Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. jose camargo

    Essa ideia do presidente Lula de isentar quem ganha até 5 mil reais,na minha opinião, não é boa. Acho que todas as faixas salariais deveriam pagar IR. E digo mais: Todas as alíquotas precisam ser aumentadas. Chega de moleza.

    Responda
  2. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    As "etapas" da reforma tributária são interessantes para se perceber a atuação da burguesia, a primeira etapa passou lubrificada, afinal, tratou-se de simplificar para reduzir custos, chega a vez dos assalariados, vão pegar a classe média, acaba por aqui, lucros, dividendos entre outros o congresso barra, tudo fica mais ou menos como está, essa é a essência do projeto neoliberal, a política de Estado!

    Responda
  3. jorge nilton santos silva

    Ninguém fala em diminuir essa aliquota do IR da pessoa física ,nem governo,nem oposição, eessa aliquota de 27,5% é uma covardia pra quem é descontado na fonte ,se diminuísse pelo menos uns 5% já aumentaria o poder aquisitivo do trabalhador sem precisar dá reajuste salarial

    Responda
  4. jorge nilton santos silva

    Ninguém fala em diminuir essa aliquota do IR da pessoa física ,nem governo,nem oposição, eessa aliquota de 27,5% é uma covardia pra quem é descontado na fonte ,se diminuísse pelo menos uns 5% já aumentaria o poder aquisitivo do trabalhador sem precisar dá reajuste salarial

    Responda
  5. Jair Pereira

    Governo do amor e da justiça social. O Robin Hood do Brasil. Na verdade um Desgoverno que já perdeu o rumo do barco, quer se reeleger e faz tudo todos os dias para parecer justo, o fundo do poço chegou. Como se alguém estivesse vendendo a janta pra comprar o almoço. Lamentável, triste que quase 60 milhões de eleitores iludidos tenham colocado de novo no poder.

    Responda
    1. neli faria

      Ele, lula, aumenta a carga tributária, para gastar mais dinheiro público em propagandas autopromocional e iludir o red snowflaque.

    2. Julio Oliveira

      Concordo muito com o que vc disse, porém para reforçar seu ponto de vista seria interessante listar aqui os grandes feitos do governo Bolsonaro na esfera tributaria, pois assim vamos calar a boca destes petistas. Porém, eu acho melhor a gente nao falar na diminuição das alíquotas sobre videos games, jet ski e produtos de nutriçao para musculaçao.

    3. José Silva

      Que dó dessas viúvas do inelegível. Morro de pena.

    4. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Esse seu discurso não pega mais nem os ingênuos. Se eh com isso que pretende ganhar a próxima eleição tá ótimo.

    5. carlos eduardo v silva SIlva

      Podíamos ter colocado o Bozo, assim , teríamos isenção de imposto na compra de jet-ski e outros mimos.

  6. Gisele Araujo

    Esse é o Governo Lula, que tira de quem não deveria, um exemplo é o corte de benefícios do BPC. Que não venham depois criticar e menosprezar as manifestações do povo e as suas opções políticas..

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Por enquanto não temos o que criticar, elegemos o pt cinco vezes e vamos eleger a sexta.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Não há corte no BPC, apenas filtro para detectar quem recebe sem ter direito. O que essa questão tem a ver com a pretensão de cobrar mais dos mais ricos e menos da classe media?

  7. Luiz Reichmann

    Mas quem defende essa Classe e as mantém intactas é o próprio Governo, são todos empresários e sócios do País em muitos negócios, cabulosos ou não. O Lula é riquíssimo comparado a mim!! Eu sou riquissimo comparado ao mendigo!! Meu Deus! cade o Haddad?

    Responda
    1. Pery Pedro

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Como assim? O governo tenta cobrar dos mais ricos e o Congresso não deixa. A reforma do IR sequer começou, está criticando o que? Não concorda com o que foi exposto na reportagem? Melhor explicar.

  8. Luiz Reichmann

    O Empresario sempre será Pessoa Física, a Empresa é Pessoa Jurídica conduzida pessoa Pessoa Física! Salários da minha reforma, pro Luiz, deputados, senadores, vereadores e todos que compões seu Grupo R$ 1.400,00. Pro Haddad por não ser Juiz de Direito, eu dava a conta ao invés da aposentadoria e economizava muito. Dai saberiam de fato sobre o País que vivemos e dai sim, poderiam de fato reformar a Renda kkkk, aumentar impostos.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Traduza essa bobajada , talvez sobre umas duas palavras

  9. Luiz Reichmann

    Ad dad kkkkk, quanto menos te conheço menos quero conhecer kkk. Salários da minha reforma: Presidente = 1.400,00, Senadores = 1.400,00, Deputados = 1.400,00, Vereadores = 1.400,00, e pro Haddad eu dava a conta e economizava muito. Dai saberiam de fato sobre o País que vivemos e dai sim, poderiam de fato reformar a Renda.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Patético primarismo!

  10. Carlos Rangel

    É tão bom ver nos comentários que a falta de compreensão de texto não é só de pobre, a classe média demora a entender que aumentar imposto de rico não é sobre ela mesma. Parar de defender rico que sempre teve e sempre terá privilégio no país é um passo importante, a reforma do imposto de renda nos da esta oportunidade.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O Richman tem dificuldade de entender que tudo passa pelo Legislativo, o poder que legisla. O executivo no máximo apresenta os projetos, que podem ser alterados e totalmente modificados e rejeitados.

    2. Luiz Reichmann

      ou taxar somente desses mesmos doadores de campanhas!! esses é quem são ricos, doam...

    3. Luiz Reichmann

      Carloa Rangel, com a devida licença, quem defende os ricos não é a Classe média nem os pobres e nem eu, sou brasileiro apenas, mas creio que é o próprio Governo o dono das tabelas e do jogo e da Bola! E não lhes interessa o que pensamos, mas deveria! Estes ricos é que socam dinheiro nas Campanhas. Sem eles, sem dinheiro, seria preciso trabalhar muito para se eleger. Vamos proibir as doações particulares.

  11. Nilo Mismetti

    "reforma da renda pela pessoa física" ou seja, mais uma derrama de impostos. Até quando???

    Responda
    1. Nilo Mismetti

      José, Adoro ver pessoas, como você, ingênuas até mais não poder. Espere e verá.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O mané le e nao entende! Patético! O texto começa com o aumento da isenção para 5 mil, promessa do PR. Isso é aumento de impostos? Pelamor!

  12. neli faria

    Lema do lula: governar é aumentar impostos para torrar dinheiro público em propagandas autopromocional!

    Responda
    1. neli faria

      Sr. Francisco: terceira via não! Sou Inteligente! E ao votar, não a deletei, por isso meu pensamento continua crítico. Sr José: quem não sabe fundamentar objetivamente, invoca, talvez pensando em si mesmo, o subjetivo.

    2. neli faria

      Senhor Francisco: digitei meu voto no treze, lula, mas, ao digitar treze, ao contrário dos Senhores, não deletei minha inteligência e senso crítico. Aprendi com minha defunta mãe, então viva: político é para ser cobrado e não idolatrado. O senhor ao votar deu procuração em branco para lula? Eu não, por isso, Cobro! Senhor Julio: o lula não faz motociata, mas torra dinheiro público em propagandas para Iludir os incautos. E votei para lula, não dei procuração em branco para aplaudir os Erros.

    3. neli faria

      Seu José Padilha quem não consegue fundamentar Objetivamente,apela para o subjetivo.Posso dizer,comparativamente com a minha infância e juventude miseráveis, que sou bilionária,trilionária! O senhor passou fome na infância? Pois eu sim! O senhor, por ser migrante,foi impedido de ingressar no Ginásio Castro Alves, Cornélio Procópio, por não ter Certidão de nascimento?Pois eu sim!O senhor começou a trabalhar, registrado, aos quinze anos,17/6/1968 para ajudar a família? Eu sim!

    4. Julio Oliveira

      Nada, é pra fazer motociata ... este Lula nao tem jeito

    5. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      José , cem por cento de certeza , rica ela não eh, eh pobre de centro, tipo terceira via.

    6. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      A intenção é aumentar impostos para os ricos. Ou voce é rica ou trhouxa.

  13. Ademir Guns

    Querem educação primária, secundários e terciária (universitária), segurança pública e atendimento as populações que recebem menos que renda mínima e dá onde vai sair renda para pagar os cr$50 bilhões de cruzeiros para enmendas parlamentares, mordomias dos poderes ?

    Responda
    1. José Cardoso

      Cruzeiros? Ficou 30 anos em coma e acordou hoje?

  14. Ivo Ferreira

    Criar impostos, aumentar impostos e falar bobagens. E a cara do governo Lula.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O Ivo bozoloide deve ser rico, defende que eles continuem a pagar menos impostos que pobres e classe média. Mané é mané!

    2. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      É a cara de todos os governos, a política tributária é de Estado e atravessa todos os governos, recai no lombo dos assalariados que não financiam eleições de deputados e senadores ou não são eles que fazem as leis?

  15. Paulo Oliveira

    Pelo menos se fosse para corrigir a tabela do IRPF, que prometeu e não cumpriu até hoje!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Pelo jeito voce nem leu o texto, que trata exatamente disso!

  16. Pedro Luis S C Rodrigues

    Embor haja medidas justas no pacote, há um erro fundamental, além da inveja, que é querer corrigir o problema fiscal brasileiro apenas pela via da receita sem cuidar da despesa. É um problema intrinsico a um partido que vive de parasitar o Estado. Para eles é necessario sempre um Estado maior, a consequencia é nossa condenacão a eterna mediocridade

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Não se deprecie. Seu governo de direita , pilotado pelo capitão furacão bateu todos os recordes de mediocridade. Vcs acharam um jeito fácil de não ter problema com o Estado brasileiro, destruíram o Brasil.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Quer cortar gastos com pobres, como a Folha e o mercado? A intenção do governo, e o que o diferencia dos governos de direita é justamente fazer com que os ricos paguem o que não pagam, ou seja, ao menos aquilo que pagam os mais pobres e a classe media. Alias, tentam fazer o que fazem todos os países capitalistas desenvolvidos do mundo, taxam mais os mais ricos, as heranças e o patrimônio e menos o consumo. Mas parece q voce prefere q os ricos continuem cada vez mais ricos as custas da pobreza.

    3. lino ramos

      Sobre o tamanho do Estado, a China, segundo maior PIB mundial te mandou lembranças...

    4. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      A tributação no Brasil pune os assalariados, não é política de um governo é política dos detentores do capital que financiam as campanhas eleitorais e moldam o Estado e instituições de acordo com seus interesses!

    5. Johel Souza

      Pagaremos mais imposto para que eles tenham mais luxo, os parasitas.

  17. Lis P Junqueira Safra

    Chega a ser cômico. Pessoa física. Não consegue mexer com os ricos. A conta cai sempre no colo dos salários

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Parece que o mane leu outro texto! Tente de novo, volta la para cima e rele o texto. Quem sabe voce consiga entender depois de varias tentativas.

  18. José Cardoso

    A tributação dos fundos de investimento, hoje exclusivamente na fonte, e dos dividendos, hoje isentos, deveria entrar no bolo da receita tributável, com as atuais alíquotas diferenciadas. Quem recebe 10 milhões por ano dessas receitas entraria nos 27,5%, mas quem recebe 100 mil ficaria bem abaixo desse percentual.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      A proposta do Nelson Barbosa para o IR e parecida com essa, ou seja, propõe uma única tabela progressiva para todas as rendas. Mas atenção, a progressividade das alíquotas e a alíquota máxima tem que ser revista, caso contrario de nada adiantara e os ricos continuarão a ser subtnibutados. A tabela atual é uma piada, tributa apenas e pesadamente a classe média baixa.

  19. Graça Almeida

    Será que haverá justiça social para as pessoas físicas com salários e não renda? Que medão, pelo que entendi o principal objetivo é recuperar receita que não venham pra cima do lombo das classes média/baixa .

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Parece que voce nao leu o texto ou nao compreendeu o que leu. A intenção do governo é: aumentar o limite de isenção para 5 mil, promessa de campanha do Lula, que ja o aumentou para dois salários mínimos; rever a progressividade da tabela para que passe a tributar com alíquotas maiores os mais ricos, poupando a classe media. Só o aumento da isenção já representaria uma redução da tributação para a classe media, já que o IR é calculado por faixas.

  20. Romeu Chaves

    A primeira medida que foi promessa de tablado,era a tal isenção do imposto de renda que até agora nada, salário não é renda, a classe trabalhadora, a que põe a mão na massa, é a que tem no seu contracheque a taxação, cada vez mais engordando a receita e a tal taxação de grandes fortunas nunca vai sair do papel!!!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O governo Lula dobrou o valor da isenção do IR. Não sabia? Estava aonde, no universo paralelo? Agora aumentara para 5 mil. Esta no texto! Não leu ou não entendeu?

    2. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Pois é, Romeu, quando é que os trabalhadores assalariados vão entender que quem controla a economia e por extensão a política, não são eles, daí que os donos do capital impõe políticas de Estado taxando o trabalho e se auto isentando do grosso da tributação!

    3. Waldir Luiz

      Mas o sr. Lula é cia querem mais é meter a mão na grana de todos, principalmente assalariados via IRPF, para gastar a vontade com viagens, mordomias, voos da FAB, etc. E depois falam que é pelo povo. Só se o povo for apenas a turma da Esquerda.

  21. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    No Brasil, faz tempo, a predileção é tributar salários, no contracheque não dá para sonegar, por outro lado, num país que tem gigantesco superávit comercial, com a Lei Kandir, o exportador não paga imposto, sobra para quem produz comida para os brasileiros !

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Infelizmente, a "esquerda" pós moderna identitária se desviou do compromisso com a classe trabalhadora e levanta bandeiras meramente corporativas, cria falsas dicotomias e tem ajudado a extrema direita crescer, a base das contradições não é de gênero ou étnica, é da exploração de classe, é isso que une e articula os explorados, o resto, fragmenta e enfraquece, por isso o capital apoia!

    2. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      É preciso compreender que no capitalismo a sociedade não é um somatório de indivíduos atomizados, ela é dividida em classes, os donos do capital e os que tem como sustento a venda da força de trabalho, a política tributária não é moldada por quem recebe salários, sem pressão de baixo para cima não haverá concessões ao mundo do trabalho !

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Mas é justamente isso que o governo pretende mudar. Mai bodi, parece que ninguém aqui entende o que le! Que tal pressionar os parlamentares para que aprovem essas medidas? Afinal, o governo pode propor o que quiser mas quem vai aprovar, rejeitar e modificar é o Congresso Nacional, dominado pelos representantes dos ricos!

  22. fabiana santos

    Aleluia! Até que enfim vão cor rigir a faixa de isen ção. A ultima vez que corrigiram foi em 20 15.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Foi não, minha cara, o governo Lula aumentou a faixa de isenção para dois salários mínimos, mas pretende aumentar para 5 mil conforme promessa de campanha. Lembre-se de pressionar seu deputado a aprovar pois quem decide a questão é o Congresso Nacional.

  23. ALEXANDRE BARRETO

    A hora do saque sobre as pessoas físicas… chegando

    Responda
    1. Carlos Telles

      Tá enganado, é só pessoa física que paga imposto. Multinacionais é grandes empresários, não pagam nada.

  24. Marcos Longaresi Carvalhães

    É assim que funciona, governo que não consegue gerar emprego só cria tributos, porém todos esses tributos são repassados no aumento dos produtos. Enquanto isso a maioria dos miseráveis que ajudaram eleger o apreciador de caldo de cana destilado continuam a dependem das migalhas que sobram do governo federal.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Hein, não consegue gerar emprego? O desemprego caiu para a menor taxa histórica que, por sinal, aconteceu no governo Dilma. Esqueceu? O desemprego caiu tanto que o Campos Neto, o bozoloide presidente do Banco Central, considera que isso ameaça o controle da inflação pois acaba gerando aumento dos salários, o que já aconteceu. Não le ou assiste a jornais?

  25. Marcos Longaresi Carvalhães

    Não tenho fortuna, e aí leio que a reforma vai começar pela pessoa física, aí tem uns militantes idiotas de plantão que acham que está certo, entendendo que todos são milionários, para o planeta que eu quero descer agora.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      K cete, parece que voce tem uma certa disfunção cognitiva, né? Leia tudo de novo e releia se necessário, quem sabe uma hora entenda!

  26. ALEXANDRE BARRETO

    Aplicam a teoria da rã sobre a pessoa física… aquecem a água devagar e não te dás conta que pagas o que não recebes…. Cada vez mais… trouxa.

    Responda
  27. ANTONIO COELHO DE OLIVEIRA FILHO

    Cruel.... começar pela pessoa física

    Responda
  28. Milton Nauata

    O homem é um ser estúpido, muitos possuem patrimônio acumulado q se vivesse mil anos ainda não conseguiria gastar. Tem muitos q se matam pra acumular ainda mais às custas da miséria de milhões.

    Responda
    1. ALEXANDRE BARRETO

      Invejoso

  29. João Francisco dos Santos

    Seria bom uma PEC para tributar a movimentação financeira das igrejas. Muitas são verdadeiros negócios e lavagem de capital. As instituições honestas não devem temer.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Voce acha que isso passa nesse Congresso dominado pelas bancadas da Bala, da Bíblia e do Agro?

    2. Milton Nauata

      Pior q não, os corretos serão sempre os q mais contribuem e os ladinos sempre dão um jeito de burlar a legislação tributária.