Demétrio Magnoli > Uma Rosa para Moraes Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Demétrio Magnoli, ex-trotskista, entende bem de Censura. Troksty foi anti bolchevique, depois se aliou aos bolcheviques, depois levou uma rasteira do Stálin, rasteira do Stálin, não à moda Pelourinho. Incluie machadada na cabeça do outro lado do Mundo. Antes contrário ao Centralismo Democrática, contradição óbvia, Trotsky em seguida destruiu a Dialética Materialista com sua Teoria da Revolução Permanente, fez a quartelada de outubro, levando os bolcheviques ao poder, e indignou Rosa. -continua-
- continuação - Quando um extremista de Esquerda, muda para a Direita, não deixa seus maravilhosos neurônios lá. Carrega-os com carinho. Demétrio sabe o que Musk e a Extrema Direita representam. Faz de conta que não sabe. E usa a maravilhosa fala de Rosa Luxemburgo, sem nenhum pudor como apresentação a seus novos camaradas. No Livro Moral e Revolução, Trotsky faz o mais abjeto conceito de Moral. Moral com lado. É esse tipo de Moral que o colunista seguia e segue. Mudou de cor, mas não de sabor.
Do artigo, só là o primeiro parágrafo. Quando vi que usou Rosa, vilmente assassinada pela Extrema Direita alemã, para justificar os freikorps digitais de seus novos camaradas da ... Extrema direita, parei de ler.
excelente comentário
O STF não pode ceder as pressões deste exdrúxulo sulafricano, somente porque ele é um milionário. Alexandre de Moraes ainda consegue por um pouco de basta nesta bagunça aqui. Magnolli é patético.
Patético é quem apoia a censura no Brasil. Alexandre de Moares se tornou um déspota do Judiciário.
Magnoli alerta que, ao calar uma parte hoje, corremos o risco de silenciar todos amanhã. "A liberdade não pode ser seletiva, e limitar o debate é um caminho arriscado."
A liberdade só é verdadeira quando vale para todos, especialmente para os que discordam de nós. O STF, ao censurar perfis e entrevistas, flerta perigosamente com um controle que já não é só sobre crimes, mas sobre ideias. Hoje, isso pode parecer um mal menor, mas precedentes são traiçoeiros. Quem garante que amanhã a mordaça não se volte contra os mesmos que hoje aplaudem em silêncio?
Nunca vimos um ministro do STF ser tão massacrado no paÃs. Pelo que lemos pela imprensa, as decisões de Moraes são todas respaldadas pelo resto da turma. E aÃ? Ele leva na careca porque é o relator das f.news, nomeado(não sorteado) por Toffoli e foi presidente do TSE. Enfim, a culpa é só dele? Porque se ele está errado, o resto não ficaria calado ou mesmo errado ficariam calados por que? E A força maior que STF é o presidente da república.
A Resposta é simples, Elisabete. O que é fake news? No dicionário do idioma do meu PaÃs, existe a palavra Mentira.Será a mesma coisa? Respeito o colunista portugues JP Coutinho. Conservador. Inteligente. Culto. Mas a Extrema Direita que grita contra o STF, se explica, por que como predadores incultos e grosseiros, tem na Mentira, a única arma que lhes resta. E de forma vil a escondem sob o nobre manto da Liberdade. Se Moraes lhes tira a difusão da Mentira, que lhes restará mais?
Errado. Não existe força maior de poderes no sistema brasileiro. O STF não apoia Moraes, mas como o STF tem espirito corporativista e ninguém discorda. Todos patéticos
A questão não é só Moraes, mas o STF como um todo. As decisões dele são apoiadas pelos colegas, mostrando uma postura institucional e não apenas pessoal. A crÃtica recai sobre Moraes, mas isso reflete um sistema em que todos têm papel, inclusive o presidente da República, que também influencia o Supremo. Se há erros, são estruturais, não apenas individuais. A responsabilidade é coletiva, e o silêncio dos outros ministros sugere uma aprovação implÃcita das decisões.
O protagonismo de Joaquim Barbosa, Sérgio Moro e Alexandre de Moraes reflete a falta de confiança na justiça. Um paralelo pode ser encontrado na cena de *O Cavalo de Guerra*, onde um homem busca vingança após o sistema falhar em proteger sua famÃlia. Esse desamparo contribui para o surgimento de milÃcias e juÃzes que agem fora da lei. Para muitos, o "devido processo legal" é visto como sinônimo de impunidade e ineficácia.
No entanto, Magnoli simplifica a questão ao não discutir adequadamente a complexidade do equilÃbrio entre combater desinformação e preservar a liberdade de expressão. Embora ele tenha razão em criticar o uso excessivo de censura, a abordagem parece desconsiderar o impacto real da desinformação em contextos democráticos.
Demétrio Magnoli levanta uma crÃtica importante sobre o papel do STF e a censura no Brasil, especialmente nas mãos de Alexandre de Moraes. Ele alerta para o perigo de justificar medidas autoritárias sob a bandeira de combater desinformação e discursos antidemocráticos, argumentando que isso cria precedentes perigosos que podem ser usados contra qualquer lado no futuro. A evocação de Rosa Luxemburgo reforça o valor da liberdade para todos, inclusive para os que pensam de forma diferente.
Censura nos olhos dos outros é refresco. O STF é arrogante. Acham que são enviados de deus.
O protagonismo sucessivo de Joaquim Barbosa, Sérgio Moro e Alexandre de Moraes mostra como somos carentes de justiça. A primeira cena do Poderoso Chefão I mostra um homem pedindo justiça a Dom Corleone, após sua filha ter sido violentada e os criminosos liberados por um tribunal. É o mesmo desamparo que gera tanto nossas milÃcias como nossos juÃzes justiceiros. O "devido processo legal" é sentido subjetivamente como um eufemismo para a impunidade.
Sejamos francos, fugiu do tema empresário estrangeiro descumprindo ordem judicial sem apresentar recurso. E debochando da justiça brasileira por saber que não será atingido. Defensor da liberdade de fazer negócios sem limites, apoiador da extrema direita mundial, a qual no poder elimina a liberdade.
Extremistas de direita e de esquerda, uni-vos!
O que dizer desse senhor chamado Demétrio das fafas ? Tô cansado
Está cansado? Vá ler a Flávia Oliveira ou o Otávio Guedes, saia daqui e nos deixe em paz! Vaza!
O que dizer desse senhor? Tô cansado
DM é defensor entusiasta do " bolsonarismo moderado". Ainda tem sonhos lúbricos com um paÃs governado por Moro e Deltan. Mas parece que o grande desejo de DM é morar nesse paÃs imaginário que Elon Musk quer construir.
A gente lê porque é assinante, defender fakes, propagar fakes e dizer que é liberdade de expressão, é como aceitar comentarios contra religiao, cor ou genero como normal. So sobrevivemos a uma revolta porque tem instituições fortes, e o STF é uma delas, a maioria dos ministros é corajosa na defesa da democracia.
O que pensa o povo brasileiro em relação ao STF ficou claro nos resultados da pesquisa a dois dias atrás sobre o mesmo
Eu sou contra as fake news, mas sou ainda mais contra a censura previa, a liberdade de expressão tem que ser garantida, e ultrapassado seu limite que os envolvidos sejam penalizados, muito diferente do que ocorre hoje que e pura censura, com viés politico como conclui as pesquisas e com pouco ou nenhuma chance a defesa através de inquérito sigilosos, provocados por denuncias com falsidade de origem, obrigando as plataformas a não divulgarem sequer quem os estão censurando
A extrema direita fascista tomou conta da folha. A folha representa o que temos de pior neste paÃs. uma pseudo-elite, pois não é, pode ter poder, mas não é . uma elite vira-latas que se atrela ao capital estrangeiro, que se for necessário, se pendura em grupos extremistas de direita. Deve ter morrendo de saudade dos idos e tristes anos de chumbo de sessenta e quatro.
A Folha esta censurando comentarios.
Liberdade de opinião já! Temos leis para processar os que abusam da liberdade para difamar e incitar ao crime.
Demétrio cai como uma luva em órgãos de imprensa que são mais que Bolsonaristas, são golpistas !!!
Colunista Zinho.
"de quem pensa de modo diferente". Quando esse modo diferente expressa a vontade de afrontar a soberania de um paÃs e quando propõe derrubar as instituições para promover um golpe de Estado, é evidente que as autoridades constituÃdas devem tomar providências. A gente sabe muito bem de que lado este articulista se encontra e sua análise jurÃdica rasa tenta esconder sua verdadeira posição ideológica de direita e viralatista. Vergonha de ter brasileiros agindo dessa maneira num sete de setembro.
Demetrio, em Miami você se sentiria em casa e entre os seus. Como leitor dessa folha ainda prestigiosa, ajudo a pagar uma passagem de ida.
Confesso que o texto juridiquês não é minha praia. Mas o que importa aos brasileiros, não é ser contrário às fakenews e discursos de ódio? Também não é ser contrário à tentativa de gorpe dos bozos? Não é agradecer, neste caso, a corte e o morais? No fim, estamos e permanecemos na democracia graças às instituições e Alexandre de Morais
A famosa sentença de Isaiah Berlin se aplica ao caso analisado: "Liberdade para os lobos significa quase sempre a morte das ovelhas".
A propósito, caro Demétrio, excelente coluna. Moraes pratica uma espécie de macarthismo judicial escorando-se em ficções jurÃdicas aberrantes como você bem mostrou.
Verdade que o Demétrio é Joel estão montando uma empresa de advocacia para defender empresas fora da lei?
Segundo Karl Popper a tolerância tem limites: precisamos combater a intolerância. Em seus três famosos paradoxos: tolerância, democracia e liberdade; Popper relata a existência obrigatória dos limites. Ao meu ver, qualquer coisa com a qual podemos citar a existência precisa de limites. Até mesmo o universo, para que seja possÃvel sua análise e compreensão, precisamos impor um limite.
Popper tratou do paradoxo da tolerância em uma passagem muito curta de sua obra seminal A Sociedade Aberta e seus Inimigos. Desculpe, mas vc faz uma análise genérica e equivocada do paradoxo.
Demétrio, falta verdade na sua análise. O X foi banido por não ter representante legal no Brasil e por permitir discurso de ódio em suas páginas. Democracias estabelecem limites para a liberdade de expressão. Experimente fazer discurso pró nazistas na Alemanha e veja as consequências. Isso de comparar o Brasil com a ditadura do proletariado bolchevique é simplesmente uma falácia.
Afonso....perfeita sua análise!o "ummétro" precisa sempre ser conivente com a sua trupe.....
Trata-se de uma visão lógica profundamente enraizada na história dos regimes autocráticos. Infelizmente as pessoas que se beneficiam do arbÃtrio, tendem a justificar atitudes e decisões despóticas sem perceber que, além de abusivas e ilegais, podem mudar de alvo com frequência, virando-se contra elas mesmas. Daà entender-se que o ideal seria que todos conhecessem a máxima cunhada por Evelyn Beatrice Hall: Não concordo com nada do que dizes, mas defenderei até a morte o vosso direito de dizê-lo.
Washington post e the economist arrasaram com Alexandre de Moraes ontem e governo lula, confiram as materias, alem do comunicado do FCC americano a Anatel, percebam como estamos começando a ser rotulados de inimigos do mundo livre e alinhados a autogracias e ditaduras pelo mundo, para piorar lula ontem declarou que o Brasil não tomara nenhuma atitude com a venezuela, afinal maduro precisa manter relações com br senão como maduro continuara a pagar seus 2000 generais que garantem a ele o poder
Luis , Lula falou ontem que não vai fazer nada conta maduro, então vamos continuar alimentando com dinheiro o ditador para que possa continuar a pagar seus dois mil generais que através da força oprimem a vontade popular ? Que democrata! Tic tac
E sobre a prisão do fundador e presidente do Telegram na França o que dizem? Quanto à Venezuela, querem que o Brasil a invada para depor Maduro? Maduro só vai cair se as forças armadas da Venezuela retirarem o apoio que dão a ele.
Por alguns comentários de Extrema Direita, se percebe que Demétrio está criando na Neo Folha, um cercadinho, um chiqueirinho para a Estrema Direita Reacionária rolar na lama e brincar..
Tenho 67 anos, vivi o medo da censura do governo militar, hoje, com muita tristeza, sinto o mesmo medo da censura.
Nada a ver! STF age pela lei contra episódio passado.
sempre o passador de pano
FCC americano de forma oficial endureceu ontem com o Brasil, foi humilhante o pedido de reuniao imediata com o chefe da anatel, acusou o Brasil estar quebrando suas proprias leis, que o Brasil quebrou o acordo com USA que os dois órgãos haviam assinado, alegou que e ilegal as ações do stf contra a starlink e tambem space x, que hoje estamos sendo considerados um pais não investivel , classificou as decisões do juiz como politicas e contra a liberdade de expressão etc , vou postar abaixo detalhes
Vira lata e quem se alinha com autocracias e ditaduras , não quem se alinha com o mundo livre, é cada um ...
Ai que medo. Só faltou a essa "autoridade estadunidense" dizer que se o Tik Tok não passar para as mãos de acionistas brasileiros deverá ser banido do paÃs. No mais, não devemos nos esquecer do complexo de vira-lata, que Ivo tão bem encarna.
Vamos continuar como se nada tivesse acontecido, afinal precisamos que maduro consiga pagar seus generais para ficar no poder através da opre ssão viol enta contra a vontade popular
Enquanto argentina pede prisão de maduro, lula fala ontem que não vai tomar nenhuma atitude contra ele
Sou livre tanto quanto se pode ser , não sou aprisionado em nenhuma ideologia, subserviente? De onde falas nobre colega?
Humilhante é a sua subserviência, baixando a cabeça e tremendo de vergonha porque os americanos, na sua visão, estão bravinhos. Ora, a Anatel cumpriu uma ordem da suprema corte, ela nada pode fazer neste caso. O que este sujeito quer é submeter às instituições brasileiras à vontade do Elon Musk. Vergonha alheia pelo seu comentário.
Nisso tudo, o ministro Moraes falhou em respeitar os princÃpios universais e básicos de transparência, comunicação e devido processo legal. De fato, agora foi revelado que o ministro Moraes tem enviado ordens secretas à s empresas de rede social para censurar as postagens polÃticas de integrantes eleitos do Congresso Nacional do Brasil. ‘Se isso parece auto ritário, é’, escreveu o Washington Post esta semana sobre a campanha de remoção do ministro Moraes....
O Comissário diz que o banimento do X e as ações graves contra a Starlink no Brasil podem prejudicar a relação entre o FCC e a Anatel e propõe um encontro com Baigorri, dizendo que virá ao Brasil, se for necessário.
As ações graves e aparentemente ilegais contra o X e a Starlink não podem ser reconciliadas com os princÃpios de reciprocidade, estado de direito e independência que serviram de base para a relação entre a FCC e a ANATEL e para o investimento estrangeiro recÃproco.
mbora as ações do Ministro Moraes espelhem repressões à liberdade de expressão que estão ocorrendo em todo o mundo, não estou escrevo hoje com base em uma preocupação generalizada sobre a liberdade de expressão, embora eu acredite fortemente que reguladores de comunicações como nós devem se opor a essa tendência em direção à censura.
Tampouco estou argumentando que essas ações do governo brasileiro violem de alguma forma as leis dos EUA sobre liberdade de expressão. Como um paÃs soberano, o Brasil tem suas próprias leis e precedentes
Sob sua liderança, a Anatel está agora ativamente aplicando uma decisão amplamente criticada do Ministro Alexandre de Moraes para censurar a plataforma de mÃdia social X, que, segundo autoridades brasileiras, viola a Constituição do Brasil e as proibições estatutárias do seu paÃs contra a censura governamental. Para agravar a situação, o Ministro Moraes optou por executar sua decisão congelando os ativos da Starlink, apesar de a Starlink ser uma empresa separada com acionistas distintos
No texto, Carr diz que se sente compelido a abordar o que chamou de “conjunto crescente de ações aparentemente ilegais e partidárias” que a Anatel teria adotado contra empresas com vÃnculos nos Estados Unidos. O Comissário citou, também, o que classifica como “ameaça de retirar as licenças e autorizações da Starlink para operar no Brasil”.
Segundo o integrante do FCC, as ações punitivas “apoiadas publicamente pelo Governo Lula”, colocam em risco a confiança na estabilidade e previsibilidade dos mercados regulados do Brasil e que, como consequência, lÃderes empresariais americanos estariam se questionando se o Brasil se encaminha para se tornar um “mercado iniviável de investimentos”.
Demétrio fazendo um malabarismo danado para defender a extrema direita raivosa e violenta. Esqueceu rápido do vergonhoso atos de violência do oito de janeiro.
"Moraes presumiu crimes futuros a partir de supostos crimes passados". Bom, seria bom se o colunista confirmasse se os tais crimes passados foram ou não confirmados. Se sim, assim como com um médico que comete crime médico perde a possibilidade legal de exercer a medicina, o criminoso deveria, sim, ser impossibilitado de cometer novos crimes (criação e propagação de fake news, mentiras, desinformação, etc). Pode-se chamar isso de ser "censurado"? Não sejamos ingênuos a esse ponto!
rsrsrsrs , imagina se considerarmos crimes no passado para prender pessoas para que não comentam mais crimes no futuro , terÃamos que trocar praticamente todo o atual governo e chamar novas eleições
As arbitrariedades cometidas por Moraes usando os poderes de exceção que lhe foram concedidos inquérito das "Fake News" têm de ser estudadas cuidadosamente para que o mesmo erro não se repita no futuro. O Supremo não tem de ser inquisidor nem xerife e sim ater-se às suas funções originais, quais sejam:1. Corte Constitucional: 2. Tribunal de Última Instância; e 3. Corte para detentores de foro privilegiado.
Demetrio, procure o documentário The Social Dilemma, a versão completa. E depois reflita e comece a escrever sobre regulamentação das redes. Cobrando o pulha, digo, o Lira e seus turminha.
Perfeito!
Exatamente
Eu ainda estou aqui. O filme que conta a história do ex deputado Rubens Paiva, torturado e morto pelo regime militar, e cujo corpo nunca apareceu, foi esta semana aplaudido de pé, por 10 minutos por um público internacional no Festival de Veneza. Os que se autodenomina: libertários, de Extrema Direita, como o colunista, permaneceram mudos. Ou, apoiaram e até condecoraram os torturadores.
Não Paulo César. Estamos falando de cinismo e Civilização. Estamos falando das mesmas pessoas, que tem o ódio e a ofensa como razão de viver. Há imagem de Eduardo Bolsonaro com camiseta com o rosto do torturador Brilhante Ultra. É esse Eduardo que pediu a volta do nefando AI5, e que hoje estará na Paulista falando em Liberdade. Entendeu agora?
Demétrio pertenceu aos quadros da Libelu. Declarou que votou em Haddad em 2018. Difere de outros colunistas que brandem contra governantes quando estes não lhes conferem canal privilegiado de informações. Alexandre de Moraes tem sido um defensor intransigente contra as tentativas golpistas, mas está se valendo de métodos autoritários e praticando censura.
Estamos falando de arbitrariedades cometidas por um Ministro do Supremo hoje e não de crimes cometidos pelo regime militar ha mais de meio século, de de crimes cometidos pelos soviéticos ha mais de um século, nem das atrocidades cometidas durante a Revoluçao Francesa ha mais de dois séculos, nem da Inquisição.....
Concordo totalmente com vc. Ontem vi a versão completa do documentário The Social Dilemma. A desonestidade intelectual de Demetrio e sua turma é inescapável. Mais um pouco e estará nos braços de lamaçal.
É bom reler o texto. A densidade intelectual do colunista; extraordinariamente acima de adonays evans, impede seja ele da direita, sobretudo da extrema.
Como diz o ditado:"Pau que bate em Chico, bate em Francisco" cedo ou tarde.
"As arbitrariedades de Moraes são celebradas pelo bolsonarismo. Seus atos reabilitam o discurso cÃnico de extremistas fantasiados como campeões da liberdade". A frase do colunista explica a própria coluna?
O fato é que esse Elon Musk está pouco se importando com democracia. O próprio já defendeu golpes de Estado pelo mundo, como na BolÃvia. O que o tal de Musk quer é usar sua rede social sem amarras da lei, para influenciar sociedades politica e economicamente. Cria esses movimentos de manada de acordo com seus interesses!
No Brasil de hoje, é preciso ter coragem para dizer certas verdades. Vivemos uma ditadura, sim, do judiciário, com censura prévia e outras ações absurdas contra inclusive brasileiros sem nenhuma participação e culpa.
Cara, vc não tem a mais remota ideia do que seja ditadura aqui. Estude um pouco e não insulte os que sabem. E que por isso desprezam os Demétrios.
Esse cara de caval0 deve pagar para escrever na foia
Parabéns, Demétrio. A nossa esquerda ainda não sabe o que é democracia.
E vc sabe? Defina.
Esse aà é da imprensa inútil.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Uma Rosa para Moraes Voltar
Comente este texto