Mariliz Pereira Jorge > Governo Lula mostra que não sabe lidar com assédio Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
O melhor para reputação de todos os possÃveis envolvidos nesse episódio que requer comprovação seria apuração profunda pelo Governo e pelos próprios supostos envolvidos nos caso, os quais deveriam ter tomado as providências em sigilo. Será que, como na farsas do protagonistas da república de Curitiba, a imprensa seja a grande e primeira denunciadora de crimes de toda a espécie dentro e fora dos muros do governo?
Péssima retórica, não há coesão textual. No mesmo texto, defende as mulheres e coloca a responsabilidade do assédio na vÃtima (que já se manifestou). No mesmo texto, fala que deve haver medidas severas aos agressores, mas passa pano para o agressor. Texto mal escrito e oportunista que só serve à direita raivosa e iletrada.
Só pra lembrar que "o estilo e o homem" senão a visão de mundo e todas as obras literárias seriam iguais. E sabemos que nem mesmo a IlÃada e a Odiséia do mesmo autor(Homero) guardam igualdade em textos e contextos.
Me pergunto qual a instituição, seja pública ou privada, tem os meios adequados para lidar e enfrentar essas situações. Enquanto o assédio e o machismo não forem ALVO de combate com polÃticas e educação para o combate, as instituições (feitas por indivÃduos) não terá condições de impedir ou lidar propriamente com esses casos. Estaremos sempre uma marcha atrás dos violadores e a mercê de um sistema que silencia, intimida e culpabiliza as vÃtimas.
Mais um caso que prova que a esquerda e Lula tem muito discurso, mas na prática a coisa é diferente....
Alberto, se fosse no governo anterior essa hora Silvio Almeida estaria indicado pro STF ou para alguma embaixada no exterior. Era todo dia uma afronta nova
O assédio não é exclusividade da esquerda ou da direita. É coisa de canalha, e canalha existe em todo lugar. As rápidas medidas adotadas mostram que o governo põe em prática SIM o seu discurso pró mulheres. Boas mesmo foram as medidas adotadas pelo último governo, né? Ora me poupe.
Si fossi nu governo anterio,u presidenti diria: Num si podi nem faze uma g4acinha pas muié qui já vem essi papinhu di assédio sexual,talquei.
Sem duvida denuncias de assedio sexual tem de ser abordadas prontamente , apuradas e tomadas as devidas providencias, sem causar desgastes aos protagonistas. Falhou o governo e todo o aparato montado para reprimir comportamentos abusivos dentro do sistema .
O problema do assédio moral e sexual no ambiente de trabalho é um tema que transcende fronteiras e ideologias, afetando diversos setores e camadas da sociedade. Porém, quando se trata de governos que se autodenominam progressistas, a situação adquire uma gravidade ainda maior. O que esperar de uma administração que promove igualdade, respeito e justiça social, mas falha em proteger aqueles que estão diretamente sob sua responsabilidade? A contradição é gritante e levanta uma questão essencial.
Pessoas com desvio de conduta existem em todos os campos ideológicos. Na direita é quase uma pratica comum. Na esquerda quando descoberta, não é tolerada.
Fizeram quase tudo pra esconder a trama. Essa é a esquerda radical que nos governa! Acusam a direita do que eles fazem!
Volte a realidade, rapazinho, década de 70 acabou faz tempo.
MarÃliz e a Folha fazendo coro com os bolsonaristas. Melhor mesmo era o governo anterior onde esse tipo de denúncia não seria nem averiguada, não é?
Mariliz, na cabeça dos companheiros, a direita é sempre suja e a esquerda, imaculada. Por isto, o governo tentou varrer para debaixo do tapete as denúncias porque, se as admite, afetaria a autoimagem de pureza e bondade da esquerda.
A única fato insofismável neste caso é de que há um ambiente tóxico no governo Lula. Tudo mais, como o próprio texto diz são suposições e uma grande dúvida: por que uma ministra de Estado com apoio explÃcito da primeira-dama e de toda a mÃdia se recusa a elaborar um simples boletim de ocorrência sobre um caso que já é público? Ela não quer que o assediador seja processado legalmente? Silvio de Almeida deve pagar pelo crime que cometeu... caso o tenha cometido.
Os "machos" acusando a vÃtima.
Isso é tipo segredos de famÃlia. A ministra, ao que tudo indica, optou pelo sigilo em favor da preservação do seu grupo e ideário. Se foi efetivamente vÃtima, acobertou o crime por razões que por certo não se arrimam em fragilidade ou constrangimento psicológico. Tinha o direito de ser respeitada e protegida, e tinha o dever de denunciar o fato. Declinou de exercer ambos.
O filho do Lule bate na mulher, ele traiu Marisa, o ministro toca com vontade partes intimas de meninas ingenuas. Fim do mundo.
Ah é, é… E quem por acaso saberia, sabe ou saberá?!?
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
A jornalista se inclui nos que estão “babando” de prazer com os fatos denunciados.
Não vi isso. Mas entendo a colocação. Ela não é claramente de um time. Ela tem uma linha deveras progressista em costumes e centro-esquerda em questões polÃtico-econômicas e internacionais. Porém, não tem credencias seguras de nenhuma patota. Hoje falar com certo distanciamento e contundência não é visto por muitos como busca, ainda que difÃcil e precário, de certo equilÃbrio, mas como indiscreção-estraga-meu-prazer.
Mariliz é fraquinha. CÃnica.
Neli, levante um altar pra ela. Escrever "melhor" em caixa alta é indÃcio de fanatismo.
Fraquinha? Ela é a Melhor Colunista da Folha! Cinismo é subjetivo: não a conheço pessoalmente.
Carvalho! Descobriu a América.
É bom lembrar aos amigos interlocutores que aqui estamos lidando com fatos ainda não comprovados cabalmente e sobre o tema há diferentes versões. Vamos respeitar os colunistas, articulistas e participantes do contexto informativo, pois somos diferentes em visão de mundo, formação e opininão, havendo por aqui também os incendiadores da polÃtica e ideólogos de formação ON LINE.
Bastante fácil escrever isso do lugar de tamanha responsabilidade polÃtica que é o de ser colunista da folha. Não perca o rumo, o Brasil não pode ficar sem sua opinião sobre alimentação natural para pets.
Lula uma vez informado tomou as providências devidas. Esse comentário não foi feito quando tÃnhamos um outro Presidente
No outro governo esse tipo de coisa não ocorria
Lula já deu mostras que sua única e insofismável habilidade é a do marketing polÃtico, com o qual se elegeu por três vezes com o legado de maiores juros do mundo iniciado pelo banqueiro privado internacional que nomeou para Presidente do Banco Central, os trabalhadores sem um segundo a menos na Jornada de Trabalho como lhes prometido por 30 anos, a educação brasileira com um dos piores Ãndices no PISA, cem milhões sem saneamento e hospitais sem médico e equipamentos etc. Namastê!
E a pior de todas obras de Lula. Ter criado as condições socio-politicas para a eleição de Bolsonaro. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Não, Adelino. Apesar de ser ruim, nunca foi melhor no tempo do coiso.
Era melhor no tempo do coiso!
Em dois anos já recuperou a economia, recuperação dos salários, aumento do salário mÃnimo, um programa de obras consistente, maior crescimento do PIB, recuperação dos salários dos professores federais, pagamento dos precatórios congelados, corredor bio oceânico, lançamento de novos navios para a marinha, inauguração do maior contorno rodoviário em Santa Catarina, apoio a recuperação do Rio Grande do Sul Mas o bom era as motociats, o desvio de recursos da educação, o roubo de jóias.
A MarÃlis , por motivos polÃticos, e não preconceituosos, Cai na mesma armadilha de forçar a vÃtima a ser complacente com o agressor. Como o preconceito , por ser um defeito na formação da personalidade, pode ser tratável. Já a motivação polÃtica encotra-se num nÃvel de consciência plena.
Um texto eh a sÃntese de um pensamento, obviamente precisa ser interpretado. Portanto não se limita a sintaxe . E a semântica vai além.
Personalidade implica interpretar textos nos limites expressos no texto.
Ou se aplica razões próprias , corretas ou incorretas, ou falta personalidade.
Não aplico razões próprias para entender algo escrito.
Ou será que entendemos de maneira diferente, por razões diferentes?
Será que eu e você lemos o mesmo texto ?
O que me assusta é um meio de comunicação dar um espaço de fala, pra uma pessoa como tal comentarista, você está criando fatos, enquanto deveria comentar sobre. Você mente.
A articulista retrata e analisa um suposto fato divulgado por outra fonte e absorvido pelo governo federal. Qual é a mentira, especificamente, apresentada pela articulista ?
Fomos criados com o Didi disputando com Dedé a boazuda em programas para crianças, homens se esfregando em mulheres na banheira domingo a tarde, Lula como operário curtia isto. Acima Vinicius de Moraes elogiava seu músico especialista em comer carnes, as mulheres. Só as mulheres podem mudar esta cultura, mas pelas redes sociais parecem que só pioram as coisas.
Vc descreve fatos verdadeiros desse paÃs , Br. Não que não devam ser corrigidos. Mas aqui , por motivos polÃticos, adotam-se posturas copiadas de paÃses onde a moral eh outra, e as medidas aplicadas são especÃficas. Pode-se recomendar que aqui o progressista seja mais eficiente nesse campo, mas condena-lo politicamente, tem outro objetivo.
Na verdade, são poucas as instituições que sabem lhe dar com o assédio. De qualquer forma, entendo que a resposta foi satisfatória. Dentro de uma análise polÃtica, a decisão me pareceu correta.
É tão complicado que tem contradições mesmo no texto, na tentativa de encontrar um equilÃbrio entre o peso de algo assim contra a vÃtima e sua necessidade de se proteger ao mesmo tempo do dever, por ser uma pessoa de Estado. E sim, ainda precisamos avançar bastante e sair cada vez mais do discurso a prática. E não ajuda muito vir do atropelo citado no texto do me too e a nota de uma suposta causa polÃtica...
Que matéria mais tendenciosa! Que n-o-j-o!!
Mais um excelente texto, parabéns, concordo inteiramente com sua opinião!
Estou aguardando um comentário seu - do passado - do Sinistrério da Damares Alves. Divulgando endereço de criança de 11 anos que engravidou por estupro, por exemplo.
O Dalton tenta manipular falando em "justificativa". Não eh disso que se trata, vc Renato , demonstra simplesmente o viés polÃtico da MarÃlia. Muito bem.
Ok. Uma coisa justifica a outra. Ótimo.
Discordo, o governo agiu corretamente, assim que soube do caso. O que não se pode esperar é uma eventual demissão de um ministro, por meros boatos, fofocas. Não é assim que funciona. Se o caso me parece grave, por outro, todos tem direitos, inclusive o de defesa.
O que mais poderia se fazer ? O ministro foi demitido.diferentemente do outro governo .
Demitido depois que foi denunciado por uma ONG e sob pressão da opinião pública. Há informações de que o governo sabia dos assédios desde janeiro e nada fez. Mariliz está certa.
Tenho para com os apaixonados militantes de causas sociais a mesma cautela que tenho com fervorosos cristãos. As paixões cegam, mas tudo passa pelo respeito. A administração pública é formal por força de regramento. Não existe agir por ouvir dizer. É preciso formalizar. Tratam-se de duas pastas para quais os escolhidos o foram por suas histórias, carreiras e competências. Isso envolve muita coisa e tudo pesa. O governo agiu sim. Deu a resposta possÃvel para o momento. Merece respeito.
Acabo de ler aqui a resposta perfeita.
Ó, Marilúcida, não chego a crer que esse episódio anule, diminua ou invalide quaisquer das ações que o Luloverno tenha tomado para fazer frente à violência contra a mulher. Elas estão aà para a sociedade, são úteis e necessárias. Mas tenho idêntico mal-estar com o fato disso estar sendo feito como foi, em relação ao governo, ao me too, à ministra. Se preocupada com implicações polÃticas, com o distúrbio da própria vida, e em tendo estrutura e apoio, a denúncia poderia ter sido feita diferentment
Concordo. A fonte denunciante deveria ter sido outra.
Quem assinou esse texto parece minha tia chata que reclama de tudo porque ficou famosa e ganha audiência justamente porque reclama de tudo
A colunista inaugurou a modalidade da ética de Schrodinger, todos estão errados ou certos até abrir a caixa e ver o que tem dentro. Exceto a vÃtima do assédio que aparentemente está errada de qualquer jeito, segundo a alvÃssima colunista que fala de uma delicadÃssima situação entre duas pessoas pretas como uma Sinhazinha da fazenda a quem não importa muito quem tem razão, a chicotada é dada de antemão na preta que não soube se portar como ministra. Cadê a sororidade da colunista progressista?
Texto ambÃguo da colunista. Baseado em boatos que supostamente corriam dentro do governo este deveria ter agido antes, ou seja, este não sabe lidar com esse tipo de problema (governo atual ruim). Mulheres tem dificuldade em denunciar assédio mas a Ministra de Igualdade Racial não pode ter dificuldade (ministra do governo atual ruim). Ministro que foi demitido ( ou pediu para ser demitido) deveria ser poupado pelo MeeToo, cujo papel apoiar mulheres vÃtimas.
Sobre a matéria! Se o assédio aconteceu de verdade, a vitima tem que vir a público e falar o que realmente houve! Em seguida processa o safado! É errado culpar o governo, se este não mandou ninguém assediar ninguém! Lembra aà senhora colunista, do caso da escola de base! Não se deve condenar o cara, antes que fique provado. Desta vez é negro contra negro, não terá o argumento que um homem branco, assediou uma mulher negra.
A jornalista é a mestre de obras feitas. Parece desconhecer as tensões que atravessam governos, a hegemonia masculina nesses contextos e a fragilidade de qualquer mulher abusada. Tudo poderia ter sido diferente, mas não foi. Não conheço história semelhante que tenha sido bem resolvida em nenhum governo
Perfeita definição. Só ter algum acontecimento recriminável que a articulista vem dar seu diagnóstico numa superioridade Ãmpar, questionando os acontecimentos pretéritos. Nossa herói Capitã Retrospectiva.
E na Caixa e em nenhuma empresa
Este tipo de jornalista que dá conselhos da Barão de limeira para o mundo, que sabe mais que todo mundo sobre tudo, eu nem leio
Alheio ao teor da coluna, não deveria comentar sem ao menos ler. Assim fazendo, o comentário tem base em conceito pré determinado.
E ainda tem o displante de responder, isso é arrogância
Obrigada pela audiência
Boatos não podem ser a base de decisões e a colunista sabe disso. A vÃtima ou vÃtimas precisam tomar posição. Lula agiu bem, afirma que não tolerará assédio. Esta coluna ou é irrefletida ou é mesmo lacracao e oportunismo.
É só o que ela faz
Agora o Lule vai falar que a culpa é só Poxo Naro.
MarÃliz,.minha querida!. Teu texto serve ao aparato que relativiza tudo - até a violência
Achei que demorou muito 7 meses e nada fizeram. Foram muitas mulheres. Se tivesse chamado ele na primeira denúncia ele conseguia no caso tentar se defender. Se não fosse as outras denúncias eu ficaria em dúvida com essa ministra
Ver a esquerda inteira passando pano pra assediador, duvidando da narrativa da Anielle e abençoando a conivência do Lula é algo da hipocrisia que a direita sempre afirmou mas que nunca foi tão escancarada como nesse episódio. A verdadeira face da esquerda progressista exposta em praça pública. Pra defender o projeto de poder do PT, desacreditam até uma mulher vÃtima de assédio. Que coisa triste.
Deixa de se bu rro, não vi ninguém fazer isso nem na direita
Wilson Roberto, o "governo " é sim uma entidade, e não uma só pessoa, qualquer criança sabe disso, porém esse conjunto de pessoas, que foram eleitas ou nomeadas estão ali para um propósito, legislar, executar e judicializar " diante disso não poderiam, mas fazem infelizmente, a governança da maneira que lhes convém, eu já fui funcionária comissionada do " governo" sai por não acreditar e não compactuar com o que vivi ali.
Rai, prezado, um palavrão no contexto adequado pode ser muitÃssimo menos mal-educado e ofensivo do que um monte de baboseiras escritas com belas palavras. A comunicação tem sutilezas. O apoio que vemos aqui na Ãgora ao Pablo Marçal, enquanto figura pública, é um apoio à s barbaridades que ele fala, repletas de palavrão.
Senhor Pedro, tenha modos e não use palavrão para colocar suas convicções. Isso lá é maneira de escrever? Tome vergonha.
Artigo tóxico!
Há amendoins e peras. Abacates e castanhas. E a verdade?
Também acho ,Sérgio, com sua metáfora: estamos à procura da verdade !!..
O governo só tomou providências porque veio a público, pois tinha ciência do ocorrido havia tempo, mas pensou,se eu fingir que não sei, o caso desaparece, tÃpico. E como bem disse a comentarista, a ministra perde totalmente o respeito, por não fazer a denúncia quando do ocorrido, com ela própria, como confiar que fará algo por terceiros?
Marcia, o governo não é uma pessoa, que toma ciência, pensa, finge, se omite, se arrepende... O governo é um conjunto de entidades (ministérios e outros órgãos) com servidores concursados, ou nomeados, ou contratados, ou terceirizados, que propõe e desenvolve polÃticas públicas, é regido por regras conhecidas e dirigido ou coordenado por um presidente eleito. O governo não tem individualidade, personalidade, para ser isso ou aquilo, agir assim ou assado.
Estadista na Presidência teve apenas Itamar Franco!
Gilmar: o lula é o Maior Oportunista da História. Mais de quinze ou dezesseis anos no Poder e o subdesenvolvimento continua igual. Mas, ele é muito inteligente: engana os pseudos intelectuais.
FelÃcio: votei para collor sim, mas, por causa do Itamar. E levei o voto de minha falecida mãe para ele:Mãe, pode votar, o Vice dele é Bm e ela: vou morrer sem anular voto? Respondi: vai, uai! Ela faleceu em noventa e um, sem saber que Itamar foi o Melhor Presidente do Brasil nos últimos cem anos. O melhor voto que dei na Vida: collor; o pior voto que dei na Vida: lula...espero que o vice assuma!
Subterfúgio dos eleitores do Collor.
Exatamente, Neli. Concordo por absoluto com você. Nas minhas já mais de 6 décadas de existência e mais de 4 décadas de trabalho, o único presidente estadista que testemunhei foi Itamar Franco. Todos os demais, com variações de grau e intensidade, verdadeiras tralhas.
A Neli que coisa feia não pensou antes?, fora o Lula ninguém foi estadista
Chegou atrasada, o Lula já demitiu o ministro assediador, vai ter que engulir todas as abobrinas q resgatou do fÃgado. O ódio da colunista pelo governo é tão grande, q ela se trai ao dizer q em governos progressistas o assédio tem q ser investigado imediatamente. O q ela quer dizer com isso? Que se fosse o governo do Bozo ela deixaria quieto, até q fosse esquecido? Bem, a investigação foi rápida, o ministro excluÃdo. A colunista vai se desculpar pelo tÃtulo injusto?
Márcia, quem é a “cupula” do governo e onde estão as provas de q sabia do ocorrido, se a própria ministra disse q não denunciou? Mostre vc suas “provas”. Ou seriam só mentiras?
Nasemar e Márcia querem algo q não existe. Não há investigação sem denúncia, nem é provável q Lula e a maioria dos ministros soubessem dos rumores. A partir da denúncia, as ações foram rápidas. Vcs e a colunista criticam por criticar, fazem oposição sistemática, mesmo q precisem usar argumentos desonestos. Se querem tribunais de exceção, continuem votando nos bozistas. Mas eles nunca demitiriam um ministro “só” pq, na visão deles, pintou um clima.
A indignação meu caro, é a seguinte, a cúpula do governo sabia do imbróglio há muito tempo, simplesmente só agiram por ter vindo a tona, caso contrário seria mais um crime para debaixo do tapete, usual né, vindo de quem vem. Triste quem tem adoração por polÃticos, e não o discernimento de saber o real significado.
A colunista está certa: os boatos de assédio do ministro circulavam havia meses e o governo nada fez. Nem a própria ministra agiu como poderia (e deveria), formalizando a denúncia a Lula, seu único superior.
A colunista cobra atitude do Governo, e faz bem. Vincular como faz, quase fazendo da pessoa do Presidente alcoviteiro do abuso, me parece menos um escorregão jornalÃstico, e mais um desvio de caráter. Me leva até ao extremo de supor se tratar de retaliação à condenação que o Presidente fez ao massacre de crianças em Gaza, que ela defende e que a levou a condenar a fala. Se o suposto assédio do Ministro é péssimo, o massacre de um Estado contra a população civil de um povo miserável é o quê?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mariliz Pereira Jorge > Governo Lula mostra que não sabe lidar com assédio Voltar
Comente este texto