Luiz Felipe Pondé > Despolitização contra polarização Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Bom dia a todos leitores e participantes deste jornal. Uma pergunta:"_ O filósofo de direita que a nos diz com sua escrita continua fumando charuto cubano?". Sr. Pondé, tu usa verniz em algum momento? Porque se você não utiliza, que eu seria você mesmo? Bom dia caro leitores e leitoras.
Ponde , sempre lucido e imparcial, perfeito o seu texto, obrigado.
Perfeito. Um pouco de alienação vai fazer um bem danado pras crianças.
Análise muito pobre do contexto atual em que vivemos : a polarização já perdeu muito da sua força, haja visto a baixa presença de publico nos evento do inelegivel. Já se volta a reconhecer que é pequena a parcela do eleitorado que é permeável ao ideário radical da extrema-direita. Enfim, estamos voltando à velha apatia politica que é própria do brasileiro...
Rolando Lero, estiveste ontem na paulista? Decepção né, cada dia que passa diminui a mana da. Sem essa de citar o cele rado inelegÃvel para se mostrar neutro. Todos sabemos sua opção pela direita. E essa coisa de inteligentinho, nojinho já deu faz tempo. Fico num exercÃcio imagético: numa ciranda divertida, todos de mãos dadas: Olavo de Carvalho (in memoriam), Luizinho, Joel Fonseca, Becky Korich, Dora Kramer, Merval Pereira, Lygia Maria. Verdadeiro ciclo reavivador do rea cionarismo brasileiro.
A polÃtica é regressiva porque as tretas empolgam muito mais que a administração. O curto prazo mais que o longo prazo. Mais participação popular via redes não significa que os meandros da reforma tributária por exemplo estejam sendo ativamente discutidos. É um assunto chato que não empolga ninguém, exceto os grupos interessados, que emplacam uma isenção atrás da outra no congresso.
Às vezes me arrisco a ler algum texto do Pondé, na vã esperança de que ele tenha melhorado um pouco, sempre me decepciono e fico chateado com a minha ingenuidade…
O problema da politização é o vazio de conteúdo. Aqui temos marxistas que nunca leram Marx, sociais-democratas que nunca leram Lasalle, liberais que nunca leram Locke e conservadores que nunca leram Burke. No fim, adotamos a retórica do Pânico (o programa da Jovem Pan, não o filme): direita é quem fala mal do PT e esquerda é todo o resto. A polarização não é a causa, mas sim o efeito do emburrecimento do debate politico.
Quando vi o Marçal a primeira vez, sabia que o Pondé o adoraria. Acertei na mosca. Faz o M de macho!
Então tá. Aceitemos Bolsonaro tal qual. Vamos despolitizar a ponto de nem precisar mais votar - não era o que ele queria? Supremo? Deixa para lá. Pandemia? Não protestemos por vacinas e cuidados básicos de não contaminação. Imprensa? Jovem Pan e Revista Oeste tocam o barco. Ficou bom para você assim, Pondé?
esses 'politizados' que o Dr se refere enxergam a polÃtica como fla x flu, nem sabem do que se trata
O articulista chamar alguém de adolescente narcisista é o cúmulo da falta de conhecimento sobre si mesmo.
Pondé erra, erra feio, ao dizer que a direita é apaixonada por Bolsonaro. Marçal prova isso. Conservadores de direita o são por convicção, com, sem ou apesar de Bolsonaro. Além do mais, seu texto erra também ao não associar a origem da polarização ao "Nós Contra Eles" Gramscista instituÃdo por Lula já em seus mandatos anteriores. Ou seja, isto, antes de tudo, tem método.
você não entendeu nada, nós (pobres)contra eles ricos, que só tem um pensamento, massa/crar os trabalhadores, não sei qual é o objetivo de ser contra vacinas, e a favor de armas
O colunista é um ideólogo militante que de forma medÃocre tenta se apresentar como intelectual. Uma verdadeira fraude
Pondé ao mesmo tempo que ataca a polarização claramente defende a extrema direita sempre se referindo a esquerda de forma crÃtica e irônica. Nada de novo de esperar de alguém da elite baba ovo do capitalismo selvagem estadunidense. Pelo jeito tem saudade da ditadura também que com certeza não o afetou e afetará. Se o calo apertar fará como os bolsonaristas e correrá pra terra admirada, os EUA.
...capitalismo selvagem estadunidense... Pensamento tÃpico de DCE da década de 70.
Pondé, se o radicalismo militante, ideológico, extremista, leva à polarização, como é que um paÃs de centro como os Estados Unidos, onde tanto a direita quanto a esquerda cabem no centrão brasileiro, como os EUA se polarizaram sendo de centro? Vc esquece dos estudos que mostram aquilo que hj é óbvio: os algoritmos das redes sociais polarizam até um corpo em coma!
"...durante a ditadura..." faltou acrescentar: de direita.
Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Se não foi ditadura de direita foi o que? Como escreveu Guimarães Rosa: pão ou pães é questão de opiniães.
O governo Geisel é idolatrado pelo PT, como já disseram várias vezes em outros tempos Lula e Mercadante. Estatista, desenvolvimentista,. antiamericano. Aumentou a nÃveis insuportáveis a dÃvida externa, a fim de investir em infraestrutura. O comentário acima confirma plenamente o diagnóstico do Pondé.
Achei o artigo muito ruim. Escreveu muita besteira. Parece que foi escrito por um adolescente de ego muito inflado.
Eu não consegui ler todos os comentários, eu também quero reclamar, como diz a musica de Raul seixas. Eu acho que o Pondé é filho, ou neto de dono de engenho no Pernambuco. Será que o colunista vende mais livros com a politização do povo, ou com a despolitização? Eu suspeito que os empresários compra os livros do Pondé, e nunca ler. Faz como o Roberto Carlos que comprou todas as revista da Miriam Rios pelada, só para os proletários não ver...
Infelizmente, nós brasileiros, ainda não estamos politizados a ponto de não acreditarmos nas mentiras vinda da direita e da esquerda. Somos sempre enganados por mentirosos de todas as correntes polÃticas, começando pela pior, chamada de religião, aquela que nos vende o paraÃso, e quase sempre nos entrega o inferno. Felicidade total, para os polÃticos profissionais. Um bom governo, ainda estar por vi, assim como a volta de Jesus cristo...
A esquerda não gostou Pondé. A compravação do texto tá aÃ.
Não é à esquerda que não gosta do Pondé, são os politizados que não são profissionais da polÃtica! O resto estão todos junto e misturado, com Pondé e seus asseclas.
A politização da sociedade não garante bem estar e justiça social, especialmente quando as lideranças polÃticas se preocupam exclusivamente com manutenção do poder e acesso ao orçamento público. E tudo piora quando, em nome da politização a sociedade defende polÃticos, ao invés de cobra-los por ações simples e objetvas a favor da população.
Todo mundo puxa a brasa para sua sardinha, por isso nunca haverá justiça social. Os polÃticos aprendeu que um sujeito não se preocupa se seu vizinho está passando fome desempregado, se ele tiver empregado com a barriga cheia. Infelizmente a felicidade do pobre, é ver outro mais pobre do que ele. Assim ele se sente grande. Dessa forma os polÃticos de esquerda ou de direita, nadam de braçada...
Basta, FSP. Tenham respeito por seus assinantes. Ponde já deu. Basta.
Acho que o Pondé confunde politização com lavagem cerebral por fakenews de redes sociais, ou será que ele acha mesmo que aquele povo que estava ontem na Paulista tinha alguma consciência polÃtica autônoma? O brasileiro sempre foi politizado mesmo nos tempos das ditaduras, fosse a favor dos ditadores ou não, mas quase sempre pelo foro Ãntimo de cada um. Hoje as pessoas deixam-se levar pelas redes sociais até ao ponto de se aventurarem a quebrar palácios motivados pela direita e não pela esquerda.
Eu nunca tive poder, mas parece que ele é bom, vale até matar o irmão, para alcançar um degrau mais alto.
Não me parece que a vida social nos paÃses escandinavos seja tão ruim assim. Ruim, lá, só o frio! Pondé quer a volta da velha república, quando meia dúzia de barões decidiam as coisas da vida e ao povo dizer: "se Deus quis assim". Mas, Deus nada tem a ver com uma vida social muito ruim. As pessoas, sim. Logo, por um Brasil mais politizado. Pondé se tornou extrema direita.
O revisor da coluna aboliu as crases?
Alguém chama a Marilena Chaui pra dar uma sova no Pondé!
Pondé clama falsamente por despolitização já que em si este pedido já é ideológico. A não politização também é uma ferramenta polÃtica, de preservação do status quo, que é aquilo que a direita busca. Fica claro seu lado polÃtico, a direita.
O colunista é meio dodói demais com a esquerda. Tenta transparecer imparcialidade também falando da direita, mas a dor mesmo e a repetição de anedotas tipo “nojinho” é meio estranho, meio dodói! Essa de despotilizar ou despolarizar é de uma desonestidade intelectual sem tamanho.
Pondé tudo na vida é politica ? Sei que vç estar falando no sentido clássico da politica , o problema é manipulação da politica através redes sociais ,que estão levando as sociedades há opinarem sobre politica na maioria das vezes de forma errada ,se esses movimentos foram positivos ou negativos , eis a questão ?
Pondé deu um abraço em Marçal. Apertado. Qualquer bichinho de unha já esperava. Só isso.
E se essa anti esquerda for uma manipulação para promover paixões infantis? Uma coisa é uma inverdade outra é manipular para promover um criminosa.
Aà sim é um narcisista. Desdenhando Deleuze! Como se o conceito de polÃtica dele fosse o apresentado pelo sábio no texto, a polarização.
Imagina ser amiga do Pondé. Sujeito mais tosco e afetado (ao mesmo tempo) impossÃvel
Ótimo.
Concordo com Pondé: a politização nos conduziu à desagregação máxima da sociedade e colocou em risco a nossa Democracia. Chega de falsos e de verdadeiros profetas!
Fiquei com uma certa sensação de que o Pondé faz uma certa apologia do homem despolitizado. Espero estar enganado. Minha opinião é a de que o melhor cidadão é aquele engajado com sua comunidade e aquele bem informado. A alienação leva o cidadão a ser presa fácil de discursos oportunistas que vão, em última instancia, levar à uma regressão nas conquistas sociais duramente alcançadas.
Concordo contigo! Não se esqueça de que Pondê Bidê faz parte de uma elite arcaica que povo bom é povo iletrado politicamente.
Que vida amargurada, que ressentimento de outros acadêmicos; que presunção achar que a literatura de estimação não chega traduzida porque a indústria editorial está cooptada pelo manto da santidade da esquerda; porque não somente ruim?
Polarização signifiva decidir entre defender ou não genocidas como Bolsonaro, ou os de Gaza, como Pondé fez, mesmo com 15 mil vidas de crianças eliminadas. Polarização é defender ou não fake news do Musk, defender ou não Malafaias e Marçais. Pondé fomenta polarização em todas suas colunas, ao estilo adolescente mal resolvido, quilometros de distância do que se esperaria de um sabio filósofo. Bolsonaro, Malafaia, Marçal e Ponde representam o mesmo, colhem escravos da falta de sabedoria.
Bla Bla Bla yada usada yada guarde o ódio do bem para vc
Quando li o tÃtulo, achei que concordaria com Ponde; mas o texto tem sua assinatura. Estudar os diferentes espectros ideológicos traz conhecimento mas faz você sofrer no mundo real; mas para Ponde a sociedade brasileira é politizada; palavra que vem de consciência polÃtica fundamentada. Sério? Mas como bom hobbesiano e sua obsessão ao politicamente correto, acha que a esquerda finge valores irreais e a direita se mostra como o homem real. Onde está a evolução civilizatória para Ponde?
Desculpe Pondé, não é suficiente para você provar a sua própria despolitização.
Haja pepsamar pra baixar essa azia do colunista. Chafurdando na lama anti sistema. Tudo é ruim, não tem jeito. Credo
O Ponde me lembra a SÃndrome de Cassandra, na qual tudo que se vaticina de mal acontece, mas ninguém presta atenção.
Pois é Pondé, a esquerda democrática, culta e de gosto estético refinado te despreza até a última gota de sangue! Continue esperneando!
Ponde tem a capacidade de errar muito!
Pondé o assunto da polarização e despolarização é algo tão complexo que mesmo com seu brilhantismo a cada dia que passa fica mais difÃcil diagnosticar o enfermo chamado Brasil. Lulistas, Bolsonaristas e quiçá Marçalistas, infelizmente, não há muita esperança na polÃtica e com a lucidez crÃtica que tenho do quadro atual apoio sua solução de que o melhor será a despolitização do povo. Ex: se vc usa a camisa canarinho será sinômino de Bolsonarismo e se usar uma camisa na cor vermelha será comunista
A polititização reflete uma postura ativa do indivÃduo frente a sociedade para transformar a realidade de acordo com sua visão de mundo e neste sentido é extremamente positiva. A questão é que quanto mais antagônicas são as visões de mundo, mais o avanço da polititização tende a polarização. Mas té aà tudo bem. O problema no Brasil, é quando esse processo não envolve a gestão do estado e um projeto social, mas apenas uma disputa envolvendo moral, costumes e ética.
"Às vezes, as pessoas não querem ouvir a verdade porque não querem que suas ilusões sejam destruÃdas" PolÃtica virou vÃcio de preguiçoso e corrupto, ao invés de trabalho público.
Assim disse o polarizado
Entendo como equÃvoco primordial o reconhecimento de que existe polarização. Até onde eu consigo compreender existe um extremismo de direita, em conflitos com uma centro-esquerda. Da mesma forma, se é a polÃtica que permite a convivência dos diferentes, como pode haver um excesso de polÃtica? Com certeza existem outros excessos, mas na de polÃtica. Assim, a ridicularização do povo brasileiro através da construção de um amontoado de delirantes não me atrai. Creio que somos um importante exemplo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Despolitização contra polarização Voltar
Comente este texto