Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Gilce Feres

    Entendo que um editorial, ao comentar um determinado assunto, deveria ampliar sua abrangência e não o desvio para o lado da defesa e prova do mérito de um caso específico. Abranger o tratamento da sociedade civil machista às mulheres, da bolinacão, nesse caso brasileiro, à queima do corpo da mulher, mãe e atleta, queimada viva pelo covarde companheiro. Acontecimento também para um Editorial.

    Responda
  2. Gilce Feres

    Entendo que um editorial, ao comentar um determinado assunto, deveria ampliar sua abrangência, evitando o desvio para o lado da defesa e prova do mérito de um caso específico. Abranger o tratamento da sociedade civil machista às mulheres, da bolinacão, nesse caso brasileiro, à queima do corpo da mulher, mãe e atleta, queimada viva pelo covarde companheiro. Acontecimento para um Editorial.

    Responda
  3. manuel rodrigues

    com todo o respeito às mulheres. mas .. quando não se é, autoridade, rico ou famoso; dá tudo em nada.

    Responda
  4. Leonilda Pereira Simoes

    O caso deveria levar os homens a repensar a forma como criam seus filhos. Que tipo de exemplo dão para crianças e adolescentes para os levarem na fase adulta acharem que podem desrespeitar as mulheres e achar normal? Os pais conversam com os filhos homens? Dizem que ser machista, misógino é errado em qualquer situação? Que não estamos na Idade Média e que não é não? A certeza é de que a maioria é como o "governador" de SP e o ine le gí vel misógino: tô nem aí.

    Responda
    1. João Paulo Zizas

      Leonilda, não faz qualquer sentido a sua resposta ao meu comentário mais abaixo.

    2. Nelson Vidal Gomes

      A que ponto vergonhoso chegamos em relação às hipocrisias democráticas de Lula. Como se não bastasse a do nome do partido, que é o PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT). De se invocar as arbitrariedades de Bolsonaro para defender as deste, como você o faz ao responder meu comentário alhures. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    3. Carlos Oliveira

      Concordo contigo. Eu faço minha parte conversando com meu filho, dentro do que cabe na idade dele. Na adolescência esse tema certamente será mais discutido. Eu me referencio em muitos outros pais que já fazem isso, acredito que hoje existe uma diferença enorme das gerações anteriores, ao menos no campo progressista. Mas culturalmente ainda é muito presente no país uma visão machista. No entanto, acho que a raiz do problema é outra: é como as pessoas lidam com o poder que tem.

  5. CLAUDIO OLIVEIRA LACERDA

    Que editorial preguiçoso da FSP!!!!

    Responda
  6. Maria Matilde Leone

    A questão não diz respeito ao fato de ser direita ou esquerda.

    Responda
  7. Vinícius de Oliveira

    É um covarde e hipocrita. Espero que desapareça da vida pública para sempre.

    Responda
  8. Olavo Cardoso Jr

    Q sorte da vítima não ser de direita. Do contrário a esquerda toda estaria a favor do ministro assediador, e só estaríamos sabendo dos fatos pelas redes sociais. Alguém duvida q seria assim????

    Responda
    1. André Luís Alves Silva

      Olavo, é você? Olavo tem razão! kkkk

  9. Luiz Ferretti

    Dona Vera chiliquenta, Descondenado sim e um dia, um dia, descobriremos por quantos dinheiros. Os Judas já são sabidis.

    Responda
  10. Otávio Oliveira

    O quê me intriga em tudo isso é que, como o sr Silvio tem graduação, formação acadêmica, tem tratados sobre questão racial e assédio, justamente o que deveria combater, por quê então não se afastou do cargo eh aguardou a apuração dos fatos???

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      O mais intrigante não seria a razão de ele ter agido como agiu? Por que não teve controle e prejudicou mulheres e o governo?

  11. Paulo Garcia

    Sílvio Almeida declarou que a ONG MeToo tentava interferir em uma licitação milionária no ministério, sob ameaça de denúncia dassédios. O correto seria abrir sindicância para apurar a denúncia na licitação e outra apurando os assédios. O ministro Sílvio ficaria afastado até o final da sindicância; se absolvido voltaria ao cargo. Ao final, chegar-se-ia a veredictos e aplicação de penas, se couberem. Mas a acusação da licitação sumiu e o ministro foi demitido sem provas. Essa MeToo não é fraca não

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Outras investigações internas mostraram que o comportamento não era o adequado, senão não teria sido afastado.

    2. MARCO ANTONIO POLISELI

      A vítima confirmou

    3. Gil Carlos Dias

      Concordo, Paulo. Só que isso a imprensa não vai dar a publicidade necessária. Essas ongs (não são todas, fique claro), como a Transparência Internacional, escondem-se por trás de bandeiras de cunho aparentemente positivo para a sociedade, mas buscando sempre intermediar negociatas para megaempreendimentos transnacionais. É preciso investigar a fundo qualquer suspeita de interesses por trás dessa denúncia. E que Silvio de Almeida também seja investigado pelas denúncias de assédio.

  12. PEDRO Rezende

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Leonilda Pereira Simoes

      O racismo não é aceitável, não tem nada a ver a não ser preconceito puro. Que baixaria enorme. Como ousa?

  13. PEDRO Rezende

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Leonilda Pereira Simoes

      E você não se envergonha de dizer uma barbaridade dessas? Que pessoa terrível, outros como você acusam, prendem, matam pessoas como ele por racismo. Se acha que tem alguma graça, sua provocação só mostra baixeza, falta de caráter, educação, humanidade. Mostra o que de pior uma pessoa pode declarar. Eleitor do ex-pr, o racista, misógino, machista e sem humanidade. Vc riu muito das piadas dele sobre os mortos da Covid? Claro que sim.

    2. MARCO ANTONIO POLISELI

      Não senhor, esse episódio infeliz, mostra que cor e gênero não garante caráter

  14. Markus Ferranty Ferranty

    Editorial da FSP , como sempre , muito oportuno e real ! Quanto aos comentáfios , de uma pluralidade e abrangencia , fenomenal . Apesar , infelizmente de se constatar , situação deplorável e abjeta . É isso .

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Apesar de os racistas não se furtarem a levantar seu ódio, como se não fosse crime.

  15. José Eduardo de Oliveira

    Talvez Freud tenha escrito com outras palavras, que todos nós somos assediadores e portanto assediados. Mas Calpúrnio não deveria fazer isso, não entre Calpúrnias. Ou melhor, não entre ninguém. Refrear os instintos não é fácil mas liberá-los apenas por satisfação narcizísticas-libidinais é imperdoável.

    Responda
  16. Jose Alberto da Silva ALBERTO DA SILVA

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Leonilda Pereira Simoes

      Gosta de fazer graça com o sofrimento alheio, não? Tomara que passe pelo mesmo, sofrendo, pessoas como você tirem sarro de sua cara. A ministra se casou com um homem. Nenhum problema se fosse uma mulher. Mas por que vc inventou sobre ela? Enão há perseguição racial. Não basta o que ela está passando? Desejo tudo isso pra você em dobro de volta quando precisar de compreensão das pessoas. E terá. Devia rir muito quando seu ídolo fazia piadas infames sobre mortos da Covid.

    2. Hugo Sotero

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  17. GUILHERME RIBEIRO MUSSI

    Desculpe João Zizas, mas querer integração entre as pastas não se consegue colocando as mãos entre as pernas da ministra. Passada de pano muito esdrúxula!!!

    Responda
  18. Maria Isabel Carvalho

    Otávio Mangabeira, Governador baiano de meados do sec XX, dizia "pense num absurdo, na Bahia tem precedentes. Por aqui, um Secretário de Justiça e Direitos Humanos (mesma área!) foi afastado por assédio a servidoras da pasta. Ele é integrante do MP estadual. Um outro secretário, agrediu verbalmente uma empreendedora gastronômica que estava com o restaurante fechado por ordem da Marinha e não pôde atender seus convidados. Ambos saíram dos cargos. Exemplo de que tais comportamentos não são aceitos

    Responda
  19. João Paulo Zizas

    É curiosa essa história do suposto assédio sexual do agora ex-titular dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, à ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. É preciso haver cuidadosa apuração que esclareça a questão, pois talvez ele só fez algo como propor mais integração entre as pastas e acabou sendo mal interpretado. Afinal, turmas cujos intentos e métodos são duvidosos -sempre aplaudidas, inclusive, por ambos os militantes esquerdistas em foco- geraram bastante vitimismo na época atual.

    Responda
    1. João Paulo Zizas

      Leonilda, não faz qualquer sentido a sua resposta ao meu comentário.

    2. Leonilda Pereira Simoes

      Se achou irônico ou engraçado, errou completamente. Não tem mãe, irmã, primas, amigas, nada? Os golpistas são assim mesmo, não? Fiéis ao misógino-mor, em todos os piores sentidos.

  20. Marie Santos

    Não é do feitio do Lula demitir a Jato. A postagem da Janja acelerou o processo de fritura e deixou Lula numa saia justa. Sem qq simpatia pelo demitido, a verdade é q cada demissão dessas implica rearranjos complexos, não fosse assim Juscelino já estaria na rua há muito tempo. Janja não é animal político mas quer se comportar como. Atenção: nem sou lulista. Nem bolsonarista!

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Para que citou que a Globo mandou todas as acusadoras para a rua, a principal delas tem programa no canal GNT, da Globo. E se acha que todas mentiram, muito machista, só para variar. Elas gravaram algumas conversas, mas depois ele tentou reverter o quadro, claro. Sabia que as instâncias de justiça também são formadas por homens que, em muitos caso, se protegem.

    2. roberto silva

      Lembram do Marcius Melhem, documentou as mentiras das acusadores sem dúvidas, provas materiais, e o que aconteceu? Todos só lembram das denúncias falsas e as acusadoras não foram punidas... queriam assumir o núcleo humor mas a globo ao menos, após demitir ele, mandou todas acusadoras também para rua.

    3. jose fernandes de lima junior

      Ele foi exonerado pelos vários casos denunciados, não por causa da Janja que apenas demonstrou solidariedade a ministra.

  21. roberto silva

    Fica claro que o problema do Silvio Almeida, que realmente levou a sua eliminação, é não ser oriundo dos movimento sociais, ter se projetado por meio acadêmico, isso lhe dava peso e independência do PT e da galera ideológica, oque no governo da janja não é aceito. Infelizmente vejo o Lula já sem pique para pensar em reeleição, em outros tempos não teria aceito essa imposição de demissão antes de apresentação de possíveis provas.

    Responda
  22. Carlos Eduardo Cunha

    Pelo teor das denúncias o assédio de fato possivelmente aconteceu. Não existe maior prova que as denúncias de várias pessoas. A Lava Jato produziu um número enorme de evidências com denúncias, provas, dinheiro devolvido e conseguiram destrui-la. Corrupção não é novidade. Já assédio interno sim . Um fato novo para quebrar falsas "imagens" da esquerda.

    Responda
    1. roberto silva

      Várias pessoas , principalmente se tiverem interesse na queda do denunciado, sem nenhuma prova material ? É vamos entrar em um campo perigoso...

  23. Marcia Costa Guedes

    O assédio sexual é moral na minha vida, velha de 60 anos, começou na escola aos 10 anos de idade. Os covardes já tinham 15 anos! É encarar uma vida digna, é barril! Publiquei um livro, que ajudou muita gente da área jurídica! Aniele, com sua coragem, abalou as bases do nosso machismo estrutural e universal O homem que queira falar do assunto precisa, antes, conversar, francamente, com a mãe, a esposa, as filhas, amigas e olhar dentro de si mesmo!

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Apoiada. Muitos que comen tam pa rece que vivem nos anos 1920 ou 1930, fin gem não saber o que meninas ainda crianças passam com os "co le gui nhas", que logo cedo são en si nados pelos pais a des res pei tar as mulheres. Gran de parte foi criada por ma chis tas e não que rem evoluir, nem tentam.

  24. João Orlando Santos

    Votei e elegi Lula 3 vezes. E entendo que a regra deva ser cumprida por todos e igual para todos. Silvio de Almeida foi demitido e nada de fato foi apresentado a sociedade como prova que justificasse a demissão. Juscelino Filho sequer foi cogitado de ser demitido e a justiça, a imprensa e a sociedade sabiam e viram provas contundentes para ser demitido . Um governo que elegi e entendia como sendo sério e justo deveria ter procedimentos iguais para ambos. Decepcionante!!!!!

    Responda
    1. Orasil coelho pina

      Roberto Silva, comparar as ações do Dígno Juíz Moro, com esta situação é de uma, no mínimo, ingenuidade abissal! OrasilDemocraciaRepublicana!

    2. Orasil coelho pina

      Caro João, Também votei três vezes no Lula, mas não estou decepcionado, até porque soube do mensalão, aloprados e petrolão, mas desta última vez julguei estar votando em um mal menor! OrasilCaiuá!

    3. Romero Lima

      Acusado, julgado e condenado em algumas horas. É no mínimo injusto.

    4. roberto silva

      Perfeito João, foi execrado e agora o grupo rival a ele com mais poder ainda terá tranquilidade para tentar justificar a condenação sem provas. Mais ou menos como o Moro fez, condena e depois negocia acusações premiadas.

  25. FLAVIO CALICHMAN

    O padrão ouro de tratamento de denúncia envolvendo ministro ainda é o afastamento preventivo e temporário que Itamar Franco fez de Henrique Hargreaves, lá se vão trinta anos. Estanca a hemorragia ética e política, dá espaço à averiguação adequada dos fatos e é justo com ambos, acusador e acusado. Não gosto nem um pouco do tal ministro Silvio, sempre festejado e paparicado demais, porém do jeito que as coisas se passaram ele já está condenado aos olhos do mundo, não importa o processo criminal.

    Responda
    1. Maria Matilde Leone

      Nada

    2. Alexandre Fonseca Junior Matos

      Correto.

  26. Bob Pereira

    Denúncias em sigilo não pode ser levada a sério. Um absurdo! Isso deixa claro a intenção de queimar o ministro e o governo. Infelizmente, essa covardia toda, provoca estragos irreparáveis e sem volta. A Folha colaborou muito para colocar lenha na fogueira, disfarçando sua satisfação com o episódio. A mídia se tornou uma instância de condenação prévia e se coloca acima da lei. Lamentável! Depois, a Folha vem com aquela conversa mole, de liberdade de expressão, democracia,e dvido processo lega

    Responda
  27. José Augusto Bernabé

    Precisamos urgentemente colocar o Crime de Corrupção também com "Assédio" pois é também um estupro a nossa Nação, assim, quem sabe, metade do Ministério atual seria demitido.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Teria de valer mais para o anterior, lembra das mais de 700 mil mortes pela Covid? E que o ministro da Saúde nem de logística entendia? Você criticou aquele general que não sabia onde o Acre e a Amazônia ficavam ou guardou toda raiva para este?

  28. José Augusto Bernabé

    Não adianta agora os Movimentos de Negritude e anti racistas justificarem que tudo é contra os Negros, esse caso como tantos outros por aí nos prova que os Negros, os Brancos, Amarelos e os Cor de Rosa podem serem criminosos como qualquer outro, vale olhar as estatísticas. Pois não?

    Responda
  29. roberto silva

    É preocupante se dizer ser inevitável uma execração pública sem que seja preciso apresentar-se provas dos fatos.

    Responda
  30. Eduardo Bildeberg

    Me incomoda demais ele ficou sem entender a demissão (justa) de um Silvio e a condescendência (injusta) com um Juscelino. Política é um jogo muito especial.

    Responda
  31. José Davi

    Esse sujeito sempre foi um oportunista, pegaram essa tese errada de racismo estrutural para justificar todos os males do Brasil. Não somos estruturados racismo, temos uma forte legislação antirracista, movimentos sociais em defesa de minorias que vem avançando muito nos últimos anos. Tanto essa tese está errada que o Almeida usou o fato de ser negro para se defender da acusação de assédio, ou seja, o cara engendrou um forma de cometer crimes e sair impune.

    Responda
  32. jose batista

    Se incompetência desse demissão, tem uns 35 ministros para serem demitidos!

    Responda
  33. ISAIAS DA SILVA

    Concordar com a Folha ( escrevi em maiusculo de novo) tem sido algo tão raro que decidi documentar.

    Responda
  34. Luiz Ferretti

    Rapidez?! Quase um ano jogando para baixo do tapete "as denúncias" para não causar danos ao desgoverno do Descondenado.

    Responda
    1. Maria Matilde Leone

      Por que vc não vai lá governar e gerenciar a crise?

    2. Vera Queiroz

      Essa história de descondenado já encheu o saco! Vai cortar grama no quintal do bozonero genocida, m a n é.

  35. Marcelo Magalhães

    A folha apresenta o desvio de comportamento, ainda a ser provado, como um escândalo, enquanto um número grande de políticos, incluindo o governador de São Paulo, se reunia em torno do ladrão de joias, genocida, caloteiro, beligerante, mentiroso que tentou dar um golpe de estado contra a democracia, para implementar uma ditadura militar. Diante desse espetáculo sinistro, a folha acusa um governo que é sucesso em crescimento econômico, distribuição de renda, reindustrialização serviços de inepto?

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Um governo bem sucedido na economia pode tudo?! inclusive manter entre os seus, um Ministro indiciado pela Policia Federal por corrupção e outro para o qual decretou cem anos de sigilo sobre a documentação de suas atividades legais? E demitir outro sob suspeita de assédio? Como se não bastasse a precariedade do status jurídico "sui generis" de "descondenado" concedido pelo STF ao Chefe de Governo, para derrotar Bolsonaro. Missão cumprida! Que se demita também a favor de Alckmin! Namastê!

    2. Nelson Vidal Gomes

      Um governo bem sucedido na economia pode tudo?! inclusive manter entre os seus, um Ministro indiciado pela Policia Federal por corrupção e outro para o qual decretou cem anos de sigilo sobre a documentação de suas atividades legais? E demitir outro sob suspeita de assédio? Como se não bastasse a precariedade do status jurídico "sui generis" de "descondenado" concedido pelo STF ao Chefe de Governo, para derrotar Bolsonaro. Missão cumprida! Que se demita também a favor de Alckmin! Namastê!

  36. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Tudo lamentável. O único erro dos assediados foi não terem vindo a publico6quando se deu. Seja assédio sexual ou moral.

    Responda
    1. Guilherme Vilela

      As vítimas não levaram o assunto a público à época, contudo comunicaram internamente e o Governo nada fez.

  37. Anete Araujo Guedes

    Outro escândalo que merecia um Editorial é a presença do governador de SP, o forasteiro Tarcisio, nas manifestações golpistas no dia pátria. Trata-se de um ato que se tornou costumeiro, desvirtuando o simbolismo da data, para exigir o afastamento de Moraes, a anistia para os vários crimes cometidos pelo inelegível e sua tropa, para enaltecer um ricaço que se nega a respeitar as leis do país onde atua. Lá está Tarcísio no carro de som endossando as reivindicações dos ativistas sem causa.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      O "governador" de SP é um fantoche do ine le gível mi só gino ra cis ta. Assina em baixo do que o chefe fala, não tem com pro mi sso com SP nem com a população. Apenaxxx com ele próprio e com o ído lo. O cerrrrto mexxxxmo é dexxxtacar que ele apoia o gol pixxx ta dexxx de sempre. E a so cie da de paulixxxta? Tô nem aí.

    2. FLAVIO CALICHMAN

      Concordo integralmente e acrescento que o fato do turishta forashteiro ocupar o cargo de nosso governador é lamentável, vergonhoso, uma nódoa na nossa história da qual ainda nos arrependeremos muito. Esse pessoal de extrema-direita que fala bem e que sabe comer de garfo e faca é muito mais perigoso que os trogloditas e ogros uga-uga os quais estamos acostumados a ver.

    3. Anete Araujo Guedes

      Os processos contra Lula foram anulados, no STF e em outras instâncias, por falta de provas e outras tantas irregularidades. Tratava-se de um processo fraudulento, com cerceamento do direito de defesa, e sem obediência aos ritos legais de tramitação. O intuito era retirar Lula, que se encontrava em primeiro lugar nas pesquisas eleitorais, para dar passagem ao inelegível.

    4. Anete Araujo Guedes

      Lula comprou varias mansões com dinheiro vivo, praticou crime de peculato ou rachadinhas durante muitos anos, participou de transações suspeitas na compra de vacinas, surrupiou joias valiosas, transportou drogas e joias no avião da FAB, incentivou seus apoiadores a invadir e destruir as sedes dos três poderes, instalou o caos no país e tentou dar um golpe de Estado. Etc

    5. Anete Araujo Guedes

      A Lava Jato foi desmascarada, desmoralizada. Moro e Dallagnol institucionalizaram a corrupção, agiram em prol de seus interesses pessoais, políticos, financeiros, internacionais e de poder.

    6. Gustavo Michelin

      Teu presidente já puxou cadeia por corrupção, inocente. Muitos bilhões foram desviados

  38. Nelson Vidal Gomes

    O que o Brasil quer saber já não é mais isso e sim se a corrupção é algo menos grave do que o assedio sexual? Porque o governo mantém um Ministro já indiciado pela Policia Federal. E outro para o qual decretou cem anos de sigilo, ( no gesto mais arrogante e arbitrário praticado por um Chefe de Governo em regime democrático de que se tem notícia) sobre a documentação de suas atividades legais. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      O pr anterior decretou 100 anos para vários casos que o envolviam, sério que você não lembra? Memória seletiva?

    2. Nelson Vidal Gomes

      Nem Marx defende a corrupção, antes a condenou como uma das diversas formas de exploração das classes oprimidas. Namastê!

    3. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Sim. A corrupção é menos grave, justamente porque não era a bandeira em mãos da esquerda. Aliás quem sempre gostei de denunciar a corrupção dos outros foi a UDN e anteriormente os escravocratas, que batalharam pela derrubada de um primeiro-ministro, que após a abolição da escravatura, junto com a princesa Isabel desejava ceder terras aos escravos. Depois veio nosso segundo golpe militar, que proclamou a República.

  39. Eduardo Freitas

    Governo federal esperou o escândalo do abusador de mulheres explodir na mídia para tomar providências.

    Responda
    1. Maria Matilde Leone

      Ninguém sabe nada

    2. roberto silva

      Parece que por não haver provas utilizaram a imprensa ideológica para pressionar com ultimato da primeira dama, com interesse na pasta. Aguardemos as provas, se houver.

    3. SERGIO NEVES

      Essa parte da demora eu também não entendi. Se a intenção era tirar proveito, o tiro saiu pela culatra. Ficou péssimo! Creio que os interesses partidários falaram mais alto até que o escândalo tornou-se inevitável. Podem ter certeza que eles sabem o que estava acontecendo por trás disso tudo para deixar chegar onde chegou.

    4. Nelson Vidal Gomes

      Passível de impeachment! Namastê!

    5. Nelson Vidal Gomes

      Se é isso o foi para tirar proveito político do fato! Monstruoso! Difícil de acreditar que tenha sido isso. Desumano! Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

  40. Lucio Flavio Pereira

    Reação elogiável, rápida e eficaz diante do fato deprimente e constrangedor para o Ministro e para o Governo. Melhor que no caso Pedro Guimarães durante a Administração do Sr Bolsonaro.

    Responda
    1. roberto silva

      Isso, agora o Lula concorda com o Moro te-lo tirado da eleição pois não dava para deixá-lo concorrer com tantas denúncias de corrupção. Provas para que? se se tem convicção, ampla defesa é bobagem. Agora temos Lula e marreco com a sanha de se jogar aos leões ...

    2. Vinicius Branco

      Rápida? Uma semana eh pouco tempo para vc?

  41. Lucio Flavio Pereira

    Testando....

    Responda