Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Eduardo Freitas

    Mas, se existia gelo, por que esse avião estava na região e naquela altitude?

    Responda
  2. PEDRO Rezende

    A quantos anos a aviação comercial opera no mundo, gelo derrubar uma aeronave matar 62 pessoas inocentes, parece uma brincadeira de muito mau gosto. E brincadeira!!!

    Responda
    1. Joao Luiz Coimbra

      Derruba caso o sistema anti gelo do avião pare de funcionar. O que dá sustentação a aeronave é desenho das asas, criando uma pressão com a passagem do ar. Agora se a turbulência não derruba aviao o gelo derruba.

  3. Joao Luiz Coimbra

    Agora sei que aeronaves que não voam em altas altitudes, como as que pousam em aeroportos pequenos em trajetos regionais, estão mais sujeitas a enfrentar gelo nas asas. Não tinha medo de viajar de avião mas agora, ficaria apreensivo caso estivesse numa aeronave velha.

    Responda
  4. Joao Luiz Coimbra

    Aeronave velha deve ser igual a um carro velho muito rodado, por mais que seja feita manutenção preventiva sempre vai ter alguma peça que vai dar problema no caminho.

    Responda
    1. sandra regina vidal

      Porém as consequências da insistência no uso são bem diferentes: um acidente de carro pode só machucar, mas com uma aeronave, sobrar alguém vivo é praticamente impossível!

  5. jose marcatto

    No início do voo, o piloto falou que o sistema de degelo nao funcionava corretamente. Estava previsto gelo no trajeto. O piloto deveria ter retornado para Cascavel para consertar o sistema de degelo. É óbvio.

    Responda
  6. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    Porque não mudaram de altitude imediatamente???

    Responda
  7. GELSON ANTONIO ZANCANARO

    Se a quantidade de gelo for muito grande o sistema de degelo talvez não consiga eliminá-lo em quantidade suficiente para recuperar a capacidade aerodinâmica das asas. Neste caso é preciso aumentar a velocidade e descer o mais rápido possível. É condição de emergência. Foi o comentado por especialistas em ATR. Se o sistema falhar e demorar para acionar manualmente, o que não sei se é possível, há grande chance de entrar em situação crítica.

    Responda
  8. valdonir estivalet teixeira

    Luis Carlos Mendes copie a msg..." O diretor do Cenipa, brigadeiro Marcelo Moreno, afirmou que a caixa-preta que grava a voz da cabine registrou o piloto dizendo que o sistema de degelo não funcionava da forma correta. A fala foi gravada logo no início do voo, no primeiro sinal de alerta de gelo"

    Responda
  9. Luiz Carlos Mendes

    Vi centenas de vezes formação de gelo nos aviões nos quais voei. Esse acúmulo de gelo nunca influenciou em nada o voo. Segundo a matéria, a tripulação acionou o sistema de degêlo 5 segundos após a constatação de que havia muito gelo. Não dá para afirmar que o sistema não eliminou o gelo. Por enquanto é só especulação.

    Responda
  10. Carlos Alberto Peixoto de Figueiredo Junior

    A princípio além do sistema de degelo atuar, deveriam os pilotos descer para áreas em que não há formação de gelo....

    Responda
  11. ricardo caselli moni

    Uma sugestão ao CENIPA ? Façam análise do diagrama aumentado de ishikawa : 8M ! Pelo que ouvi deram três partes . Humanwere ; materiais e o que se denominou processo . Ora processo são todos fatores potências que levam ao efeito e engloba tudo .

    Responda
  12. valdonir estivalet teixeira

    Pois a fala do tripulante é muito crítica e grave. De que o sistema de degelo não funcionava adequadamente. Independente, como diz a matéria, de estar ou não registrado nos sistemas de dados da caixa laranja...

    Responda
    1. Luiz Carlos Mendes

      A fala do tripulante ocorreu antes do sistema ser acionado. Está na matéria: "A última vez que o mecanismo para quebra do gelo foi ligado pelo piloto Danilo Santos Romano ocorreu 5 segundos após o copiloto Humberto alertar sobre o acúmulo de gelo." Se no momento da fala o sistema estava desligado, não há por onde falar em falha do sistema.

  13. sidnei esbizera

    Se o degelo não funcionou, então a nave não estava segura. Isso é negligência.

    Responda
    1. Luiz Carlos Mendes

      "A última vez que o mecanismo para quebra do gelo foi ligado pelo piloto Danilo Santos Romano ocorreu 5 segundos após o copiloto Humberto alertar sobre o acúmulo de gelo." Se o sistema não estava ligado no momento da fala, como dizer que o sistema não funcionou?

  14. ricardo caselli moni

    Em análise anterior já havia indícios do sistema antígelo fazendo o motor estolar . Resta saber se tinha condições técnicas de debelar o gelo pelo projeto da aeronave ( resistência e insuflamento borracha borda de ataque ) ou sistema não funcionando como devia ( ex : manutenção ) . Se outros voos passaram por este meio ambiente por que este não funcionou a contento ?

    Responda