-
José Cardoso
É bom falar isso para nossos senadores, que estão analisando a reforma tributária. A câmara aprovou um bizarro imposto seletivo sobre carros elétricos(!) Pessoalmente eu não compraria um carro importado, pelo risco quanto a peças de reposição, mas cada consumidor deve ser livre para decidir. Devemos seguir os EUA na defesa das liberdades, e não quando vão contra ela.
-
LUIZ LEAL
Lembrando que os Estados Unidos só levantam a bandeira das liberdades quando querem alfinetar seus inimigos ou concorrentes.
-
-
Marcos Benassi
Eita, sô, bagúio áspero pra dedéu. Inda bem que não prenderam canadenses quando a moça da Huawei foi trancafiada por lá. Diplomacia, negócios e a diplomacia de negócios, são, as três, coisa séria e pra profissas; pra ficar fazendo biquinho e má política, até eu.
-
Nilton Silva
E a questão dos carros elétricos só deixa claro que as grandes potências usam o discurso da mudança climática só quando lhes convém. Quando não, impõem taxas que acabam por estimular a indústria dos combustíveis fósseis.
-
IAN SILVA GALV O
E isso que nem falaram das tarifas sobre paineis solares chineses. A China está de fato empenhada na transição energética, por mais que ainda tenha uma matriz que grande parte é combustível fossíl. Estão investindo pesado em contrução de cadeias de suprimento para baixar os custos de produção de energias verdes, enquanto EUA e aliados parecem bem confortáveis em manter um preço alto e uma produção baixa.
-
-
Pedro Luis S C Rodrigues
Funcionário do governo chines travestido de colunista, o Brasil deve manter ótimas relaões comerciais com Pequim, assim como com o EUA e UE, mas porque somos irrelevantes geopoliticamente, nossa única preocupaãotem que ser enriquecer. Não há paralelo nenhum coma situaão canadense com que o colunista nos ameaca
-
BRAYAN VITORIA
Ele não estava falando só do Brasil, mas de todos aqueles países que importam discurso americano prêt-à-porter contra China. O paralelo que ele faz existe e é bem razoável, foi assim com a Argentina com Milei e está sendo assim no Governo Lula com lobbie das montadoras clamando por taxação de carros elétricos chineses. No fim, o gogó da espaço ao pragmatismo.
-
-
Alexandre Marcos Pereira
Nos últimos anos, os dois países, que outrora mantinham uma relação diplomática estável e mutuamente vantajosa, se viram em uma crescente escalada de tensões. O ponto crítico das relações sino-canadenses foi a prisão da diretora financeira da Huawei, Meng Wanzhou, a pedido dos Estados Unidos, seguida pela detenção de dois canadenses na China em represália. Esses eventos desencadearam um processo de deterioração que expôs um problema central nas relações internacionais contemporâneas.
-
Marcos Benassi
Eita, caríssimo, me faia a memória se mandei um endereço básico pra não perdermos contato: benassi ponto fsp em gmail. É nóis, Marcos Pereira, muito som há de rolar.
-
Alexandre Marcos Pereira
Meu caro, Benassi, entendo suas razões e as respeito muito. Um blog seria excelente! O importante é manter o Benassismo vivo! Sua ir reverência é imprescindível. O humor é sempre a mais eficiente crítica. Não há autoritarismo que resista à inteligência de uma sátira. Você tem esse dom de criticar pelo humor. Vai fazer muita falta. Sucesso nessa nova fase e pode contar com meu apoio. Um grande abraço, meu irmão!
-
Marcos Benassi
Hahahahah, eu agradeço muito a apreciação, mas tô meio (bastante) de saco cheio, não há nenhuma influência dos leitores no veículo, nem em aspectos puramente operacionais, como é o caso da sençura. E, jornalística mente, a folha, convenhamos, tem se comportado de modo bastante discutível, pra falar o menos. Não saio correndo nem intempestivamente, vou fazer um e-mail e enviá-lo aos colegas bons de prosa, pra que possamos manter contato e discussões. Talvez um blog, por que não? E vamo em frente.
-
Alexandre Marcos Pereira
Que péssima notícia, Benassi! Os seus comentários são imprescindíveis! Não saia, por favor! Este é um espaço plural e sem você, isso vai muito, sem graça! Fica, Benassi!
-
Marcos Benassi
Muito grato novamente, está sendo. Ao par de ver tucanos em manada, siriemas a granel, pegada de onça e o Ivan Vilela tocando viola, decidi-me por vazar aqui da folha, meu caro. Há de haver melhor uso pros meus parcos caramiguás. Inda fico algumas semanas, prosearemos.
-
Alexandre Marcos Pereira
Que isso, meu caro Benassi, eu é que sou grato por ter a honra da leitura de meu singelo comentário. Um grande abraço e bom final de semana!
-
LUIZ LEAL
Sem contar a Ucrânia que, por instigação dos Estado Unidos, que quer usar o país como base de armas anti Rússia, caiu numa esparrela.
-
Marcos Benassi
Ah, não me lembrava de que a China tinha retaliado a cana da moça, grato, Alexandre.
-
-
EMANOEL TAVARES COSTA
A China é exemplo de país pacífico e cooperativo. Não fomenta guerras, não agride outros países e participa dos fóruns internacionais de maneira propositiva, ao contrário dos EUA e asseclas, que infelicitam o planeta.
-
Lis P Junqueira Safra
China é para poucos. Nós vamos quebrar. Veja qta ironia nenhum país comunista ajudou Gaza. USA jogava comida e água por aeronaves. O único na hora do aperto veja quem ajudou os médicos com próteses e tudo mais que precisaram. Dê um Google e entenda quem foi o único que entrou por terra. O Mimado.
-
LUIZ LEAL
A "ajuda" que os Estados Unidos deu a G aza foi em forma de armas, bom bas, aviões de a taque e blindagem ao país que eles mesmo cravaram no Oriente Médio, como um espinho en ve nenado.
-
Samuel Fagundes
Mandou bom bas para matar, destruir e mutilar. Depois enviou bolachas e algumas próteses. Muito "humanista" os EUA......
-
joão moreira
"Dê um google" é ótimo!!!!
-
-
João A Silva
Curioso. As grandes companhias dos EUA transferiram suas fábricas para a China em razão dos custos, especialmente da mão de obra, serem muito inferiores no país asiático. Trump diz que vai taxar em 60% indiscriminadamente a importação dos produtos chineses. Raciocínio simples: com a redução drástica das importações, diminui a quantidade de dólares em circulação no comércio, o valor da moeda é apreciado, o que prejudica as exportações dos produtores dos EUA. Declaração inconsequente ou mentirosa.
-
Rodrigo Silva
O jogo do comércio internacional é mais complexo (vide Reino Unido no séculos passados, que defendia livre comércio e taxação pesada quando lhe interessava) do que sonha o neoliberalismo tacanho.
-
Aderval Rossetto
Os xerifes, já que não podem competir no livre comércio mundial taxam para manter seus literais gordos salários, contrariando o decolonialismo! Que venha a moeda Brics para acabar com o protecionismo de Bretton Woods, já que a energia renovável está enterrando o petrodólar.
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Sem capacitação e competência do sul global, esqueça.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.