Elio Gaspari > A crise ambiental mudou de patamar Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Amalia Safatle

    Não, Elio! Nem profetas da catástrofe, nem clarividentes. O ambientalismo baseia-se em dados da ciência, produzidos há muitas décadas. O ambientalismo não tem culpa de os dados serem tão negativos. A mídia especializada os informa há muito tempo. Com fumaça nos olhos, a grande mídia descobre a América.

    Responda
  2. NACIB HETTI

    Na COP 30 a tribo dos barbalhos será o personagem principal e a Marina será a principal coadjuvante. O cacique Lula fará uma ponta para efeitos especiais. No palco os atores internacionais que farão as promessas que não serão cumpridas. Vai ser tri legal.

    Responda
  3. Emílio Batista

    Sério mesmo que precisa dos ambientalistas oficializando a piora da crise ambiental pro resto do povo entender que era vital para a vida no planeta e não sermos extintos? O dinheiro vale tanto a destruição de toda a vida? Tem horas que eu acho que o ser humano, como um todo, pode ser resumido naquela piada de dois caipiras encontrando algo no caminho e tentando verificar se é b**ta.

    Responda
  4. José Cardoso

    Que o planeta aquece não há dúvida. Mas que essa é a maior seca em décadas há controvérsias. Os reservatórios das hidrelétricas do norte, nordeste, sudeste e sul estão todos com mais de 50%. E mês que vem começam as chuvas. Era bem pior há 3 anos, e no final da Dilma, quando se cogitou racionamento e São Paulo ficou quase sem água para as residências.

    Responda
  5. Nilton Silva

    Enquanto isso, os veículos elétricos chineses são barrados pela ganância dos países desenvolvidos. Pra eles, a tal crise climática não passa de pretexto pra se manterem poderosos.

    Responda
    1. Helene Medeiros

      Por favor fsp reveja meu comentario, no qual näo ataquei ninguém, näo ataquei nenhum leitor, nem ataquei politicos. Fiz somente um comentario sobre o tema concorrencia.

    2. Helene Medeiros

      Näo säo barrados pela ganancia, mas porque a concorrencia é desleal. Säo empresas privadas nos paises desenvolvidos contra gigantes estatais chinesas. A China tem 150.000 empresas estatais. A ver o que diz a Organizacao do Comércio Exterior sobre o assunto.

  6. Marcos Benassi

    Sêo Elio, com todo e imenso respeito, tá difícil reclamar de coisas relevantes quando o Luloverno passa 7O% de seu tempo tentando remendar feridas derivadas das barbaridades irrelevantes que lhe são atiradas na testa. Tangencio vosso reclamório reafirmando minha alegria: muito mais próximo do desmanche do que da linha de montagem, tô nem aí. Não deixo descendência direta e quero mais é que se virem os filhos e netos dos bárbaros perpetradores de incivilidades. Vai tudo queimar.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Gaya, minha cara, não deixo de fazer, mas dei uma perdida de esperança. E, crendo-me civilizadamente niilista, olho o futuro com não pouco desencanto. Mas não chuto o balde nemfú, lutarei - inclusive por mudança pessoal que contribua com o áspero contexto.

    2. Fernando Lima

      Somos dois, Marcos! A pena é que milhões de outras espécies tbm irão perecer em função de uma apenas.

    3. Gaya Becker

      Sabe Marcos, eu tenho a nítida impressão de q a vida neste mundo é uma eterna sucessão de ilusão e desilusão. Talvez devêssemos direcionar o foco para a possibilidade de outro tipo de vida qdo esta acabar. Será q existe outro lugar onde nosso conhecimento seja útil? Será q existe outro lugar em q as coisas façam sentido?

  7. Rogerio Lima Afonso

    A queima seja de carvão mineral ou petróleo é global. Há alguma mudança neste paradigma? Poucas e isoladas...soma-se ao já ar envenenado de metano e gás carbônico, a fumaça das queimadas... também global.

    Responda
  8. Daniel Nunes

    No governo anterior, o culpado era sempre uma única pessoa. Não existia crise climática, nem seca. Hoje, enquanto o Pantanal e a Amazônia ardem e desaparecem como nunca antes da história deste país, e diante da incompetência de um governo medíocre e de uma ministra só de blablablá, estamos "num outro patamar" e vivendo um "novo normal". Vocês são ridículos!

    Responda
    1. Nelson Santos

      O desgoverno anterior perseguiu os cientistas que afirmaram que o desmatamento estava aumentando e tinha um contrabandista de madeira no ministério do meio ambiente. A pandemia foi uma desculpa pra passar a boiada. O atual governo está tentando combater o desmatamento e as queimadas, diferente do anterior que incentivava o que há de pior no agro

    2. Marcos Benassi

      Ridículo, mas ainda com alguma paciência educacional, lembro-te de que o Bozo instilou a peste Bozofrênica em grande escala nesse país. Não dê somenos, deixando de cuidar de uma pra qual havia remédio e disseminando esta, pra qual não há vacina senão de longo prazo. Juta chatice, Daniel, para não dizer anencefalia.

  9. jose marcatto

    Precisamos revitalizar o Partido Verde (pv), fundado em 1986.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Zé, prezado, essa é uma das coisas que mais me intriga na atualidade Brazuca: o que é feito do Pêvê? Tanta gente boa, interessante e vitalmente necessária ao momento, quedê? Saudades do Gabeira na luta parlamentar - isso inclui todos os seus colegas, Gabeira como símbolo.

  10. Jose Neuman Neiva

    Moro na Amazônia e o que vejo são os produtores enlouquecidos para combater incêndios. Ver esse pessoal ser chamado de agrotrogloditas por alguem que não domina o assunto é muito triste. Boa parte dos incêndios começam nas rodovias abandonados pelo poder público. Sou professor na Universidade federal do Norte do Tocantins que teve um início de incêndio em seu Campus pois o DNIT proibiu que se fizesse aceiros para controlar os incêndios. Muita gente falando do que nunca viveu....

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, José, grato. Vou fuçar no vídeo.

    2. Jose Neuman Neiva

      Há 5 anos atrás estiva na Camara Federal falando desse tema... De lá para cá, nada mudou.. https://youtu.be/GOIam9XJ5ss?si=bHVrCXxlzCvGV96M

    3. Jose Neuman Neiva

      O senhor Daniel deveria vir aqui para tentar um licenciamento ambiental para ver se está na Amazônia ou não.... Só para te lembrar. Existe uma coisa que chama currículo Lattes. Entre com meu nome lá e veja se tenho ou não autoridade para falar sobre o tema.... Vc não deve ser da área, senão me conheceria...

    4. Marcos Benassi

      José, meu caro, ao contrário do Daniel aqui debaixo eu acredito que isso merecia um artigo escrito para a folha, como uma contribuição de um cidadão que está aí no Norte fogarento. Faça-o, denuncie, porque é pra isso que presta a imprensa. E, com mais espaço, poderá ser mais bem consubstanciado, coisa fundamental.

    5. Daniel Nunes

      Muito bom esse seu depoimento. Serve não só para essas pessoas às quais se dirige, mas também para a imprensa que no mínimo deveria ser mais isenta e ir mais a fundo na questão.

  11. Marcos Costa

    A crise ambiental não é nacional, é global. Pode-se seguir o exemplo de quem está levando ela a sério, por exemplo a maioria da Europa Ocidental e a Califórnia.

    Responda
  12. Pedro Domingos da Silva

    Ué, não tem aquele agente da PF que deu uma dura no ministro madereiro? Na época parecia que o agente entendia bastante de floresta amazônica. Tem as propostas de Ciro Gomes, eu não entendo nada de amazônia mas me parece bastante plausível. Se for furada que se detone o Ciro que tem falado muito.

    Responda
  13. Ramiro Batista

    É preciso prender, simples assim. Mas na selvageria do norte, quem põe fogo, investiga e julga são as mesmas pessoas. Como nas favelas em que narcotráfico, milícia, polícia e gente do judiciário e da política convivem mais ou menos bem, lá estão todos em casa. Foi o que me disse um jovem procurador concursado, que chegou lá agora, sem ilusão de que tecnologia e militância internacional via Marina Silva adiantem alguma coisa.

    Responda
  14. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Sr. Elio. O que seus aliados e apaniguados pretendem fazer para ajudar a combater a crise climática, já que, na sua visão, o poder público não faz nada, ou faz tudo errado?

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Marina Silva conseguiu melhoras significativas no combate ao desmatamento e preservação de biomas em sua passagem anterior pelo ministério e e mesmo neste agora (veja publicações sobre diminuição de desmatamento). Além disso, ainda oferece grande credibilidade internacional nessas áreas. Demiti-la agora só traria prejuízos à imagem do país, além dos que já se enfrenta com incêndios atípicos. Penso eu.

    2. sandoval abreu sader

      O jornalista não pode muito além de publicar. Aposentar a Marina Silva seria boa politica.

  15. Maria Almeida

    E é grande a responsabilidade dos jornalistas e editores da grande imprensa, que desacradamente cobram do governo Lula soluções, mas apoia totalmente o mercado financeiro e ajuda a eleger os representantes do agronegócio e da mineração, como Tarcísio de Freitas, Nunes, qq outro bolsonarista de plantão (bonecas do capital, do famigerado mercado, que sempre sustentou a destruição do ambiente em nome do sacrossanto lucro de uma minoriazinha safada)

    Responda
  16. Gustavo von Krüger

    Sobre a questão ambiental, já nao era a hora de pararmos de acender velas e louvores à Marina Silva? Ela é uma espécie de Greta da floresta. Um blablablá sem nunca ter apresentado um dado sério ou proposta contreta. Tá na hora de desligar o desengo animado e começar a trabalhar sério

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Vamos chamar Ricardo Salles de volta. Esse sim, trabalhava sério (para os grileiros e agrotrogloditas).

  17. Marcelo Molinari

    A crise ambiental não mudou de patamar. Continuamos a acreditar que o mundo é infinito, que na urgência resolveremos nossos problemas e que toda essa história é exagero científico.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.