Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Luis Oliveira

    O padrinho Felipe Neto está calado!! A polarização nunca mais acabará no Brasil, fica cristalino a cada dia que pessoal do Lulapetismo é um corporativismo monumental, ninguém fala nada. Cadê a classe artística? Cadê as feministas? Cade a turma da prerrogativas? Em suma, qdo o crime é comedito pelo pesssoal de esquerda, tudo pode e tudo bem, né. Caso seja de direita, as vozes se alvoroçam deste pessoal hj calado. Triste país chamado Brasil

    Responda
    1. José Luis Oliveira

      Alberto Messias, prova viva do meu relato, o assédio já era sabido pela turminha Lulapetista e um silêncio ensurdecedor nos corredores do poder, graças ao site Metropoles, veio a tona o crime grave contra uma mulher negra. Ainda não ecoa as vozes da classe artística, Prerrogativas e feministas. Uma artista, não faz verão.

    2. Iraia Galindo

      Espere pelo julgamento.

    3. Alberto Melis Bianconi

      Aqui mesmo na Folha, Zélia Duncan se manifesta, diz lamentar a situação, mas não compra a acusação pura e simplesmente. A própria acusação, seja qual for o caminho que tomou até ser veiculada pelo Metrópoles, teve como ponto de partida a ministra Anielle, que aposto o sr. Oliveira incluiria no pessoal do Lulapetismo (sic). O curioso é ver o polo bolsonarista comprar inteiramente as acusações do Me Too! Fazem qualquer coisa para promover a polarização e já acusam o outro lado de fazê-lo.

  2. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Se culpado, cadeia como um exemplo.

    Responda
  3. Francisco Gugé

    "É a volta do cipó de aroeira no lombo de quem mandou dar": Geraldo Vandré

    Responda
  4. Edson Antonio Mendes

    Pedro Albuquerque Neto li seu comentário abaixo. Você não tem o mínimo de fundamentação em seu argumento ao fazer citações ao Presidente anterior, olha o tema tratado é sério e possível verificar que é do governo atual, seu palerma sem respeito se atente à situação sem fazer ilações as outras pessoas, seu inoperante, recolha-te à sua insignificância ao abordar assunto de tamanha relevância.

    Responda
    1. Pedro Albuquerque Neto

      Edson Antonio Mendes, por que ficastes tão magoada? Quis apenas dizer q se fosse um agressor de extrema direita não teria sentimento de culpa. Por que? Pq são misóginos, homofóbicos, machistas, achariam que macho é pra ir pra cima mesmo da mulher, que lugar de mulher é na cozinha, q deve ser submissa ao homem, que o seu lugar não é em todo lugar. No entanto, afirmo q o machismo há tb na esquerda. Só q esta tem horizonte crítico que a faz + aberta a aceitação da culpa.

  5. Diógenes Gomes

    Tadinho! Estou morrendo de dó... (antes que me critiquem, deixo claro que o comentário contém ironia)

    Responda
  6. Francisco Gugé

    Acho que o Ministro Silvio Almeida não deveria ser sumaraimente "defenestrado" como aconteceu. Mas esse tipo de coisa virou corriqueira no Brasil, e a imprensa se cala, e até aplaude quando o "rito sumário" é contra um acusado que não era de esquerda. Esse caso do Ministro Silvio Almeida me lembra o refrão de uma música de Geraldo Vandré: "é a volta do cipó de aroeira no lombo de que mandou dar".

    Responda
  7. marcos stein

    O ministro identitário foi engolido pelo próprio movimento em que milita onde o devido processo legal não é necessário. Parabéns a todes.

    Responda
  8. Joao Pinheiro

    Eu imagino como ele deve estar. Quem faz o que ele fazia nunca espera ser apanhado ou descoberto. Ele atuava nas sombras, sozinho. Sentia-se protegido pela escuridão e pela dupla personalidade. Uma, predadora. A outra, impoluta, defensora dos direitos de menos aventurados. Quando a máscara cai, sente-se sozinho, isolado, sem forças e percebe que a personalidade bondosa não será suficiente para perdoar a personalidade ruim. Não basta parecer bom. Tem que ser bom.

    Responda
    1. OZENILDO JOS costa

      João Pinheiro, você foi cirúrgico em suas colocações. Sem viés político e sem meis palavras. Faço de suas as minhas palavras: "Não basta parecer... tem que ser em qualquer circunstância". A minha dúvida é saber se o ministro era contumaz, ou foi um deslize momentâneo que poderia muito bem ser resolvido pessoalmente pelas supostas vítimas. Um correção pessoal primeiro, depois, uma denúncia.

  9. Paulo Sales

    É uma pena tudo isso!

    Responda
    1. marco martins

      Eiu não tenho pena alguma

  10. DAVID ZUGMAN

    Monica tem cor definida. Passar pano nao e uma coisa lógica. Textos dela sao sempre comprometidos. Como mulher deveria ter um pouco de escrúpulos. mas como assim nao e? Como ser alguma coisa que nao e.

    Responda
  11. Wilson Luiz Antonio

    Alguns aqui estão utilizando o termo vidas destro -çadas. É claro que deve haver o maximo rigor no trato da questão, mas pera lá. Quer dizer que a vida de uma mulher adulta, forte, feminista e empoderada, Ministra de Estado, pode ser destruída” por um ato de k-nalhice masculina, grave, mas sem violência real? Pera lá, que eu saiba, mulheres fortes metem a mão na cara do sacana e fazem um escândalo. Não gosto da ideia de mulher forte, mas coitadinha. Me parece até demeritório para com elas.

    Responda
    1. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

      Concordo.

    2. Valter Luiz Peluque

      Essa mulher descrita acima, com força pessoal e paridade de cargo podia ter resolvido tudo no plano pessoal com uma bela bofetada e pronto. Lavar a roupa suja em público, colocando- se como vitima e causar um problemão ao governo é…!

  12. Paulo Maltese

    Se Silvio de Almeida ocupasse um cargo superior ao da suposta vítima, haveria de se falar com justeza em assédio. Ocorre que ambos são ministros, não existindo entre eles nenhuma subordinação. Assim, caso a vítima se sentisse incomodada, bastaria enunciar um NÃO. Mas ao invés disso, ela preferiu expor a situação para obter a destituição do ministro Almeida. Então, tá !

    Responda
    1. Patricia Cortez

      Paulo pensei muito nisto, parece que tem mais denuncias e como mulher tenho certeza que por respeito e admiração a Silvio, tudo foi muito pensado, relevado e ponderado. A mulher só denuncia no limite, infelizmenPaute esperamos nos subjugamos até claramente afirmar para nós mesmas: "fui assediada."

  13. MARCIO SOARES

    É inegável que o assédio sexual e moral são crimes, e os responsáveis devem ser devidamente punidos. Contudo, é fundamental que os fatos sejam comprovados, uma vez que vivemos em uma democracia. A apresentação de provas é crucial para evitar que pessoas de má fé se aproveitem de leis destinadas a proteger as vítimas. No entanto, a condenação pela imprensa ocorreu antes mesmo que o acusado tivesse a oportunidade de se defender.

    Responda
    1. Romero Lima

      Foi acusado , julgado e condenado em poucas horas. Pelo menos é o que parece.

    2. Romero Lima

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Cassio Freitas

      Nesse caso específico, não acredito em má fé da ministra, por mais que eu possa ter respeito e admiração pelo trabalho do ex ministro, palavra de um pela palavra do outro, vou pender para a palavra da ministra. Falar em materialidade, provas, fatos comprovados acho que não cabem aqui. Se aparecer algo novo e não consigo imaginar o que possa ser, talvez mudasse de opinião.

  14. Markus Ferranty Ferranty

    Quando a cabeça não pensa , o corpo padece !

    Responda
    1. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Qual cabeça?

  15. Assis F Basso Jr

    Mônica, o ponto que vejo é o seguinte: assédio é crime. Portanto, Lula foi rápido em demitir seu ministro e afirmar que assim ele poderia se defender com mais autonomia. Só não garantiu o retorno ao cargo, cado prove-se inocente. Porém, corrupção não é crime, também? Por que não se agiu com os mesmos critérios e celeridade com o ministro que, em algumas vezes, já foi incriminado por práticas corruptas ou similares? Há, ao meu ver, dois pesos e duas medidas evidentes em questão.

    Responda
    1. Luciano Napoleão de Souza

      Assis, é que desvio de dinheiro público é autoritário e incentivado pelo ladrao!

  16. Geraldo Magela

    Chamar de assédio sexual, não coaduna com esta situação uma vez que, a ministra não é subalterna do ministro. Que ele errou, ninguém tem dúvidas e agora, tá ferrado.

    Responda
    1. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

      Cássio, vc está enganado. Leia mais sobre o assunto. Talvez esteja se referindo a importunação sexual, que é coisa distinta de assédio sexual.

    2. Cassio Freitas

      Acredito que "coaduna" sim. O assédio sexual ao contrário do assédio moral (na maioria dos casos), o assediador não precisa necessariamente estar em uma situação de hierarquia mais alta.

  17. CARLOS MARTINHO

    Quanta gentileza, Mônica. Você poderia ter atitude e respeito por ele e, principalmente, pelas mulheres vítimas de assédio, inclusive com acréscimo de força do poder, inibindo-as de agir, buscar ajuda.

    Responda
  18. Luciano Napoleão de Souza

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Pedro Albuquerque Neto

      Se fosse um conservador de direita não estaria desolado, triste, com dores na alma. O conservador de direita estaria, sem pudor, alimentando a versão de que a culpa foi da vítima que teria dado espaço para o assédio. E estaria tendo apoio massivo da militância machista, direitista, blsonarista.

  19. Luciano Napoleão de Souza

    Nunca serviu para nada mesmo! Um ser que só existe na politica pelos devaneios esquerdistas.

    Responda
    1. Wilson Luiz Antonio

      Você está na plataforma Lattes? Ele está.

  20. Antonio Benedito Alves da Silva

    Quem poderia imaginar, não é? O lodo dorme no fundo dos rios de águas calmas. Em rios de águas turbulentas ele nunca se esconde e por esse motivo, todo cuidado é pouco...

    Responda
  21. lenise de souza ferreira

    E as vítimas ? Destroçadas , sem forças e tementes pelo futuro . Isso ele não pensou . Deveria estar preso .

    Responda
    1. Wilson Luiz Antonio

      Oh coitada. Uma ministra de estado, uma professora universitária, que podem partir para cima, de repente se transformam em coitadinhas. Mas se fosse uma empregada doméstica, essa sim em posição vulnerável, haveria total silencio. Mas, no caso, a vida destruída é de mulheres supostamente empoderadas. Que perda de parâmentos.

  22. Rodrigo Tavares

    O sentimento de pena deveria ser dado a vítima do assédio e não ao assediador. Infelizmente o então ex-ministro Silvio Almeida, tenta utilizar o fato ocorrido, em sua defesa de racismo estrutural, sendo ele por sua vez vítima de um complor em uma sociedade não aceitar um negro em um poder hierárquico.

    Responda
  23. jose lins

    Lastimável, mas o filho do Lula bateu na mulher ficaram caladinhos , inclusive a Janja

    Responda
    1. Wilson Luiz Antonio

      Senhor Waldir Luiz, o seu comentário é tão sem-noção e distorcido, que nem merecem resposta.

    2. Waldir Luiz

      Geraldo, obrigado pelo esclarecimento, mas tirando o "filho do Lula" o raciocínio continua o mesmo.

    3. Geraldo Magela

      Waldir, sobre o filho do Lula é fake news, meu caro.

    4. Waldir Luiz

      Então pelo raciocínio do Wilson se a pessoa não for da administração pública pode bater a vontade nas mulheres, então filho do Lula está perdoado pelo PT. Será que estão dando destaque porque além de Ministro é Negro. E se fosse branco? Filho do Lula e ainda branco nem pensar.....

    5. Wilson Luiz Antonio

      Só para efeito de informação, o filho de Lula ocupa que cargo na Administração Pública Federal?

  24. JORGE CESAR BRUNO

    Estranho a mentalidade do ser humano! O governo Lula agiu de forma correra e rápida sobre um assunto gravíssimo! E tem gente criticando, pelo simples fato infantil de criticar, sem nenhuma razão ou fundamento!! O ministro Silvio Almeida terá todo o tempo necessário, e recursos próprios para se defender, e ponto final! Fora isso é a velha hipocrisia dos críticos de plantão! Parabéns ao governo pela agilidade e eficiência no caso em questão!!

    Responda
  25. Renato Lima

    por sua trajetória, merece o benefício da dúvida.

    Responda
    1. Cassio Freitas

      Pela sua trajetória até este fato, merece todos os aplausos. Não consigo imaginar o porquê de uma pessoa como a ministra que o acusa, mereça ter o malefício da dúvida.

  26. Eduardo Oscar Epprecht e Machado de Campos Chaves

    A única coisa pela qual fico grato nesse lastimável episódio é que ele esteja ocorrendo unicamente entre esquerdistas, negros e feministas, sem qualquer envolvimento de pessoas da direita. Se houvesse uma pessoa da direita envolvida, ainda que como testemunha apenas, ou em qualquer outra capacidade, já estaria linchada -- quero dizer, literalmente linchada, e não apenas simbolicamente linchada como alguns argumentam que o pivô da história esteja sendo.

    Responda
    1. LUIZ MENDES

      O pi ca re tá do ex presidente da caixa com várias acusações de assédio continua solto, vc esqueceu? Além do que ele é genro do do presidente da OAS, por coincidência o cara que fez a delação que levou LUla a prisão, no mínimo estranho.

    2. Wilson Luiz Antonio

      Ah a presunção. Almeida foi rifado em tempo recorde, considerada a publicização da denúncia. A propósito, você li -n -cho u o ex-presidente da Caixa, Pedro Guimarães? O Bo -zo tomou alguma providência? Se você acha que pessoas de direita são moralmente superiores nessa área, defina o Gabriel Monteiro, a Flordelis, o Mamae-Falei etc

  27. Joao Victor Celestino O W Pontes

    Quem deveria estar “destroçado e sem forças” seriam as vítimas do assediador (quase) compulsivo ou, ao menos, serial, e não o perpetrador. Piada pronta.

    Responda
    1. Francisco de Assis de Souza Jr

      Você está sendo leviano. Nem sabemos o que de fato aconteceu. As denúncias devem ser apuradas e se confirmadas devem arrecatar nas punições ao ex-ministro, que tem assegurado seu amplo direito de defesa e o devido processo legal.

  28. Eduardo Hollanda Porto de Oliveira

    Monica, parabéns pela nota de hoje . O bom senso está de volta. E que tem coisa estranha nesse linchamento político, isso tem. Seria bom ver o que a professora candidata está postando na propaganda eleitoral .

    Responda
  29. Bob Pereira

    Independente de ter havido ou não a importunação, as vítimas de araque, escolheram o caminho da fofoca, da mídia. Papelão de uma pessoa que está ministra e deveria dar o exemplo, buscando as via legais e corretas. Esse tipo de gente, despreparadas, gostam de fazer barraco e se colocar como vítima. Lastimável e constrangedor para todos. E tem a turma que adora mi-mi-mi e demagogia.

    Responda
    1. OZENILDO JOS costa

      Pois bem Bob! Destruiu de imediato a reputação de um sujeito que levou a vida toda para criar. Ficou feio, mesquinho e, por não dizer: vulgar!

    2. ENAIDE HILSE

      Devem estar felizes por terem contribuído, injustamente, para fortalecer a discriminaçao que sempre reinou contra negros: "Negro quando nao faz sujeira na entrada, faz na saída". Certamente este grande negro vai aprender a se rodear de branos!

  30. Claudio Carvalho

    A cabeça do ministro foi servida de bandeja pela primeira-dama no tribunal das redes sociais. O presidente Lula foi vítima de processo sumário e fez o mesmo com um ministro de Estado. Erro grave que vai custar caro. Todos os homens do presidente estão com seus cargos submetidos a uma postagem nos Stories da Janja. O PT, que condenou corretamente o ativismo judiciário que levou ao suicídio do reitor da UFSC, Luis Carlos Cancelier, bate palmas para denúncia anônima de uma ONG! Tragédia política.

    Responda
    1. Claudio Carvalho

      Caro Jorge César Bruno, a horda é ingovernável. Justamente por ser uma situação delicada exige uma solução política cuidadosa (não a solução final que foi dada. Foi um desastre de dimensões incalculáveis. O Sílvio Almeida está sendo trucidado, antes de ser julgado. Foi uma denúncia anônima de uma ONG norte-americana com interesses políticos e financeiros na pasta. É isso o fascismo! Nada será investigado em nome da governabilidade. Sou eleitor entusiasta do Lula, mas ele cometeu um erro grave.

    2. Francisco de Assis de Souza Jr

      Concordo absolutamente, estamos assistindo um show de hipocrisia advindo da cúpula petista. Não há o que se falar em vítimas, quando as denúncias estão em fase apuração.

    3. JORGE CESAR BRUNO

      Desculpe, não poderia ser diferente! Caso na fosse demitido, a horda agora estaria criticando o governo!! Sinceramente, difícil, hein??

  31. Rocia Oliveira

    Somente o fato de o ex-ministro ter usado a estrutura do ministério para atacar o Me Too ,já fala alguma coisa sobre o tema. Deveria ter convocado uma roda de imprensa, fora do ministério e dar sua versão. Também não se demitiu para se defender. Complicado. A ministra Anielle foi discreta e precisa. Não usou o cargo para fazer a denúncia. Anielle foi corretíssima.

    Responda
    1. Bob Pereira

      Você é uma gozadora ou alienada, ou ambos. Usar de fofoca para uma denúncia pessoal é correto? Como ministra, mostrou total despreparo e covardia, não buscando as vias legais para denunciar. Aliás, como não houve denúncia da suposta ofendida, não há processo criminal. Esta claro que o objetivo era queimar o ex Ministro na mídia. Coisa de gente desqualificada e ambiciosa. Constrangedor para todos, principalmente para os brasileiros que não merecem ver essa gente em governo algum.

  32. silvano duarte

    Esse é um autêntico caso de condenação midiática, capitaneada, estranhamente, pelo presidente Lula. Ainda que seja acusação muito grave, dadas as circunstâncias em que veio à tona, o ex-ministro não teve oportunidade, no mesmo nivel, de se defender. Até porque, como sempre, a corda arrebentou do lado mais fraco. Agora, resta aos leitores a espera pela enxurrada de explicações de todos os lados. Oxalá, apareça a real verdade.

    Responda
  33. Natan Rauba

    Adoro os comentários amenizando a situação, quando as acusações são do outro lado do espectro político, é uma chuva de ódio! Vale lembrar que o mamãe falei não assediou nenhuma ucraniana e teve uma repercussão muito pior… 1 peso 2 medidas, espero que o Silvio sofra todas as consequências por defender essa patrulha do ódio.

    Responda
    1. Wilson Luiz Antonio

      Leve o Pedro Guimarães pra casa. Esse pessoal da extrema direita está não decepciona rsrs

    2. Natan Rauba

      Não sou de extrema direita e nem solidarizei com o mamãe falei, não confunda as coisas! Estou questionando a hipocrisia da esquerda com relação a isso, por que basta ter um ponto de divergência que já sou entitulado de extrema direita, como voce mesmo o fez. E assim a esquerda reage com casos de abusos e crimes do outro lado, levantando um falso moralismo como se a esquerda fosse superior, como se os crimes que a esquerda cometesse fosse menos pior do que os crimes que a direita cometeu.

    3. Wilson Luiz Antonio

      Folgo em saber que a extrema direita passou, subitamente a se preocupar com a questões de gênero e com a proteção às mulheres vítimas de assédio. Mas já que se solidarizou com o Mamãe Falei, amplie sua empatia para o Pedro Guimarães, o Gabriel Monteiro, a Flordelis etc

  34. DANIELA FRANCO

    Eu acho interessante demais aqueles que "têm dúvidas sobre o que de fato ocorreu. Acreditam que a ministra Anielle Franco e outras mulheres não inventariam algo tão grave contra ele, mas ainda querem ter informações mais completas sobre a denúncia para chegar a uma conclusão.". Segundo essa linha de pensamento, se ela nao inventaria, entao ocorreu. Tucanaram a passada de pano.

    Responda
  35. Florentino Fernandes Junior

    Alguem tem slguma duvida de quem é o homi forte deste governo, o rasputin de saias? Dona janja

    Responda
  36. Ricardo Knudsen

    Parece q algumas pessoas nunca aprendem a diferença entre o legal e o social. A CF garante pleno direito de defesa no plano legal. Se quiser, e ousar, o ministro pode inclusive processar as denunciantes por calúnia. Já o social tem a ver com reputação. Um sujeito pode ser julgado e inocentado de um crime, mas nunca recuperar a sua reputação.

    Responda
  37. Florentino Fernandes Junior

    Aguarfo o posicionamento do prerrogativas

    Responda
  38. Nelson Estevam de Andrade

    Destroçado é meu zovo.

    Responda
  39. Flavio Doro

    Se ele tiver mesmo praticado esses atos, o melhor a fazer é seguir o exemplo do técnico Cuca. Além de limitar os danos à sua imagem, pegará uma pena mais leve. Carreira política acho muito difícil viabilizar.

    Responda
  40. Sérgio Silva

    Se for provado que é mentira, a ministra terá de ser destruída da mesma forma. Por enquanto, deve estar contente.

    Responda
  41. Fernando Bueno

    As vezes é melhor dizer a verdade e pedir desculpas publicamente.

    Responda
  42. Hilario Guimaraes

    Todo cuidado é pouco.

    Responda
  43. Raymundo Itareru

    se ele provar que tudo não passou de uma armação, vai ficar lindo para a ministra, irmã de Mariele

    Responda
  44. Laudgilson Fernandes

    Ele deve e deverá ter todas as chances de defesa. Mas uma ministra, também negra, não iria fazer uma acusação sem que houvesse acontecido. Uma lástima.

    Responda
    1. Claudio Carvalho

      Ser "mulher" e "negra" é atributo da verdade? Ela é sobre-humana? Por isso que a extrema-direita ganha adeptos. A gravidade da situação está exatamente no julgamento sumário porque foi a palavra de uma "vítima". O ministro é inocente até que se prove o contrário. E o ônus da prova cabe a quem acusa. Essa tragédia política vai enfraquecer a luta das mulheres, negros e LGBTs ainda mais. Infelizmente.