que o governo federal possa fazer"... tá "serto"!

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Sim Rodrido, eh impossivel pensar em sabotagem ambiental no gov passado, haja vista o mesmo ter sido um dos responsaveis pelo aumento das queimadas e da degradacao do meio ambiente. Lembra daquele dito "vamos passar a boiada enquanto a pandemia mata gente a rodo"?

    2. Rodrigo Castro

      Entendi Marcelo. E é impossível pensar que no governo passado tenha havido sabotagem também, certo?

    3. José Antônio

      Quem dera que o Governo do Presidente Lula pudesse contar com 367 companheiro(a)s na Câmara e 61 no Senado. Mas não, hoje há mais camisas amarelas no Congresso (uns 470) do que aqueles 428 de dois mil e dezesseis. O Presidente governa com um dos pés pisando em um campo minado e o outro em cacos de vidros. Como disse frei Beto: ´O Lula está regendo uma orquestra`. Abaixo o(a)s partidos e político(a)s camisas amarelas!

    4. Marcelo Silva

      Há sérias suspeitas de que são bolsonaristas que estão tocando fogo no país para prejudicar o governo!

    5. Rodrigo Castro

      Dionísio, e porque 3 anos atrás, essas mesmas sumidades não declararam que "não há nada que o governo federal possa fazer"? Assim só de curiosidade mesmo?

    6. Dionisio DeBarros

      Sim, nao ha nada que o gov federal possa fazer alem de aplicar multas aos faltosos. Governo do pais mais rico e poderoso do mundo, os EUA, nao conseguem controlar incendios em suas terras, mas multam pesadamente quem os causa.

  20. Jorge PAULISTANO

    Culpa é desse governo que negligenciou a natureza...recorde de queimadas com sua incompetência

    Responda
    1. Marcelo Silva

      O atual governo tem que começar a fazer o que o Bozó negacionista do clima nunca faria: multar pesadamente os infratores e expô-los à execração pública!

    2. Dionisio DeBarros

      O agro queima o campo e a culpa eh do governo? Rapaz, eh cada um que aparace por aqui.

    3. Rives Passos

      Comentário negacionista da realidade.

  21. Márcio Marques Alves

    O agro brasileiro gasta bilhões de dólares com a importação de fertilizantes para formar um bom solo fértil que produza alimentos de alta qualidade; qual é o louco que gosta de queimar o próprio dinheiro gasto em fertilizantes importados, extremamente caros? Este é o argumento de quem não conhece o agro e age com preconceito à serviço da narrativa globalista ecomalthusiana que prega a redução na produção de alimentos, porque assim, fica mais fácil controlar as massas famintas.

    Responda
    1. Márcio Marques Alves

      Ronaldo Pereira, sou de uma região produtora de grãos no interior de Goiás; no entanto, os legítimos representantes do agro (de verdade) em minha cidade, não gostam de mim. Mas para que se faça justiça, estou aqui, apenas reconhecendo que se tratam de pessoas sérias no meio em que atuam, e que entendem a importância do equilíbrio ecológico. Há produtores rurais da nossa região, que até já receberam prêmios, por manejos ambientais bem-sucedidos, como a recuperação de nascentes de córregos e rios.

    2. Márcio Marques Alves

      Rives, por isso é necessário um trabalho atencioso para separarmos criminosos de produtores sérios. Porém, isso demanda um serviço especializado do governo no combate a essas práticas. O que não podemos é criminalizar um setor e torna-lo inimigo da sociedade, apenas porque uma parcela de pessoas desonradas pratica contravenções ambientais. Os culpados devem ser punidos, não o agro como um todo.

    3. Márcio Marques Alves

      Marcelo, pecuaristas precisam fazer recuperação de pastagens e o tratamento com fertilizantes é muito semelhante para com plantio de grãos. Hoje existem técnicas de rotação de áreas de pastagens para que o pasto se recupere, enquanto o gado fica em outra área. Portanto, se o pasto se queima, o pecuarista gasta mais com rações e silagens. Então, a preocupação ecológica do agro é muito maior, porque sem um meio ambiente harmônico, a produtividade cai, em qualquer seguimento.

    4. Marcelo Silva

      Vc acha mesmo que pecuarista vai lançar fertilizantes no solo? Só se for na Dinamarca!

    5. Hernandez Piras

      "(...) narrativa globalista ecomalthusiana". Típico discurso de extremista de direito, atribuindo o diagnóstico dos problemas sócio-econômicos a conspirações mundiais. "Qual é o louco que gosta de queimar o próprio dinheiro gasto em fertilizantes importados, extremamente caros?" Se você houvesse lido o artigo com atenção teria compreendido o esclarecimento do colunista. É o tipo de produtor atrasado que usa o fogo exatamente para não recorrer a práticas mais avançadas.

    6. Rives Passos

      Tá bom que florestas desmatadas ilegalmente está coberta de fertilizantes químicos. Próxima!

    7. Ronaldo Pereira

      Falou um legítimo representante do agro ogro!

  22. Luis Fernando Alves

    Há 3 anos atrás, todo fogo, incêndio e desgraça ambiental era culpa do presidente da República e do presidente do IBAMA. Hoje em dia, a culpa é do vento, da seca, da chuva, do PCC, do agro. A esquerda brasileira fez politicagem barata no governo anterior, e agora ostentarão os piores números da história. Fazer o L não adiantou nada pra salvar o meio ambiente. Pelo visto, o Pantanal vai sumir do MAPA durante um governo de esquerda. FAÇAMOS O L!

    Responda
    1. Rives Passos

      Seu comentário prova a caráter ideológico do que ora acontece. Negacionismo puro! Raiz!

  23. PEDRO HENRIQUE

    O agora é fogo! Natureza escravizada!

    Responda
  24. Gaya Becker

    Finalmente alguém diz a verdade nua e crua sobre a total responsabilidade do agro nos incêndios criminosos que assolam o país de Norte a Sul. Eu estava sozinha nessa cruzada. Obrigada Marcelo Leite!

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Achou outro ignorante, finalmente?

  25. Lis P Junqueira Safra

    Você tá delirando rapaz! Colocar fogo Você não sabe o que fala. Você é um criminoso. Pra recuperar uma terra custa mais caro que a produção de 10 anos. Vai se tratar. Você vai responder por isso. Nossas terras são vigiadas ininterruptamente. Você é jornaleiro

    Responda
    1. Hernandez Piras

      "Você é um criminoso", "vai se tratar". É o típico valentão truculento, que não consegue argumentar na conversa com uma criança.

    2. Rives Passos

      Serviu mesmo. O Ogronegócio é ogro.

    3. José Roberto Pereira

      Não é pq a carapuça serve perfeitamente que precisa usar em público assim.

  26. Ivan Carlos Albarello

    Ué!?! Antes era do Bolsonaro e agora do agro ? Não entendi.

    Responda
    1. Alexandre Tavares

      Culpavam o Bolsonarismo pois ele tem como uma das principais pautas a glorificação do agronegócio, justificar qualquer devastação ambiental visando lucros, aumento da economia, etc.

    2. Nelson Franco Jobim

      A culpa é de ambos. Durante a campanha de 2018, Bozo prometeu "tirar o Ibama das costas dos fazendeiros". O resultado está aí. Ignorante, avesso à ciência, o ex-presidente nega o aquecimento global causado pelo homem. Dá para imaginar o Brasil sem água e sem chuva? Ruralistas inescrupulosos estão destruindo seu próprio negócio. É um tiro no peito.

  27. Maria Lima

    O estranho, na investigação dessas queimadas, é não divulgarem as fotos daqueles que a provocaram, e não ter conseguido ainda, o nome dos mandantes, sugerindo assim ao povo, estar sendo ordem de cachorro BEM grande.

    Responda
  28. Valdir Costa

    Tá acontecendo no mundo todo e o achista de plantão achou um culpado. Agora ele vai comer seu filé com sensação de missão cumprida.

    Responda
    1. Rives Passos

      O Ogronegócio é negacionista.

    2. Nelson Franco Jobim

      Há incêndios florestais espontâneos na Califórnia, no Sul da Europa e na Austrália. No Brasil, os incêndios são criminosos e o ex-presidente os incentivou ao prometer "tirar o Ibama das costas dos fazendeiros".