Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rodrigo Silva

    Porque a diferença entre sociedade e corpo social num dos trechos? Acho que Pondé tbm gosta da expressão "corpo político " rs rs

    Responda
  2. Rosamaria Silva

    Impressionante!!! Ao contrário, quanto mais politizado, menos vítimas dos abusos da classe dominante. Nesses últimos anos, não houve politização e, sim, deturpação do significado de política. Os eleitos, ainda que pertencentes aos quadros políticos, se venderam como anti sistema. A não politização apenas aprofundaria o que já é gritante nas diferenças sociais.

    Responda
    1. Jaqueline Mendes de Oliveira

      Perfeito, Rosamaria. Mas, sinto dizer com essa crueza, são "pearls for pigs" (Pondé, no caso. Que me perdoem os simpáticos suínos por essa licença poética).

  3. Carlos Roberto Souza Oliveira

    Não consigo enxergar "politização" de um povo com maioria entre o analfabetismo e os semialfabetizados.

    Responda
  4. Aderval Rossetto

    Quanta buuurracha cê falou! Só os egoístas largam a política que luta em defesa dos pobres.

    Responda
  5. Rafael Moraes

    Política serve para resolver os conflitos de classe. Sem ela, como conciliar a sociedade? Só leis não basta, senão a miséria domina tudo e os pouquíssimos ricos continuam a explorar. Incrível um texto desse na folha, regredimos muito mesmo.

    Responda
  6. Laudgilson Fernandes

    Pondé, por mais que leia, por mais que estude, lhe falta algo. O povo já anda alienado, já pedeu muito de seus direitos sociais. Você , de maneira honesta, acreita mesmo que este povo pobre que acompanha o bosolnarismo é mesmo politizado? Um cão adestrado pode tanto guiar um cego, como atacar de forma mortal quem assim se puser no seu caminho. Alienação, algumas vezes pode se confundir com adestramento, nunca com politização.

    Responda
  7. elcio matos

    Bons tempos aqueles em que a polarização política no Brasil era entre petistas e tucanos, ou petistas e malufistas aqui em Sampa, e depois de muita conversa fiada e piadas terminávamos todos brindando nossos copos de cerveja no buteco e migrando as provocações mútuas para o futebol.

    Responda
  8. Samuel Fagundes

    Discordo completamente da análise feita. Já penso o contrário, a sociedade tem que ter consciência política. Mas não uma consciência baseada na ignorância. Tivéssemos no Brasil uma sociedade mais sábia jamais nos tirariam nosso pré-sal, não nos deixaríamos enganar pela farsa da lava-jato, cujo único objetivo foi desestabilizar o governo e dividir a sociedade.

    Responda
  9. Felipe Vasconcelos

    Politização por visão de mundo se parece bastante com religião, mas se politizar por pautas específicas que te tocam no cotidiano, como a mãe de filho autista que luta por mais inclusão, não pode ser deixado de lado.

    Responda
  10. Felipe Vasconcelos

    O problema da polarização é a ideia de aderir ao combo completo. Por exemplo, se você se diz de esquerda, tem necessariamente que aceitar todas as pautas de esquerda. Não pode refletir tema por tema, como um sujeito hipotético que defende o Estado de bem-estar social e é contra o aborto, ou seja, misturando em sua visão pessoal de mundo valores à esquerda e à direita.

    Responda
  11. Adriana Csàszár

    Adoro seus preciosos textos

    Responda
  12. Patricia Cypriano

    Despolitizar para que todos sejamos gado ou massa de manobra, e para que os políticos façam o que bem entenderem nas coxias? A polarização é um problema, mas despolitizar é simplista e está longe de ser a saída.

    Responda
  13. Giulliano Roman

    Só cai nesse papo quem acredita que política se resume a políticos - lugar dos adolescentes. A coluna da Folha é sua pior atuação, Pondé.

    Responda
  14. PAULO CARVALHO ENGLER PINTO JUNIOR

    Preciso, cruel e realista. Pondé 4.0

    Responda
  15. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Nasci numa dinastia. Q o mundo pegue fogo né pondé

    Responda
  16. Rafael Aires de Oliveira

    Rá rá rá.

    Responda
  17. Gustavo Macedo

    A "esquerda tem nojinho do povo". Fonte: Vozes da minha cabeça. Tirando os ataques gratuitos a esquerda sem muita fundamentação teórica. Despolitizar na verdade seria um politizar com maior responsabilidade e profundidade teórica, em tempos de "zapzap" e meias informações em vídeos de 30 segundos no tiktok mantenham os cérebros seguros.

    Responda
  18. Fábio Salvador

    Perfeito! Luz no domingo

    Responda
  19. elcio matos

    Essa nova direita brasileira instruiu milhares de cidadãos comuns a destruírem os 3 palácios do poder; hoje, essa mesma direita forma milhões de brasileiros incautos em ciências políticas pela Faculdade do Zap; pastores ensinam a bucólicos fieis que a diferença entre direita e esquerda é que a primeira é de Deus e a segunda é do demo. Mas, na cabeça do Pondé, essa polarização política na população brasileira existe por culpa exclusiva da esquerda. Çei!!!

    Responda
  20. Sérgio Carvalho

    Política é dominada pela paixão, que obscurece a racionalidade. Racional seria os candidatos apresentarem diagnósticos dos problemas que vivemos, e proporem soluções. Pobres de nós, humanos adolescentes...

    Responda
  21. Antonio José da Costa Lima Costa Lima

    Perfeito, irretocável!

    Responda
  22. Raul Deodato Moura

    Pondé tenta forçar uma semelhança entre politização e polarização, apesar de saber muito bem que não são exatamente a mesma coisa. A primeira é positiva e não impede o cidadão de mudar suas convicções. Já a segunda é bastante prejudicial pois, como ele bem disse: "é reptiliana", fazendo aflorar em nós o que temos de mais primitivo e irracional.

    Responda
  23. Ricardo Santos

    A debacle do Pondé é visível e risível… Ora, acreditar num estelionatário e fincar a largo que o sujeito já ganhou as eleições, porque o paulistano é antiesquerda, já diz o que é o pensamento desse Pondé. Prefere um escroque confesso, ligado ao PCC, a qualquer candidato da esquerda, por exemplo, sob a alegação de que mentem. Leva pra tua casa o estelionatário, cara…

    Responda
  24. Clayton Luiz da Silva Moreira

    "Nada mais cretino e mais cretinizante do que a paixão política. É a única paixão sem grandeza, a única que é capaz de imbecilizar o homem", afirmou, sabiamente, o dramaturgo Nelson Rodrigues, uma das maiores admirações públicas do Pondé.

    Responda
    1. elcio matos

      Nelson Rodrigues disse isso por questões pessoais, pois sendo um apoiador declarado do regime militar acabou vendo seu filho tornar-se um militante radical de esquerda, e que foi preso e torturado pelo mesmo regime que ele tanto reverenciava. Talvez o dramaturgo tenha dito essa frase em referência ao filho. Ou a ele mesmo.

  25. roberta melissa oliveira sales

    Excelente análise crítica. Pondé é o único autor que conheço que nada outsider dessa politização.

    Responda
    1. roberta melissa oliveira sales

      Luiz enganado está você. Mas eu te entendo. Toda pessoa que é da esquerda, ao ler uma crítica à esquerda, acusa o crítico de "direita". Assim como toda a pessoa que é de direita, ao ler uma crítica à direita, acusa o crítico de "esquerdista" ou "viés ideológico". A doença de vocês é incurável. Uma espécie de "artrose" política que nem fisioterapia dá jeito.

    2. luiz fonseca

      Acho que você está enganada. Ele é um direitista enrustido (ou nem tanto).