-
Marcos Benassi
Salvador, meu caro, como sempre, um texto interessantíssimo. Rapá, esse tipo de meta estratosférica (literal e metaforicamente) é aquele do melhor estofo, diferentemente das metas irreais, habituais do corporativo. É magnífico estudar como plantar ToMartes, levar uma cultura terrestre para um solo alienígena; nesse percurso, vamos aprender a recuperar os solos acabados, que não faltam. Mesmo aqueles que não estejam, como a maior parte dos amazônicos, podem se beneficiar. Salve moça espertíssima!
-
Paulo R Justo
Aff. Tanta gente passando fome na terra e vem isso para Marte.
-
Marcos Benassi
inJusto Paulo, isso pode transformar a agricultura em grandes áreas da Terra, prezado, mas só da Terra redonda. E, de quebra, permitir ações de contenção da perda em solos muitíssimo vulneráveis como os amazônicos, que vão pro brejo assim que a cobertura vegetal é removida. Olhando para complexidade da coisa, dá pra ter uma opinião bastante mais favorável, Paulo.
-
-
Bruno Sebastião Neto
Parem dessa panaceia !
-
Daniel Gomes Pereira
Meus parabéns para a pesquisadora, como disse o mensageiro sideral, pode ser adaptada aqui na Terra mesmo, em áreas que a própria raça humana está tornando inférteis em quanto as agências espaciais do mundo vão quebrando as dificuldades encontradas para fazer viagens de maior distância e manter o ser humano vivo.
-
Sérgio Silva
Ok, mas vou continuar indo à feira aqui do bairro
-
Marcos Benassi
Poi Zé, Sérgio, mas é capaz de, em dois ou três anos, você comprar toMartes, prezado. E sem saber. Hahahahah!
-
-
Genésio Marcelino
Muito bom a pesquisa, mostra que ao invés de ficarmos focados e preocupados com mudanças climáticas, temos é que nos adaptar. Só uma ressalva, vamos ficar aqui na terra mesmo.
-
IANO DE SOARES
A raça humana é um projeto que não deu muito certo no planeta terra, quem sabe pode dar em Marte, né?
-
Paulo R Justo
Boa viagem
-
-
Paulo Edson Mazzei
Parabéns a pesquisadora. Dá para usar o método aqui na terra? Os tomates que achamos nas quitanda e supermercados, além de caros , são feios!
-
Joao Pinheiro
O Brasil que dá certo, mesmo apesar de nossos políticos. Parabéns à pesquisadora. Agora, só faltam os foguetes, as espaçonaves, o programa espacial, em si. Conforme já comentei aqui, não precisamos de tudo isso para ir a Lua ou Marte, a órbita baixa já seria suficientemente bom para começar.
-
Tersio Gorrasi
Marte é uma ilusão alimentada pela ficção científica. Seres humanos e qualquer outro multicelular que viva aqui na Terra jamais se adaptará ao ambiente sem atmosfera, de baixa gravidade, temperaturas extremas e alta incidência de radiação cósmica de lá. Pelas leis da evolução isso levaria milhares ou milhões de anos, quando ao invés de humanos biológicos teríamos andróides capazes disso, se não estivermos extintos até lá
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.