Educação > Estudantes migram de escolas particulares para a rede pública Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. marcos fernando dauner

    Infelizmente no Brasil o discurso é apenas no sentido de fazer o aluno entrar na faculdade . De que adianta colocar cem alunos no primeiro ano da faculdade se destes apenas seis ou oito acabam o curso após cinco anos ? Na colação de grau do meu filho, havia apenas seis formandos em Engenharia Elétrica e oito formandos em Engenharia Mecânica .

    Responda
  2. Antonio José da Costa Lima Costa Lima

    A causa determinante é o desemprego, salários de fome e o consequente empobrecimento da população. Já imaginou se servidores de alto coturnos e políticos fossem obrigados a manter seus filhos matriculados no ensino básico em escola pública? Certamente teríamos escolas padrão Fifa. As vagas nas boas universidades públicas as elites não abrem mão.

    Responda
  3. Carlos Telles

    Tanto a educação pública como o sistema único de saúde, só vão ter a qualidade que queremos, pois pagamos, se mais gente utilizar. Eu que paguei escola particular para minhas filhas, hoje não faria isso, minhas filhas nunca tiveram colegas negros, não conviveram com a realidade da maioria do povo e isso teria sido muito bom para sua visão do Brasil.

    Responda
  4. Márcia Shimae Tokashima Nishiye

    Estranho. O que a lei de cotas tem a ver com a imigração de alunos para a escola pública? Afinal, já não é a grande maioria negra e pobre que estuda a escolarização básica na escola pública? Desde quando a maioria negra e pobre estuda nas universidades públicas?

    Responda
  5. Raphael Cássio

    Classe média elitista, que prefere pagar duplamente pela educação, nos impostos e na mensalidade, do que lutar por uma escola pública integral e de qualidade para todos, pobres e ricos, juntos.

    Responda
    1. Raul de Jesus Duarte

      A culpa é da classe média.... É cada uma..

  6. Paulo Strazzi

    Quando estudante, faz muito tempo, fiz o primário, ginasial e colegial em escola pública, no interior de São Paulo. Os colegas que não conseguiam “passar de ano” iam para as escolas particulares, famosas ppp, papai pagou passou. Também fiz todo meu ciclo superior em Universidades Estaduais Paulistas, graduação, especialização, mestrado e doutorado. Bons tempos. Meus pais eram de classe média, assim como os dos meus colegas. Minha carteira de trabalho iniciou com registro aos quinze anos.

    Responda
  7. Maria Antonia Di Felippo

    Presidente Lula a classe média só serve para pagar impostos. Qual a política do seu governo, para recuperar as grandes perdas da classe média? Chegou no limite, nem sequer é possível educar os filhos com qualidade. Há muito tempo, é o único segmento da sociedade que vem empobrecendo. Emprega, trabalha muito e vive endividada. Até quando?

    Responda
    1. Carlos Telles

      Ricardo que fez comentário abaixo está certo, assim como o SUS, ele é muito bom e só pode melhorar se a classe média que é formadora de opinião, utilizar.

    2. RICARDO Moreira

      Mas isso é uma ótima notícia. Quanto mais a classe media e as classes mais abastadas utilizarem os equipamentos publicos, melhor eles serão. Serão maus cobrados, mais fiscalizados e mais valorizados. O ensino escolar particular são ilhas e geradores de desigualdade. O ensino publico deve ser cada vez mais demandado e exigido para melhorar cada vez mais.

  8. Nicola Bartolomeu

    Que se separe o que é devido. O currículo das escolas públicas paulistas é ridículo, amador e feito para se distorcer dados de aprovação, e o das escolas particulares muito melhor preparado, mesmo que muitas vezes seja com um material caro. As escolas públicas, por outro lado, são muito bem equipadas, com exceção das particulares de elite. O que tem levado esses alunos não é a qualidade da escola, é uma conveniência economica ligada a uma oportunidade de uso de cotas no vestibular.

    Responda
    1. Nicola Bartolomeu

      As cotas de escola pública, para a classe média brasileira, são uma salvação e uma oportunidade de mudança de vida. Universidade particulares são uma vergonha com poucas exceções, e acessar uma Universidade pública, gratuíta e com uma qualidade que nós raramente vemos em algo público no país, é algo que valhe a pena para muitos, inclusive fingindo ser enganado em uma escola integral muito bonitinha mas com um currículo vazio.

  9. Jose Alberto da Silva ALBERTO DA SILVA

    (Cont) Os alunos da escola pública em sua grande maioria não tem uma cultura de estudos, os pais não acompanham a vida escolar dos filhos ( toda regra tem exceção). A Escola de Período Integral é um engodo, pois os alunos ficam confinados das 07:00 as 16:00 e não há atrativos. Mas pais estão satisfeitos pois os filhos estão dentro da escola, se estão aprendendo é outra questão. A escola serve refeição, que a maioria não gosta, pois muitos trazem marmita.

    Responda
  10. Jose Alberto da Silva ALBERTO DA SILVA

    A migração de alunos da escola privada para a pública é um ciclo devido a crise econômica. A Escola privada é incomparavelmente melhor. Leciono há quase três décadas e falo com propriedade. O perfil dos alunos e dos professores. Os pais cobram resultados. Hoje com a política de cotas e com a Prova Paulista no estado de São Paulo houve uma maior demanda. Mas os pais o fazem apenas porque há uma politica pública que beneficia o aluno da escolas pública.

    Responda
  11. Hélio Teixeira Duarte

    Lei de Cotas é uma forma disfarçada do Governo empurrar o problema maior com a barriga. Eu conheço muitos ex-cotistas formados que jamais alcançaram a plenitude profissional, alguns por falta de interpretação razoável dos problemas cotidianos (certamente, quando colegiais, pecavam na interpretação de texto).

    Responda
  12. Felipe Araújo Braga

    Respondendo ao José Roberto: eu sou do interior de SP e há muita gente de classe média baixa nas escolas privadas pequenas de bairro, que tem mensalidades bem baratas, principalmente nas cidades pequenas do interior e nas periferias. A maioria desse pessoal não chega nas universidades públicas e têm menos acesso do que o pessoal de escolas federais e ETECs que entram por cotas. Já os que estudam em colégios estaduais à noite, os pobres mesmo, esses sequer conseguem prestar vestibular. Acorda!

    Responda
    1. Nicola Bartolomeu

      Você não está incorreto, mas a realidade em cidades médias e grandes é bem diferente. As escolas estaduais integrais em cidades como Campinas e São Paulo receberam muitos alunos das escolas particulares no início do ensino médio exclusivamente para concorrerem pelas cotas, e eles fazem e são aprovados em grandes números, e apensar de em quantidades menores, os das escolas noturnas também, mesmo com a queda na qualidade de ensino.

  13. Jose Alberto da Silva ALBERTO DA SILVA

    Seu comentário tem propriedade. Sou professor da Escola pública e privada. Não tem como comparar. As escolas privadas estão à frente. Pode até haver algumas ilhas de excelência, mas é exceção. Há pais que matrícula o filho na escola pública no Ensino Médio e concomitante faz cursinho. O interesse é nas cotas. Mais uma vez classe média leva vantagem. Brasil sendo Brasil.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Publiquei uma resposta ao seu comentário: detalhe, estudo na USP

  14. Ednilson Deo

    A lei de cotas vem em boa hora para equilibrar a desigualdade social desse país, consequência desse capitalismo nefasto.

    Responda
    1. Ednilson Deo

      João que disse que precisa ser o socialismo? O anarquismo me parece bem mais viável.

    2. Joao Luiz Coimbra

      Mas mesmo assim, com todos os seus defeitos esse capitalismo nefasto é melhor que um regime socialista. Você não acha? Veja a situação de países como Cuba e Venezuela.

  15. JUNE HO LEE

    A escola pública é direito de todos. É inconcebível que uma família faça sacrifícios cortando mais ainda uma alimentação mais saudável, acesso a cultura e lazer para manter um filho numa escola particular que muitas vezes é pior que a escola pública. Novamente se confunde uma pessoa que compra uma casa em 30 anos e um carro popular em 60 prestações com um rico empresário ou profissional liberal.

    Responda
    1. Raul de Jesus Duarte

      É inconcebível ter escolas publicas precarias, gasto 2k mes entre van, alimentação, passeios, lanche e material didatico, esse dinheiro certamente poderia estar no consumo fazendo a "roda girar" , e a escola do meu é lotada, ou seja, muita gente esta na mesma situção q a minha, pagandon 2 x por educação.

  16. Arnaldo Facciotti

    Sem comentários, isso realmente é o Brasil

    Responda
  17. Felipe Araújo Braga

    Com isso a Lei de Cotas, que deveria beneficiar a parcela realmente mais pobre, não o faz. Beneficia principalmente a classe média que tem acesso à escolas técnicas e federais. Brasil sendo Brasil!

    Responda
    1. Jose Alberto da Silva ALBERTO DA SILVA

      Seu comentário tem propriedade. Sou professor da Escola pública e privada. Não tem como comparar. As escolas privadas estão à frente. Pode até haver algumas ilhas de excelência, mas é exceção. Há pais que matrícula o filho na escola pública no Ensino Médio e concomitante faz cursinho. O interesse é nas cotas.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.