Cotidiano > 'Bastante gelo', disse copiloto da Voepass um minuto antes de queda de avião Voltar

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  1. Eduardo Freitas

    Mas, se existia gelo, por que esse avião estava na região e naquela altitude?

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  2. PEDRO Rezende

    A quantos anos a aviação comercial opera no mundo, gelo derrubar uma aeronave matar 62 pessoas inocentes, parece uma brincadeira de muito mau gosto. E brincadeira!!!

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    1. Joao Luiz Coimbra

      Derruba caso o sistema anti gelo do avião pare de funcionar. O que dá sustentação a aeronave é desenho das asas, criando uma pressão com a passagem do ar. Agora se a turbulência não derruba aviao o gelo derruba.

  3. Joao Luiz Coimbra

    Agora sei que aeronaves que não voam em altas altitudes, como as que pousam em aeroportos pequenos em trajetos regionais, estão mais sujeitas a enfrentar gelo nas asas. Não tinha medo de viajar de avião mas agora, ficaria apreensivo caso estivesse numa aeronave velha.

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  4. Joao Luiz Coimbra

    Aeronave velha deve ser igual a um carro velho muito rodado, por mais que seja feita manutenção preventiva sempre vai ter alguma peça que vai dar problema no caminho.

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    1. sandra regina vidal

      Porém as consequências da insistência no uso são bem diferentes: um acidente de carro pode só machucar, mas com uma aeronave, sobrar alguém vivo é praticamente impossível!

  5. jose marcatto

    No início do voo, o piloto falou que o sistema de degelo nao funcionava corretamente. Estava previsto gelo no trajeto. O piloto deveria ter retornado para Cascavel para consertar o sistema de degelo. É óbvio.

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  6. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    Porque não mudaram de altitude imediatamente???

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  7. GELSON ANTONIO ZANCANARO

    Se a quantidade de gelo for muito grande o sistema de degelo talvez não consiga eliminá-lo em quantidade suficiente para recuperar a capacidade aerodinâmica das asas. Neste caso é preciso aumentar a velocidade e descer o mais rápido possível. É condição de emergência. Foi o comentado por especialistas em ATR. Se o sistema falhar e demorar para acionar manualmente, o que não sei se é possível, há grande chance de entrar em situação crítica.

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  8. valdonir estivalet teixeira

    Luis Carlos Mendes copie a msg..." O diretor do Cenipa, brigadeiro Marcelo Moreno, afirmou que a caixa-preta que grava a voz da cabine registrou o piloto dizendo que o sistema de degelo não funcionava da forma correta. A fala foi gravada logo no início do voo, no primeiro sinal de alerta de gelo"

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  9. Luiz Carlos Mendes

    Vi centenas de vezes formação de gelo nos aviões nos quais voei. Esse acúmulo de gelo nunca influenciou em nada o voo. Segundo a matéria, a tripulação acionou o sistema de degêlo 5 segundos após a constatação de que havia muito gelo. Não dá para afirmar que o sistema não eliminou o gelo. Por enquanto é só especulação.

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  10. Carlos Alberto Peixoto de Figueiredo Junior

    A princípio além do sistema de degelo atuar, deveriam os pilotos descer para áreas em que não há formação de gelo....

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  11. ricardo caselli moni

    Uma sugestão ao CENIPA ? Façam análise do diagrama aumentado de ishikawa : 8M ! Pelo que ouvi deram três partes . Humanwere ; materiais e o que se denominou processo . Ora processo são todos fatores potências que levam ao efeito e engloba tudo .

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  12. valdonir estivalet teixeira

    Pois a fala do tripulante é muito crítica e grave. De que o sistema de degelo não funcionava adequadamente. Independente, como diz a matéria, de estar ou não registrado nos sistemas de dados da caixa laranja...

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    1. Luiz Carlos Mendes

      A fala do tripulante ocorreu antes do sistema ser acionado. Está na matéria: "A última vez que o mecanismo para quebra do gelo foi ligado pelo piloto Danilo Santos Romano ocorreu 5 segundos após o copiloto Humberto alertar sobre o acúmulo de gelo." Se no momento da fala o sistema estava desligado, não há por onde falar em falha do sistema.

  13. sidnei esbizera

    Se o degelo não funcionou, então a nave não estava segura. Isso é negligência.

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    1. Luiz Carlos Mendes

      "A última vez que o mecanismo para quebra do gelo foi ligado pelo piloto Danilo Santos Romano ocorreu 5 segundos após o copiloto Humberto alertar sobre o acúmulo de gelo." Se o sistema não estava ligado no momento da fala, como dizer que o sistema não funcionou?

  14. ricardo caselli moni

    Em análise anterior já havia indícios do sistema antígelo fazendo o motor estolar . Resta saber se tinha condições técnicas de debelar o gelo pelo projeto da aeronave ( resistência e insuflamento borracha borda de ataque ) ou sistema não funcionando como devia ( ex : manutenção ) . Se outros voos passaram por este meio ambiente por que este não funcionou a contento ?

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