Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luiz Reichmann

    Podiam mostrar o Boletim de Ocorrência á época dos fatos... e saber porque a justiça e a policia demoraram tanto para agir e ainda continuam em comorbidade?

    Responda
    1. Luiz Reichmann

      e a Maria da Penha? que foi um fato sério a época e verdadeiro, mas que agora, por não punir a falsa denuncia, criou um abismo jurídico! É confiável se nem a suposta vitima feminina quis solicitar?

    2. Luiz Reichmann

      Querem substituir uma com outra e seguir na liderança...

  2. Wil Leon

    Ela não tem curriculo para estar onde esta. Só o nome parecido com o da irmã para lembrar. Lule deveria demitir os dois. Suspeito caso ficar nos rumores por tanto tempo.

    Responda
    1. sergio cotait

      Há um ano atrás, Anielle !! Coincidências de um fracasso governo !

  3. Maria Aparecida dos Santos

    pois é ministra mas reagir a contento ajuda bem afinal a violência só aumenta contra mulher não é só doméstica ou assédio não .

    Responda
  4. Bob Pereira

    Sinceramente, oque esperar de uma monistra(?), que resolve fazer fofoca a uma ONG, ao invés de seguir os caminhos legais e corretos para uma denúncia? Que exemplo essa figura passa a população e aos eleitores do governo que ela representa? Como pode ter tamanha cara de pai e permanecer no cargo? Lastimável e vergonhoso, sob todos os aspectos.

    Responda
    1. José Bueno

      Foi mesmo a Anielle que fez fofoca à Ong?!?

  5. Ivo Ferreira

    Anielle, a mulher samambaia. Só ocupa o cargo porque a irmã morreu. Nem por isso abusos podem ser aceitos.

    Responda
    1. sergio cotait

      Vêm pegar Metrô, Trem . Os Homens estão com medo pois sabem que apanham na hora ; Eles vão com mochila na frente do corpo ! Há um ano do acontecido ?? Brincadeira de Governo Fraco ! Triste

  6. José Bueno

    Anielle tem toda razão em cobrar privacidade, neste momento. Há uma suspeita gravíssima contra o ministro, que veio a público pela divulgação de uma denúncia a uma ONG, não há um processo aberto com indícios de provas, as investigações ainda não estão em curso. Mas o julgamento na midia já começou, sem seriedade e responsabilidade. O ministro não aceitou se afastar para garantir um julgamento justo e possível retorno, não deixando outra alternativa para a demissão pelo Presidente.

    Responda
  7. eliana cicarelli

    Positivamemte surpresa aqui com os comentários masculinos. Reflete esperança. Uma pena o ministro não ter honrado o cargo que lhe foi concedido.

    Responda
  8. Luiz Antonio Sypriano

    Espera-se que seja cobrado de todos os agentes do Estado esses e outros tipos de crimes, que tanto a imprensa como as ONGs estejam na vigilância como o fizeram com o o ex-ministro.

    Responda
  9. Evandro Loes

    Sério, eu não li ainda o tipo de assédio que ele fez. Procurei aqui na Folha e não achei. Só quero entender o que ocorreu. Achei estranho tudo isso de uma só vez.

    Responda
    1. José Bueno

      A denúncia é grave e precisa ser levada a sério. Mas até agora só li sobre ilações e julgamentos agressivos e, às vezes, até tolos...

  10. Claudio Messias

    Procedimento correto. Há denúncias e, a depender da veracidade, outras virão. Demissão correta. Ponto. E Anielle tem todo o direito de não detalhar. As provas não competem às vítimas.

    Responda
    1. José Bueno

      Joseberto, sua observação me pareceu equilibrada e inteligente. Obrigado.

    2. Gustavo Michelin

      Nossa, ganhou o troféu imbhecil do milênio

    3. Joseberto R Cruz

      Errado. A vítima deve mostrar aonde estão as provas. Sim para a polícia judiciária e não para os jornais. De outra forma ela estaria apenas atraindo a curiosidade pública para si, o q destoa da idoneidade. A vítima deve agir para obter justiça para si e prevenir, com sua decisão de delatar o autor, o meio social de outras ocorrências do tipo. Apenas isso.

  11. Gustavo Michelin

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Adller Sady Rijo Farias Costa

      Silvio, acho a asserção do Gustavo problemática por seu identitarismo redutor ao afirmar que, sendo os dois ministros partícipes de um grupo populacional do qual ele não seria parte, esse drama não lhe diria respeito. Eis o que me choca na fala dele. Não vejo um grande problema no uso da palavra minoria, dado que esta é frequentemente usada para indicar uma minoria nas esferas de poder e não necessariamente na população como um todo. É um uso incômodo? É, mas não raro.

    2. Silvio Borges

      Está dizendo que os negros são minoria? No Brasil? Olhe à sua volta. Você vive aqui?

  12. Adller Sady Rijo Farias Costa

    Os textos dos dois se utilizam de argumentos de heroísmo e de representatividade de maneira bastante problemática. Tudo indica que ela é realmente uma vítima. Porém, ela é tão habitada pelo personagem de guerreira num pleito moral que transpõe os limites do indivíduo que ela se apresenta como representação da vítima. Ora, ela é uma vítima real. Silvio, por outro lado, usa o mesmo jargão para provar sua suposta inocência não menos representativa. A linguagem parece desempenhar um papel nebuloso.

    Responda
    1. Adller Sady Rijo Farias Costa

      Na verdade, ao esposar essa estratégia discursiva no doloroso drama em tela, os dois, penso eu, erram, pois agem de maneira prejudicial a suas próprias argumentações. Parte do público que assiste a esse psicodrama, confrontado com a desenvoltura linguística, considerará Anielle como política e calculista diante de sua própria condição de vítima e o verá como político e calculista perante sua culpa ou inocência.

    2. Adller Sady Rijo Farias Costa

      A verdade se arvora ser também um fato jurídico (linguagem dos objetos no local dos eventos, indícios, psicologismos, etc.), um fato médico (sintomas, signos visíveis ou auscultáveis, etc,), esportivo (interpretação de faltas, impedimentos, lances), etc. No entanto, em todas essas circunstâncias, há momentos onde parece primar o jargão de um juíz vendido, de um oncologista falastrão ou de um treinador sofista. Não estamos a falar de verdade, mas da percepção de um uso da linguagem.

    3. Fatima Marinho

      a verdade é um fato linguístico (Habermas).

  13. Osmário Mendonça

    Resta agora à sociedade ver o resultado da apuração. Que seja rigorosa, mas justa e que as denúncias sejam comprovadas, uma vez que o ex-ministro já está com o nome sujo e condenado para sempre.

    Responda
  14. Edson Rocha

    Governos e empresas só se manifestam e agem com um "empurrão". Antes tarde do que nunca e é assim com o "basta" da sociedade que o próximo caso pode ter seu desfecho abreviado e com punição adequada.

    Responda
  15. Vinicius Branco

    Concordo com a ministra. Não se pode relativizar violência. Democracia também não, viu Lula?

    Responda
  16. GUILHERME MIGUEL DE OLIVEIRA

    Temos um líder no governo, portanto, não deixará barato, uma denuncia dessa magnitude, decisão correta ! Demissão!

    Responda
    1. Gustavo Michelin

      Ahahahah, adorei a ironia fina

  17. Luis Gomes

    Diferentes governos, diferentes ações, o anterior pinta um clima e no atual demite ministro. Simples assim.

    Responda
    1. Edson Antonio Mendes

      Menos um pouco! Esqueceu que este atual Lule falou do grilo duro. Baixa a bola, porque aquele outro time foi desclassificado no atual campeonato, mas ao que parece precisou dar visibilidade maior ao caso, pra só depois, a decisão acontecer, você não tem a capacidade de saber a quanto tempo vinha acontecendo e se chegou tentar escorregar a sujeira por baixo do tapete. A demissão já ocorreu falta a comprovação dos fatos sem parcialidade,e que a isenção seja aplicada corretamente dentro 4 linhas

  18. lenise de souza ferreira

    Vergonha !

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Do ministro sim

  19. João Herberthe Dos Santos Almeida

    Desconfio muito do Governo. Sinto cheiro de armação.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      É o seu ódio

  20. João Herberthe Dos Santos Almeida

    Eu sou de Direita, vou lhe dizer : Eu desconfio muito de coisas prontas, situações arrumadas para mudar o foco de atenção . Bom ter cuidado em julgar , para não acabarem com a carreira de pessoa sem que o mesmo possa se defender. A Desconfiança é o motor do pensamento. Hoje , temos que tomar cuidado com em tudo que fazemos e falamos. Desconfie pessoal ! Tem alguma coisa de errado nessa história .

    Responda
    1. José Tarcísio Aguilar

      João, não se trata de carreira do ministro, mas sim da transparência esperada, obrigação do cargo. Serve para todas orientações políticas. Ele foi uma voz sensata, a demissão preserva até isso! Mas nem a sensatez dele o isenta das obrigações que o cargo público impõe, é justamente isso que conduz à credibilidade do governo, que você reclama.

    2. Rachel Matos

      Fátima Marinho, você disse tudo.

    3. Fatima Marinho

      O machismo não é de direita ou esquerda, simplesmente é. Entendo a sua solidariedade ao homem Silvio Almeida, vcs são o patriarcado se manifestando, dizendo que mulher mente, não foi nada, uma mão boba, um deslize. As mulheres já não toleram mais isso, basta de assediador em ônibus lotado, em gabinete de ministro, escritórios, supermercado, congresso ou corte de juízes. Basta. Basta de violência contra mulheres.

  21. Deborah Teixeira

    Acredito na palavra dela. Silvio foi uma decepção muito grande. Quem diria? Mas ele correu o risco. Uma pena tudo isso.

    Responda
  22. Fatima Marinho

    Viva Anielle por sua coragem, luta e compromisso com um mundo melhor. Vivam as vítimas de assédio moral e sexual no trabalho, sua luta é de todas. Não vamos deixar passar casos de violência contra mulheres. Mulheres, unamo-nos.

    Responda
    1. Waldir Luiz

      Fátima, não é critica. Pela posição que a Anielle ocupa ela deveria ser a voz ativa das outras mulheres que não tem a posição, cultura e força que a ministra tem. Se ela com tudo isso deixou correr solto até agora, imagina as outras mulheres. É uma constatação. Perdeu a chance de sair na frente.

    2. Fatima Marinho

      Fácil criticar , difícil fazer. Assédio ou importunação sexual envergonham as vítimas, pensamos se não foi nossa culpa, fizemos algo errado? Será que vão acreditar? Sugiro que vejam o filme “Ela Disse “ que trata de uma reportagem do NYT sobre violência sexual e assédio em Hollywood.

    3. Waldir Luiz

      Fátima corretíssimo sua opinião. Só sinto a Anielle ter demorado para se pronunciar. Pela importância dela como ministra teria evitado mais constrangimentos para outras mulheres e daria um belo exemplo. Anielle não foi correta com outras mulheres que passam por isso.

  23. noel neves

    Igualdade é isso aí! Não é e nunca foi a côr da pele que define o caráter de uma pessoa.

    Responda
  24. Eládio Gomes

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Gilmar Maghenzani

      E vcs ainda elogiam cá na lgi ce

    2. Rai Giovanni

      Co me lão nato....

  25. JOSE CAMPOS

    Não confio em ninguém que vive de espólio.

    Responda
  26. Ieda Nascimento De Oliveira

    Perfeito o posicionamento da Ministra que é uma das vítimas de violência.

    Responda
    1. Arno Costa

      E por que esperou tanto tempo pata denunciar?

  27. Rai Giovanni

    A autofagia dos esquerda nos comentários seria cômica se não fosse trágica. Esse fato expõe o que realmente é a esquerda. Machista, misoginia e hipócrita. Suspeitar de uma mulher, ministra de estado num caso grave como esse em que ela não tem motivo nenhum para mentir chega a ser desonesto e covarde.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Essa é sua retórica Raí? Não é a esquerda é a direita que desqualifica a vítima

    2. amauri alvares

      A diferença é que a esquerda demite e direita … Lembra de um senhor que , passeando de moto pelas ruas de Brasília , encontrou adolescentes em condições vulneráveis e disse que “ pintou um clima”?

    3. Rai Giovanni

      A resposta pronta da tropa de choque do Lula é sempre a mesma e cansativa. É Bolsominio, porque no governo do seu presidente etc etc etc. Nem pensam em enxergar o óbvio. A Cartilha é seguida a risca: Se não pode refutar a mensagem, desqualifique o mensageiro. Detalhe nem eleitor do bozo eu sou, pelo contrário, fui petista filiado e sei como funcionam as coisas nos comitês.

    4. Rafael MP

      Sai dessa, cara. Mal carater tem em todos lados. O ex presidente da caixa tbm assediou e o que a direita disse? Se liga, isso vai alem de direita e esquerda. Infelizmente o Brasil engatinha pra se tornar uma país de fato desenvolvido pq o maioria nao quer pensar.

    5. Sonia Pereira Gomes

      Bolsominion, com certeza.

    6. Wilson Luiz Antonio

      Que graça. A sua ministra de DH era a Damares Alves, sim, a Damares Alves, e Sérgio Camargo era secretário de Desmanche das politicas de igualdade Racial, na Fundação Palmares, e você ainda se sente no direito de julgar o pensamento de esquerda? Você não tem espelho moral, em casa? … kkk

  28. Alexander Luvizetto

    Não deve ser fácil para quem mora na comunidade e precisa andar de moto sem capacete para respeitar leis do tráfico dizer que "não devemos relativizar a violência".

    Responda
  29. Marcelo Giacomini

    Aparentemente ela não foi a única, nem a primeira. Vamos aguardar a apuração e o amplo contraditório.

    Responda
  30. Felipe Vasconcelos

    Se o Twitter estivesse no ar, o processo de fritura teria sido mais intenso e brutal. Clamar por justiça e combate a violência é uma coisa, o problema é o julgamento sumário do cancelamento, sem direito à defesa e ao contraditório. O próprio abalo da imagem é algo que não se recupera, mesmo com a inocência provada.

    Responda
    1. JOSE CAMPOS

      Vide Marcius Melhem.

    2. Rai Giovanni

      Porque vc não está no Twitter não quer dizer que a notícia não está lá. Vc é que está desinformado. Só fica sabendo o que a G fala.

  31. Ana Barbosa

    Anielle mente que nem sente...E tem o apoio total de Janja a presidenta para jogar Sílvio Almeida na fogueira sem prova nenhuma. Silvio Almeida não teve nem tempo de se defender.. Anielle Franco é a nova Dani Calabresa. As duas acusam e não apresentam provas, o humorista acusado por Dani Calabresa teve a carreira destruída e depois descobriram que Dani Calabresa mentiu. O mesmo vai acontecer com Silvio Almeida....Aniele Franco é uma fervorosa feminista e LGBT e Silvio Almeida sabe disso.

    Responda
    1. Renato Letizia Garcia

      Tem coisa muito estranha aí. Aniele seria lésbica e está tão abalada que não se julga capaz de falar do que ocorreu, pois quer que respeitem seu espaço e direito à privacidade. A principal prova contra o réu, nesse caso, a testemunhal, não pode ser feita.

    2. Fatima Marinho

      Sempre tem sido assim, culpar a vítima. Nesse caso são muitas as vítimas, todas mentem? Já vi casos em que 15 mulheres acusavam um diretor de uma agência da ONU e ele não foi demitido. Lamento que vc não entenda o que é violência contra mulheres, o patriarcado está dentro de cada um, difícil superar.

    3. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

      Chequei e ela parece que está para se casar com um homem. Não é lésbica como achei.

    4. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

      Também tinha a impressão de que ela era lésbica, o que tornaria o assédio ainda mais esquizofrênico, mas posso estar errada.

  32. Rafael Nogueira de Morais

    #vemblackwater #vemacademi resolver essa bandalheira toda na América do sul causada pela esquerda podre.

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Estuprador é de direita. Todos votaram no Bozo.

  33. Joao Emiliano F de Aquino

    De antemão solidariedade à Anielle. Mas acho que não se deva antecipar condenações a Sílvio Almeida. Na nota, Anielle não usa a palavras "sexual". Por quê? Nem toda interrupção de fala ou de gesto é assédio, nem todo assédio é sexual. No caso dos dois, em que Sílvio não tem poder sobre ela, seria importunação sexual. Mas ela não fala disso. Fala de violência e de interrupções. De onde veio o "sexual"?

    Responda
    1. JOSE CAMPOS

      Não há assédio quando se está no mesmo nível hierárquico.

  34. Valter Luiz Peluque

    A nota da ministra não esclarece os fatos e deixa dúvidas sobre sua conduta, depois de divulgadas as mensagens trocadas entre ela e Silvio Almeida. Se lhe é devido o respeito como vítima, é devido ao ministro o benefício da dúvida e o direito de defesa. Pelo bem do governo, Anielle também deveria deixar o cargo.

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Viva Anielle. Que teve coragem para enfrentar o patriarcado. Punir a vítima com vc quer faz parte do pensamento patriarcal, afinal a culpa sempre tem sido das mulheres, desde o caso de Eva que ousou provar da árvore do conhecimento e comeu a maçã . Mulher tem que sofrer calada, não é isso?

    2. roberto silva

      Perfeito, até porque preparo o Silvio tem mil vezes mais que a irmã da Mariele, colocada mais por força do símbolo, então é bom o Lula ter provas cabais para não deixar parecer que apenas obedeceu a patroa.

    3. jose fernandes de lima junior

      A vítima deve ser punida? Que bizarro cara. Esse é o padrão machista. Pare de falar erda.

  35. Taniara Aguiar de Souza

    O Ministro reinstalou a Comissão da Verdade. Isso incomodou a quem?

    Responda
    1. Ronaldo Almeida

      Seu argumento é parcial. Com quase dois anos no cargo o ex-ministro não avançou praticamente nada na Justiça de Transição ou na política de reparações.

    2. Fatima Marinho

      A comissão incomoda os militares. A denúncia contra Silvio veio de 14 mulheres, antes da referida comissão. Infelizmente o patriarcado está dentro de cada um, difícil arrancar de dentro. Vale o mesmo para o racismo.

  36. Taniara Aguiar de Souza

    O Ministro reinstalou a Comissão da Verdade. Isso incomodou alguém?

    Responda
  37. Taniara Aguiar de Souza

    Me Too Brasil foi denunciada. Vão investigá-la?

    Responda
  38. Taniara Aguiar de Souza

    Tem que investigar Me Too Brasil!

    Responda
  39. Taniara Aguiar de Souza

    !!!

    Responda
  40. Taniara Aguiar de Souza

    ????

    Responda
  41. Taniara Aguiar de Souza

    É bom atentar para o fato de que essas denúncias surgem após a ingerência do Me Too Brasil em licitações no MDH ter sido bloqueada pelo Ministro. É justamente essa MeTooo que encabeça essa denúncia. Essas denúncias irão ser investigadas pela CGU e pela PF também? É preciso investigar todos os atores envolvidos. Lembremo-nos também que 30/08/2024 foi reinstalada a Co >missão da Verdade, depois de uma luta árdua do Silvio a frente do MDH. A verdade sobre os pho_rões da dyta-dura incomodam a quem?

    Responda
  42. roberto silva

    Votei nele mas não votarei mais se não forem apresentadas provas para uma demissão humilhante dessas. Vou acreditar que quem governa é a janja.

    Responda
    1. roberto silva

      Pensando assim Silvia, podemos concordar como Moro que tirou o Lula da corrida eleitoral para aí averiguar com mais calma, pois o processo de provar é muito moroso.

    2. silvia ramos

      A Ministra não negou o assédio, então, infelizmente, a credibilidade de Silvio de Almeida está muito abalada. Não havia outra alternativa, senão a demissão. O processo investigativo será longo e desgastante.

  43. roberto silva

    Xiiiii começou mal a apresentação de provas...

    Responda
    1. Larissa Almeida

      Não sabia que vc fazia parte da investigação, Noberto Silva.

  44. Adller Sady Rijo Farias Costa

    Os textos dos dois se utilizam de argumentos de heroísmo e de representatividade de maneira bastante problemática. Tudo indica que ela é realmente uma vítima. Porém, ela é tão habitada pelo personagem de guerreira num pleito moral que transpõe os limites do indivíduo que ela se apresenta como representação da vítima. Ora, ela é uma vítima real. Silvio, por outro lado, usa o mesmo jargão para provar sua suposta inocência não menos representativa. A linguagem parece desempenhar um papel ambíguo.

    Responda
  45. Antonio José da Costa Lima Costa Lima

    Quem será o próximo? Que o tempo se encarregue de apresentar a resposta para tudo isso.

    Responda
  46. Sérgio Pombo

    O que houve foi violência sexual ou foi só uma cantada, galanteio, elogio ou coisa parecida? A postura da ministra seria condizente se houvesse alguma forma de violência sexual como uma tentativa de estupro, pois hoje vejo até meninas cantando, mexendo com garotos e tudo parece normal.

    Responda
  47. CARLYLE VILARINHO

    Que prova essa senhora apresentou? Por que formalizou a denuncia em um site e não na esfera governamental, onde acusadora e acusado estão quando da ocorrência do fato?

    Responda
    1. Larissa Almeida

      A prova tem que ir pra senhora? Curioso.

  48. Humberto Silva

    A rapidez com que Lula resolveu o imbróglio evita que a direita monte palanque ou queira se aproveitar do fato. Ponto pra ele.

    Responda
    1. Joaquim Nabuco

      já no caso do Maduro está muito devagar. Vai ficar quantos anos pedindo as atas?

    2. Andre Ramos Lievori

      Rapidez? Se o presidente sabe disso a dias, preferiu aguardar a divulgação e ser precionado! Queria que tudo ficasse encoberto?

  49. Gustavo Michelin

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. jose fernandes de lima junior

      Esses bolsonaristas vomitando erda.

    2. Adriano Ferreira

      Inveja mata....

    3. Samuel Santos

      Desqualificada tu sabes quem é, já que és rebento.

    4. Denise Soares

      Desqualificada por quais motivos? Conhece o currículo dela?

  50. Rubens Ventura

    A Anielle deve ser demitida, se aconteceu em Junho e não denunciou ao Lula de imediato, levou o caso para fora do governo constrangendo a todos

    Responda
    1. Adelmo Cavalcanti Lapa Neto

      Então uma Ministra de Estado não denuncia o seu abusador e deixa ele livre para abusar de outras. Se fosse qualquer mulher eu me calaria, mas o papel dela é de delatar abusos de raça e gênero. Pra isso ela é paga.

    2. Rodrigo Campos

      Peça ao lula para devolver teu cérebro! Ela é a vítima, é ela que escolhe quando e pra quem ela vai denunciar. Se ela ponderou que as instâncias do executivo não eram efetivas ou acolhedoras o suficiente, ela está no direito Dela de decidir pra quem fazer a queixa