Mariliz Pereira Jorge > Governo Lula mostra que não sabe lidar com assédio Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
Perfeito, Mariliz! A régua e a medida exata em seu argumento!
Me perdoe mas a manifestação da articulista vem mais uma vez culpabilizar a vÃtima. Silvio Almeida pelo currÃculo auto explicativo não tem justificativa para o que fez. Já Aniele, pelo simbolismo que carrega na luta pela dignidade humana "não tinha o direito de se calar !!! Tinha o dever de denunciar !!!". Por ser ministra, Aniele perde automaticamente o direito de ser vÃtima e de agir como toda vÃtima de assédio? NÃO PERDE !!! Aniele é vÃtima e nessa condição deve ser respeitada.
Se é tão simples assim prevenir todas as condutas humanas, a articulista poderia apontar, especificamente, como se deveria agir. Desse modo não haveria mais crime algum, em nenhum lugar.
O caso veio à tona. Poderia ter vindo antes? Não dá pra saber... A argumentação de Mariliz portanto é estranha, pois parte do princÃpio de que haveriam prevenções possÃveis a um assédio de outro. A conclusão é ainda injusta com Anielle, que denunciou. Que mais deveria ter feito? O que admirei foi discrição da Ministra, contrariando seu estilo. Deu certo! O Ministro caiu...
Parece que as informações da colunista vieram das antigas revistas de fofoca. Colocou bala na metralhadora e atirou pra todo lado, até a vÃtima levou bala.
que beleza, sobrou até pra vÃtima. o governo demitiu o ministro prontamente, mas não sabe lidar com assédio. é mole ?
As fontes da colunista só apareceram depois que o caso foi divulgado, ou seja, não sabe nada e se julga a última cereja do bolo.
Carlor Telles: aplausos, aplausos, aplausos!!!
Excelente análise! Parabéns.
Sensacional a crônica. Ao lança um barata-voa questionando todos os lados. Mariliz acende um holofote sobre o assunto e mostra que sem investigação séria , o episódio vira um terreno fértil para todo tipo de equÃvoco e especulação.
O que aconteceu.....o discurso virou fumaça. Como sustentou uma bandeira por tanto tempo?..... Era só para ter poder e não para mudar as coisas???
Só sei que a polÃtica brasileira foi e continua sendo uma frigideira.
Cara Mariliz, frequentemente leio e gosto dos seus artigos. Mas esse ficou realmente confuso e como disse um outro leitor, "distribuiu" culpa a todas as partes, inclusive à vÃtima, reproduzindo o padrão machista que normalmente se verifica em casos de assédio. E não entendi também como o governo poderia ter agido antes, se não havia uma denúncia formal.
É fácil de entender a intenção da coluna. A situação é lamentável e criminosa, mas o governo agiu da melhor forma possÃvel. Mas aà a colunista teria q elogiar o governo q odeia. DaÃ, fez tanto malabarÃsmo para criticar q o artigo ficou sem sentido e desconectados do fato óbvio: o governo agiu prontamente a partir da denúncia.
Concordo! Queria que o governo agisse com base em disse que disse? Por que a Anielle não formaliza? Talvez porque não queira simplesmente destruir m homem da estatura do Silvio Almeida ou não tenha certeza da gravidade do que ocorreu. Para alguns é um prazer destruir os outros por alguma falha, deslize, o que for.
A colunista faz um favor aos bolsonaristas, parabens. Tudo pra ter clic né mesmo? FDS demite Janio de Freitas mas mantem isso ai
Que pobreza. A colunista está confusa e aponta o dedo a todos os envolvidos acusando os. A vÃtima, o acusado e o governo. Todo mundo está errado. Só ela está certa. Dez reais por mês é caro pela assinatura.
Isso. Dez reais por mês está caro.
Mas, somente foi denunciado na mÃdia porque que o desgoverno dos laddrões do PT não tomaram providência alguma. Imagina, manter um abusador de mulheres como ministro dos direitos humanos?
Há algo de podre no reino da Dinamarca.
Em primeiro lugar, a colunista sempre culpará Lula por tudo e por nada. Birra tucana! No que se refere à ministra Anielle, é muito estranho que em nÃvel paritário no ministério, com a força pessoal que tem, tivesse deixado ser assediada sem um chega pra lá, que sempre será o melhor caminho. Levar este problema pessoal ao governo foi muito mal. Silvio pode ser um tá ratinho, mas não é o caso de crucificá-lo sem uma investigação de vazamento nebuloso.
A colunista é Tucana? Desde quando? O lula sempre erra.
O ministro foi demitido! De fato, essa sujeita vive procurando formas desonestas de lacrar aqui. Quem ai se lembra da bola-fora "Dilma reeleita"? Não é pra isso que eu assino a FolhaSP!
Não, Mariliz! Respeito muito você mas discordo qto a postura da ministra. Ela, que foi alçada ao lugar de poder muito recentemente e pelo assassinato da irmã, tendo o algóz (parece grave a palavra e o é) um homem também preto, com lutas e tÃtulos pesados na biografia, que circulava podereso nesse mundo-governo e, imagino, tendo sua voz "minimizada" diante do fato, com a saia justÃssima de apoio polÃtico ao que acredita, foi buscar ajuda em uma entidade de respeito e não foi sozinha!
Concordo. Em teoria ela não era subordinada ao ex ministro e portanto poderia mandá-lo a m.. na primeira investida considerada inapropriada. Mas sabe-se lá os meandros da subjetividade. Ela não tinha um prestÃgio próprio anterior, e só chegou lá devido ao assassinato da irmã. Poderia se sentir pequena e intimidada diante dele.
Me parece que Mariliz é quem tem dificuldade em lidar com pessoas que não praticam seu próprio credo.
A ministra Anielle é a vÃtima e não merece passar por mais esse constrangimento de ser cobrada. É fácil para quem está de fora ditar regras.
Lula está pouco interessado nesse ministério. Ele existe por intenção de fazer uma boa imagem. Tanto o ex ministro quanto Aniele foram chamados para fazer cena. Só quem foi muito ingênuo acreditou na seriedade do presidente nessas escolhas.
MarÃlia sempre na opção da distorção e da desinformação. O Brasil não sabe lidar com o assédio. Sexual Nenhum governo nunca se deu o trabalho de o fazer. Pela primeira vez um presidente da República demite um Ministro de Estado assim , à s claras . Uma atitude muito importante. A colunista deveria se conter em seu partidarismo exacerbado.
Data vênia, quando percebo que um colunista não está a altura de meu saber, não leio! Mas, tem razão! Nenhum governo fez algo para coibir ou acabar com o assédio. O lula está no poder há mais dezesseis anos, e invés de torrar dinheiro público em propagandas autopromocional, tivesse feito propagandas para Educar o povo, talvez tivesse diminuÃdo o assédio na sociedade. Votei em lula, mas ao digitar o voto não deletei meu senso crÃtico: pouco fez pelo Brasil!
Esse é um texto para criticar o governo, que diga-se, agiu corretamente e com rapidez. Comparem com o caso do deputado Fernando Cury apalpando a deputada Isa Penna, gravado em vÃdeo, irrefutável...a ALESP empurrou com a barriga a decisão sobre o deputado por muitos meses...
Discordamos, acho que dessa vez Lula acertou. E quanto a ALESP, morosidade total, a deputada Isa Penna ficou indignada, desesperada, o Conselho de Ética lerdo, o corporativismo falou mais alto, empurraram com a barriga o quanto deu até o desfecho, é como vejo.
Agir com rapidez teria chamado envolvidos diretamente quando a notÃcia veio a lume e não aguardar a repercussão. O caso da ALESP : o deputado tinha um mandato, então, tinha que responder perante a Comissão de Ética,não pode ser exonerado assim que aparece a notÃcia ruim. Ministro é subordinado do Presidente .Deputado, tem que responder perante a Comissão de ética e não é subalterno nem do presidente da Assembleia e nem dos pares. O lula errou!
Jornalista oportunista que vive esperando que aconteça alguma coisa, que ela possa transformar em outra. Obviamente a denúncia é grave. Mas o assédio jornalÃstico é pior ainda. A notÃcia surgiu a noite, e no jornal da manha já estavam cobrando a demora de posicionamento do governo. FSP e Globo no mesmo tema nunca souberam lidar com o assédio. Um monte de artistas e diretores da globo foram denunciados só anos depois, e alguns jornalistas e artistas foram perseguidos e por denunciarem.
falou pouco mas falou mel-da, bolsonaro que foi rápido nas decisões sobre denúncia de assédio, o certo seria lula não demitir o ministro, não é mesmo tia?
Kkkk. BOA!!!!!
Desafio a colunista a fazer um artigo comparando as ações dos governos Lula, Bozo e Temer. Que tente provar suas mentiras sobre o atual governo não promover o respeito aos direitos da mulheres e combater a violência contra elas. A colunista é feminista de ocasião, de fachada, q mostra sua indignação em casos q estão na mÃdia, mas q combate um governo q faz polÃticas públicas em favor de milhões de mulheres.
Ricardo Knudsen: excelente, assino embaixo.
Sabe muito bem com a corrupção .
ah sim, no teu governo não tinha corrupção
O que eu acho baixo astral ê ver nis comentários que a boa polÃtica, as ações pró Brasil são simplesmente esquecidas e continua a briga de torcida entre a extrema esquerda apoiadora de ditaduras representada por Lula e Amorim e a extrema direita favorável a um golpe representada pelo ex. Foram dois ministérios muito ruins e que poucos têm o bom senso de reconhecer. Neste caso Lula pensando em reeleição fez o que tinha de ser feito apoiado pelo seu superego Janja.
Perfeito. E se no final do processo ficar provado que não houve assédio algum, o presidente vai ter coragem de readmitir o ministro?
Eduardo. Nunca duvide.
Será que várias mulheres se juntaram, inventaram mentiras, queixas, etc somente para prejudicar o tal ministro?
eu quero ver a ilustre (?) jornalista ocupar esse espaço para pedir desculpas a todos os leitores, e especialmente para o ministro
Se fosse governo sério o ministro do assédio e a ministra assediada que ficou caladinha pra não ,sic, desgastar o governo ,colocaria os dois na rua e cancelaria estes ministérios que comprovaram que só tem fachada e so existem para dar cargos pra companheirada.
Olha o naipe dessa pobre criatura. PossuÃdo pelo bozó, vive de ódio, e não existe mais. Cerebro e mente dominadas. Que vida miserável.
nossa Mariliz, q texto uó
Lula teria tido uma assessora que teria intimidades com ele no seu mandado anterior. Bill Clinton teve a estoria do boque te dentro da casa branca. Bolsonaro, do interior, apesar de estar na terceira mulher, parece que sentia atraçao pela emas, teve até cloroquina. Só as mulheres podem bloquear isto, mas quantas querem mudar esta cultura de assédio? Não é Não, um gesto e as coisas vão ao lugar, sobra ao assediador agredir, mas ái vão vir pesadas consequências se deixarem as leis funcionarem.
Reclama da demora da Anielle para entrar de fato no assunto . Como é ingênua . Tratava-se um um assunto sério na alta esfera do governo federal. Coisas estranhas entre ministros. Nada parecido com as reuniões de condomÃnio que a sra. MarÃliz por certo participa com sua abnegação moral.
E a nora do descondenado? Ela se auto agrediu?
Que texto ruim.
Para a articulista, quem sabia lidar era o governo anterior, que não queria demitir o assediador presidente da Caixa. Que texto horroroso.
O artigo q. Mariliz cita aqui abaixo sequer menciona o governo Bozo, apesar de ter ocorrido em uma estatal, pelo presidente indicado por Bozo e considerado próximo dele. Naquele artigo, incrivelmente, ela culpa as práticas o mundo corporativo e não o preposto bozista pelo assédio. Aqui ela culpa diretamente Lula e dá a entender q se trata de algo sistêmico no governo. Quanta imparcialidade!
A diferença entre os tÃtulos mostra bem o lado polÃtico da colunista. No caso do episódio na época do Bozo, o governo sequer é citado no tÃtulo, q limita-se a um genérico “Denunciar assédio..é para poucas”. No caso atual, ela inculpa todo o governo, ainda por cima generalizando (“não sabe lidar”) a partir de um caso isolado. Tudo isso apesar do governo ter respondido rapidamente à denúncia, com declaração repreensiva do presidente. Tudo o q não ocorreu com o Bozo.
Caro leitor, escrevi sobre o episódio da Caixa no dia 1 JUL 2022, o tÃtulo do texto foi “Denunciar assédio ainda é privilégio para poucas”. Tem outro texto poucas semanas depois. Boa leitura
Pois ê, pra ela, sø governos progressistas tem q agir rápido (e esse agiu) nunca cso desses Se for um governo de extrema direita, ela deixa pra lá, eles são assim mesmo, né?
É curiosa a celeuma ao redor do suposto assédio sexual do agora ex-titular dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, à ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. É necessário ocorrer rigorosa apuração que deixe tudo bem esclarecido, pois talvez ele apenas propôs mais integração entre as duas pastas e foi mal interpretado. Afinal, turmas cujos intentos e métodos são duvidosos -sempre aplaudidas, inclusive, por ambos os militantes esquerdistas em foco- geraram uma onda de vitimismo nos dias atuais.
Bom era o bozo e a primeira Dama da Noite das Arábias.
Mais um texto "Governo Lula" cujo único objetivo é afagar a extrema direita.
O Governo é lula! Foi ele quem nomeou os Ministros.Ele é o presidente. Se o presidente fosse o Zé da Esquina ou a Maria Ninguém, o Governo seria Zé da Esquina ou Governo Maria Ninguém! Quem escolhe, nomeia , exonera foi o lula. Oposição ao governo quem faz é ele mesmo. Jornalista cabe analisar os fatos.
Talvez para essa colunista, quem sabe lidar com o assédio é o miliciano ex presidente Bolsonaro, que apoiou o assediador, no caso da Caixa Economica, onde o ex-presidente nomeado por ele, Pedro Guimarães cometeu assédio contra varias funcionárias.No caso, o presidente Lula demitiu o ministro.
Péssima análise. O caso veio a público e imediatamente o governo tomou decisões acertadas, mesmo correndo o risco de ser injusto com o servidor. Triste a denuncia vir pelo MeToo: o ideal seria as vias legais. Mas aà já é outra questão. Claramente, a "articulista" colocaria a suposta incapacidade do governo no tÃtulo do texto, não importante qual fossem as providências tomadas pelo chefe do Executivo.
Pois é Fabio, isso é recorrente neste jornal e, para ser justa, em muitos outros. É óbvio que é uma campanha orquestrada. A colunista é de chorar nos cantinhos, e demitiram excelentes jornalistas como Reinaldo Azevedo. A maioria em minhas relações, ou bolha como se diz agora, procura meios alternativos - ICL e outros. Fazer o quê, né?
O texto não faz sentido nenhum.
Como se fosse fácil formalizar a denuncia. Texto dúbio, que só atende a fome da colunista em colocar no tÃtulo "o governo Lula"...
Um dia que as viúvas do Otavinho produzirem um texto em mencione que Lula e o PT sabem lidar com alguma coisa eu deixo de apoiar o PT. Apenas para lembrar o Otavinho uma certa vez quando Lula foi visitar a FSP ,protagonizou uma grosseria e vomitou todo seu preconceito de classe
Como se fosse fácil formalizar a denuncia. Texto dúbio, que só atende a fome da colunista em colocar no tÃtulo
A Mariliz, atendendo aos seus patrões e sua linha ideológica, ainda não aprendeu e nem compreendeu que nos dias de hoje uma notÃcia fica datada em segundos. Acabou o tempo do telégrafo, do telefone discado. Imagina se um governo vai ter atitudes em cima do disse me disse e Lula como trabalha, diferente do ex- presidente dela, não tem tempo para viver de fofoca de corredores. fato constatado, demitido. Assim que é.
Não se pode nem fazer uma gracinha para as mulheres que já vem esse papinho de assédio, talquei. Essa seria a resposta ,se fosse no governo anterior.
Mariliz, tu não és mais a garotinha recém formada em jornalismo. Então seria muito prudente usar esse espaço que tens por mérito, para escrever textos maduros, pertinentes e fundamentados. Certamente foi isso o que te ensinaram na UEPG. Não recordo do mesmo Ãmpeto em apontar o dedo para o governo durante o trágico perÃodo no qual o cele rado esteve na presidência. Terias por acaso digitado 17 e 22 nas últimas duas eleições presenciais?
Artigo muito contraditório. Põe culpa no governo por não agir nesses casos, ao mesmo tempo que critica o movimento Me Too por expor o caso como fez. Também admite que não houve reclamação formal da ofendida, sem a qual não é possÃvel instaurar investigação que pode manchar indevidamente a figura do acusado. Só queria mesmo "falar mal do governo".
Perfeito, Luiz.
O problema da imprensa escrita é
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mariliz Pereira Jorge > Governo Lula mostra que não sabe lidar com assédio Voltar
Comente este texto