-
Wilton Cerantola
As inovações tecnológicas vem a 200 km por hora, está aí e temos que usá-las e saber aproveitá-las da melhor forma possível, mas ninguém levanta a causa da capacitação do professor e mais importante ainda, a valorização com salário digno, coisa que não acontece nesse país, e querem que o professor esteja motivado para ensinar?
-
Rafael Moraes
Pois é, temos falta de professores, salarios baixos, condições terríveis, e ainda ameaçam com desemprego devido a IA.
-
-
Rafael Moraes
Num futuro, 10 anos talvez, a IA substitua sim professores. Em um capitalismo atual, individualista, futuro talvez seja cada aluno com aulas adaptativas pessoalmente, com conteudo fixo. Aulas ead ou presencial mas em telas, cada um com seu professor artificial. Não duvido que no meio dessas aulas digitais teremos propagandas comerciais e politicas. Excelente ferramenta de domínio.
-
Rafael Theodoro Silva
Bem desta vez o especialista falou com lógica "real", a IA é fato, contrapô-la é enxugar gelo. O desemprego estrutural sempre existirá em paralelo ao desenvolvimento da tecnologia. Eu por exemplo aprecio o ebook todavia tento voltar ao papel, mas preservação da natureza é fundamental. Vem ai uma nova geração de professores, esta sim vai ter que se equilibrar entre o velho e novo, boa sorte.
-
Nicola Bartolomeu
Eu acho muito curioso quando "acadêmico" fazem críticas ao ensino tradicional "de 50 anos atrás". Eles tiveram o privilégio de receber essa educação de se transformarem em professores universitários, enquanto querem que os jovens de hoje tenham as caquinhas de aulas digitais e "mídia ativas" para o povo. Dito isso, sim, essas ferramentas serão incorporadas em muitas medidas, eu uso para identificar trabalhos feitos pela mesma inteligência artificial e zerar eles.
-
Rafael Moraes
a geração é outra, nasceram com celular na mão (ou dada pelos pais). Como não há controle nessa disponibilidade da tecnologia por idade, todos viciados em tela e informações rápida. Aí pegar esse aluno e colocar na aula tradicional, não desenvolve. Está dificil a vida do educador.
-
Claudio Alves
Parabéns Colega Nicola, cabeça pensante e raiz !
-
-
Alípio Dias dos Santos Correia
Antes do uso das tecnologias na Educação, o que se deve fazer é conceituar "Educação". Porque Educação, no Brasil, se transformou num produto e significa treinamento, adestramento para aprovação em vestibulares. O conhecimento e sua valorização nem aparece como pano de fundo. Educação é a construção, compartilhamento e promoção do conhecimento. No entanto o que se vê é a mercantilização travestida de escolas, onde professores não passam de "treineiros" e alunos de "treinandos".
-
Luciano Mina
....e depois ambos serão substituídos pela IA.......
-
LUIZ FERREIRA
Professor que já era antes da IA, continuará bom. Professor que era ruim antes da IA continuará ruim, mas agora com IA.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.